Blogs | Blog do JC


Blog do JC

Por JC - redacao@diarinho.com.br

O zum-zum-zum da política e o ti-ti-ti dos políticos


Instagram de controlador da prefa de Penha é hackeado

Publicado 03/12/2021 14:57

Golpistas hackearam o Instagram do Controlador Geral da prefa de Penha e estão dando golpes. Além de uma foto de um telefone chiquetoso que foi postado sendo oferecido pelos golpistas, se passando por Duda Bueno, uma rifa, também levou algumas pessoas a adquirirem. Além de ter entrado em contato com a plataforma da redes social de fotos, Duda, alertou as pessoas e fez um Boletim de Ocorrência. Ele também abriu uma nova conta e quem quiser seguir é @dudabueno023

Imagem ilustrativa 


Colombo recebe título de doutor honoris causa da Universidade do Contestado

Publicado 01/12/2021 11:53

O ex-governador com cara de padreco Raimundo Colombo (PSD) recebe nesta sexta-feira, 3, em Mafra, o título de doutor honoris causa da Universidade do Contestado. A cerimônia será realizada a partir das 16h no auditório da instituição, no Planalto Norte, com a presença da reitora Solange Sprandel da Silva e outras lideranças da universidade. “É uma honra e uma felicidade muito grande, uma homenagem que toca o coração”, afirmou o ex-governador da Santa & Bela Catarina. 

Contribuição 

Colombo recebe o título por sua significativa contribuição para a instalação do curso de Medicina no campus de Mafra. A autorização foi liberada em março de 2017, em sua gestão como governador de Santa Catarina, diante das condições da universidade para preencher os requisitos de padrões da qualidade de ensino e de estrutura. “Com o curso, ganhou também toda a comunidade que poder contar com os serviços dos profissionais que irão atuar na região”, destaca Colombo.
A Universidade do Contestado atua em grandes áreas do conhecimento e oferece mais de 40 opções de cursos de graduação e 85 cursos de especialização, nas modalidades presencial e a distância.

Foto (James Tavares)


Dativos abrem a pauta

Publicado 01/12/2021 08:45


Melhorias para a advocacia dativa foi o tema da primeira visita institucional na agenda que a presidente eleita da OAB/SC, Claudia Prudêncio, iniciou esta semana. Acompanhada do atual dirigente da Seccional, Rafael Horn, eleito conselheiro federal da Ordem, ela esteve, ontem, na Casa d’Agronômica com o governador bombeiro Carlos Moisés (sem partido) e o procurador-geral do Estado, Alisson de Bom de Souza. Claudia reforçou com o governador Moisés a necessidade de valorização dos dativos, que somam 10 mil profissionais no Estado, para garantir a assistência judiciária a toda a população. Os pleitos são a ampliação de recursos do fundo que mantém o sistema e a aplicação de norma que prevê a triplicação dos honorários da tabela dos dativos, conforme resolução do Conselho da Magistratura catarinense. Esta semana Claudia visitará ainda o presidente do Tribunal de Justiça, Ricardo Roesler, o presidente da Assembleia, Mauro de Nadal (MDB), e o procurador-geral de Justiça, Fernando Comin.

Sistema atende quase 160 mil

Quase 160 mil pessoas já foram atendidas na Santa & Bela Catarina pela Assistência Judiciária Gratuita (AJG) desde abril de 2019, quando entrou em funcionamento o sistema de credenciamento e pagamento dos advogados dativos conquistado pela OAB/SC junto ao Poder Judiciário e ao Governo do Estado. Desde o início daquele ano, R$ 100 milhões já foram pagos a título de honorários dativos aos profissionais para custear o atendimento jurídico que é gratuito para a população hipossuficiente.

Diálogo institucional

Claudia tem como meta de sua gestão manter o excelente diálogo institucional da OAB/SC com os poderes e órgãos, que trouxeram importantes benefícios para a advocacia, como a aprovação da lei estadual que torna delito funcional a violação das prerrogativas da classe, a criação do parlatório virtual no sistema prisional e a implantação de ferramentas tecnológicas com avanços no funcionamento do Judiciário na pandemia.

Foto (Ricardo Pereira) Rafael Horn, Carlos Moisés, Claudia Prudêncio e Alisson de Bom de Souza 


Ivan Naatz e Jorginho Mello com Bolsonaro no PL

Publicado 30/11/2021 18:03

Ao lado do presidente estadual do PL, senador Jorginho Mello , o deputado estadual entisicado Ivan Naatz , lider da bancada liberal na Alesc, acompanhou e representou os demais parlamentares da sigla no ato de filiação do presidente da República Jair Bolsonaro, nesta terça-feira, em Brasília , que contou ainda com grande presença de a presença de deputados, senadores, ministros e lideranças de todo o país, inclusive de outros partidos.

Reflexos 

Naatz considera que a vinda de Bolsonaro terá reflexos positivos no crescimento e ocupação de espaços do partido e que eventual "congestionamento" de novas candidaturas poderá ser administrado de acordo com as questões e espaços  regionais. No aspecto político-ideológico, o deputado avaliou que o governo Bolsonaro tem sido uma experiência inédita de gestão presidencial de tendência direita contemporânea e que  mesmo prejudicado pelo processo da pandemia,  o governo federal  tem tido boa aprovação. " Não há  registro de escândalos , marca do governo anterior. Todo novo processo exige rupturas e tempo. Nós precisamos dar este tempo ao presidente. É bem vindo ao PL", afirmou. 

Prestigiado

Já o senador Jorginho Mello  foi prestigiado como um dos poucos políticos presentes a discursar no ato restrito a autoridades. Lembrou a fundação do PL na década de 80 e a missão de "defesa de uma sociedade em prol da família, mais justa, cristã, e em defesa da liberdade" e que hoje continua nesta mesma linha. " Presidente Bolsonaro, o PL nunca esteve tão atual e tão pronto para lhe receber”, afirmou Jorginho.

Foto (Divulgação) 


Mocelin homenageia coronel Marlon Teza, presidente da Feneme

Publicado 30/11/2021 11:57

O deputado estadual Coronel Onir Mocellin (PSL) entregou, nesta segunda-feira, na Assembleia Legislativa, a Comenda do Legislativo ao coronel da reserva da Polícia Militar, Marlon Jorge Teza, presidente da Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares (Feneme), pelo importante trabalho em defesa da categoria em nível estadual e nacional.  

Ser humano

“Além de ser um grande ser humano e com vasto conhecimento intelectual sobre política e segurança pública, Marlon oferece um importante trabalho no desenvolvimento das instituições militares do Brasil e na defesa dos direitos dos agentes. Isso reflete diretamente na melhoria do atendimento à população”, justifica o deputado. 

Agradeceu

O coronel Marlon Teza agradeceu pelo carinho. "Para um militar um dos melhores momentos é o reconhecimento. 
Hoje foi um deles. Grato ao deputado Coronel Mocellin pela lembrança", ressalta ele.

Perfil 

Natural de Taió, no Alto Vale do Itajaí, o coronel da reserva da Polícia Militar, Marlon Jorge Teza, é presidente da Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares (Feneme), que congrega mais de 40 entidades no Brasil, reunindo mais de 65 mil associados. 
O coronel tem graduação em Ciências Sociais e Direito e possui também especialização em Gestão da Segurança Pública pela ULBRA e pela FGV. Ele também integra o Conselho Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.

Foto (Divulgação)


Mais vivos do que mortos...

Publicado 28/11/2021 10:20

O pau tá pegando na Mariscolândia por conta das funerárias. Tudo porque, em 2018, fizeram uma lei considerando que, a cada 25 mil habitantes, a cidade poderia ter uma funerária. Ou seja, Penha hoje, com 34 mil habitantes, tem direito a ter uma concessionária. As empresas funerárias, contudo, operam de forma irregular e o ministério Público se manifestou pra acabar com a bagunça. Tá certo.

Não foi

Só pode ter duas funerárias a partir de 50 mil habitantes. Sendo que a concessionária de serviços funerários tem que atender pessoas carentes, comprovadamente. Em 2020, o prefeito Aquiles da Costa (MDB) tentou fazer um processo de concessão. Funerárias entraram com medidas judiciais e o processo de concessão não foi pra frente.

Caso sério

O que se sabe é que existem rumores medonhos de que servidores estariam recebendo comissões pra favorecer, supostamente, funerárias no sentido da liberação de corpos. Há quem diga que o coitado estava recebendo uma massagem cardíaca e a funerária já estaria na porta doida pra carregar o corpo... Cosadiloco!

Emergencial

O município teria aberto um processo administrativo pra apurar essas denúncias cabulosas. E, frente à atual situação, o prefeito Aquiles da Costa (MDB) resolveu fazer um decreto pra contratar, emergencialmente, funerárias por seis meses pra fazer o necessário trabalho com as pessoas que falecem na cidade.

Compromisso

E, isso, com o compromisso de respeitarem a lei que obriga a concessionária a atender pessoas carentes que não têm como promover um enterro digno. As funerárias da Penha não participaram, aparentemente, por não concordarem com a referida obrigação. Quem ganhou o direito no decreto emergencial foi uma funerária de Navegantes.

Brecou

Interessante que o vereador Adriano de Souza, o Tibeco (PSDB), saiu em defesa de uma funerária de Penha, querendo saber isso e mais aquilo e a dona justa de Piçarras brecou, através de uma liminar, o decreto de contratação emergencial. A licitação pra uma nova concessão vai acontecer. E, com isso, qualquer funerária da Penha pode participar.

Não pode

Outra coisa, também, é que existe uma tabela de preços a ser cumprida. Se a funerária quiser vender um caixão de ouro é outra história, mas não pode, a seu bel prazer, explorar os vivos por conta de seus entes queridos que se foram.

Atiçou

Com isso, o vereador Tibeco ficou atiçado em criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), com o intuito de investigar o decreto do alcaide por, supostamente, crime de responsabilidade fiscal. O que não é o caso. Essa história vai ter novos capítulos, pelo que se comenta nos bastidores, medonhos e infelizes. Não respeitam nem os mortos.

Do bolso

Interessante que tem excelência excelentíssima na Mariscolândia que, quando morre alguém, consegue fazer todo o trâmite do enterro de boa. Será que puxa pelo bolso ou sei lá, pergunta o Pai Atanásio, abismado com essa história toda na terra do marisco. Credo em cruz!

Imagem ilustrativa (Meme do caixão)


Ex-governador Pavan cobra o governador Moisés

Publicado 26/11/2021 18:41

O ex-governador Leonel Pavan (PSDB), se manifestou sobre o decreto do governador Carlos Moisés (sem partido) criando o Centro de Educação Superior do Meio Oeste (CESMO). Pavan parabenizou e cobrou o aumento do percentual que é repassado para a UDESC

NOTA OFICIAL SOBRE A UDESC NO MEIO-OESTE

I - Tomei conhecimento nesta quinta-feira (25/11), de que o Sr. Governador Carlos Moisés da Silva editou Decreto Estadual criando oficialmente o Centro de Educação Superior do Meio-Oeste do Estado – CESMO, Campus VII da nossa querida UDESC;

II – Cumprimento e parabenizo o Excelentíssimo Governador e equipe pela medida, visando descentralizar o ensino superior para importante região de nosso território, que possui municípios com baixo IDH e onde a Universidade do Estado de Santa Catarina  precisa ampliar sua atuação presencial e seus inúmeros benefícios sociais, econômicos e culturais;

III – Alerto para a necessidade de aumento do percentual fixo do repasse para a UDESC, a fim de garantir a sustentabilidade da medida. A própria Resolução 10/2010, do egrégio Conselho Universitário, trazia em seu anexo único a minuta de Decreto para criação do novo Campus, vinculando a época em seu artigo 4º a previsão de aumento do percentual da receita líquida do Estado para nossa Universidade, um dos maiores patrimônios dos catarinenses;

IV – Meu questionamento é justo, mas, sobretudo é coerente. Em 2010, durante o exercício do mandato de governador, com diálogo e muito respeito, e principalmente, com aval prévio do Conselho Universitário, editei o Decreto Estadual 3276, criando o Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí – CESFI, com sede em Balneário Camboriú. Era uma aspiração de nossa comunidade regional, assim como é do povo do Meio-Oeste. Mas com minha determinação, o então secretário da Fazenda, Cleverson Siewert, assegurou o acréscimo de 0,05% (zero vírgula zero cinco por cento) do repasse do percentual do global mínimo, passando de 2,05% para 2,10% (dois vírgula dez por cento) da receita líquida do Estado de Santa Catarina diretamente à UDESC;


IV – Se fosse para criar um novo Centro só para sair na foto e sem aumento de repasse, eu mesmo o teria feito, já em 2010. Mas por responsabilidade e por entender que a garantia orçamentária é medida basilar de respeito a autonomia Universitária, deixamos a medida aprovada para que fosse implementada quando possível, desde que cumpridos os acordos institucionais prévios;

V – Com o aumento da arrecadação, historicamente, aumenta também a receita da Universidade.  Trata-se de um direito da instituição, jamais um favor. Devolução de sobras orçamentárias (superávit), atualização da base de salários e do VRV e repasse de recursos para conclusão de obras são deveres do Governo do Estado, que todos os governadores após 1988 respeitaram, como herança da Constituinte Estadual e da visão de futuro do saudoso governador Casildo Maldaner;

VI – Como cidadão catarinense, e como defensor da UDESC em todos os mandatos públicos que exerci, espero que o Governo do Estado e a reitoria consigam construir projetos perenes e duradouros, sempre com base em planejamento e que tenham além de sustentabilidade política (momentânea), viabilidade financeira (permanente). Os alunos, servidores técnico-administrativos e professores merecem o cumprimento deste acordo, pelo futuro e principalmente, por uma questão de respeito.

Balneário Camboriú/SC, 26 de Novembro de 2021.

LEONEL ARCÂNGELO PAVAN
Ex-Governador do Estado de Santa Catarina

Foto (Divulgação) Imagem do lançamento da pedra fundamental da sede própria do CESFI em Balneário Camboriú, em Dezembro de 2010, na presença do então reitor Sebastião Iberes Lopes Melo.


Chapa 2 - OAB que você quer, agradeceu os votos

Publicado 26/11/2021 11:35

A chapa 2 - A OAB que você quer, agradeceu os mais de quatro mil votos que recebeu no pleito estadual da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional da Santa & Bela Catarina. E, parabenizou a chapa vencedora. Importante gesto. 

"Nota oficial

Foi uma caminhada alegre, protagonizada por pessoas que tem o propósito de servir à advocacia!
Em apenas dois meses, criamos um movimento inédito na história da OAB catarinense, reunindo colegas dispostos a trabalhar para tornar a Ordem mais próxima do dia a dia da advocacia. 
Pudemos entender melhor os desafios da profissão e compreender o que o advogado espera da OAB. 
O resultado das urnas mostra que mais da metade dos colegas querem mudanças - foram 52,49% dos votos na oposição.
Nossos parabéns à chapa vencedora!
Agora, é trabalhar pela advocacia!

Chapa 2 - A OAB Que Você Quer"

Foto (Divulgação)


Deputado coronel Mocellin se aproxima do Republicanos

Publicado 26/11/2021 11:15

Entre os partidos que estão namorando o deputado estadual Coronel Onir Mocellin (PSL, por enquanto) está o Republicanos. Essa semana, em Brasília, ocorreu mais um passo desta aproximação em reunião com o presidente nacional da sigla, deputado  federal Marcos Pereira. O presidente estadual do Republicanos, deputado Sérgio Motta, acompanhou a reunião e abençoa a possível filiação. Segundo o Coronel Mocellin, este encontro foi muito positivo e promissor. 

Alinhado 

“O Republicamos está alinhado ao Bolsonaro, tendo a ideologia Cristã, conservadora e de direita, que são os pilares em que acreditamos. Isso é muito importante na nossa caminhada”, ressaltou ele, que também cumpriu agenda institucional na ANTT para cobrar melhorias em rodovias federais e junto a Força Aérea Brasileira para discutir ao processo de Homologação do Aeródromo de São Joaquim.

Foto (Divulgação) 


Rafael Matoso é eleito presidente da OAB de Camboriú

Publicado 25/11/2021 19:30

O advogado Maikon Rafael Matoso é eleito o novo presidente da OAB da terra da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú com 54,20% dos votos válidos

A Chapa 101 – Avante OAB, capitaneada pelo advogado Maikon Rafael Matoso, venceu a eleição da OAB Camboriú para o triênio 2022/2024 com 54,20% dos votos válidos (129) e substituirá a atual presidente Maria de Fathima Santini Teles — que passará a ser a vice-presidente da Subseção.

Honra

“É uma honra saber que os advogados e advogadas de Camboriú confiaram os seus votos nas propostas de nossa chapa. Foi uma eleição dura, mas ao mesmo tempo feliz porque contamos com apoio maciço e engajado da advocacia”, declara Maikon Matoso.

Diretoria

A diretoria que irá presidir a OAB Camboriú pelo próximo triênio é formada ainda por Maurício Almeida, como tesoureiro; Kátia Quintanilha, na qualificação de secretária; e Heloise Garcia, que atuará como secretária-adjunta. Além disso, há 12 conselheiros titulares e 17 suplentes.

Foto (Divulgação)


Claudia Prudêncio é eleita presidente estadual da OAB/SC

Publicado 25/11/2021 19:16

Em 88 anos de história da OAB/SC, a advogada Claudia Prudêncio é a primeira mulher eleita presidente da instituição, para o triênio 2022/2024. Representante da “Chapa 4 – Mais Avanços! Mais Futuro!”, ela conquistou 47,51% dos votos válidos, recebendo 12.797 votos no pleito realizado nesta quinta-feira, que elegeu também o atual presidente da Seccional, Rafael Horn, como conselheiro federal. Horn integrará agora a chapa que concorrerá nas eleições da OAB Nacional, integrando a diretoria da entidade, que há três décadas não tem um representante de Santa Catarina. Para presidir a Caixa de Assistência dos Advogados (CAASC), foi eleito o advogado Juliano Mandelli, atual tesoureiro da OAB/SC. Foram 28.500 votos na eleição, com comparecimento de 89,87% dos eleitores aptos a votar.

20 anos

Claudia tem 45 anos, é casada, mãe de duas filhas e há mais de 20 anos é sócia-fundadora de um escritório de advocacia em Florianópolis. É a atual presidente da CAASC, tendo sido a segunda mulher a alcançar este cargo em 73 anos. Ela também tem mais de duas décadas de atuação no Sistema OAB, onde exerceu diversos cargos. Enquanto sua plataforma de gestão é focada na valorização da classe, com um leque de ações no Programa Mais Honorários no Bolso da Advocacia, a meta de Horn é levar para a OAB nacional as transformações realizadas na OAB catarinense, que a posicionaram como modelo para o País em gestão financeira, eficiência, inovação, tecnologia, suporte aos profissionais e oferta de serviços – hoje, por exemplo, a OAB/SC é superavitária e 100% digital.

Primeiro ato

“Meu primeiro ato como presidente da OAB de Santa Catarina será aplicar o desconto de 50% da anuidade da jovem advocacia, sem escalonamento”, anunciou Claudia, com referência aos profissionais que têm até cinco anos de inscrição na Ordem. A ampliação de um programa embrionário iniciado na atual gestão também será responsável, na sua gestão, por uma OAB/SC sem cobrança de anuidade, por intermédio do retorno do consumo da classe em empresas conveniadas com a CAASC (sistema de cashback), que já são mais de seis mil estabelecimentos.

Propostas 

Entre as suas principais propostas, estão ainda a instituição de um piso ético regional para a advocacia, a triplicação do valor da tabela de honorários da advocacia dativa, que conta com mais de 9 mil profissionais em atividade no Estado, a criação do SOS Morosidade Judicial, um serviço online à disposição da advocacia para monitorar e cobrar agilidade da tramitação dos processos judiciais em cada vara e comarca, a ampliação dos 33 Escritórios Compartilhados para uso da advocacia, criados na atual gestão, para as 51 Subseções da OAB/SC, e a implementação do Inova Lab OAB/SC, um laboratório de inovação para fomentar novos serviços e criar soluções para os desafios da profissão.

OAB com mais protagonismo nacional

Uma gestão colegiada, profissional e apartidária é o tripé que sustenta a proposta de Rafael Horn para a diretoria da OAB Nacional, cujas eleições ocorrerão em janeiro de 2022. “Precisamos de uma OAB com mais protagonismo nacional, e para isso levaremos ao Conselho Federal as transformações e a forma de gestão que realizamos em Santa Catarina”, destaca. Entre as principais propostas, estão a implementação de eleição direta para escolha do Conselho Federal da OAB, a uniformização do processo eletrônico em todo o País, com adoção do sistema melhor avaliado pela advocacia, a busca de mais espaços para a advocacia catarinense no plano nacional, e articulação para aprovar projeto de lei federal sugerido durante sua gestão na OAB/SC, que suspende os prazos processuais quando o advogado adoece.

Diretoria eleita para a OAB/SC (2022/2024):
Presidente: Claudia Prudêncio (Florianópolis)
Vice-presidente: Eduardo Mello (Florianópolis)
Secretária-geral: Teresinha Erbs (Blumenau)
Secretário-geral adjunto: Thiago Degasperin (Chapecó)
Tesoureiro: Rafael Búrigo (Criciúma)
Tesoureira-adjunta: Caroline Rasmussen (Florianópolis)
Diretora-geral da ESA: Fernanda Sell (Itajaí)
Coordenador-geral das comissões de trabalho: Pedro Cascaes (Blumenau)

Diretoria eleita para a CAASC (2022/2024):
Presidente: Juliano Mandelli (Balneário Camboriú)
Vice-presidente: Herta de Souza (São José)
Secretário-geral: Rodrigo Goetten (Lages)
Secretária-geral adjunta: Elisangela Schaitel (Joaçaba)
Tesoureiro: Erivelton Filetti (Tubarão)

Conselheiros federais eleitos por SC:
Rafael Horn (Florianópolis)
Pedro Miranda (Florianópolis)
Maria de Lourdes Bello Zimath - Tuty (Joinville)
Gisele Kravchychyn (Florianópolis)
Rejane Sanchez (Florianópolis)
Gustavo Pacher (Jaraguá do Sul)

Foto (Divulgação)


Semana produtiva

Publicado 25/11/2021 15:24

O vereador e duble de pastor Kaká Fernandes (Podemos), participou ontem em Brasília, da solenidade em alusão ao projeto das Escolas Cívico-Militares do Governo Federal, evento que também contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
“Essa modalidade foi uma de nossas promessas de campanha e estamos lutando para que muito em breve seja realidade em Balneário Camboriú. Na solenidade ainda consegui rever alguns amigos como os Deputados Federais, Eduardo Bolsonaro (PSL/SP) e Carlos Jordy (PSL/RJ), grandes parlamentares que tem feito a diferença na câmara federal e que estão na luta para fazer o Brasil voltar a ser uma nação cada vez mais forte”, pontua o vereador Kaká. 

Marco

Na manhã desta quinta-feira, o Governo Federal lançou o Novo Marco de Garantias: Crédito Mais Simples e Mais Barato para facilitar o acesso ao crédito com menos burocracia. O vereador Kaká esteve presente no Palácio do Planalto, evento que contou com a participação do presidente Jair Bolsonaro e do Ministro da Economia, Paulo Guedes. 

Esporte e Educação 

Durante a passagem por Brasília nesta semana, o Esporte e a Educação também estiveram na pauta do Kaká que participou na quarta-feira, de uma reunião na secretaria Especial de Esportes, recebidos pelo secretário Especial de Esportes, Marcelo Magalhães e pelo secretário Nacional de Esportes de Alto Rendimento, Bruno Souza.
“Levamos algumas demandas do esporte da nossa cidade, de projetos de algumas modalidades como Surf, Skate, e o Beach Tênis, como outros projetos que logo logo vamos divulgar pra nossa cidade. Reunião muito produtiva!”, avaliou Kaká. 
Kaká também esteve no Gabinete do deputado federal Daniel Freitas (PSL/SC), onde protocolou novos pedidos de emendas parlamentares nas áreas de Educação, Esporte, Cultura e Turismo para 2022. 

Lançamento

Na última terça-feira, Kaká esteve presente no lançamento do Guia de Retomada Econômica do Turismo. O guia elenca 20 ações estratégicas para retomada do setor, como por exemplo a valorização do ecoturismo e do turismo doméstico de curta duração. 
Também na terça-feira, o vereador Kaká se reuniu com o assessor da Presidência do FNDE, Lucas Rezende Ferreira de Lima, onde protocolou ofícios da secretária de Educação, com solicitações de recursos para construção da cobertura da quadra de esportes do Centro Escolar Municipal Prof. Antônio Lúcio, e também a aquisição de solução robótica de aprendizagem.

Foto (Divulgação) 


Ex-amigos

Publicado 25/11/2021 13:51


As eleições da OAB de Itajaí andam pegando fogo, o início da votação foi tumultuado e expos uma ruptura entre o João sem Kombi Martins e o ex-presidente Marco Antônio Cachel. Os inseparáveis leões de eleições da OAB andaram batendo boca na abertura das urnas. Cachel, que jura neutralidade, foi nomeado pela comissão eleitoral para conduzir a votação em Itajaí, mas estaria nos bastidores acertado com a chapa de oposição.

Comitiva
Cachel teria chegado à sede impiçada da OAB pexêra com uma comitiva composta por quatro seguranças e um policial a paisana, num baita carteiraço pra cima de quem quisesse implicar. A coluna teve acesso a um áudio do João Sem Kombi, revoltado com a ostensividade de Cachel e com o atraso para abertura das urnas de votação.

Estratégia
O atraso na abertura das urnas na sede da OAB seria uma estratégia para desestimular o voto dos advogados que preferem a votação presencial e, em tese, apoiam majoritariamente a Dra. Ketrin. Os advogados jovens e menos envolvidos estariam todos votando pela internet, longe da confusão protagonizada pelos ex-amigos desde criancinha.

Voto silencioso
O voto pela internet, silencioso, pode ser o diferencial para a Dra. Ana Paula Colzani em sua empreitada. Os linguarudos de plantão sopram que o clima pelos lados da Ordem são de tensão da chapa de situação, que se vê ameaçada pelo voto silencioso e de tranquilidade pela chapa de oposição, que não tem a obrigação de ganhar as eleições... O que vier é lucro pra eles, garante o dotor fofoqueiro.

Foto (Divulgação) 


Mais um

Publicado 24/11/2021 10:30


Mais um

Publicado 24/11/2021 09:46
Alterado 24/11/2021 10:31


Mais uma decisão, agora da Comissão Eleitoral da OAB/SC mandou retirar mais um vídeo do ar, com ataques pessoais contra a candidata a presidência pela Chapa 04, a Dra. Cláudia Prudencio, em lamentáveis episódios de campanha destrutiva patrocinados por chapas adversárias.

Em BC
O vídeo foi compartilhado pelo candidato a presidência da ordem na Dubai Brasileira, o Dr. Michel Amorim, e misturou a vida pessoal da candidata com ações públicas no comando da OAB, mais uma baixaria pra conta da oposição, que nesse quesito está disparada na frente. Enquanto isso, o pobre do advogado...

Foto (Divulgação) Comissão Eleitoral da OAB/SC manda retirar vídeo com ataques contra a candidata da chapa 04


Baixaria total

Publicado 24/11/2021 09:08


Advogados catarinenses estão revoltados com os ataques incessantes e desproporcionais, muitos de cunho pessoal, promovidos pelas campanhas oposicionistas contra as candidaturas de Cláudia Prudencio e Rafael Horn.

Justiça
Rafael Horn, presidente da OAB/SC, precisou recorrer ao Judiciário para obter decisão determinando a exclusão das rede sociais de postagens de vídeo difamatório para prejudicar sua eleição como conselheiro federal.

Cadê as propostas
A enxurrada de ataques de tudo quanto é lado mostram o despreparo de algumas chapas concorrentes e jogam as eleições da OAB/SC em um vexatório episódio nunca antes visto. No começo patrocinados pela mídia paralela, hoje os ataques tomam conta das campanhas oficialmente, num claro desespero e desrespeito aos advogados.

Canetada
Segundo a decisão judicial, o vídeo difamatório, compartilhado por zapzap e postado por Tânia Brusa e seu esposo Gilberto Luz “apresenta uma realidade adulterada e descontextualizada” e possui a “nítida intenção de imputar ao atual presidente da OAB SC a prática ilícitos para prejudicar sua imagem, sobretudo por sua atuação pública como dirigente da OAB/SC e sua candidatura ao cargo de Conselheiro Federal pela “Chapa 4” (Mais Avanços! Mais Futuro!)"

Protocolou
Já a Dra. Claudia Prudencio, candidata a presidente da OAB/SC na mesma chapa em que Rafael Horn concorre ao Conselho Federal, também protocolou um pedido de explicações criminais relacionado a um outro vídeo falso e difamatório que tenta lhe imputar a prática de assédio moral contra uma ex-servidora da CAASC, que também circula na internet. É força de baixaria contra a chapa 04.

É TBT?
Os ataques promovidos pelas campanhas oposicionistas relembram o pleito eleitoral de 2018, quando o atual Presidente da OAB/SC, Rafael Horn, também foi vítima de vários ataques nas redes sociais, precisando recorrer ao Judiciário para cessar as difamações, gerando condenação judicial do advogado João sem Kombi Martins, atual articulador da campanha de Hélio Brasil, por propagação de fake news.

Desespero das oposições
Os ataques se intensificaram após a divulgação de pesquisas eleitorais que apontam uma vitória de Cláudia Prudencio, pela Chapa 4, nas eleições para presidência da OAB/SC. Claudia passou a ser implacavelmente atacada nas redes sociais, com fake news espalhadas, que relembram o submundo da política partidária, com o intuito de abalar sua credibilidade e tentar impedir uma histórica vitória feminina.

Violência política de gênero 
Na última semana Hélio Brasil chamou Cláudia Prudencio de “covarde e moleque” nas redes sociais apenas porque esta informou que participaria do debate do SBT através de videoconferência, porque se encontrava no Oeste catarinense, não havendo concordância das chapas oposicionistas em relação a este ponto, o que acabou causando o cancelamento por parte da emissora.

Covardia
A agressão de Hélio Brasil contra Cláudia Prudencio gerou enorme revolta entre os advogados, principalmente porque o próprio Hélio, na campanha eleitoral de 2018, não havia comparecido ao debate marcado com o então candidato a presidente da OAB/SC, Rafael Horn. À época Hélio Brasil fugiu do debate sob o pretexto de ter compromissos de campanha.

Fake news
Segundo linguarudos (arreda raça de bocudos!), ataques a Dra. Cláudia Prudencio e ao Dr. Rafael Horn também são patrocinados pelos advogados e sócios, Alexandre Brito Araújo e Tullo Cavallazzi, articuladores da candidatura de Vívian De Gann, da chapa 2, que já teria. gastado mais R$ 20.000,00 somente em patrocínio de postagens difamatórias nas redes sociais. 

Não adiantou
Quem havia conclamado as chapas oposicionistas a melhorar o nível da campanha eleitoral foi o ex-presidente Paulo Brincas, preocupado com o baixo nível dos ataques oposicionistas nesta reta final. Mas não adiantou, pois a ambição desmedida das Chapas oposicionistas 1 e 2 vem trazendo um imenso constrangimento à advocacia catarinense, com uma eleição sem propostas e muitos ataques.

Imagem ilustrativa 


Conselheiro federal e ex-presidente da OAB/SC pede campanha limpa

Publicado 22/11/2021 09:42

Em razão de inúmeros ataques pessoais aos integrantes da Chapa 4 nos últimos dias, o atual conselheiro federal da OAB pela Santa & Bela Catarina e ex-presidente da Seccional catarinense, Paulo Brincas, divulgou um vídeo com mensagem na qual manifesta repúdio a estas práticas e às fake news, que considera “absolutamente inaceitáveis”, e pedindo uma campanha propositiva no Estado.

Dignidade da advocacia 

“Ao se tentar atingir a honra e a dignidade destas pessoas, o que se está ferindo, na realidade, é a dignidade da advocacia em geral. É a classe toda que sofre com isso”, afirma o conselheiro. “Peço a todos os integrantes de todas as chapas: vamos fazer uma campanha baseada em ideias, baseada em propostas, aquilo que a advocacia catarinense espera e merece. É assim que se faz política na Ordem dos Advogados, uma política que engrandeça a nossa instituição e não jogue na lama o nome da advocacia”, considera.

Foto (Divulgação)

Link do vídeo: https://drive.google.com/file/d/1-6Ay4azdlSsaYeOKEjyvhNCCYuh96JKf/view


Humildade

Publicado 22/11/2021 08:36

Acompanhei atento a última sessão na semana passada da piramidal pexêra e, por justiça as notas publicadas na coluna e no blog, sobre as desavenças entre o devoto Beto Cunha (PSDB) e a acelerada Aline Aranha no pedido de vistas do projeto que reconhece a atividade religiosa como essencial em tempos de crises sanitárias feito na semana retrasada, é importante registrar a humildade do devoto em pedir desculpas à acelerada.

Tomou as dores

O vereador das capivaras, Vanderley Dalmolin (MDB), tomou as dores da acelerada e pediu novamente vistas do projeto, mas desta vez o devoto Beto Cunha, respeitou o colega e com humildade pediu a votação do projeto assim que as vistas voltarem. No fim tá certo o Beto, que reconheceu a prerrogativa do colega e se colocou à disposição para as dúvidas que ainda restem, já que o projeto é simples.

Parceiro

O vereador revoga tudo com máscara Adriano Klawa (PSL por enquanto) que é pastor e apoiou o projeto do colega da bancada conservadora, com fala mansa e pra lá de cordial tentou sensibilizar Dalmolin para retirar o pedido, com a negativa do quase secretário de agricultura, Klawa também acabou concordando com o pedido de vistas, na esperança de um consenso quando o projeto voltar.

Manobra

O que não pode acontecer é que os pedidos de vistas eternos sirvam como manobra para nunca votarem um projeto, ou para os nossos amados fazerem pressão nos bastidores. É direito do vereador o pedido de vistas, sim, mas também é direito dos edis que as propostas sejam votadas em um tempo razoável. Com o recuo do devoto e sinal de paz entre o proponente do projeto e os vereadores que pediram vistas, a proposta deve ir à votação na próxima semana.

Trânsito

Acredito que as excelências excelentíssimas, sejam eles de situação ou oposição, ganham quando conseguem um bom trânsito entre seus pares. Aqueles que só sabem berrar e fazer birra, no fim não aprovam nenhuma proposta, já os que dialogam com seus pares, costumam ir mais longe e entregar para as suas bases, algo que elas desejam. Que reine a paz!

Fotos (Divulgação) 


Cidadania da Mariscolândia

Publicado 21/11/2021 12:05

Nesse fim de semana o Cidadania da Mariscolândia elegeu os manda-chuva do diretório. Foi eleito presidente do partido o boca alugada, ops, o Duda Bueno.

Filiações 

O chefão do partido afirma que o Cidadania só cresce, na última semana foram filiados 50 pessoas, entre líderes comunitários e profissionais liberais da capital do marisco.

Projeto 2024

O partido conta com dois vereadores e os abobrões afirmam que nas eleições de 2024 querem aumentar uma cadeira na Casa do Povo da terra do Beto Carrero, além de garantir uma vaga na majoritária. Hummmm...

Foto (Divulgação) 


Comissão eleitoral da OAB/SC defere registro da Chapa 2

Publicado 21/11/2021 09:59

A Chapa 2, liderada pela advogada Vívian De Gann, teve seu registro deferido nesta sexta-feira (19) pela comissão eleitoral da OAB/SC. Com a decisão, hoje são apenas duas chapas devidamente habilitadas na disputa - a 2 e a 4, da situação. Outras duas chapas - Gabriel Kazapi e Hélio Brasil - ainda estão pendentes de deferimento.

Foto (Divulgação)

ENQUETE

O que você acha sobre a liminar que proíbe novas construções na orla da Brava

Sou a favor

Sou contra

Não estou por dentro do caso

Espero que haja bom senso para que o crescimento seja ordenado



TV DIARINHO


Entrevistão Rodrigo Fernandes Juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina





Especiais

Meio Ambiente

Juarez Müller, o homem das árvores e flores, recebe homenagem na Câmara de Vereadores

Escotismo

Grupo Lauro Müller volta renovado após quase dois anos de incertezas

REGIÃO

Confira a lista das escolas particulares

SESC/SENAI

Escola S alia grade curricular básica ao ensino tecnológico e bilíngue

Colégio Energia

Líder em aprovação, Energia acumula 25 anos de credibilidade, qualidade e inovação



Colunistas

JotaCê

Novo tempo

Jackie Rosa

Um café daqueles...

Via Streaming

“Raised by Wolves”

Na Rede

Na Rede

Instituto Ion | Informando e Inovando

O PIX veio para ficar ou não?

Canal 1

SBT tem uma cartilha de mudanças para os próximos tempos

Coluna Adjori SC

Abaixo-assinado cobra mais atenção para as rodovias federais catarinenses

Coluna Esplanada

O “terrível” Grandioso

Espaço InovAmfri

Dados para salvar o meio ambiente

Clique diário

Paisagem

Coluna esquinas

Ferida aberta

Coluna do Janio

Boas notícias no Marinheiro

Coluna Tema Livre

Corrida presidencial

Coluna Exitus na Política

Sonhos em Tarimbas

Coluna do Ton

Inauguração

Coluna Fato&Comentário

“Anuário de Itajaí”- edição especial

Coluna do Frei Betto

Império do medo




Blogs

Blog do JC

Instagram de controlador da prefa de Penha é hackeado

A bordo do esporte

Contagem regressiva de sete meses para a Globe 40

Blog Doutor Multas

Recurso suspensão CNH: como fazer?

Blog do Ton

Líbere Fashion Show

Blog da Ale Francoise

Você conhece a seiva do dragão?

Blog da Jackie

BALNEÁRIO FASHIOW foi SHOW

Blog Clique Diário

Ilha das Cabras - Balneário Camboriú

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯


Fotos