Matérias | Especial


140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

Cidade já foi berço do turismo e teve porto de destaque

Ana Zigart [editores@diarinho.com.br]

(foto: DIVULGAÇÃO/arquivo histórico)


Em meio aos ventos da mudança, Camboriú se ergue como um palco de transformações, onde cada período conta uma história única. Desde os dias em que levava o título de distrito de praia até o seu atual esforço em moldar uma nova identidade econômica.

O historiador camboriuense Isaque de Borba Corrêa listou curiosidades em seu livro “Camboriú e Balneário - A história das duas cidades”. Sob seu olhar, separamos algumas curiosidades históricas de Camboriú.

Cambori a Camboriú

 

Já possui cadastro? Faça seu login aqui.

OU

Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.

Cadastre-se aqui



Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?

Assine agora mesmo!


O historiador camboriuense Isaque de Borba Corrêa listou curiosidades em seu livro “Camboriú e Balneário - A história das duas cidades”. Sob seu olhar, separamos algumas curiosidades históricas de Camboriú.

Cambori a Camboriú



Do emaranhado de letras às páginas da história, o nome Camboriú encontrou seu caminho. Variações como Cambori Guassu deram lugar a uma versão mais simplificada, mas duradoura. O rio também teve seu papel nessa saga ortográfica. Mas, por fim, Camboriú se tornou a expressão mais autêntica e a usada até hoje.

 

Porto: tesouro às margens do rio


Antes do domínio de Itajaí, Camboriú se erguia como um porto de destaque. De 1850 até 1925, o rio sereno acolheu navios e histórias, num período que agora ficou no passado. Mas à medida que o Porto de Itajaí brilhava mais forte, o destino do porto de Camboriú desapareceu.

 

Entre a lavoura e o lazer

Numa dança delicada entre a agricultura e o lazer, Camboriú se viu dividida entre o cultivo da terra e a promessa do mar. Nos anos 60, enquanto o interior era privilegiado, o litoral ainda lutava por seu espaço. Entretanto, a ascensão do agronegócio no centro do país deixou a cidade à margem, forçando uma reinvenção econômica. Sob a influência dos militares e seus planos de desenvolvimento, Camboriú testemunhou a transformação das técnicas agrícolas, uma revolução que redirecionou os rumos da cidade.

 


Distrito de Praia de Camboriú: O berço do turismo

Nos confins da memória pós-guerra, a praia de Camboriú despertava para um destino grandioso. O ano de 1952 marcou um “boom” de desenvolvimento sem precedentes, transformando-a, em 1964, no epicentro do turismo do Sul do Brasil. Até 1951 eram aprovadas cerca de 40 casas por ano, e o salto para 620 unidades apenas em 1952 foi um divisor de águas.

 

A maldição do padre Almeida


Numa encruzilhada entre política e religião, a lenda da maldição do Padre Almeida ecoa até hoje. Ele se recusou a aceitar a transferência da sede administrativa e lançou uma sombra sobre a cidade, uma maldição que ecoou por décadas. “Não infringiste só a lei dos homens, mas a de Deus”, suas palavras ressoam, marcando uma página sombria na história de Camboriú.

Assim, entre os suspiros do passado e os sussurros do presente, Camboriú se ergue como um testemunho vivo do tempo, onde cada rua, cada rio, cada história, conta um capítulo único de sua jornada centenária.

 

ENTREVISTA

Elcio Kuhnen

Prefeito diz que deixa o governo com
Prefeito diz que deixa o governo com "sensação de missão cumprida"   (foto: divulgação)

 


Camboriú completa 140 anos de emancipação político-administrativa nesta sexta-feira, dia 5 de abril. A cidade tem hoje 103.074 habitantes e cresce de forma geométrica, muito acima da média da grande maioria das cidades catarinenses e brasileiras. O aumento populacional entre os Censos de 2010 e 2022 foi de 65,2% e o desenvolvimento econômico segue em linha crescente. Motivos de comemoração para o prefeito Elcio Kuhnen (MDB), que termina seu segundo mandato neste ano.

DIARINHO: As escolas em tempo integral já são uma realidade? Quais os próximos passos?

Elcio Kuhnen: A escola em tempo integral é uma ferramenta para potencializar ainda mais a parte pedagógica, que é o núcleo principal da educação em Camboriú. Com o aumento das horas de ensino quem ganha é o aluno. Com isso vamos aumentar os indicadores, os índices de desenvolvimento social e essa é a ferramenta eficaz já comprovada. Queremos ampliar bem mais essa modalidade de educação, porque esse é um dos nossos objetivos. A educação é nossa principal meta para potencializar o desenvolvimento humano.

DIARINHO: Como estão as obras dos binários e quais serão os impactos desses investimentos?

Elcio Kuhnen: Serão muito positivos, porque hoje temos gargalos nos horários de pico entre Camboriú e Balneário Camboriú. A nossa mobilidade microrregional é deficitária, principalmente pelo grande número de pessoas que se deslocam entre as duas cidades, a grande maioria usando apenas duas vias. Precisamos de mais mobilidade e o binário da avenida Santa Catarina já é uma realidade. O projeto executivo e a licença de instalação já estão prontos e estamos agora encaminhando para licitação. Obras estruturais em outras vias também vão impactar na melhora da mobilidade em Camboriú.

DIARINHO: Camboriú deu agora um grande salto com relação à qualidade de vida de sua população com a assinatura do contrato com a concessionária Águas de Camboriú para a implantação do sistema de esgotamento sanitário. O que isso representa?

Elcio Kuhnen: Essa é uma obra de R$ 300 milhões que será custeada pela concessionária e trará inúmeros benefícios. Conseguimos a menor taxa de acréscimo para as unidades consumidoras e nos próximos 10 anos o marco regulatório do esgotamento sanitário será realidade na cidade. Esse será o maior legado, que influenciará na saúde pública, no desenvolvimento sustentável e como mola propulsora da economia da cidade, que deixo para as futuras gerações e para os futuros administradores.

 

Camboriú vive uma nova realidade - Elcio Kuhnen:

 

DIARINHO: Com Camboriú está enfrentando a epidemia de dengue? Quais as medidas que vêm sendo tomadas?

Elcio Kuhnen: Estamos trabalhando no sentido de orientar à população. No entanto, atuamos intensamente para tratar a dengue daquelas pessoas que foram picadas pelo mosquito contaminado na rede municipal de saúde. Aumentamos o número de médicos e ampliamos os horários de atendimento nas unidades de saúde para analgesia, hidratação e diagnóstico. Embora não tenhamos óbitos em Camboriú, é um momento difícil e como médico me preocupa muito essa epidemia.

DIARINHO: Pra finalizar, o senhor poderia fazer um balanço rápido dos quase oito anos da sua gestão que finaliza este ano?

Elcio Kuhnen: Foi uma gestão muito eficaz no quesito economia. Conseguimos aumentar todos os indicadores não só de arrecadação, mas de gestão. Estamos em terceira posição em gestão fiscal, transparência, índice de governança e geração de empregos. Isso mostra a eficácia da capacidade de gestão. Temos investido em todos os setores, com ênfase para saúde e educação, ferramentas primordiais para a garantia da qualidade de vida da população. Camboriú vive uma nova realidade, busca o desenvolvimento econômico com a característica de uma gestão sustentável, focada nos eixos gestão social, ambiental e econômica.

 




Comentários:

Luciano Kneip Zucchi

09/04/2024 22:11

Acho que a cidade do tempo das fotos, sim, deveria ser maravilhosa, que paz deveria ser morar nela, bucólica e agradável. Mas não podemos deter o tempo, nem impedir o progresso, mas precisamos cuidar para que o humanismo e o sentido de comunidade de outrora não se perca, isso podemos fazer, ou, pelo menos, tentar sempre. Prof. Dr. Luciano Zucchi.

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






18.116.63.236

Últimas notícias

Novo vizinho!

Eri Johnson tá vivendo em Balneário Camboriú

SERRA CATARINENSE

Motorista de carro com placas de Itajaí morre em acidente na BR 282

Futebol

Terceira fase da Copa do Brasil começa com Bahia x Criciúma

SANTA CATARINA

Governador  promete descontar os dias parados dos professores em greve

Santa Catarina

Gaeco faz buscas contra deputado Emerson Stein e prende prefeito e vice de São João do Itaperiú

NAS ALTURAS

Competição de escalada é feita em prédio histórico de Floripa

ITAJAÍ

Motociclista bate em caminhão na frente do porto; veja o vídeo

ITAJAÍ

Ipês, acerolas, pitangas, araçás e aroeiras estão entre as 30 árvores plantadas na nova Hercílio Luz

Sertanejou

Luan Santana faz show em Itajaí antes de se ser o primeiro sertanejo a se apresentar no Rock in Rio

Dom Bosco

Creche de Itajaí convidou famílias de 200 crianças para curtir a escola



Colunistas

JotaCê

Almoço com Peeter e FO

Coluna Esplanada

Indenização para aldeias

Coluna Exitus na Política

Liberdade e consequência

Na Rede

Site de relacionamento sugar, surra de muletas e "Joãoviller": confira o que bombou nas redes do DIARINHO

Coluna do Ton

DJ Scheila confirmada na festa do Pinhão

Mundo Corporativo

Quando o menos é mais

Histórias que eu conto

Domício Duarte

Gente & Notícia

Clique em Milão

Ideal Mente

Time’s Up

Via Streaming

Segunda chamada

Direito na mão

Vantagens da aposentadoria para Pessoas com Deficiência (PCD)

Show de Bola

Começo promissor

Jackie Rosa

Vida em Canto Grande

Foto do Dia

Pintura ensolarada

Coluna Fato&Comentário

Coleção bicentenário: a construção da Matriz

Coluna Existir e Resistir

Bloquinho do Sebastião Lucas resgatando e revivendo os saudosos carnavais

Empreender

Balneário Camboriú atrai cada vez mais clientes do eixo sudeste

Artigos

Aniversário da praça dos Correios



TV DIARINHO


Um homem de 33 anos foi preso em flagrante por contrabandear e revender cigarros eletrônicos para abastecer ...





Especiais

ENTREVISTA

Elon Musk está engajado com extrema direita, diz advogada e ativista de direitos digitais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú



Blogs

A bordo do esporte

Liga Esportiva reúne 1.500 pessoas em Curitiba

Blog do JC

Emerson diz que tá de boa, na lagoa...

Blog da Jackie

Diária free

Blog da Ale Francoise

Sintomas de Dengue hemorrágica

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Entrevistão Peeter Grando

“Balneário Camboriú não precisa de ruptura, mas de uma continuidade”

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação