Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Lapa e Chiodini?


(foto: Isabela Benincasa)

Lapa se filia ao Mobiliza (ex-PMN) e anuncia pré-candidatura a prefeito de Itajaí. Chiodini prestigiou

 

Já possui cadastro? Faça seu login aqui.

OU

Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.

Cadastre-se aqui



Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?

Assine agora mesmo!


 

Assunto delicado

Melancólico, o Porto de Itajaí vem seguindo a sua vida nos últimos meses, andando de lado e com uma triste realidade. Há duas principais preocupações no horizonte dos mandachuvas pexêros: manter os cargos comissionados e em quem colocar a culpa pelo caos no qual se transformou um dos principais pilares da economia da city.

 

Porto municipalizado

Itajaí quis municipalizar o porto e fala disso de boca cheia. Agora, faz parte do trabalho enfrentar desafios e imprevistos e ter que dar respostas transparentes e rápidas, independente do vento que estiver soprando no governo federal.

Dores na gestão

No porto pexêro, a teoria e o discurso ficaram descolados da realidade ao admitir que podem paralisar a dragagem por inadimplência junto ao prestador de serviço. O que isso significa? Ficaremos a “NÃO VER NAVIOS”. Ou seja, sem dragagem, sem condições para os navios maiores atracarem nas duas margens do Itajaí-Açu e podem ferrar também a Portonave.

 

O superintendente da Fundação de Esportes de BC, Osmar Miranda, o Mazinho Miranda, visitou o socadinho escriba  (foto: divulgação)
O superintendente da Fundação de Esportes de BC, Osmar Miranda, o Mazinho Miranda, visitou o socadinho escriba  (foto: divulgação)

 

 

O que tá ruim pode piorar

Se Itajaí já está num marasmo sem movimentação de contêineres, imagina se comprometer os outros terminais portuários que ainda operam na nossa região? O que tá ruim pode piorar e por pura falta de competência! Senhor!

Renovação?

O ex-governador Pinho Moreira assume em um momento de muita pressão, na maior crise da história do porto. Vai precisar adaptar o modelo de gestão e gerar valor para a sociedade. Enfim, estruturar uma estratégia.

Chance de dar certo?

Chama a atenção do setor o fato de que Pinho Moreira tem mais sintonia política do que com o mercado. Será capaz o novo mandachuva de engajar as diferentes correntes políticas na solução do problema? A salvação do nosso porto depende de uma complicada combinação de fatores.

Alerta

A disputa eleitoral tende a atrapalhar, emperrar, aumentar a frustração de observar o declínio do que já foi um grande orgulho para todos. Neste momento, o diálogo se torna ainda mais difícil. O movimento dos trabalhadores e dos empresários precisa participar mais ativamente e propor mudanças.

Pauta comum

Neste momento, na mente e no coração, deve estar um objetivo comum, deixar a disputa eleitoral em segundo plano e buscar resultado efetivo. Acabou a brincadeira! Ficar entrincheirado e bombardeando nas redes sociais já não é a melhor estratégia.

 

O deputado federal Jorge Goetten (PL) parece estar cada vez mais alinhado ao governo Jorginho Mello (PL) (foto: divulgação)
O deputado federal Jorge Goetten (PL) parece estar cada vez mais alinhado ao governo Jorginho Mello (PL) (foto: divulgação)

 

 

Tropeçando

Trata-se de uma pauta de grande importância e que deve afastar a rivalidade política até que se resolva. O desfecho deste caso trará consequências severas para o município de Itajaí, nos próximos anos, independente de quem o esteja pilotando.

Existe mais alguma coisa aí?

Seja como for, suspender a dragagem agrava a situação e se anuncia como uma verdadeira falta de liderança, incapaz de superar as dificuldades. Desse jeito, sem uma gestão municipal eficiente para solucionar esta paralisação, seguiremos navegando em águas revoltas e afastando a carga para outros destinos. Que triste!

No PL é Robison!

Apesar de alguns dizerem que ainda não está nada definido, cada vez mais as informações dos bastidores da política pexêra dão conta de que na segunda-feira mesmo o candidato do PL para disputar o paço da Vila Operária já teria sido definido internamente. O ex-vereador Robison Coelho (PL), conforme todos os critérios acordados entre os postulantes, é o nome da sigla pra essa eleição. Por que tanto suspense, será?

 

Convencimento

A falta de um anúncio claro, segundo esses linguarudos, seria resultado da insatisfação do galego Rubens Angioletti (PL) com o resultado da tão esperada pesquisa que definiria o nome do partido pra peleia. A correria nos bastidores tem sido para concentrar forças em prol da união da sigla e convencimento do galego que todos os critérios estabelecidos foram fielmente cumpridos.

Muita emoção

Sem discurso para sair do partido, já que todas as suas exigências foram cumpridas, a turma aguarda que Rubens reconheça o resultado da pesquisa e abrace o projeto dos liberais na city. Mas, como nem só de otimismo e flores vivem os bastidores da política, a semana final de filiações promete muita emoção pela frente. Não deve faltar chororô, trocas de partidos e inimigos virando melhores amigos!

Goetten e Jorginho

O deputado Jorge Goetten (PL) parece estar cada vez mais alinhado ao governo de Jorginho Mello (PL). Na segunda-feira, dia 1º, esteve na Casa d’Agronômica tratando sobre o futuro das eleições municipais, já que é vice-presidente do Partido Liberal na Santa & Bela Catarina.

Melhor do Brasil

Na terça-feira, acompanhou Jorginho durante roteiro na galega Blumenau, com visitações a locais públicos, assinatura de convênio com o BRDE e palestras sobre programas estaduais. Durante o roteiro, Goetten fez questão de elogiar a conduta do governador. “Só por programas como o da faculdade gratuita já é motivo de reconhecimento. É o melhor governador do Brasil”, declarou.

 

O idealizador do Projeto Nadar, Leandro Peixoto, se filiou ao MDB da city pexêra (foto: divulgação)
O idealizador do Projeto Nadar, Leandro Peixoto, se filiou ao MDB da city pexêra (foto: divulgação)

 

 

Lapa mobilizado

Na semana derradeira do prazo eleitoral, o pastor do Mevam, Edson Lapa, se filiou ao Mobiliza e anunciou sua pré-candidatura a prefeito de Itajaí pelo Partido da Mobilização Nacional (Mobiliza).

Pré a prefeito ou vice?

O ato foi prestigiado pelo deputado federal e presidente do MDB de SC, Carlos Chiodini, pelo presidente do MDB de Itajaí, Wilson Rebelo, o Rebelinho, e pelo pré-candidato a vereador pelo MDB, Sueverton Aquino.

Osmar de Miranda

Recebi a visita na choupana do Superintendente de Esportes da Maravilha do Atlântico, Osmar de Miranda, mais conhecido como Mazinho Miranda. Na visita, ele contou sobre o seu início na fundação como estagiário, até chegar ao cargo de bagrão.

Mazinho

Mazinho Miranda é nascido em Balneário Camboriú no bairro Iate Clube, é árbitro de futebol da Federação Catarinense e sempre trabalhou com o esporte. Aos 30 anos ele se diz preparado para disputar uma cadeira na casa do povo da Dubai Brasileira.

Bagagem

Nos dois mandatos do governo do pop star, Mazinho sempre esteve ligado à Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú, e nesse último mandato ocupou o cargo de presidente da FME, o que credita a ele uma nova fase do esporte na Maravilha.

Maior

Mazinho diz que deixa a Fundação muito maior e com maior importância no âmbito estadual e até nacional. Tudo por conta dos grandes eventos que Balneário recebeu nos últimos anos, e ele cita o Mundial de Beach Tennis realizado no final de semana passado e o evento de jiu-jitsu e lutas em parceria com o governo de Abu Dhabi, que colocou Balneário como local para receber eventos internacionais.

Atletas

O secretário Mazinho ressalta que seu maior legado talvez seja a valorização e apoio aos atletas e treinadores de Balneário Camboriú, o que fez com que quatro deles estivessem pré-classificados para as Olimpíadas de Paris que acontecem em junho deste ano.

Laços

Ele lembra que graças aos contatos do evento de jiu-jitsu realizado no Centro de Eventos, foi possível estreitar os laços de parceria entre Balneário Camboriú e Abu Dhabi, gerando a doação do Show de Drones da virada, que foi um sucesso total, trazendo mais de 1 milhão de pessoas para as areia da ex-Dubai e, como brinca ele, agora somos a Abu Dhabi Brasileira.

Entre os escolhidos

O já quase ex-superintendente da Fundação Municipal de Esportes sai da prefeitura para compor o time de pré-candidatos a vereador prioritários da aliança que apoiará o candidato do prefeito pop star Fabrício Oliveira. Pela lealdade e competência demonstrada durante todos os anos de governo, Mazinho, que me disse que ainda não definiu o partido, ocupa a primeira fila de preferências do ocupante da cadeira mais acolchoada dos altos da Dinamarca.

 

A imagem mostra que o evento em que estava Bolsonaro em BC não juntou aquele povo todo... (foto: divulgação)
A imagem mostra que o evento em que estava Bolsonaro em BC não juntou aquele povo todo... (foto: divulgação)

 

 

MDB crescendo

O idealizador do Projeto Nadar, Leandro Peixoto, se filiou ao MDB da city peixeira. Ao lado do presidente do MDB de Itajaí, Wilson Rebelo Júnior, o Rebelinho, e do deputado federal e pré-candidato a prefeito, Carlos Chiodini. Leandro agora é mais um dos pré-candidatos a vereador do MDB na cidade.

Projeto

Leandro é conhecido na city pexêra pelo seu projeto que atende mais de 6 mil famílias, por ser treinador da seleção brasileira de natação em águas abertas, e de auxiliar atletas itajaienses a se destacarem em competições nacionais e internacionais. Um bom nome pra equipe do MDB e para Chiodini.

Mudança no trecho da balsa

O vereador beato Beto Cunha protocolou lá na Codetran um abaixo-assinado que a comunidade da Barra do Rio fez para pedir “urgente” mudança no trânsito da rua Blumenau, no trecho da balsa. Problema de muitos anos com as filas quilométricas em frente aos comércios, as casas, e os motoristas que fogem do congestionamento da BR 101 e acabam formando essas filas ali.

 

Nadicadenada

Codetran respondeu um requerimento que o vereador apresentou na piramidal casa do povo afirmando que tem projetos... mas, até o momento, não foi nada executado. Foram mais de 200 assinaturas no abaixo-assinado pedinchando providências do órgão de trânsito. Espero que a Codetran tenha resolvido a falta de tinta pra pintar em frente à balsa...

Ficaram fulos

As excelências excelentíssimas da casa do povo da praia alagada, digo, alargada, ficaram fulas da vida com o pré-candidato a vereador, o filho mais novo do ex-presidente Bolsonaro, o zero quatro, Jair Renan. Assista o vídeo no JotaCê no DIARINHO. net

Jogou pra plateia e carcou

Tudo porque Renan gravou um vídeo em plena sessão onde iria ocorrer entrega de moções dizendo que o legislativo estava lotado com o povo, mas infelizmente tinham poucos vereadores presentes e que iria mudar isso. Os vereadores estavam no plenarinho, discutindo projetos, e Renan só deu as caras no início da entrega das moções e depois deitou o cabelo.

Não quer ou não gosta?

Aliás, durante a passagem do mito pelas areias escaldantes da Dubai brasileira, onde esteve em um palco com alguns puxas e políticos, o ex-presidente Jair Bolsonaro não deixou que o seu filho, o Renan, subisse ao palco. Por que será, hein?˜


Comentários:

Luciano Kneip Zucchi

04/04/2024 14:38

Isso Chiodini, mostra que política pode ser feita com cordialidade e civilidade. No final todos os ''verdadeiros cidadãos de bem'', preocupados com a coletividade, com seu povo, devem se unir, em prol dele. Demora, mas a lucidez prevalecerá, talvez nem tanto na era digital, o mal circula, mas o bem também, só devemos ajudar. Valeu!! Prof. Dr. Luciano Zucchi.

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

Almoço com Peeter e FO

JotaCê

Bate-papo com quem manda

JotaCê

O preferido

JotaCê

Peeter conquistou Bolsonaro?

JotaCê

Anna reclama que Robison é molenga

JotaCê

Novidade na equipe Liba

JotaCê

Melhor o Rubens, diz pai Atanásio

JotaCê

Festa de candidato em local proibido?

JotaCê

Osmar Teixeira com chefões do PSD

JotaCê

Univali nos States

JotaCê

Traição e apoio à oposição

JotaCê

Duas noivas para um só marido

JotaCê

Coronel Pavan tem novo aliado deputado

JotaCê

Anna diz que não será candidata a prefeita

JotaCê

Fabrício Paraguaio?

JotaCê

PL pode jogar Fabinho “no colo” do PSD

JotaCê

Cassação à vista

JotaCê

Tem traíra no paço

JotaCê

Periquito em Camboriu?

JotaCê

Bolsonaro deu aval pra Fabrício escolher o nome em BC



Blogs

Blog do JC

Emerson diz que tá de boa, na lagoa...

A bordo do esporte

Guilherme Emina celebra título da Superliga: “Realização de um sonho”

Blog da Jackie

Diária free

Blog da Ale Francoise

Sintomas de Dengue hemorrágica

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Entrevistão Peeter Grando

“Balneário Camboriú não precisa de ruptura, mas de uma continuidade”

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

TV DIARINHO




Especiais

ENTREVISTA

Elon Musk está engajado com extrema direita, diz advogada e ativista de direitos digitais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação