Blogs | A bordo do esporte


A bordo do esporte

Por Flávio Perez - redacao@diarinho.com.br

A bordo do esporte


Novidades da vela oceânica brasileira debatidas pela ABVO e Velejar

Publicado 26/04/2024 20:11

A nova diretoria da ABVO - Associação Brasileira de Veleiros de Oceano foi convidada pelo canal Velejar Brasil para falar das novidades relacionadas à modalidade no país. A live desta quinta-feira (25) contou com o presidente Bayard Neto e os diretores Marcelo Bellotti e Felipe Ferraz, conselheiros técnicos da ABVO e comandantes dos veleiros Phytoervas (ORC) e Beleza Pura (RGS). A condução foi do influenciador Felipe Martins.

Líder da ABVO para o biênio de 2024 a 2026, Bayard Neto apresentou as novidades relacionadas às regatas, como regras e medições. A associação, que foi fundada em 1955, tem em sua lista as classes BRA-RGS, RGS Cruiser, que antes era chamada de Bico de Proa, Clássicos e ORC.

Segundo Bayard Neto, que também é o comandante do Inaê Soto Transbrasa, o objetivo é atrair ainda mais barcos à ABVO, que hoje está próximo de 100 comandantes de todo o país. ''A NovABVO é fortalecer a entidade e trazer mais barcos para os grandes eventos , uma raia cheia, e uma festa única no mesmo dia. Estamos trabalhando para fazer mais medições e facilitar a entrada dos velejadores nas competições.

''Um dos pontos fortes da nossa gestão é abrir espaço para todas as classes, não apenas para a ORC, que é considerada a Fórmula 1 da vela oceânica. Buscamos apresentar as notas técnicas e abrir espaço às classes filiadas à ABVO''.

A entidade anunciou medidas destinadas a regularizar a classe anteriormente chamada de Bico de Proa, agora re-batizada de BRA-RGS Cruiser. A ABVO estabeleceu diretrizes para aumentar a competitividade e a equidade nas competições de oceano pelo país.

Além disso, embarcações que tenham emitido certificados nos últimos 3 anos em qualquer regra de handicap (correção do tempo) como ORC, IRC, VPRS, BRA-RGS ou outras, não serão admitidas na categoria.

''O objetivo é não ter o barreira de entrada, zero burocracia na classe RGS-Cruiser. Foi uma medida para trazer mais velejadores, que acabam se estimulando para fazer as regatas'', contou Marcelo Bellotti.

''A ABVO junto com os clubes náuticos do país ajudaram a criar as regatas que são tradicionais e imperdíveis, como a Semana de Ilhabela, Santos-Rio e Laje de Santos. Nossa ideia é trazer ainda mais barcos e fazer grandes eventos, como o Brasileiro de Oceano em setembro com todas as categorias juntas. Queremos re-unificar a vela oceânica''.

Na vela oceânica existem classes de rating, que coloca na mesma regra barcos de diferentes tamanhos. E uma das classes que mais enchem as raias é a RGS, principalmente na Semana Internacional de Vela de Ilhabela.

Para Felipe Ferraz, do Beleza Pura e membro do conselho técnico da ABVO, os associados estão cada vez mais animados em participar das regatas. ''A ABVO tinha aquele estigma de só pensar na ORC. Mas hoje a nova diretoria olha mais para a RGS, que tem competições bacanas com barcos mais competitivos e os mais divertidos. Tem espaço para todo mundo''.

O comodoro da ABVOinformou com exclusividade que todas as escolas de vela reconhecidas terão anuidade gratuita para participar dos campeonatos da modalidade pelo país.


Assista na íntegra -- https://www.youtube.com/live/5HgNa_waA9E?si=4HPGBvnhqLepKTit

Sobre a ABVO

Fundada em 1955, a Associação Brasileira de Veleiros de Oceano é a única entidade de promoção da Vela de Oceano no Brasil. Braço oficial da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), a ABVO é responsável por organizar competições anuais e contribuir para o legado de um dos esportes mais vitoriosos do país, tanto nas classes olímpicas quanto nas não olímpicas.

A ABVO tem o santista Bayard Umbuzeiro Neto como Comodoro, o bicampeão olímpico Torben Grael como 1º Vice-Comodoro, e Paulo Cezar Gonçalves, o Pileca, como 2º vice-Comodoro.

Dentre os objetivos da atual gestão, estão promover a otimização e a racionalização do calendário nacional, estreitar o relacionamento com os clubes para viabilizar eventos e agregar um maior número de barcos participantes das diversas flotilhas regionais, oferecer suporte técnico em todos os níveis para as competições, otimizar a apuração instantânea dos resultados e articular com o Governo Federal incentivos tributários e melhores condições para a importação de embarcações, entre outros.

 

 

 

 


Liga Esportiva dobra investimento e amplifica incentivo à prática esportiva para jovens

Publicado 26/04/2024 19:56

Em seu nono ano consecutivo, a Liga Esportiva NESCAU®, o maior campeonato poliesportivo estudantil do Brasil, que une modalidades adaptadas e não adaptadas em um só lugar, passará por nove cidades em 2024. Mantendo o DNA de diversidade e inclusão, em 2023, a marca comunicou um investimento de R$ 15 milhões até 2025 e hoje anuncia que este investimento dobrou. Serão R$ 30 milhões, entre 2023 e 2025, para seguir promovendo o acesso ao esporte como ferramenta de integração para crianças e adolescentes.

O evento, pioneiro no país, é um pilar fundamental da marca e traz, na prática, o incentivo ao esporte, além de potencializar o mesmo como ferramenta de conexão e inclusão entre crianças e jovens. Para isso, conta também com a participação de embaixadores, grandes nomes do esporte que atuam como inspiração para as futuras gerações. A skatista Rayssa Leal e a paratleta Raíssa Machado são integrantes desse time e participaram do evento na sede da Nestlé, em São Paulo, nesta quinta-feira (25), no qual foi anunciada a aceleração de investimentos na Liga.

No ano passado, NESCAU® deu força a sua jornada de expansão com a realização de ligas regionais nas cidades de Recife (PE), Araras (SP), São Paulo (SP) e Imperatriz (MA). Em 2024, ampliou o número de praças e passará por nove cidades: Fortaleza, Ribeirão Preto, Curitiba, Feira de Santana, Campo Grande, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Florianópolis, além da tradicional edição em São Paulo que contará com dois dias de evento. Com os novos investimentos, a meta é atingir mais 30 mil crianças e adolescentes, totalizando 85 mil pessoas impactadas desde sua primeira edição em 2015 até 2025. A ideia é, também, é manter o incentivo à participação feminina e de pessoas com deficiência, que no último ano conquistaram as incríveis marcas de 57% e 10%, respectivamente, nos eventos realizados.

“A ampliação da Liga NESCAU® para outras regiões do Brasil é motivo de muito orgulho para nós. Sabemos da importância do esporte no desenvolvimento físico, social e emocional dos jovens, e poder incentivar isso em locais que, muitas vezes, acabam não tendo acesso a muitas iniciativas como essa, mostra que estamos no caminho certo. Temos como mote ‘Aqui Todo Mundo Joga’ justamente para incentivar que crianças e adolescentes de diferentes lugares e idades estejam em contato com o esporte e também por meio da convivência e das trocas de experiências”, destaca Claudio Vicentini, vice-presidente de Bebidas e Cereais da Nestlé Brasil. 
 
Embaixadoras - A expansão da Liga NESCAU® também é importante para a dupla de embaixadoras. “Quando a Liga chegou na minha cidade, em Imperatriz, foi o assunto da semana. Todo mundo da minha escola estava lá e foi irado. A Liga traz oportunidade para meninos e meninas conhecerem muitas modalidades e tudo acontece de forma descontraída. É muito legal e tenho certeza de que, no futuro, muitos atletas podem ser descobertos na Liga”, disse Rayssa Leal. “É preciso reconhecer e valorizar o trabalho da Liga em incentivar às crianças com deficiência a praticar esporte. E é importante também ser reconhecida, pois, como embaixadora posso inspirar pessoas com deficiência a sair de casa e fazer atividade física”, completa Raíssa Machado, que estava na edição de Ribeirão Preto.

Desde sua primeira edição, na capital paulista, em 2015, o campeonato já proporcionou mais de 600 horas de práticas esportivas em mais de 45 modalidades (entre não adaptadas e adaptadas para jovens com deficiência), além de impactar a vida de mais de 55 mil crianças e adolescentes, até o momento. Profissionais do esporte e instituições de todos os cantos do país também não ficaram de fora, atingindo as marcas de 7 mil professores e 2 mil instituições de ensino e projetos sociais impactados.

A Liga Esportiva NESCAU® 2024 já começou - A primeira etapa de 2024 ocorreu em fevereiro, em Fortaleza (CE), na Praia do Futuro, trazendo mais um ineditismo para a Liga: foi a primeira pé na areia, com esportes como surfe, frisbee, vôlei de praia, chute ao gol, embaixadinha, entre outros. Em março, foi a vez de Ribeirão Preto, que teve modalidades como voleibol, atletismo, ginástica artística e judô. Até o momento, mais de 9.700 pessoas passaram pelas duas primeiras etapas, com cerca de 3.700 participações nas atividades.

Em 2023, foi anunciado um grupo de atletas embaixadores, que conversa diretamente com o público e o propósito da Liga Esportiva NESCAU®. Neste ano, o pódio de embaixadores segue com os grandes nomes de destaque: Rayssa Leal (skate), Falcão (futsal), Flavia Saraiva (ginástica), Verônica Hipólito (atletismo), Etiene Medeiros (natação), Julia Rosado (futebol), Daniel Amorim, o Amorinha (skate), Daniel Dias (natação), Bboy Luan San (breaking), Raissa Rocha Machado (atletismo), Sophia Medina (surf) e Gean Sampaio (educação física).
 

Foto: Caro Sperandio


Wahine Bodyboarding Pro define as campeãs em Serra (ES)

Publicado 26/04/2024 19:54

É dia de decisão no ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro, etapa feminina do Circuito Mundial de Bodyboarding. Neste sábado (27) serão definidas as campeãs da edição 2024 nas categorias Profissional, Máster e Pro Junior, na Praia de Jacaraípe, em Serra, no Espírito Santo. A programação começa às 7h e terá quartas de final, semifinal e final na Pro Junior e Máster e semifinal e final na Profissional.

O evento, em seu terceiro ano, começou no dia 20 com número recorde de 115 inscrições. São 75 atletas, de sete países - Brasil, Chile, França, Havaí, Japão, Peru e Portugal -, algumas em mais de uma categoria. A premiação total é de 37 mil dólares (190 mil reais).

As disputas deste sábado têm início com as quartas de final da Pro Junior. Duas brasileiras entram no mar: as capixabas Luna Hardman e Bianca Simões. Os confrontos em busca da vaga na semi: Luna Hardman x Alice Teotonio (Portugal); Bianca Simões x Aarya Talbano (Havaí); Luana Dourado (Portugal) x Hanna Saavedra (Peru) e Emiliana Gonzalez x Constanza Soto, ambas do Chile.

Luna é a atual número 2 do ranking mundial, melhor brasileira na competição, destaque da nova geração. E estará, também, na categoria Profissional. A bateria na semifinal será contra a também capixaba Maylla Venturin, quinta do mundo, que é de Serra. A outra semi terá a líder do ranking mundial e atual campeã, Sari Ohhara, diante de sua compatriota Yuka Nishimura (9).

"Estou muito feliz de estar na disputa até o dia final. As expectativas são as melhores sempre. Eu vou, se Deus quiser, disputar várias baterias. Então, estou bem focada no meu preparo físico para estar 100% bem para amanhã (sábado), para conseguir dar o meu melhor e mostrar o que eu sou capaz. Muito animada. Vai ser um ótimo dia", destaca Luna.

"A expectativa é que no dia final do Wahine eu continue surfando com tranquilidade, apresentando um surfe limpo, fluído e forte, que me leve até a final. E que eu possa levantar o troféu dessa etapa sensacional na minha terrinha, onde eu cresci e aprendi a pegar as ondas que me levaram para o mundo, tendo essa torcida linda, na areia e pela internet, enviando uma energia positiva para mim", afirma Maylla, que está também nas quartas da Máster.

Máster revive disputa dos ano 90 - São sete brasileiras entre as oito atletas que buscam vaga na semifinal da Máster. E a categoria conta com a presença de duas bodyboarders tricampeãs mundiais na década de 90, as cariocas Mariana Nogueira e Daniela Freitas. No evento, Mariana é a atual bicampeã. Dani disputa pela primeira vez.

As baterias das quartas: Daniela Freitas x Dadá Oliveira; Naara Caroline x Catarina Sousa (Portugal); Mariana Nogueira x Tina Falcão; Nicole Calheiros x Maylla Venturin.

"A expectativa para este dia de decisão é uma das melhores. O evento, na minha concepção, é um dos melhores dos últimos anos que participei e tive a grata felicidade de poder realizar. Torcer muito pela minha filha, Luna. Então, a energia toda vai da minha parte de atleta para ela. E que a competição seja finalizada com o grande espetáculo que todas as bodyboarders de todas as gerações merecem. Esse é o objetivo do evento. Espero que todas saiam daqui felizes com o carinho com que foi feito esse evento para elas", destaca Neymara Carvalho, organizadora do Wahine Bodyboarding Pro 2024, pentacampeã mundial e com 10 títulos brasileiros na carreira.

Duas categorias já encerradas - A categoria Open, que é amadora, e a de Pessoas com Deficiência não valem pela disputa do título mundial e sim para fomentar o esporte. E já têm as melhores da edição 2024 do Wahine Bodyboarding Pro. Na Open, vitória da portuguesa Alice Teotonio, seguida da brasileira Victoria Moraes e da também portuguesa Filipa de Freitas. Em quarto, a brasileira Mariana Siqueira. Na Pessoas com Deficiência, a classificação ficou assim: Deficientes Visuais - 1. Renata Balzone, 2. Lorrayne Rodrigues e 3. Thais Gobetti; Mastectomizadas - 1. Cristiana Dantas, 2. Mariana Abreu, 3. Cintya Belly e 4. Rangeria Amorim; Amputadas - 1. Carla Cunha, 2. Letícia Oliveira, 3. Cristiane Andrade e 4. Larissa Doelinger.

Categoria Mães e Filhos - A categoria Mães e Filhos está marcada para este sábado. Uma das atletas, Mariana Siqueira, entrará no mar com o filho Noah. Mais duas brasileiras participam: Naara Carolyne, com a filha Maria Cecília, e Aline Rodrigues com Liz. Ao lado delas, a portuguesa Catarina Sousa, com Concha. A categoria foi criada especialmente para dar visibilidade para atletas que conciliam o esporte e a maternidade, promovendo união e empoderamento feminino.

Programação do ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro 2024
Sábado, 27:

7h: Pro Junior - Quartas de final;
8h40: Máster - Quartas de final;
10h20: Pro Junior - Semifinal;
11h10: Profissional - Semifinal;
12h - Máster - Semifinal;
12h50: Pro Junior - Final;
13h20: Profissional - Final; 
13h50 - Máster - Final; 
14h às 16h - Entrega de Premiações;
19h - Coquetel de Encerramento.

O Wahine Bodyboarding Pro 2024 tem patrocínio máster da ArcelorMittal, do Governo do Estado do Espírito Santo por meio da Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba, e da Prefeitura Municipal da Serra, com apoio de Coroa. Realização do Instituto Neymara Carvalho e da IBC.


Festival Vamos Passear 2024 terá sete etapas pelo Brasil

Publicado 26/04/2024 19:53

O Festival Vamos Passear 2024 está de volta em sua edição anual, promovendo um dia de lazer e entretenimento para toda a família com incentivo à prática da atividade física. Serão sete etapas em diferentes estados e cidades do Brasil, entre maio e julho, com ações de conscientização do meio ambiente e sustentabilidade ao longo da programação. O evento é voltado para a saúde, o esporte e o bem-estar, e é destinado a crianças, jovens, adultos e idosos.

Quem quiser se inscrever no evento, organizado pelo Instituto BR Brasil, pode escolher entre o Passeio de Bike, de 10 km, a Caminhada de 4 km ou a Corrida Kids, para crianças entre 4 e 14 anos, com percurso de 50 metros a 400 metros. As inscrições têm o valor de R$ 20,00 para dar oportunidade a todos de participar e podem ser feitas no site www.ticketsports.com.br, com direito ao kit do atleta, incluindo camiseta, sacochila, viseira (para os adultos) e boné (para as crianças). Haverá medalhas para os participantes do Passeio de Bike e da Caminhada.

Paralelamente, o Festival Vamos Passear contará com diversas atrações abertas ao público em geral e gratuitas, sem inscrição prévia, como quadra poliesportiva e quadra de areia (aulas e torneios de beach tennis, vôlei de praia, futevôlei, vôlei e basquete), além de minipista de skate (mini half-pipe para crianças e adolescentes). Professores acompanharão as atividades para orientar os participantes.

O Espaço Kids, sucesso nas edições anteriores, marca presença mais uma vez, com diversas ações pensadas especialmente para as crianças - atividades lúdicas infantis, além de "pula-pula", pebolim e desenhos para colorir. O Espaço Saúde contará com serviço de massagem e relaxamento, assim como avaliação física.

O palco principal terá aulas de dança, yoga e funcional. Já o Espaço Mecânica oferecerá serviços básicos gratuitos para bicicletas, patins e skate, como calibração de pneus e aplicação de óleo/graxa. Haverá também uma área de alimentação com food trucks e opções de alimentação saudável e regional, juntamente com espaço para descanso. O Festival Vamos Passear promete repetir o sucesso das edições anteriores, fazendo a festa por onde passa. A edição 2024 contará com as mesmas cidades de 2023, quando reuniu mais de 20 mil participantes.

"A Brasilprev tem o prazer de ser a apresentadora do Festival Vamos Passear há muitos anos, reforçando o compromisso com a promoção da qualidade de vida e do bem-estar. Estamos engajados em apoiar iniciativas culturais e esportivas que ofereçam entretenimento e benefícios para a saúde, e esta é uma iniciativa que se alinha perfeitamente com nossos valores e objetivos", afirma Camilo Buzzi, diretor Comercial e de Marketing da Brasilprev.

Evento inclusivo, com início em Porto Alegre - Todas as etapas serão realizadas aos domingos, entre 7h e 13h. A primeira delas está marcada para Porto Alegre (RS), no dia 19 de maio, seguindo para o Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Recife (PE), Belém (PA), São Paulo (SP) e Brasília (DF), que fecha o calendário.

O evento é inclusivo para pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva e pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, o evento oferece estrutura de acessibilidade, como rampas e banheiros químicos equipados.

Etapas 2024:
19/05 – Porto Alegre (RS) – Parque Marinha do Brasil – na área de estacionamento (em frente ao Shopping Praia de Belas);
26/05 – Rio de Janeiro (RJ) - Orla da Praia de Copacabana, em frente à Praça do Lido;
09/06 – Salvador (BA) – Praça de Piatã (Av. Octávio Mangabeira, 11.988);
16/06 – Recife (PE) – Praia do Pina (Av. Boa Viagem);
23/06 – Belém (PA) – Portal da Amazônia;
07/07 – São Paulo (SP) - Parque Villa Lobos (módulos 10 e 11);
14/07 – Brasília (DF) - Parque da Cidade Sarah Kubitschek (estacionamento 12).


Brasileiros se dão bem em mundial de pesca

Publicado 26/04/2024 16:41

O time de pesca do Yacht Clube da Bahia conquistou na semana passada a medalha de prata no OWC - Offshore World Championship 2024 - Mundial de Pesca Oceânica, realizado em Quepos, na Costa Rica.

A equipe contou com os pescadores Hernani Sá Neto, Beto Canto, Ricardo Harth Balazeiro, Ricardo Uanus Balazeiro e Breno Murai, da Salt Life. O quinteto pescou 28 unidades de Agulhão-Vela do Pacífico (Agulhão Bandeira) na competição de quatro dias em alto mar.

Os cariocas do Marlin Rio ficaram com o primeiro lugar somando 6600 pontos, seguidos pelo YCB com 5600 e os norte-americanos do 2008 OWC Champions com 5221,18. Foi a maior conquista de uma equipe de pesca do Yacht Clube da Bahia em mundiais.

O objetivo da área de pesca do Yacht Clube da Bahia, liderado por Hernani Sá Neto, é aumentar a cultura da modalidade no YCB e em todo o litoral baiano.

"Os próximos passos são aumentar ainda mais o número de eventos, além da questão da consciência ecológica e esportiva, e claro, tentar desenvolver aí a micro região de Canavieiras, tudo isso, para que ela vire um polo, quem sabe até o YCB tenha uma mini sede lá para fomentar esse setor. É um projeto econômico-cultural lindo".

O segundo lugar no Offshore World Championship 2024, segundo Hernani Sá Neto, foi conquistado devido aos investimentos na área de pesca do clube sediado em Salvador (BA). O grupo teve no campeonato o patrocínio da Sedna.

"A gente foi super bem porque nossa equipe está sempre pescando, participando dos eventos em Canavieiras. Além disso, contamos com o patrocínio da Sedna, que investiu R$ 130 mil no ano passado para nos apoiar nos eventos voltados à pesca esportiva."

A Costa Rica, sede do Mundial Offshore, talvez seja o país que tenha mais barcos para alugar do mundo com mais de 200 operações de pesca de charter, além de ficar a duas horas de Miami. "O Brasil tem plenas condições de fazer igual na avaliação do diretor de pesca do YCB.


Fórmula E e FIA revelam novo carro GEN3 EVO

Publicado 25/04/2024 16:01

O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E revelou na manhã desta quinta-feira (25), com apoio da Fédération Internationale de l'Automobile - FIA, a nova atualização dos carros elétricos da categoria em um evento no Principado de Mônaco, local da próxima etapa da competição neste sábado (27).

O lançamento oficial ocorreu em um local especial, a coleção de carros privados do Príncipe Albert II, de Mônaco.

O GEN3 Evo totalmente elétrico será capaz de ir de 0 a 60 mp/h ou 96 km/h em apenas 1,82s. O desempenho é 30% mais rápido que um carro de F1 e 36% na comparação com o atual modelo, usado nos E-Prix da décima edição do Mundial. Os carros da versão EVO estarão disponíveis apenas na próxima temporada.

O modelo atualizado mira o futuro do automobilismo, incorporando avanços de ponta e um compromisso com a responsabilidade ambiental, características da Fórmula E.

''É um capítulo inovador na evolução da Fórmula E, incorporando nossa dedicação à inovação e alto desempenho alcançado de forma sustentável. Com uma aceleração sem precedentes e um design aerodinâmico avançado, o carro que tive a honra de revelar em Mônaco está pronto para aumentar a emoção de nossas corridas", disse Jeff Dodds, CEO da Fórmula E.

Como parte do cronograma técnico do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E, todos os powertrain serão recém-homologados para a temporada 11, permitindo que os fabricantes e suas equipes implementem otimizações do GEN3 em seus novos carros.

Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, disse que a Federação e a Fórmula E trabalham arduamente no processo de desenvolvimento deste novo carro de corrida GEN3 Evo, que representa mais um avanço significativo na tecnologia de corrida elétrica.

''Gostaria de agradecer às equipes da FIA e da Fórmula E pelo trabalho árduo que sublinha o nosso compromisso partilhado de ultrapassar os limites do esporte a motor sustentável, ao mesmo tempo que proporcionamos corridas competitivas''.

Os números apresentados pela Fórmula E indicam que o EVO é mais rápido, forte e ágil, além de ter melhorias de desempenho proporcionando um ganho estimado de 2% em relação ao GEN3 atual, equivalente a uma volta de qualificação cerca de 2 segundos mais rápida no circuito de Mônaco, por exemplo.

Um novo kit de carroceria projetado para ser mais forte, robusto e aerodinâmico, proporcionando corridas mais acirradas.

Uma novidade para um carro de Fórmula E, disponível durante duelos de qualificação, largadas de corrida e modo ataque. Esse recurso maximiza a aceleração e o controle, aumentando a emoção dos momentos críticos da corrida e intensificando as rivalidades entre os pilotos.

A tração nas quatro rodas aprimora tanto o desempenho quanto a estratégia, proporcionando corridas equilibradas. O EVO terá maior aderência com pneus Hankook iON otimizados para todas as condições climáticas, fornecendo 5-10% mais aderência, feitos com 35% de materiais reciclados e sustentáveis - +9% em relação à especificação do GEN3.

Veja mais números do GEN3 EVO

  • Freios regenerativos: Os carros otimizam a capacidade de frenagem regenerativa de 600kw para gerar quase 50% da energia necessária para uma corrida, durante a própria corrida.
  • Desempenho aprimorado por software: Atualizações de desempenho feitas por meio de engenharia de software.
  • Carro de fórmula mais eficiente de todos os tempos: Um motor elétrico com mais de 90% de eficiência, superando significativamente os 40% de eficiência típicos dos motores de combustão interna.
  • O primeiro carro de corrida com emissão zero de carbono do mundo no primeiro esporte com emissão zero de carbono do mundo.
  • Desenvolvimento sustentável de baterias: Fornecedores de minerais de células de bateria selecionados com base em padrões éticos e sustentáveis de mineração para garantir um impacto positivo ou neutro nas pessoas e no planeta.
  • Pensamento de ciclo de vida durante toda a construção do carro; segunda vida e reciclagem para células de bateria; fibra de carbono reciclada e materiais naturais como linho integrados ao chassi.
  • Cadeia de fornecimento consciente: Todos os fornecedores são submetidos a rigorosos KPIs de sustentabilidade, alcançando a certificação ambiental FIA 3* até a Temporada 9.
  • Transferência de corrida para estrada: Áreas específicas do carro relevantes para estrada são abertas para desenvolvimento por equipes e fabricantes, projetadas para transferência de tecnologia direta para a indústria automobilística.
  • Capacidade de carregamento ultra-rápido: Um novo desenvolvimento tecnológico ainda em desenvolvimento, projetado para permitir um carregamento de alta velocidade de 600kw em 30 segundos para energia adicional durante a corrida. 

Sobre a Fórmula E e 'ABB FIA Formula E World Championship':

Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA - Federation Internationale de l'Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção.

O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde tornou-se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta-performance.

Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão pelo esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.

www.FIAFormulaE.com

Informações à imprensa: media@fiaformulae.com

 

Sobre a ABB:

A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB atuam comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial.

www.abb.com

 

 


Grupo Supley lança o programa Elite Pro Alliance

Publicado 25/04/2024 10:53

Grupo Supley lança o programa Elite Pro Alliance e transforma o cenário do mercado esportivo ao impulsionar o crescimento e a capacitação de seus parceiros varejistas.

A empresa brasileira especializada em suplementos alimentares e produtos para nutrição esportiva tem o objetivo é fortalecer os laços com os principais clientes do canal especializado do grupo, visando não apenas o crescimento conjunto, mas também o empoderamento desses parceiros.

Em um mercado que está em constante evolução para atender às demandas do público, o setor de suplementos tem se adaptado às mudanças e buscado oferecer produtos e serviços alinhados às exigências dos consumidores.

Segundo a Euromonitor Internacional, o mercado de suplementos projeta para 2024 uma participação de 82,4% do canal especializado, cenário de domínio que não deve mudar pelo menos até 2027, quando a projeção estimada é de 74,3%.

''O Elite Pro Alliance é o 1º programa de fidelidade da indústria e prevê a importante relação ganha-ganha, que aposta no nosso crescimento junto com o dos lojistas parceiros''.

''Com essa ação disruptiva do ponto de vista comercial, queremos nos consolidar como o melhor parceiro de negócio do nosso cliente. Grandes empresas no mundo já fazem uso dessas ferramentas, e o Grupo Supley, líder e comprometido com a inovação, deve puxar essa fila em nosso segmento'', explica Marcos Oliva, Diretor Comercial.

Os parceiros do programa terão acesso a uma variedade de benefícios, incluindo: Um hub exclusivo de conteúdo para utilização em suas lojas e canais digitais, proporcionando acesso a materiais exclusivos e atualizados para auxiliar na promoção e venda dos produtos. Uma área de treinamento dedicada, oferecendo cursos e recursos sobre produtos, estratégias de vendas e outros serviços relacionados, para capacitar os colaboradores e melhorar o desempenho das equipes. Acesso exclusivo a eventos promovidos pelo programa, possibilitando a participação em palestras, workshops e conferências com especialistas da área, para networking e aprendizado contínuo.

"A expectativa é que o programa impulsione um crescimento de 30% na relação com os principais clientes e de 40% no cluster de clientes menores, como resultado do desejo de participar do Elite Pro. Isso promete ser um importante catalisador de desenvolvimento e crescimento para os varejistas", revela Mariane Morelli, CEO do grupo.

 


Fórmula E celebra Dia da Terra

Publicado 22/04/2024 23:21

O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E divulgou, nesta segunda-feira (22), data que se celebra o Dia Mundial da Terra, o relatório de sustentabilidade da categoria elétrica na temporada nove, disputada em 2023.

As disputas nas pistas internacionais, inclusive no E-Prix de São Paulo, resultaram em redução de 41% nas emissões em comparação com a temporada 5, usada como base da pesquisa. Foi implementada uma otimização de rotas de frete e biocombustíveis, juntamente com seu parceiro oficial fundador e de logística DHL.

Ao mesmo tempo, a categoria aumentou sua participação no programa de diversidade de gênero do FIA Girls on Track em 140%.

Os números foram reconhecidos em três índices de sustentabilidade como o Global Sustainability Benchmark in Sports (GSBS), o Sustainable Motorsport Index (SMI) e o Sustainable Championships Index (SChI™).

''Mesmo com dez anos, a Fórmula E continua liderando o caminho em sustentabilidade no esporte e mostrando que sustentabilidade, desempenho e entretenimento podem coexistir de forma poderosa''.

''À medida que continuamos a crescer, também implementamos medidas mais avançadas e abrangentes que beneficiam tanto as pessoas quanto o planeta, deixando um legado positivo nos mercados onde corremos'', disse Julia Pallé, Vice-Presidente de Sustentabilidade da Fórmula E.

A Fórmula E é também o primeiro campeonato do mundo a se alinhar ao padrão internacional de neutralidade de carbono, o PAS 2060, de junho de 2023. O sistema garante os mais altos padrões de responsabilidade e credibilidade. 

Além disso, a série ajudou na missão da UNICEF de impactar positivamente 2,5 milhões de crianças e jovens por meio de seu Fundo de Ambiente Seguro e Saudável, além de investir mais de €110.000 em projetos comunitários nas cidades-sede e engajar diretamente 13.400 crianças e adultos em 86 universidades, escolas, instituições de caridade e grupos comunitários.

Top 10 conquistas principais

- Mantida a posição de #1 do Esporte Global ESG e Motorsport por 3 organizações independentes em 2024 (GSBS, MSI e SChI™)

- Primeiro esporte do mundo a alcançar Carbono Neutro (com base na definição de 2020)

- Primeiro esporte do mundo a ter metas de redução de emissões validadas pela iniciativa Science Based Targets em 2021

- Primeiro esporte do mundo a se alinhar ao padrão internacional de neutralidade de carbono (PAS 2060) em 2023

- Primeiro esporte do mundo a alcançar a Certificação Ambiental FIA Three-Star continuamente desde 2015

- Primeiro esporte do mundo a alcançar a certificação de terceiros para o padrão internacional de sustentabilidade em eventos (ISO 20121) continuamente desde 2018

- Primeiro esporte do mundo a colaborar com o PNUMA no Dia Mundial do Meio Ambiente e no Dia Internacional do Ar Limpo para Céu Azul desde 2017

- Primeiro carro de corrida projetado com KPIs de sustentabilidade em torno dos princípios de economia circular com GEN3 desde 2022/2023

- Maior parceiro esportivo global da UNICEF em todo o trabalho relacionado ao clima (Fundo de Ambiente Seguro e Saudável), impactando positivamente 2,5 milhões de crianças até o momento desde 2021

- Fundador e primeiro signatário do esporte do Quadro de Ação Climática para o Esporte da UNFCCC desde 2020

Sobre a Fórmula E e 'ABB FIA Formula E World Championship':

Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA - Federation Internationale de l'Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção.

O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde tornou-se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta-performance.

Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão pelo esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.

www.FIAFormulaE.com

Informações à imprensa: media@fiaformulae.com

Sobre a ABB:

A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB atuam comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial.

www.abb.com

 


Training Camp de Desenvolvimento é concluído em Porto Alegre (RS)

Publicado 22/04/2024 23:16

O primeiro Training Camp do Programa de Desenvolvimento Olímpico da CBVela - Confederação Brasileira de Vela em parceria com o VDS - Veleiros do Sul foi encerrado neste domingo (21), em Porto Alegre (RS).

Jovens atletas das classes ILCA 6 e ILCA 7 foram acompanhados por treinadores e instrutores da modalidade visando os próximos eventos mundiais, principalmente os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 e Brisbane 2032. As atividades foram realizadas em cinco dias no Rio Guaíba.

O treinamento reuniu seis clubes brasileiros fomentadores da vela olímpica: Veleiros do Sul, Clube dos Jangadeiros, Clube Naval Charitas, Clube Internacional de Regatas, Iate Clube do Rio de Janeiro, Iate Clube de Brasília, Yacht Clube da Bahia e Cabanga Iate Clube.

''Os treinos no VDS foram importantes para desenvolver o aprimorar as habilidades da vela jovem brasileira nas classes ILCA 7 e 6. Tivemos muitos velejadores de várias partes do Brasil, o que é ainda mais importante para manter a modalidade em alto nível e também garantindo a renovação. Agradecemos ao Veleiros do Sul, um local formador e tradicional da vela brasileira, que é nosso parceiro histórico'', explicou Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.

Os treinadores Andrey Godoy e Gustavo Nascimento lideraram as atividades do Training Camp do Programa de Desenvolvimento Olímpico da CBVela.

Local dos treinos, o VDS será sede de eventos como os Campeonatos Brasileiros da classe ILCA e a Copa da Juventude em 2025.

Parte dos atletas participam de eventos internacionais apoiados pelo termo de fomento à vela olímpica com parceria da CBVela. O objetivo é a preparação da Equipe Olímpica Principal de Vela e participação nos campeonatos internacionais. O número do convênio é 930972/2022.

Sobre a CBVela

A CBVela é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

A entidade foi a primeira confederação esportiva brasileira a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e a incorporar a agenda global da sustentabilidade – a Agenda 2030, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – ao seu planejamento estratégico.

Sobre o VelaID

Lançado em 2023, o VelaID é a principal plataforma de relacionamento entre todo o ecossistema da Vela Brasileira. A plataforma é voltada para velejadores e entusiastas que desejam estar conectados com o esporte. Entre as principais funcionalidades, a plataforma atuará como o principal HUB de eventos da entidade.

Para realizar o cadastro gratuito e conhecer os eventos da CBVela, acesse velaid.com.br

Foto: Gustavo Pereira | Boat Creative


Vela olímpica: Brasileiros estreiam em última seletiva de Paris 2024

Publicado 22/04/2024 23:12

As competições da Semana Francesa Olímpica de Vela de Hyères começaram neste fim de semana na tradicional raia europeia. Todas as dez classes olímpicas disputam o evento, que é a última chance de classificação para Paris 2024.

Quase 1.000 atletas representando 90 países estão nas regatas, que ocorrem até o dia 27 de abril. A Equipe Brasileira de Vela conta com 18 atletas na competição. O campeonato tem uma forma atípica de regata.

Todas as classes correm separadas com a Last Chance Regatta - para os países que não foram qualificados para os Jogos - e o Qualifying Nations - para os barcos com nações já confirmadas.

O país ainda precisa confirmar vaga nas classes IQFoil Feminino, 49er e Fórmula Kite Feminino. As categorias ILCA 6, ILCA 7, Nacra e 470 misto estão garantidos nas regatas de Marselha. A CBVela definiu índice em 2020 para os classificados, que por enquanto são oficialmente convocados Martine Grael e Kahena Kunze, na 49erFX, Bruno Lobo, na Fórmula Kite, e Mateus Isaac, na IQFoil.

''Os olhos do mundo da vela estarão voltados para Hyères, na França. Esperamos conseguir as vagas restantes do Brasil nos Jogos Olímpicos. Após o evento, na primeira semana de maio, vamos anunciar de forma oficial nossos convocados'', disse Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.

Na Classe 49er, após três regatas, a equipe formada por Marco Grael / Gabriel Simões ocupa a 18ª posição, enquanto Gustavo Abdulklech / Nicolas Bernal estão em 25º lugar. No evento masculino de Fórmula Kite, Lucas Fonseca está em 17º lugar. No evento feminino, Maria Do Socorro Reis está na 12ª posição.

Na categoria masculina do IQFoil, Mateus Isaac está em 24º lugar, enquanto Guilherme Plentz ocupa a 32ª posição. No IQFoil feminino, Giovanna Prada está em 10º lugar e Bruna Martinelli em 27º.

Parte dos atletas participam de eventos internacionais apoiados pelo termo de fomento à vela olímpica com parceria da CBVela. O objetivo é a preparação da Equipe Olímpica Principal de Vela e participação nos campeonatos internacionais. O número do convênio é 930972/2022.

Sobre a CBVela

A CBVela é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

A entidade foi a primeira confederação esportiva brasileira a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e a incorporar a agenda global da sustentabilidade – a Agenda 2030, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – ao seu planejamento estratégico.

Sobre o VelaID

Lançado em 2023, o VelaID é a principal plataforma de relacionamento entre todo o ecossistema da Vela Brasileira. A plataforma é voltada para velejadores e entusiastas que desejam estar conectados com o esporte. Entre as principais funcionalidades, a plataforma atuará como o principal HUB de eventos da entidade.

Foto: Sailing Energy


Vôlei: Peña celebra conquista da Superliga pelo Gerdau Minas

Publicado 21/04/2024 16:26

O Gerdau Minas é o grande campeão da Superliga feminina 2023/2024. Neste domingo (21), em Recife (PE), o time minastenista contou com o brilho da agenciada da Pro Sports Brazil Yonkaira Peña para superar o rival Praia Clube por 3 sets a 1 e chegar ao seu sexto título da principal competição do vôlei nacional.

Na final, a ponteira dominicana foi o principal destaque do Minas: maior pontuadora da partida, com 23 pontos, e vencedora do Troféu Viva Vôlei, após ser eleita a melhor em quadra na decisão.

Essa foi a segunda temporada de Peña com a camisa do Gerdau Minas. Em 2022/2023, a jogadora terminou a Superliga com o vice-campeonato, após derrota justamente para o Praia Clube na decisão. Com o título deste ano, a jogadora celebrou a nova história construída na temporada, analisou sua grande partida e destacou a garra da equipe minastenista.

“Foi uma das melhores atuações minhas pelo Minas. Graças a Deus ela veio no momento certo, que foi a final. Acredito que nossa garra e nosso espírito de luta foram fundamentais para conquistarmos essa Superliga. Fomos guerreiras no jogo, em nenhum momento abaixamos a guarda. Destaco também a união entre atletas e comissão técnica, com certeza também foi um diferencial”, celebrou a ponteira dominicana.

A Pro Sports Brazil também teve a levantadora norte-americana Jenna Gray no lugar mais alto do pódio. Mais uma vez, a jogadora se destacou como cérebro do time, com jogadas rápidas e precisas.

Ao contrário de Peña, Jenna fez sua primeira final de Superliga pelo Minas, em sua temporada de estreia no Brasil. A jogadora celebrou a conquista após o desafio de superar uma fratura no tornozelo esquerdo, em dezembro, antes do Mundial de Clubes da China.

“Primeiro de tudo, gostaria de deixar minha gratidão às minhas companheiras de time e à comissão técnica, foi uma temporada de altos e baixos, mas no final nos fortalecemos e chegamos muito bem nos playoffs e na decisão”, analisou Jenna.

Foto: Hedgard Moraes/Minas Tênis Clube


Vencedores em Misano compartilham visão sobre as etapas da Fórmula E

Publicado 21/04/2024 16:24

A sexta e sétima etapa do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E foram repletas de fortes emoções. O britânico Oliver Rowland (Nissan) venceu a sexta etapa em Misano da Fórmula E, em uma corrida cheia de ação e estratégia. Após a desclassificação do piloto português Antônio Félix da Costa, Rowland ficou com a vitória, compartilhando suas experiências até o momento e suas expectativas futuras na competição de carros elétricos.

No domingo (14), o alemão Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) venceu a segunda corrida em Misano e discutiu as evoluções entre as duas corridas do fim de semana, bem como os desafios enfrentados durante a competição.

"No geral, fomos competitivos em ambos os dias, o que foi realmente positivo", disse Wehrlein, destacando a determinação da equipe em se adaptar às condições e otimizar o desempenho do carro.

Rowland, da Nissan, refletiu sobre os desafios enfrentados no último ano, descrevendo-o como um período de reconstrução pessoal e profissional. Apesar das dificuldades, expressou gratidão pela oportunidade de competir em um nível tão alto e destacou a importância de construir uma base sólida para o sucesso futuro.

"Eu esperava ser mais competitivo, mas ainda estamos em uma fase de reconstrução dentro da equipe. A pressão não nos afeta, pois temos nossos próprios objetivos definidos", explicou Rowland. Ele compartilhou detalhes de suas conversas com um psicólogo esportivo em uma coletiva de imprensa após a prova e destacou a importância de manter a mentalidade certa para enfrentar os desafios da competição.

Wehrlein discutiu os momentos-chave da corrida, incluindo a batalha com Oliver Rowland, vencedor da primeira etapa em solo italiano.

"Pensei que o plano inicial era permanecer à frente dele quando o ultrapassei pela primeira vez. Mas então ele foi bastante agressivo e empurrou bastante. Isso foi um pouco inesperado", explicou Wehrlein.

Rowland, vencedor da primeira etapa, liderava a segunda etapa até a volta final, quando seu carro ficou sem energia e ele teve que abandonar. Para a próxima etapa em Mônaco, o piloto espera continuar com bons resultados, mas busca diminuir as expectativas em relação ao pódio.

"Agora, o objetivo é focar no que estamos fazendo. Depois do que aconteceu, temos que esquecer as partes ruins e focar apenas nas positivas. Sabemos o quanto o Campeonato é competitivo, então devemos ficar relaxados, sem esperar pódios em todas as etapas. Temos que continuar fazendo o básico e aproveitar a corrida", concluiu Rowland.

O traçado italiano de 3.381km contou com 14 curvas. A vitória de Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) marcou uma quebra de tendência, sendo o primeiro piloto a vencer duas corridas no ano após sete etapas. Pascal venceu a etapa de abertura da temporada no Circuito Hermanos Rodríguez, no México.

Com o resultado, Wehrlein assumiu a liderança do campeonato, empatado em 89 pontos com Jake Dennis (Andretti), ficando à frente devido ao ponto extra da volta mais rápida em Misano.

A oitava etapa da Fórmula E está marcada para o dia 27 de abril nas ruas de Mônaco, local de memoráveis vitórias de Ayrton Senna na Fórmula 1.

Sobre a Fórmula E e 'ABB FIA Formula E World Championship':

Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA - Federation Internationale de l'Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção.

O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde tornou-se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta-performance.

Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão pelo esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.

www.FIAFormulaE.com

Informações à imprensa: media@fiaformulae.com

Sobre a ABB:

A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB atuam comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial.

www.abb.com

 

 

 

 


Liga esportiva estudantil desembarca no Paraná

Publicado 19/04/2024 15:50

Em abril de 2024, a aguardada Liga Esportiva NESCAU® desembarca em Curitiba, trazendo consigo uma explosão de atividades esportivas e diversão.

Pela primeira vez desde sua estreia em 2015, o Paraná recebe esse emblemático evento, que será realizado no Clube Social Paraná no dia 27 de abril, um sábado.

Com a presença dos influenciadores Gean Sampaio e Bboy Luan San, embaixadores do evento, a Liga oferecerá uma experiência esportiva única, com 11 modalidades, desafios e oficinas para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos.

Entre as modalidades disponíveis, destacam-se Basquete, Futebol Society, Tênis de Mesa e Beach Tênis, abertas para participantes de todas as idades dentro da faixa etária. Para aqueles que buscam uma experiência adaptada, o Tênis de Mesa estará disponível.

Os desafios prometem adrenalina e diversão, com atividades como Chute ao Gol, Arremesso de 3 Pontos e uma versão gigante do clássico Twister. Nas oficinas, os jovens poderão explorar jogos de tabuleiro, Slackline e Cornhole, um jogo que desafia habilidades de precisão.

Luana Carvalho, gerente de marketing da marca, destaca a importância de promover o esporte como meio de inclusão e diversão: "Queremos que crianças e adolescentes de diferentes origens se unam, se divirtam e se respeitem através da prática esportiva, que é o coração da Liga Esportiva NESCAU®".

As inscrições para o evento estão abertas no site oficial da NESCAU®, com categorias que englobam desde os mais jovens até os adolescentes, além de meninos e meninas nascidos a partir de 2017 para participarem das Oficinas e Desafios.

A Liga Esportiva NESCAU® já deixou sua marca positiva, impactando a vida de mais de 55 mil crianças e adolescentes e 7 mil professores em nove edições. Em 2023, proporcionou mais de 600 horas de atividades esportivas, com uma variedade de 45 modalidades, oficinas e desafios.

Desde sua criação em 2015, a Liga Esportiva NESCAU® tem como missão incentivar a prática esportiva e promover os valores do esporte. Em sua 10ª edição, mantém-se como o maior e mais inclusivo campeonato poliesportivo estudantil do Brasil, integrando modalidades convencionais e adaptadas no mesmo espaço.

Foto: Liga Esportiva NESCAU


CBVela investe na formação de treinadores de vela

Publicado 18/04/2024 10:55

A CBVela - Confederação Brasileira de Vela promove um curso de formação de treinadoras e treinadores da modalidade em parceria com a Optibra - Optimist Brasil, que é a categoria voltada às crianças e adolescentes.

O objetivo é capacitar técnicos de Optimist das diferentes regiões do Brasil, além de melhorar o nível dos velejadores jovens.  O OP é a maior classe no mundo e é praticada dos 7 aos 15 anos. São mais de 500 velejadores ativos em 9 estados, segundo levantamento da Optibra.

Entidade máxima da vela brasileira, a CBVela busca capacitar treinadoras e treinadores. Este curso é parte desse esforço educacional, visando capacitar profissionais essenciais para o futuro.

O curso terá duração total de 48 horas divididos em oito encontros mais a avaliação final, que está marcada para 28 de novembro. A Profª Ma. Maria Altimira Hackerott, da CBVela e Coach Developer da World Sailing, será a coordenadora do projeto"

''Este ciclo de atividades servirá como projeto piloto para o curso de certificação de treinadores planejado para 2025. Vamos aplicar estratégias de ensino inovadoras, além de propor a discussão e reflexão sobre quais conteúdos são relevantes para aperfeiçoar a prática profissional. Será um espaço coletivo de construção de conhecimento, do qual esperamos colher bons frutos'', disse Maria Altimira Hackerott.

As atividades são direcionadas exclusivamente aos treinadores de Optimist. Conforme categorização da World Sailing, a função de treinador é diferente da função de instrutor. Sendo treinadores aqueles profissionais que atuam no contexto da competição esportiva e instrutores aqueles que ensinam os fundamentos da navegação.

Temas serão divididos entre: O que é ser treinador, Modelo de Desenvolvimento Esportivo do COB, Ciências dos Esportes e os Fundamentos das Regatas de Optimist, Atividades em Água,  Uso de Tecnologias, Periodização, Aspectos e Segurança em Água/Primeiros Socorros.

A avaliação dos futuros treinadores e treinadoras será realizada com base na entrega e qualidade das tarefas requisitadas em cada um dos encontros.

Sobre a CBVela

A CBVela é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

A entidade foi a primeira confederação esportiva brasileira a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e a incorporar a agenda global da sustentabilidade – a Agenda 2030, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – ao seu planejamento estratégico.

Sobre o VelaID

Lançado em 2023, o VelaID é a principal plataforma de relacionamento entre todo o ecossistema da Vela Brasileira. A plataforma é voltada para velejadores e entusiastas que desejam estar conectados com o esporte. Entre as principais funcionalidades, a plataforma atuará como o principal HUB de eventos da entidade.

 

 

 

 


Mais sobre o 13º Rally Náutico do YCI

Publicado 18/04/2024 10:37

O navegador baiano Tony Granjo foi vice-campeão do 13º Rally Náutico KIA, disputado no último sábado (13), no Yacht Club de Ilhabela, litoral norte de São Paulo. O representante do YCB - Yacht Clube da Bahia correu a prova de regularidade entre embarcações a bordo de seu Lexotan, bote motorizado ZEFIR G 600. 

As condições do mar não estavam boas em Ilhabela (SP), principalmente com ondas grandes. O percurso exigiu muito dos participantes, que tiveram uma chegada muito próxima. Os vencedores foram Luiz Claudio e Fernando Lopes com o barco Duduzão.

A diferença entre os dois foi de apenas 4 décimos de segundo. ''Foi uma experiência maravilhosa em todos os aspectos e a vitória não veio num piscar de olhos. São navegadores de ponta, os quatro melhores do país estavam na disputa'', contou Tony Granjo.

O Rally Náutico teve largada no Ponto A1, com chegada no Saco do Sombrio, com distância total de aproximadamente 30 milhas. Em cada trecho, os participantes tiveram que obedecer às médias de velocidades que não ultrapassaram os 22 nós, por se tratar de uma prova de regularidade com precisão náutica. 

Nessas provas, as embarcações acima de 18 pés devem cumprir um percurso, com passagens obrigatórias, num tempo pré-determinado, perdendo pontos quando passam pelas coordenadas adiantados ou atrasados em relação ao tempo ideal.

Campeão em 2023, Tony Granjo dedicou o resultado ao amigo paranaense Zebra, que faleceu anos atrás devido a um acidente. ''Eu sempre penso nele nesses eventos, pois foi Zebra que me levou para o mundo do Rally Náutico''.

Na categoria Amador, o irmão de Tony, Luiz Vitor Granjo foi vice-campeão na mesma prova.

Foto: YCB Esportes

 


Biografia de Robert Scheidt vem aí

Publicado 18/04/2024 01:12

A biografia intitulada "Robert Scheidt - O Amigo do Vento" tem lançamento previsto para o início de junho.

Escrita pelo jornalista Rafael De Marco, a obra detalha toda a trajetória do velejador, dono de cinco medalhas olímpicas e recordista em participações nos Jogos Olímpicos, com sete aparições na maior competição poliesportiva do mundo.

A obra será publicada pela ZDL Editora, o braço editorial recém-lançado pela tradicional empresa de assessoria de imprensa especializada em esporte, que comemora 40 anos de atividades em 2024.

Com 396 páginas, o livro entra em pré-venda a partir do dia 1 de maio, com preços especiais para os fãs e também yacht clubs.

“Robert Scheidt é um dos maiores atletas da história. Além das cinco medalhas olímpicas, conquistou 14 títulos mundiais, sendo eleito o maior velejador do planeta em duas oportunidades. O livro traz detalhes dessa trajetória vitoriosa, conta como ele conseguiu chegar onde chegou e se manter competitivo em alto rendimento por cerca de 40 anos. A biografia também apresentará algumas surpresas, com casos que Robert ainda não havia revelado além do círculo familiar e amigos mais próximos”, comenta De Marco, que também é autor de “Matador de Dragões - a filosofia e a vida do campeão olímpico Joaquim Cruz”.

É justamente Joaquim Cruz quem assina o prefácio do livro. A razão se explica pelo fato de ter sido a conquista do atleta, na Olimpíada de Los Angeles, em 1984, o estopim para acender a chama olímpica do coração de Scheidt.

O futuro velejador, então com 11 anos de idade, assistiu a conquista de Cruz pela TV e a partir daquele momento, na sala da casa dos pais, em São Paulo, começou a sonhar em conquistar uma medalha de ouro na maior competição poliesportiva do mundo. E conseguiu. Não uma, mas duas.

O lançamento do livro “Robert Scheidt - O Amigo do Vento” está agendado para o dia 11 de junho, em São Paulo.

 


ABVO explica mudança da Bico de Proa para RGS Cruiser

Publicado 18/04/2024 00:45

A ABVO - Associação Brasileira de Veleiros de Oceano anunciou medidas destinadas a regularizar a classe anteriormente chamada de Bico de Proa, agora batizada de BRA-RGS Cruiser. A entidade estabeleceu diretrizes para aumentar a competitividade e a equidade nas competições de oceano pelo país.

O Ubatuba Sailing Festival, evento realizado no feriado de Páscoa, já testou a mudança da BDP para a Cruiser. A categoria também está listada no Aviso de Regata da Semana Internacional de Vela, marcada para o período de 20 a 27 de julho.

De acordo com a nota técnica publicada pelo comodoro Bayard Neto, apenas barcos de cruzeiro passíveis de medição na classe BRA-RGS serão admitidos na RGS Cruiser. Antes, a Bico de Proa não tinha medição do veleiro, o que não garantia justiça nas competições. 

Além disso, embarcações que tenham emitido certificados nos últimos 3 anos em qualquer regra de classificação, como ORC, IRC, VPRS, BRA-RGS ou outras, não serão admitidas na categoria.

''Na vela de oceano, nós temos barcos de tamanhos e velas muito diferentes. Para que a competição pudesse ficar justa, foram criadas as regras de rating, que é um coeficiente calculado com base numa equação matemática de medição de cada um dos barcos''. 

''Na antiga Bico de Proa, que não tinha nenhum rating, um barco pequeno jamais teria condições de competir com um barco grande com justiça'', explicou Bayard Neto.

''O velejador que não quer se preocupar com medição, pode agora participar da RGS Cruiser. Nesta regra será atribuído um rating de um barco gêmeo ao dele. A classe sempre conta com regatas com muitos barcos e com muita justiça''.

A classe é conhecida por ter regatas mais divertidas e custos mais amenos, pois é usada por velejadores que buscam se divertir em disputas com a família e até viver a bordo de sua embarcação. Por mais que as embarcações sejam mais de lazer, a competição continua com o foco na esportividade e alto desempenhos nas raias. 

A medida foi aprovada pelo Conselho Técnico em reunião realizada em 9 de abril de 2024.

Nota oficial na íntegra -- https://abvo.org.br/nota-tecnica-rgs-cruiser/

Vencedores da SIVI 2023 na BDP RGS Cruiser 

Bico de Proa A
1º - Blue Wind - 7 pontos
2º - Invocado - 7 pontos
3º - Inaê 50 - 26 pontos

Bico de Proa B
1º - Odoya - 7 pontos
2º - Sirocco - 10 pontos
3º - Tuchaua - 11 pontos

Bico de Proa C
1º - Cambada I - 5 pontos
2º - Helios II -  14 pontos
3º - Almadia - 14 pontos

Baixe o Aviso de Regata -- https://tinyurl.com/3uyrmxuu

Sobre a ABVO

Fundada em 1955, a Associação Brasileira de Veleiros de Oceano é a única entidade de promoção da Vela de Oceano no Brasil. Braço oficial da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), a ABVO é responsável por organizar competições anuais e contribuir para o legado de um dos esportes mais vitoriosos do país, tanto nas classes olímpicas quanto nas não olímpicas.

A ABVO tem o santista Bayard Umbuzeiro Neto como Comodoro, o bicampeão olímpico Torben Grael como 1º Vice-Comodoro, e Paulo Cezar Gonçalves, o Pileca, como 2º vice-Comodoro.

Dentre os objetivos da atual gestão, estão promover a otimização e a racionalização do calendário nacional, estreitar o relacionamento com os clubes para viabilizar eventos e agregar um maior número de barcos participantes das diversas flotilhas regionais, oferecer suporte técnico em todos os níveis para as competições, otimizar a apuração instantânea dos resultados e articular com o Governo Federal incentivos tributários e melhores condições para a importação de embarcações, entre outros.

Foto: On Board

 

 

 

 


Melhores do Ano de VA'A premiam atletas do YCB

Publicado 16/04/2024 12:27

A noite de sábado (13) foi de celebração para a comunidade da canoagem VA’A com a premiação dos ‘Melhores do Ano’, organizada pela FEVAABA – Federação de Canoagem Polinésia VA’A da Bahia.

O evento ocorreu no Museu Náutico da Bahia, no Farol da Barra, em Salvador (BA).

Os principais atletas e clubes da temporada 2023 foram homenageados e a canoagem do YCB – Yacht Clube da Bahia levou 31 prêmios, abrangendo categorias individuais, coletivas e por clubes.

Além dos representantes do Yacht Clube Bahia, a própria instituição, que tem sua sede na Barra, recebeu prêmios entre os Fomentadores do Esporte, Clube, OC6 50+ Feminino, OC6 Open Feminino e OC6 Open Masculino.

Na categoria V2R 50+, os premiados com ouro foram: Rosvaldo Júnior e Ivan Pedro, que também receberam honrarias individuais na categoria. Na versão 40+ masculina, destaque para Clóvis Nunes e Luciano Carvalho, que levaram o ouro. Ao lado de Erico Viera, Luciano Carvalho também ganhou sua medalha de ouro no individual.

Na Open da V2R, a dupla Maurício Oliveira e Douglas Filipe ficou com o bronze pelos resultados de 2023. Na 60+ feminina, as vencedoras do Melhores do Ano foram: Rosário Calmon e Regina Valente. Na V2R 50+ feminina, Helena Athayde e Manuela Gonzalez.

Na V2R 40+, as melhores do ano foram Ana Berenguer e Carita Souza. Na versão Open da V2R, Vanessa Castro e Bárbara Brazil ficaram com o primeiro lugar e Renata Bandeira e Josele Oliveira, em terceiro. Na VIR 60+, o grande nome baiano foi Rosário Calmon. E na VIR 50+, Manuela Gonzalez, a campeã e Renata Bandeira, com a prata, foram os grandes nomes do ano passado. Na VIR 40+, Carita Souza e Ana Berenguer ficaram em segundo e terceiro lugares.

Campeã baiana na V1R Open de 2023, Vanessa Castro destacou a força da equipe e a rotina de treinos no YCB para todos os atletas, comandados por Danilo Guimarães, coordenador da modalidade e Bárbara Brazil, consultora técnica da equipe.

”O ano de 2023 foi muito bom para mim em termos de desenvolvimento e crescimento no VA’A. Sou uma atleta que iniciei com o SUP, eu só competia praticamente nesta categoria até 2019. Fui migrando gradativamente para o VA’A, e em 2017, pela primeira vez, competi de OC6 para Morro de São Paulo, prova apaixonante, de 64 km, que já fiz 6 vezes ( individual e por equipe), sendo também bicampeã na V1R nesta prova”.

Como citado por Vanessa Castro, o Desafio de canoagem Salvador – Morro de São Paulo é um dos destaques do calendário nacional e baiano da modalidade. Nos últimos anos teve mais de 170 atletas na prova aberta às canoas polinésias VA’A e os caiaques oceânicos com largada no Yacht Clube da Bahia.

”Quando o Yacht se propõe a trabalhar e a desenvolver uma modalidade esportiva, realiza isto com muita seriedade, planejamento e uma estrutura robusta. A estrutura facilita o desenvolvimento dos atletas e o espírito de união, o que resulta nos resultados que estão sendo alcançados, cada dia melhores”, disse Vanessa Castro.

A FEVAABA é responsável por promover o Campeonato Baiano de VA’A, única competição oficial do VA’A no Estado da Bahia. VA’A é uma palavra que significa “canoa” em havaiano. No contexto esportivo, especialmente no Brasil, o termo refere-se à prática de canoagem polinésia ou outrigger, que envolve o uso de canoas com flutuadores laterais (ou “ama”), proporcionando estabilidade à embarcação.

Sabia que você também pode patrocinar o Esporte do Yacht Clube da Bahia?

Através da Lei de Incentivo ao Esporte, você, pessoa física ou jurídica pode fazer o esporte do Yacht chegar ainda mais longe. Contribuindo na formação de promissores talentos em diversas modalidades, elevando o patamar do Clube e rompendo as fronteiras.

Ficou interessado(a)? Entre em contato conosco, estamos à sua disposição: (71) 2105-9112 • Ana Lúcia I Setor de Projetos.

Sobre o Yacht Clube da Bahia

O Yacht Clube da Bahia surgiu do desejo de construir barcos a vela, nossa paixão por esportes está diretamente ligada à nossa origem. O Clube possui hoje mais de 15 categorias esportivas e notoriamente se destaca por sua vocação pelas modalidades náuticas e aquáticas, especialmente a Vela, Natação, Canoagem e Pesca Esportiva. Os esportes terrestres completam nossa grade, oferecendo um repertório completo.

Vale ressaltar que entendemos o esporte como um elemento muito importante do convívio social dos nossos Associados, desde a interação de jovens e adultos em seus grupos de amigos até a formação de atletas de alto rendimento, que estão presentes frequentemente nos pódios de competições nacionais e internacionais.

O Yacht Clube da Bahia também organiza eventos com destaque no calendário esportivo náutico nacional, como a tradicional Travessia Itaparica-Salvador de Natação que existe desde 1955, o Desafio Salvador – Morro de São Paulo de Canoagem que é a maior prova sem revezamento da América Latina, além de diversas outras competições.


Fórmula e FIA lançam GEN3 Evo em Mônaco

Publicado 16/04/2024 12:20

O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E e a FIA - Federação Internacional de Automobilismo confirmaram, nesta terça-feira (16), o lançamento oficial do carro de corrida GEN3 Evo antes do E-Prix de Mônaco, agendado para o dia 27 de abril.

A categoria escolheu o tradicional palco do automobilismo internacional para apresentar uma versão aprimorada de seu monoposto atual 100% elétrico, com melhor desempenho. Os carros serão utilizados nas temporadas 11 e 12.

Foi em Mônaco, no ano de 2022, que o monoposto GEN3 foi apresentado ao mundo nos mesmos moldes do evento do fim do mês. A atualização tem como objetivo destacar o papel da Fórmula E e da FIA como um local para aplicar tecnologia pioneira e promover um esporte sustentável.

"Não estamos apenas lançando um carro, estamos continuando a moldar o futuro das corridas. Esta próxima versão não apenas exemplifica nossa dedicação à inovação e à superação dos limites da tecnologia, mas também aprimora nosso compromisso em proporcionar corridas emocionantes e competitivas para nossos fãs", disse Jeff Dodds, CEO da Fórmula E.

"Estamos estabelecendo novos padrões de desempenho que intensificarão as rivalidades em pista e o envolvimento dos fãs, mantendo-nos na vanguarda do automobilismo global".

Sobre a Fórmula E e o 'ABB FIA Formula E World Championship':

Como o primeiro campeonato mundial elétrico da FIA - Federação Internacional do Automobilismo, a Fórmula E é reconhecida como o único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção.

O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E realiza corridas emocionantes em algumas das cidades mais icônicas do mundo, tornando-se uma plataforma internacional crucial para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta performance.

Na Fórmula E, equipes e parceiros se unem pela paixão pelo esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.

www.FIAFormulaE.com

Informações para a imprensa: media@fiaformulae.com

Sobre a ABB:

A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, possibilitando um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa combinam conhecimento em engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB estão comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial.

 


Fórmula E: Alemão vence na Itália e assume a ponta do Mundial dos Carros Elétricos

Publicado 14/04/2024 14:28

A sétima etapa do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E ocorreu neste domingo (14) no Circuito de Misano, em Rimini, na Itália.

O vencedor foi o alemão Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) em uma chegada emocionante. O pódio também contou com o britânico Jake Dennis (Andretti), atual campeão da categoria dos carros elétricos, em segundo lugar, e o neozelandês Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing) em terceiro.

O britânico Oliver Rowland (Nissan) liderava até a volta final, mas seu carro ficou sem energia e ele teve que abandonar. O suíço Nico Muller (ABT Cupra) conquistou o quarto lugar, seu melhor resultado no ano, enquanto o francês/argentino Sacha Fenestraz (Nissan) ficou em quinto.

O brasileiro Sérgio Sette Câmara (ERT Formula E Team) teve mais uma atuação destacada, fechando a corrida em sexto lugar. Jake Hughes (NEOM McLaren), também britânico, surpreendeu ao largar na pole, mas acabou em oitavo.

O traçado italiano de 3.381km com 14 curvas foi desafiador para os 22 pilotos do grid da Fórmula E, proporcionando muitas ultrapassagens. A corrida de 26 voltas ocorreu com temperatura de 22ºC e vento de 11 km/h.

A vitória de Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) marca uma quebra de tendência, sendo o primeiro piloto a vencer duas corridas no ano após sete etapas.

Pascal abriu a temporada dez do mundial dos carros elétricos vencendo no Circuito Hermanos Rodrigues, no México. Na rodada dupla de Diriyah, na Arábia Saudita, Jake Dennis e Nick Cassidy foram os vencedores. Em São Paulo, o britânico Sam Bird colocou sua NEOM McLaren no lugar mais alto do pódio e em Tóquio, no Japão, deu o alemão Max Gunther (Maserati).

Com esse resultado, Wehrlein assume a liderança do campeonato, empatado em 89 pontos com Jake Dennis (Andretti), ficando à frente devido ao ponto extra da volta mais rápida em Misano.

"Foi uma corrida incrível, muito caótica de novo no começo. Esta vitória foi extremamente importante, especialmente por ter sido uma luta intensa contra os quatro primeiros no final. Fiquei um pouco surpreso com a velocidade do Oliver no final, mas, sim, provou-se que nossa melhor estratégia era ser paciente. Estou extremamente feliz com o resultado de hoje, foi uma grande redenção após o dia de ontem", comentou Pascal Wehrlein, que celebrou com seus familiares na Itália.

No sábado (13), o companheiro de Wehrlein, o português António Félix da Costa (TAG Heuer Porsche), venceu a corrida, mas foi desclassificado pela FIA por irregularidades. O britânico Oliver Rowland (Nissan) herdou o primeiro lugar no circuito italiano. O brasileiro Lucas di Grassi (ABT Cupra) ficou em 11º na segunda prova e em décimo na primeira.

A oitava etapa da Fórmula E será realizada em 27 de abril nas ruas de Mônaco, palco de memoráveis vitórias de Ayrton Senna na F1.

Brasileiros comentam a etapa de Misano

O piloto mineiro Sérgio Sette Câmara (ERT Formula E Team) conquistou o sexto lugar e pontuou mais uma vez no Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E. Se não fosse a punição recebida na corrida de sábado (13) em Misano, Sette Câmara estaria pontuando em três provas consecutivas, evidenciando sua evolução nesta temporada.

"Primeiramente, porque eu não merecia a punição, foi por um motivo insignificante que não me trouxe nenhuma vantagem, como foi o caso de ontem, não é? Foi um resultado injusto. Além disso, hoje a corrida foi muito mais convencional, sem grandes surpresas. Acredito que ontem foi quase uma loteria. A sorte teve um papel crucial o tempo todo, foi uma bagunça", comentou Sette Câmara.

"Agora é focar em Mônaco e tentar manter esse bom ritmo, não é? Se não fosse pela decisão da organização ontem, eu estaria pontuando em três corridas consecutivas. Já pontuei em Tóquio, na minha opinião merecia pontos ontem, cheguei na zona de pontuação, e hoje também. Então, vamos tentar manter essa sequência lá em cima", concluiu o piloto brasileiro.

Na rodada dupla de Misano, Lucas di Grassi (ABT Cupra) conquistou apenas um ponto, seus primeiros na F-E, mas manteve-se consistentemente entre os Top 10. O piloto paulista elogiou o trabalho da equipe alemã, que teve Nico Muller em quarto lugar.

"De forma geral, foi positivo, pois estamos com um ritmo muito mais próximo dos líderes do que no início do ano. A diferença hoje na classificação entre mim e o Nico foi de apenas 6 centésimos de segundo."

"Conseguimos melhorar o acerto do carro nas duas corridas, sempre lutando por pontos em uma boa posição", acrescentou Lucas di Grassi.

[caption id="attachment_32048" align="alignnone" width="800"] Screenshot[/caption]

Classificação do Mundial de Pilotos (completo aqui)

1º - Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) -  89 pontos

2º - Jake Dennis (Andretti) - 89 pontos

3º - Oliver Rowland (Nissan) - 80 pontos

4º - Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing) – 76 pontos

5º - Maximilian Gunther  (Maserati)– 65 pontos

18º - Sérgio Sette Câmara - 11 pontos

19º - Lucas di Grassi - 1 ponto

---

Classificação do Mundial de Equipes (completo aqui)

1º - Jaguar TCS Racing – 128 pontos

2º - Andretti – 112 pontos

3º - TAG Heuer Porsche – 109 pontos

4º - Nissan – 100 pontos

5º - DS Penske – 75 pontos

9º - ERT FORMULA E TEAM - 23 pontos

10º - ABT CUPRA - 19 pontos

Sobre a Fórmula E e 'ABB FIA Formula E World Championship':

Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA - Federation Internationale de l'Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção.

O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde tornou-se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta-performance.

Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão pelo esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.

www.FIAFormulaE.com

Informações à imprensa: media@fiaformulae.com

Sobre a ABB:

A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB atuam comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial.

 



Bons negócios

Vibra Energia lança novo diesel Petrobras Grid

Amalfi Construções faz palestra sobre qualidade de vida para colaboradores

Campanha de Dia das Mães do shopping presenteia clientes com kit de talheres


Veículos

Motos

Biz 125

R$ 15.500,00

Motos

Shadow 750

R$ 42.000,00

Motos

Biz 125

R$ 15.900,00

Motos

Cg 160 Start

R$ 15.900,00

Motos

Cg 160 Fan

R$ 19.500,00

Motos

Biz 125

R$ 18.900,00

Motos

Biz 125

R$ 18.500,00

Motos

Biz 125

R$ 17.500,00


Imóveis

Comercial

Alugo Sala Comercial Em Bc

R$ 2.200,00

Comercial

Vendo Ponto De Barbearia

Casa

Alugo Sobrado

R$ 1.100,00

Apartamento

Vendo Apto Em Camboriú

R$ 400.000,00

Comercial

Alugo Salas + Apê Em Bc


Empregos

Ofereço-me para trabalhar

Diarista Em Itapema

Ofereço-me para trabalhar

Cuidadora De Idosos C/ Experiência

Ofereço-me para trabalhar

Estagiário Corretoras / Construtoras

Ofereço-me para trabalhar

Vendedor Extreno De Móveis Planejados

Ofereço-me para trabalhar

Sil Faxinas

Ofereço-me para trabalhar

Cuidadora De Idosos Ou Babá

Ofereço-me para trabalhar

Cuidadora De Idosos C/ Experiência Em Itajaí

Tenho vaga para

Gmr Contrata


De tudo

Esporte e saúde

Cantinho Da Massagem

Diversos

Abiminvstig Detetives Particulares






Entrevistão

Entrevistão Peeter Grando

“Balneário Camboriú não precisa de ruptura, mas de uma continuidade”

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

ENQUETE

As obras da Rua do Porto começaram e detonaram o trânsito do centro de Itajaí

Muito mal planejado! A prefeitura deveria ter dado rotas alternativas aos motoristas

Faz parte. Para que haja progresso é preciso alguns incômodos

A obra por si só é desnecessária, pois nem navio o porto tem no momento

Não tenho opinião a respeito



TV DIARINHO






Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Colunistas

JotaCê

Bate-papo com quem manda

Coluna do Ton

DJ Scheila confirmada na festa do Pinhão

Mundo Corporativo

Quando o menos é mais

Histórias que eu conto

Domício Duarte

Coluna Esplanada

Celebração de Sarney

Gente & Notícia

Clique em Milão

Ideal Mente

Time’s Up

Via Streaming

Segunda chamada

Direito na mão

Vantagens da aposentadoria para Pessoas com Deficiência (PCD)

Show de Bola

Começo promissor

Na Rede

Bloqueio no Morro dos Cavalos e radares na Serra foram as matérias preferidas nas redes sociais  

Jackie Rosa

Vida em Canto Grande

Foto do Dia

Pintura ensolarada

Coluna Exitus na Política

Janelas fechadas

Coluna Fato&Comentário

Coleção bicentenário: a construção da Matriz




Blogs

A bordo do esporte

Novidades da vela oceânica brasileira debatidas pela ABVO e Velejar

Blog da Ale Francoise

Sintomas de Dengue hemorrágica

Blog da Jackie

Cafezinho na Brava

Blog do JC

David é o novo secretário de Educação de BC

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯


Fotos







MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação