Blogs | Blog do JC


Blog do JC

Por JC - redacao@diarinho.com.br

O zum-zum-zum da política e o ti-ti-ti dos políticos


Sonhando com o pai Atanásio

Publicado 21/06/2021 14:43

Chegando à marca dos seis primeiros meses da nova composição da piramidal casa do povo peixeira, não é que apareceu em sonho (algumas vezes é pesadelo) o pai Atanásio, com suas clássicas e irônicas avaliações dos nossos amados edis em insight deste colunista? Pai Atanásio anda meio que reticente por conta da pandemia. Pra falar com o véio resmungão só em sonho mesmo.

Fim de uma era

Desde o começo da atual legislatura, flashes do pai Atanásio avisavam sobre o fim da era do Paulinho Amândio (PDT) como vereador. E não é que o danado tava certo?

Cabeça fresca

Além de não ter mais saco pra aparecer nas sessões (só remotamente e direto de sua casa de praia), o ex-mandachuva da piramidal, Paulinho Amândio, afirmou, durante os debates que discutiam sobre o fim do recesso de julho, que “trabalhar como vereador era pra quem tava com a cabeça fresca”. Ô coitado!

Saco cheio

Quando saiu o resultado da eleição, em um dos primeiros sonhos que o danado me apareceu, pai Atanásio cravou que a cultural Hilda Deola (PDT) chegaria ao fim do primeiro semestre na piramidal de saco cheio de tudo aquilo. Isso porque, segundo o analista político pai Atanásio, Hilda tem todo perfil de executar, realizar, sem muito saco pras frescuras regimentais e a tradicional babação de ovo.

Tás tolo?

Fui, então, todo inocente, questionar em meu sonho o rabugento pai Atanásio se Hilda comporia o governo. O veio mal educado, além de demorar quase seis meses pra responder, foi irônico: “Táx tolo táx, tu achas que ela vai deixar a cadeira pro Douglas assumir? Bebesse água de morto é nego?”, disparou sem dó. Oh, pesadelo!

Desconfortável

De fato, o ex-vereador barbudão Douglas Cristino (PDT) acabou tendo que ser abrigado em uma gerência no porto da city peixeira, já que Hilda recusou as intimações, ops convites, para voltar à Fundação Cultural. A cultural Hilda segue visivelmente desconfortável como excelência excelentíssima.

Mudam as moscas

“Entra vereador, sai vereador, mas não muda muita coisa não querido.” Lá por janeiro o veio já me atentava com essa frase e voltou a martelar com o dito em sonho. Agora acho que entendo o que ele quis dizer.

Lei pra revogar lei

Saiu o dublê de pastor Calinho Mecânico (PP/MDB), proponente da importante Lei do Dia do Vizinho e entrou o revoga-tudo que agora usa máscara, Adriano Klawa (PSL), fazendo lei pra revogar lei que está em desuso. Quanto que não custa toda essa estrutura hein?

Seis por meia dúzia

Ou quem sabe, o intrépido pai Atanásio também estivesse no sonho da noite mal dormida se referindo ao quase secretário de Agricultura, o homem que não gosta de capivara, Vanderley Dalmolin (MDB).

Ponteiros

Dalmolin continua falando pouco, contando muita piada quando abre a boca e, se fica bravo com o governo, constrange o Executivo com um pedido de vistas ou articula a reprovação de um requerimento de urgência, só pra rapaziada do governo chamar ele e ajustar uns ponteirinhos. Credo, qui, qui é ilso, pai Atanásio!

Meia dúzia por seis

Também coço o cocuruto e me prigunto se pai Atanásio não estaria mesmo é falando da minha ex-musa BBB, Anna Carolina (PSDB), que mesmo com uma legislatura e duas derrotas eleitorais de intervalo, voltou à casa do povo peixeira tão bocuda e si achona como sempre. A galega, pseudo-mentora intelectual da vitória da oposição na eleição da mesa diretora, tá se achando a dona da câmara.

Profecia

Pai Atanásio profetizou num pesadelo dia desses, que o pingo-de-ouro Otto da Farmácia (Republicanos) vai parar logo, logo nos braços da irmã Mércia Lemos, ali no hospital Marieta, pra colocar um stent no coração de tanto que a galega tem tirado sua paz. Oh, dor!

Chororó

Não posso dizer que o mexeriqueiro Atanásio não esteja certo. Pior que os linguarudos de plantão sopram que o farmacêutico tem chorado nos corredores da piramidal murmurando “que eu gostava tanto dela”, referindo-se à ex-BBB. Oh, vida! Ops, o sonho com pai Atanásio, não acabou. 

O colunista, de saco cheio de o pai Atanásio aparecer nos sonhos e falar da casa do povo peixeira, foi reclamar que preferia sonhar com uma bela praia paradisíaca e ele tasca: “se tu achas que tens pesadelo comigo, pior é o Volnei Morastoni (MDB) que vive acordado o martírio da união dos vereadores Marcelo Werner (PSC), Chris Stuart (PSC) e Mamão (PSB).”

Nada Republicano

Pai Atanásio, que não morre de amor por político nenhum, me garantiu que os três edis se uniram, sob as bênçãos de seus dois presidentes de partidos, para impor uma série de dificuldades ao barbudinho Volnei Morastoni, mas que tudo ficaria bem se pingassem as nomeações de seus chegados para carguinhos no governo. Pai Atanásio, de espírito presente nas reuniões com o prefeito, garante que os pedinchos do trio não são nada republicanos. Quem duvida?

Controle

“A conta foi simples, nêgo, os três vereadores, somados aos seis da oposição, fizeram a eleição da mesa diretora e ocuparam a maioria das vagas nas comissões. Marcelo Werner de presidente e Chris e Mamão nas duas principais comissões da casa mandam e desmandam nos trabalhos. Só não contavam que a espaçosa Anna Carolina (PSDB) ia querer mandar mais que eles”, ironizou pai Atanásio no final da análise.

Egos

O pai Atanásio, que também erra, é bom lembrar, chegou a prever uma briga de egos jornalísticos entre o galego Rubens Angioletti (Podemos) e o radialista Osmar Teixeira (Solidariedade), por terem perfis similares “do povo, para o povo e pelo povo”.

Tirou onda

Fui dar uma retrucada no pai Atanásio, pois até agora a convivência dos dois tem sido pacífica, o malcriado tirou onda: “Tu nascesse de cinco meses é quirido? Espera chegar a eleição pra deputado pra tu ver quem vai varrer mais rua, pregar mais ponte e fazer mais selfie e vídeo por aí...”. Então tá né, fica registrado o prognóstico.

Prazo de validade

Também falando do Osmar Teixeira (Solidariedade), pai Atanásio me alembrou que cargos no governo e discurso de independência, que vota conforme sua consciência, sem pressão e como o povo quer, nunca combinaram. Uma hora alguma coisa vai cair: o discurso bonito ou os cargos impiçados, sentenciou o véio Atanásio.

Discretos

Questionei Pai Atanásio sobre os vereadores Fábio Negão (PL) e Maurílio Moraes (PP), que muito pouco aparecem nos sonhos e prognósticos. Como não poderia ser diferente, resposta mal educada: “Não queres o Kimassa de volta né? Pelo menos os dois participam das discussões e apresentam projetos né, são discretos, mas estão ali se esforçando”. Pior que o danado tem razão. Kimassa não deixou saudades nenhuma e em quatro anos abriu a boca duas vezes, no máximo.

Cara-crachá

Falando em Kimassa, pai Atanásio me lembrou que desde a eleição da Célia (MDB) em 2016 já previa que a vereadora, filha do Elói, faria o serviço de cara-crachá do governo. Agora, na condição de suplente, não vai ser diferente. “Se não mijava fora do penico sendo titular do mandato, na condição de suplente tu achas que vai sair algum coelho desse mato?”, cravou.

Suplentes e suplentes

Mas pai Atanásio reconhece que “há suplentes e suplentes”, cada um tem uma personalidade. Quem não se lembra do Beto Cunha (PSDB), no mandato passado, que mesmo estando no lugar do Dedé da Murta, que se licenciou da piramidal para ser secretário de Obras, votou com a oposição na maioria das vezes, constrangendo o titular da cadeira.

Filme repetido

Pai Atanásio deu risada quando novamente Dedé da Murta (DEM) se licenciou da câmara e deixou a cadeira para uma suplente com personalidade forte. É filme repetido, zombou pai Atanásio, quando o Dedé (DEM) saiu da câmara e abriu vaga para acelerada e opiniosa Aline Aranha (DEM).

Final diferente?

O que Pai Atanásio não contava é que o filme repetido, até agora, parece ter final diferente. Isso porque a acelerada Aline tem se mostrado fiel ao governo nas votações. Amarelou na hora de votar na Emenda à LOM contra o Nepotismo (absteve-se, que chato) e chegou a tentar nomear o namorido como chefe de Gabinete. “Ah se a Aline soubesse que o Dedé não suporta a ideia de ser vereador e que o Beto ficou três anos e meio como queria na câmara. A Aline pode mais!”, concluiu Pai Atanásio.

Confidências

Mesmo lembrando que não morre de amor por político nenhum, pai Atanásio me fez uma confissão: “rapaz, tu acreditas que, às vezes, me dá umas saudades do Níkolas, do Robison e do Pegorini”. Questionado sobre o  sentimento, o véio respondeu na lata: “eles faziam confusão, mas com conteúdo, não era na base dos berros”. Então tá...

Pesadelo

Se tem uma coisa que o pai Atanásio sempre fala nas suas aparições é que sonhar não custa nada. Acho até que o vereador Bruno da Saúde (MDB) também recebe Atanásio durante sua soneca da tarde, isso porque o edil conseguiu aprovar um projeto, pra lá de inconstitucional e altamente inexequível, fixando o prazo máximo de 30 dias para realização de exames de imagem na rede pública de saúde.

Não avisaram

Pior é que nem o prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB), nem o secretário de Saúde Emerson Duarte, avisaram ao Bruno que isso é uma sapequice do pai Atanásio com vereador de primeiro mandato.

Todo bobo

O edil Bruno tem divulgado, todo bobo, em suas redes que no começo de julho sua lei estará em vigência. A coluna torce pra estar errada e o governo respeitar a lei, mas que é difícil de acreditar é...

Também erra

O que nem todos sabem é que o bocudo do pai Atanásio também dá uma cabeçada na parede, erra. Isso porque lá no começo do ano ele sussurrou que o devoto Beto Cunha (PSDB) iria surpreender na titularidade do mandato.

Tava indo

Começaram as sessões e de fato Beto mostrou amadurecimento e uma forte liderança nas comissões relacionadas ao porto de Itajaí e a nova licitação de arrendamento do cais. O parlamentar deixou de ser monotemático com o discurso conservador da “família e abraçou outras causas. Ele tava indo bem pra caramba.

Roda Bixa

Mas foi só a turma provocar que o devoto Beto Cunha não aguentou e se lembrou das origens. Pai Atanásio errou, pois Beto, acompanhado do colega da bancada conservadora Adriano com máscara Klawa (PSL), rodou a baiana.

Quem nunca erra

A dupla despirocou contra o Roda Bixa, evento-live cultural, para maiores de idade e sobre o qual o próprio promotor da justiça da infância não viu problemas. Derrapadinha não prevista pelo pai Atanásio sobre o devoto Beto, mas quem nunca né? Ui, acordei!

Charge - Pirão D'água 


Facisc apoia debate sobre reforma tributária

Publicado 21/06/2021 11:10

 

A advogada tributarista Kelly Gerbiany Martarello, atual diretora tributária da Associação Empresarial de Itajaí (ACII) e assessoria jurídica do Comitê da Competitividade Catarinense, está organizando a realização de um debate sobre a reforma tributária no próximo dia 25 de junho, a partir das 15h, no Absolute Bussiness Hotel, em Itajaí.

Apoio

O evento tem o apoio da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc). Estão confirmadas as participações do atual secretário da Fazenda de SC, Paulo Eli, e do ex-secretário da Fazenda em São Paulo e no Rio de Janeiro Luiz Cláudio Rodrigues de Carvalho, que faz parte da comissão técnica que discute a proposta de reforma tributária no Congresso Nacional.

Presencialmente 

Participarão, também, o presidente da Facisc, Sérgio Alves, e o presidente da ACII e diretor-tributário da Facisc, Mário César dos Santos. O evento poderá ser assistido presencialmente, de acordo com todos os protocolos de saúde, ou via online com transmissão pelas redes sociais da ACII e Facisc.

Proposta 

Kelly Gerbiany Martarello ressalta que o ex-secretário Luiz Cláudio, que tem participado ativamente das discussões  da proposta de implementação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) com a equipe do ministério da Economia em reuniões com o ministro Paulo Guedes, poderá explicar melhor todas as propostas para a implementação da reforma tributária.

Foto (Divulgação)


Reforça pressão

Publicado 20/06/2021 09:00

 

O deputado estadual Coronel Onir Mocellin (PSL), reforça a pressão junto ao governo do Estado pela reposição inflacionária da segurança pública, que está sem reajuste salarial há sete anos. No início da semana, entregou ofício nas mãos do governador bombeiro Carlos Moisés (PSL) cobrando agilidade.

Pleitos

O deputado argumenta que o Estado tem registrado importantes índices de arrecadação e que tem todas as condições financeiras de atender os pleitos da categoria. Mocellin também esteve, com o secretário de Administração, Jorge Eduardo Taska, solicitando que o Estado atenda os pleitos das categorias e que mande logo os projetos para tramitação na Leléia.

Foto (Divulgação)

 


Dia do Orgulho Autista

Publicado 18/06/2021 14:22

 Hoje, tem lançamento de site, rádio web e ação coletiva de artistas com exposição estão entre as iniciativas da entidade. Hoje, comemora-se o Dia do Orgulho Autista. E, a Associação de Pais e Amigos do Autista de Itajaí (AMA) promove ações que chamam a atenção da sociedade para as habilidades e diferenças das pessoas com o transtorno do espectro autista (TEA). Parabéns ao pessoal da AMA.

Imagem ilustrativa 


Oposição birrenta

Publicado 18/06/2021 10:56

 

O relatório da Comissão Especial de Estudo (CPE) da casa do povo do outro lado da vala sobre ações do combate à pandemia do maledito coronavírus em Navega City foi votado na sessão da última segunda-feira. Os bocudos lascam que para azar da oposição birrenta, por maioria (6 votos a 3), o documento foi arquivado.

Convence quem

Votaram a favor somente os responsáveis pelo relatório, os vereadores Jonas de Souza (PL), Andrew Laurentino (PSD) e Paulinho Melzi (MDB). Aparentemente, eles não conseguiram convencer ninguém além da turma do chororô.

Tudo resolvido

Todos os problemas detalhados no relatório já haviam sido solucionados: a prefa saiu na frente e ela mesmo anunciou o fura fila (de três pessoas), a servidora gato (também funcionária na prefa da city peixeira) responsável pela vacinação foi exonerada meses atrás.

B.O.

E, segundo os puxas palacianos, todo o B.O. foi comunicado ao Ministério Público, além de ter sido aberto um processo administrativo interno para apuração dos fatos quando a CPE ainda não havia nem sido aberta. É pracabá!

Bem que tentaram...

Os linguarudos dizem que a tentativa é de desgaste da imagem do prefeito Liba Top, ops, Fronza (DEM). Antes mesmo de o relatório ter sido protocolado na casa do povo dengo-dengo e os demais vereadores terem acesso a ele, o documento foi vazado nos grupos de zapzap para provocar reboliço do outro lado da vala. Adiantou?

Chora mais!

Os faladores governistas de plantão (oh, raça!) contam que ficou feio para os vereadores do trio chororô da casa do povo e indagam: vocês trabalham apenas seis sessões por mês pra isso? Ferve, caldeirão!

Foto (Divulgação)


Desembarque

Publicado 17/06/2021 10:44

No âmbito estadual, o PDT perdeu outro importante nome. Diego Mezzogiorno, ex-candidato ao senado por SC pela Rede e que estava no partido, deixou a agremiação para migrar para o PT. O presidente estadual do partido, Décio Lima, esteve na última terça-feira na casa do italiano em Balneário Camboriú para oficializar o convite e assinar a fichinha.

Para Federal

Depois da experiência de candidatura ao senado, onde Diego levou quase 100 mil votos na Santa & Bela Catarina, o italiano deve ser um dos fortes candidatos do PT à Câmara Federal. Sua base eleitoral deverá se concentrar entre Balneário Camboriú e Florianópolis.

Acesso

Atualmente Diego está prestando assessoria ao governo do Espírito Santo, na aplicação da vacina italiana naquele estado. Em SC, o governador bombeiro Carlos Moisés (PSL) virou as costas para a proposta italiana de aplicar a vacina no estado e Diego conseguiu bom acesso ao governo do estado do Sudeste.

Foto (Divulgação)


Calebe se manifesta

Publicado 17/06/2021 09:40

O radialista Calebe Moreno da rádio Menina, em contato com o blog do JC se manifestou sobre a polêmica envolvendo os vereadores de Camboriú.

Parque Inundável 

Calebe diz que lembrou na sua fala sobre o Parque Inundável na capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, sobre uma manifestação de agricultores contra o parque que aconteceu no legislativo no seu entender com respaldo das excelências excelentíssimas que vestiram a camisa do movimento.

Possivelmente

Calebe, fala ainda que depois dessa manifestação em 2018, aconteceu a operação do Gaeco, a Terra Prometida, onde teve uma série de emendas de um projeto que possivelmente poderia ter beneficiado loteadores na cidade de Camboriú.

Suposição

Calebe afirma que não fez uma afirmação, mas, uma suposição sobre o fato dos vereadores não apoiarem o Parque Inundável que poderia ter livrado a cidade do terrível efeito climático que se abateu sobre Camboriú.

Não acusou

E, que em momento algum afirmou que esse ou aquele vereador cometeu alguma ilicitude ou teve envolvimento com a Terra Prometida. E, que sim, fez dentro da ética jornalística e do dever de comunicar e se expressar, um comentário sobre a situação que se abateu sobre a cidade.     

Foto (Divulgação)


Pegou fogo na casa do povo

Publicado 16/06/2021 16:21

Não convidem pra um café neste outono friento, o apresentador Calebe Moreno da rádio Menina e os vereadores da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú. As excelências excelentíssimas ficaram p da vida por conta de comentários do radialista referentes ao que aconteceu com o pé d’água medonho que desabou na semana passada e, afetou centenas de pessoas na cidade.

Falação

Os vereadores foram pra tribuna e, debulharam o porrete verbal em Calebe, dizendo que ele os acusou de não terem aprovado o parque inundável, cujo projeto nunca foi para o legislativo. A vereadora Inalda do Carmo (DEM) que é radialista de profissão, lascou que Calebe cometeu como se diz no jornalismo uma baita barrigada. Além de falar um monte de coisas. Eitcha!

Pegaram na corda

E, os parlamentares endoidaram porque Calebe, teria falado sobre a operação do Gaeco que foi pra cima de rolos de loteamentos, envolvendo o governo anterior, a Terra Prometida, misturando alhos com bugalhos. Sendo que muitos dos atuais vereadores não estavam no legislativo naquela época, mas, teriam sido citados pelo radialista. 

Bicicleta

Calebe esteve na sessão e, o presidente do legislativo Fabiano Olegário - pediu pra ele ficar assistindo, já que estava indo embora. Fabiano, usou da tribuna e, contou a história que ele emprestou uma zica pra um amiguinho e, ele não devolveu.

Emprestada

E, no final disse que esse amiguinho era o Calebe e, terminou dizendo que não era operação terra prometida é operação bicicleta prometida. Os vereadores pretendem entrar com um processo coletivo por danos morais, calúnia e difamação. Credo!

Foto (Divulgação)

 


Privatização do aeroporto dengo dengo

Publicado 16/06/2021 09:45

A novela interminável da privatização do aeroporto da cidade que é tão fera que tem nome no plural, Navegantes, ganhou mais um capítulo, que é pra lá de importante pra quem pensa um pouquinho fora da caixinha esteriotipada do Bolsonarismo versus antipetismo.

Vida inteligente

Pra nossa sorte, dos pobres mortais, que se não tem comida na mesa não interessa quem é gay ou heterossexual, ainda tem gente preocupada com o futuro da economia da região, e brigando com unhas e dentes para que a privatização do aeroporto, que era pra ser uma coisa boa, não se torne um pesadelo, como estava (?) anunciado.

Supremo

STF É que o supremo tribunalão federal, o STF, que analisa uma ação proposta pelo Governo do Estado, suspendeu o processo por 60 dias para que novos estudos de demanda para a nova pista, a tão sonhada pista de cargas, sejam feitos.

República de Curitiba

Pros desavisados, importante lembrar que a coluna vem tratando deste tema desde o início, e milhões e milhões de reales do meu e do seu dinheiro foram investido em desapropriações para a nova pista, que se somaria ao complexo portuário e faria da região um grande pull de cargas. Mas acontece que o dindim, inicialmente previsto no edital de privatização, foi todo realocado pra Curitiba, e nós ficamos vendo só navios, literalmante.

Os parabéns

Nessa luta toda, que parecia perdida, é justo cumprimentar a iniciativa do Foro Metropolitano, na pessoa do quiridão Rafael Mayer, do ex-vereador/deputado, futebolista Níkolas Reis, do presidente do conselho consultivo do InovAmfri, Paulinho Bornhausen (Podemos, ambos), purexemplo, que atentou para o problema, para o perigo e suas consequências, prevendo lá atrás o que poderia acontecer e, que de fato aconteceu. É preciso, também, dar os parabéns pra Procuradoria Geral do Estado, que não tem medido esforços pra defender Santa Catarina e a região, com discurso e com ação, inclusive judicial.

Puxão de orelha

Quem é esse escriba pra dar pitaco na atuação de alguém, mas a rasgação da seda ali em cima é pra ver sim, se o resto da classe política do entorno se coça e toma junto a frente dessa questão suprapartidária tão estratégica pro futuro da gente trabalhadora que paga imposto e quer retorno do governo federal. Mata a cobra, que nós mostramos o p*!

Acordem!

Agora, mais uma vez, dependemos da união e da atenção de nossas autoridades – deputados, senadores, o prefeito de Navegantes – que inexplicavelmente não é o primeiro a lutar em prol de uma das coisas mais importantes para a economia de seu município, que é o aeroporto –, de entidades, etc. Todos tem sessenta dias dados pelo ministro para propor uma acordo que favoreça a região. Vamos cobrar.

Foto (Divulgação)

 


Concessão do Centro de Eventos: legal, mas com ressalvas...

Publicado 15/06/2021 17:28

 

Depois de expectativas e adiamentos desde a semana passada, em função de alegado licenciamento médico , o  presidente da Santur , Leandro “Mané “ Ferrari , acabou enviando como seu representante para a reunião  da  Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Leléia, o secretário executivo de Parcerias Público-Privadas do governo do Estado (SCPar), Ramiro Zinder com objetivo de prestar  esclarecimentos em torno do processo de concessão do Centro de Eventos da Dubai brasileira, que acabou habilitando como participante único , o  consórcio BC Eventos, formado pelas empresas Insight Gestão e Consultoria Ltda. e Quality Empresarial Ltda., da galega Blumenau e da manezinha Florianópolis , respectivamente.

Frustrado

O presidente da Comissão de Turismo, deputado entisicado Ivan Naatz (PL) admitiu, após a reunião, que sentiu-se e frustrado com o resultado da licitação, por tratar-se o Centro de Eventos de um grande equipamento, com expectativa de grande volume de negócios, mas resultando com essa participação limitada.

Edital

O parlamentar questionou a elaboração do edital, os critérios e garantias estabelecidos, bem como a capacidade da empresa vencedora, itens que foram explicados tecnicamente pelo representante do governo garantindo que estava tudo dentro dos conformes legais, inclusive, a possibilidade de participação societária de assessores parlamentares.

Edital frágil

Ao final da reunião, Naatz avaliou que “ilegalidade formal ficou constatado que não houve. Porém, percebeu-se que o edital elaborado ficou bastante frágil com poucas exigências e a única empresa interessada acabou aproveitando a brecha”, assinalou. 

Cumpriu

Acrescentou ainda o entisicado deputado que “de qualquer maneira, o parlamento cumpriu sua missão fundamental de fiscalização e vamos continuar acompanhando, sempre ressaltando que não estamos do lado oposto, mas do lado da defesa do turismo regional e estadual, torcendo por uma gestão profissional e que o Centro de Eventos de Balneário Camboriú seja, de fato, um equipamento que possa atrair movimentação econômica diferenciada e gerar novas opções de emprego e renda no setor”.

Foto (Divulgação)


Hélio Costa defende Porto de Itajaí

Publicado 15/06/2021 16:35

 

O deputado federal manezinho Hélio Costa (Republicanos), durante a reunião do Fórum Parlamentar Catarinense, defendeu que a autoridade portuária se mantenha com o município de Itajaí. De acordo com o parlamentar, o porto é a “cereja do bolo” do sistema nacional. 

Cereja do bolo

“Não podemos deixar que o porto seja privatizado. Ele é a cereja do bolo do Brasil, é superavitário, gera muitos empregos e impostos. Temos que manter a autoridade portuária em Itajaí”.

Reunião

O deputado informou que haverá uma reunião preliminar com os vereadores de Itajaí. Em seguida, a bancada catarinense vai buscar junto ao governo federal a prorrogação da convênio firmado entre Município e União. “Queremos que o governo prorrogue por mais 30 anos a concessão, pois foram feitos muitos investimentos e várias equipes realizaram um bom trabalho de gestão”.

Principal opção 

O Complexo Portuário do Itajaí é hoje a principal opção para os exportadores e importadores que operam na Santa & Bela Catarina e um dos principais complexos do Brasil. Localização estratégica, moderna infraestrutura e mão de obra qualificada são os adjetivos que o identificam.

 

A Autoridade Portuária é delegada ao município pelo convênio 08/97, firmado entre Município e União, e exercida pela Superintendência do Porto de Itajaí, autarquia municipal criada em junho de 2000 para assegurar as condições operacionais e garantir a infraestrutura terrestre e aquaviária para os terminais que compõem o complexo.

Foto (Douglas Gomes)


Santur

Publicado 15/06/2021 10:33

Ficou remarcado pra esta terça-feira, dia 15,  a ouvida do presidente da Santur, Leandro "Mané" Ferrari, na Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Leléia, junto com o presidente da Comissão Especial de Licitação da Concessão do Centro de Eventos de Balneário Camboriú, Daniel Henrique Camargo de Souza.

Clarear

A ideia do presidente da Comissão, deputado entisicado Ivan Naatz (PL) com apoio dos demais integrantes do colegiado, é deixar claro os procedimentos que levaram a escolha do Consorcio BC Eventos, única empresa que participou do certame e que deverá ser homologada como habilitada para tocar o equipamento turístico na Dubai brasileira.

Dúvidas e suspeitas

Ocorre que surgiram dúvidas e algumas suspeitas sobre a real capacidade experiência e financeira do consórcio que é formado por duas empresas uma da galega Blumenau e outra da Grande Florianópolis e que tem, inclusive, ex-vereadores e assessores políticos (da deputada bonitona Paulinha da Silva), entre seus integrantes.

Continua

O problema é que ainda pairam dúvidas sobre a ocorrência efetiva da bendita reunião, hoje, em função de que a assessoria do Mané Ferrari, comunicou neste fim de semana que o homem continua "doentinho" por mais 30 dias.

Amarelando?

É que a reunião inicial marcada para o dia 9 de junho último, quarta-feira passada, já havia sido adiada em função de licenciamento de saúde do presidente da Santur, que agora foi prorrogado para mais um mês. Hummm... Será que estaria amarelando?

Foto (Divulgação)


Itajaí 161 anos

Publicado 15/06/2021 10:30

Em função dos 161 anos de Itajaí, o deputado estadual Coronel Onir Mocellin (PSL), homenageia, nesta terça-feira, dia 15, na Leléia, instituições que muito contribuíram com o engrandecimento da cidade: o Porto de Itajaí, o 1º Batalhão da Polícia Militar e 7º Batalhão de Bombeiro Militar. O reconhecimento será feito por meio de moções de aplauso.

Símbolos da cidade

“O porto é o pilar da economia de Itajaí, que é movida pela força e a determinação de homens e mulheres que trabalham de sol a sol pelo fortalecimento da cidade.  E as corporações pelo trabalho de combate ao crime, proteção da comunidade, bem pela atuação de busca e salvamento e atendimento pré-hospitalar. São instituições que representam a honra, a coragem e a resiliência deste povo”, ressaltou o parlamentar.

Foto (Divulgação)


CIS dengo dengo

Publicado 15/06/2021 10:28

 

Os puxas palacianos do outro lado da vala, em Navega City, comentam que o prefeito Liba Top, ops, Fronza (DEM), deve inaugurar até julho o Centro Integrado de Saúde (CIS), no bairro Gravatá, num prédio público feito inicialmente para ser uma UPA, mas que em uma década nunca se tornou o que poderia ter sido pelas administrações anteriores.

Choradeira

O CIS de Navega City tem 900 m², 12 consultórios e contará com várias especialidades para atender o povão. Agora, o manda-chuva dengo dengo debutará a unidade, obrigando os faladores derrotados nas urnas a engolirem o choro, caceteiam. Eita, lasqueira!

Economizando

Antes, os dotô especialistas faziam o atendimento no Centro Especializado de Saúde (CES), localizado no Centro, que foi fechado em abril, para a prefa não precisar gastar mais com o aluguel do prédio. Sempre bom guardar dindim pro que importa, ou tem gente que é contra poupar a grana do contribuinte?, questiona a raça da língua solta.  

Pra onde foi

Porém, nesse meio tempo, os atendimentos especializados continuam sendo realizados do outro lado da vala, no Centro de Referência da Mulher e do Homem (CRMH), no bairro São Domingos. A única exceção são as consultas de fonoaudiologia, que foram pra UBS Central e pro CETA.

Foto (Divulgação)


Supermercado

Publicado 14/06/2021 17:50

O vereador Eurico Osmari (PSD), solicitou à prefeita Nilza Simas (PSD) da capital do ultraleve que inclua os trabalhadores de supermercados na lista prioritária de vacinação contra a covid-19. O parlamentar destacou a importância desses profissionais e, que esse setor essencial não fechou nem nos momentos mais críticos da pandemia.

Expostos

Segundo o vereador Osmari, essa categoria de trabalhadores de Itapema, está exposta ao público diariamente, assim como os trabalhadores da área da saúde, e tem contato direto com pessoas que podem estar contaminadas com o coronavírus e não sabem, os famosos assintomáticos.

Foto (Divulgação)


Dormindo em berço esplêndido

Publicado 14/06/2021 15:47

O presidente da piramidal casa do povo peixeira, que é tutelado por partidos, o sempre comunista que virou extrema e evangélica direita pra não perder a cadeira, Marcelo Werner (PSC), resolveu devolver recursos da câmara ao município. Tava dormindo em berço esplêndido.

Desgraceira

Infelizmente, foi preciso uma desgraceira no interior do município pra que ele procurasse o prefeito barbudinho, Volnei Morastoni (MDB), pra colaborar. Triste que, aparentemente, só o fez por conta da infelicidade climática na base eleitoral, a região da estrada de Brusque no Brilhante, onde as fortes chuvas trouxeram uma série de prejuízos.

Não se coçou

Na matéria divulgada pela casa do povo, onde a comunicação é comandada por alguém que não manja nadicadenada da importante área e é cheio de esquemas nada republicanos, consta que, milagrosamente, Marcelo Werner vai estrebuchar uns trocados de parte do duodécimo, que é o valor que a piramidal casa do povo tem direito. Ou seja, seis por cento da arrecadação total do município. Milhões por ano.

Mortes

Contudo, Marcelo não se apiedou e nem se preocupou em repassar recursos pra ajudar no combate ao coronavírus que matou e mata muita gente na city peixeira. Pra saúde, zero. 

Merecem

Nada contra o pessoal do Brilhante, foi algo medonho e o povo merece recursos e atenção. E nada mais justo que, em tempo de vacas magras e poucos recursos, o legislativo contribua na reconstrução daquela região.

Discurso vazio

Contudo, Marcelo fez boquinha de siri, discurso insensível de que teriam que fiscalizar a aplicação dos recursos que são disponibilizados pela prefa pra piramidal quando se colocou o enfrentamento ao coronavírus. Se deixou levar por pessoas que se acham o ‘poder’, mas apenas ocupam cargos por razões políticas e não profissionais. São, na real,  incompetentes.

Mais do mesmo

Como, purexemplo, um presidente de um partido que tem cargo na câmara de vereadores e usa a função pra ameaçar, perseguir e prejudicar quem pontua fatos. Esse tal presidente tá perdido, achando que sabe, entende e seria dono do cargo e função. 

Relento

Será que imagina que ao deixar ao relento um punhado de ex-candidatos a vereador terá força pra ajudar na eleição estadual de 2022? Muitos se sentem usados. O que se escuta é que pode sobrar até para um deputado...

Paulinho mandou

O ex-presidente da piramidal, Paulinho Amândio (PDT), com aquele seu jeitão de poucos amigos, no ano passado estrebuchou um milhão de reais/mês pra ajudar a combater a pandemia. Marcelo, quando diz que tem que ver direitinho a aplicação, duvidou  que o governo e a câmara aplicaram os recursos direitinho no ano passado… Nas entrelinhas tá dizendo o quê?

Se cala

Comentei na coluna que, nestes quase 20 anos, nunca vi tal coisa. Lógico que sempre tem uns abobados se achando. Mas o que acontece hoje na câmara de Itajaí é surreal... É vergonhoso, antidemocrático pra não escrevinhar outras coisas... E o presidente Marcelo Werner,  que se faz de santo, se cala...

Foto (Divulgação) 


Proteger

Publicado 13/06/2021 11:49

O mês de junho é considerado o "mês do meio-ambiente", mas na vida da vereadora Pri Fernandes (Podemos), da capital manezinha, todo dia é dia de proteger a natureza e os animais. Quem passa pelo gabinete da vereadora percebe que a política mudou (no jeito e no clima!).

Cachorros

Pri trabalha sempre acompanhada por quem ela mais protege: os animais! Mãe adotiva de cães vira-latas, Pri faz questão de andar acompanhada com eles. Quando acompanha as atividades legislativas de maneira virtual, principalmente nas sessões, Pri participa sempre com um cachorrinho por perto.

Apoio

Muitos não sabem, mas apesar de ser protetora dos animais, Pri é psicóloga de formação. E um dos principais destaques de sua primeira legislatura, é a indicação pra prefa de Floripa realizar o "Programa de Apoio Emocional para vítimas do covid-19".

Prevenção

A iniciativa, já colocada em prática pela equipe do prefeito Gean Loureiro (DEM), tem se tornado referência pra outras citys, inclusive da Santa & Bela Catarina. Sim, pois o covid gera, além de tudo, impactos mentais! E a intenção de Pri, que é também vice-presidente da Comissão de Saúde, é enfatizar o debate sobre o estado emocional coletivo, e também sobre prevenção. 

Foto (Divulgação)


Vereador Kaká garante mais de dois milhões em emendas

Publicado 10/06/2021 15:14


O vereador Kaká Fernandes (Podemos), recebeu a informação esta semana, através da assessoria parlamentar da deputada Ana Campagnolo (PSL) e do deputado federal Daniel Freitas (PSL), de que as emendas por ele pleiteadas, já constam ao Orçamento Geral do Estado e da União, no ano de 2021. 

Quatro

São quatro emendas da deputada estadual Ana Campagnolo, uma no valor de R$ 100 mil, para a revitalização das feiras de arte e artesanato, através da Fundação Cultural da city praiana. 

Equipamentos 

Outra emenda de R$ 100 mil reais, vai contemplar a criação e aquisição de equipamentos para "Casa do Gamer". A terceira, no valor de R$ 204 mil, deve contemplar a aquisição de equipamentos para as escolas da rede municipal de ensino. 

Casa da Família 

A última das emendas vindas do Estado,  é no valor de R$ 250 mil, recurso este que será destinado para a aquisição de bens e equipamentos e obras de instalação da "Casa da Família". Todas essas emendas foram solicitadas na Assembléia Legislativa de Santa Catarina pelo vereador Kaká Fernandes, através da deputada Ana Capagnolo. 

Skate Park

As outras duas emendas são do deputado federal Daniel Freitas, no valor de R$ 900 mil e R$ 629 mil, que são destinadas para a implementação e melhoria da infraestrutura do esporte municipal, especificamente para a construção do Skate Park, um local para a prática esportiva desta modalidade olímpica, e ainda, para a estruturação dos serviços de atenção básica de saúde, respectivamente. 

Compromissos

As seis emendas parlamentares, chegam ao total de R$ 2.184,386,00. "O valor de mais de dois milhões de reais, vem em boa hora e cumpre parte dos compromissos assumidos durante a nossa campanha, sendo que estamos entrando para o sexto mês de mandato legislativo e antes mesmo de assumir oficialmente como vereador, já estávamos em Brasília na busca incansável destes recursos. Desta forma, vamos continuar pautando a nossa atuação nas melhorias e reivindicações da comunidade", finalizou Kaká.

Foto (Divulgação)


Fura fila

Publicado 09/06/2021 17:12

 

A Comissão Especial de Estudo (CPE)  da casa do povo do outro lado da vala, em Navega City, capitaneada pelos vereadores Jonas de Souza (PL), Andrew Laurentino (PSD) e Paulo Melzi (MDB) investiga as ações de enfrentamento do maledeto coronavírus. Há  a suspeita de que houve fura-filas na hora da vacinação.

Irregularidades

A comissão da câmara concluiu que os primeiros meses de gestão da secretaria de Saúde  não foi eficiente em Navega city. Os vereadores falam em atos irregulares e nomeações com desvio de função. Suposto pagamento de verbas indevidas à barnabés. Na maioria dos depoimentos da CPE, o entendimento foi que houve bagunça generalizada. Eitcha!

Tenebroso

Além disso, o cerne da CPE,  que iniciou pela suspeita de que teria havido fura- filas na vacinação contra o covid-19, atestou  que uma servidora efetiva da city peixeira assumiu o serviço de vacinação em Navega City, sem ser nomeada. Caso sério.

Furaram a fila

A comissão da câmara pede o imediato afastamento da secretária de Saúde, Luciane Nezelo. A bagrona da Saúde foi uma das ouvidas na CPE e confirmou que duas pessoas (além da servidora de Itajaí), tinham sido vacinadas irregularmente, mas declinou de revelar os nomes. Declarou que comunicou o prefeito, abriu um processo disciplinar e oficiou ao ministério Público.

Crise

As outras medidas sugeridas são que o prefeito anule as nomeações irregulares.  Os vereadores propõem a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) pra investigar as nomeações. Não acredito que vingue, mas o prefeito Liba Top, ops, Fronza (DEM), enfrenta a sua primeira crise. 

Foto (Divulgação)


O que queremos para o Brasil?

Publicado 08/06/2021 17:30

O grande Millôr Fernandes tinha uma frase ótima para definir o Brasil: “O Brasil tem um grande passado pela frente!”. E é isso, e vai continuar sendo assim...

O que?

Porque com essa radicalização que o país passa, por esses disparates nas redes sociais,  não custa repetir a velha pergunta sem resposta: o que queremos para o Brasil?

Pergunta que não cala

Em meio ao bate-boca entre quem gosta de Lula e quem gosta de Bolsonaro, a pergunta deveria ser: Você gosta de Bolsonaro. E o Bolsonaro gosta de você? Se ele gosta de você, porque não tem mais vacinas para salvar a vida dos brasileiros?

Perdas

Seus amigos, parentes e conhecidos não estão morrendo de covid? Por que o presidente da República politizou uma crise de saúde pública sem trazer resposta eficaz e convincente ao sofrimento e a morte sem precedentes do povo brasileiro?

E vice-versa

A mesma pergunta se aplica a quem gosta de Lula: Lula gosta de você? Então porque ele e sua turma protagonizaram a  operação Lavajato? O que, no final das contas, sendo você a favor ou contra a Lavajato, ela foi a grande motivadora de Bolsonaro no poder.

Pensar fora da caixinha

Da discussão entre radicais não sai solução nenhuma. Só dá brigaçada sem fim. Simplesmente porque um não ouve o outro. O que o Brasil precisa é de um plano de crescimento que contemple o bem-estar de toda a população. O grande x da questão.

Politicagem rasteira

O Brasil precisa que parem  com essa politicagem rasteira e assassina do futuro dos brasileiros. Mas, sinceramente, não vejo isso clarear num horizonte próximo. Se o segundo turno do ano que vem for, como vem se desenhando: Lula contra Bolsonaro, vai ser complicado.

E o centro

O mercado, analistas políticos, políticos tradicionais estão dizendo o que seria o ideal: uma candidatura de centro, aberta ao diálogo e que pudesse fazer frente à esquerda e à direita radical que domina o cenário atual.

Bancos

Não que Lula represente a esquerda radical, nem sei se ele representa a esquerda, basta ver o lucro dos bancos durante seus governos. Mas há essa ideia no inconsciente coletivo de que ele é essa representação de um lado e Bolsonaro é a encarnação do outro lado.

Enfim

Falando em bancos, se você acha que o Brasil não precisa passar por uma reforma grande para poder, finalmente, seguir em frente, fica mais uma pergunta: como pode, num mundo onde o juro está negativo nas grandes economias, se você ficar com sua conta no vermelho você pagar juros de mais de 300% ao ano? E se você tem dinheiro na poupança, recebe juros de menos de 10% ao ano? Hein? Hoje estou bom em perguntas. Como diria o Chapolin Colorado, quem poderá nos defender?

Imagem ilustrativa 

Colunistas

Canal 1

“Gênesis”, da Record, já superou a marca de 450 atores no elenco

Coluna Esplanada

Doses sob suspeita

Artigos

O grande desafio da educação em SC

Coluna do JC

Saldré...

Coluna do Frei Betto

Todos às ruas

Coluna Tema Livre

500 mil mortes

Coluna do Janio

Vitória importante

Coluna Adjori SC

Em dois meses, Santa Catarina registrou 65 autuações por não uso de máscara

Coluna Exitus na Política

Entoli, o dirigente

Jackie Rosa

  Detox

Na Rede

NA REDE

Via Streaming

“The Americans”

Espaço InovAmfri

Nova bacia de evolução

Coluna do Ton

Novidade fashion

Coluna Fato&Comentário

Itajaí: Município “sem razão e utilidade pública”

Coluna Existir e Resistir

Presídio no Brasil: por que essa não é a solução?

Clique diário

Praia do Estaleiro

Coluna Animal Humano

Intolerância e radicalismo





Entrevistão

Vinicius Lummertz

"A grande aliança é para a retomada com saúde. São Paulo fará vacinas para o Brasil e América Latina ”

Élcio Kuhnen

“O maior ensinamento que a covid vai deixar: a ciência está muito à frente da sua opinião”

Heli Schlickmann

" Nas cidades arborizadas as pessoas são mais felizes”

Liba Fronza

"O Navegay traz uma multidão de pessoas, não gera receita financeira e causa uma demanda social muito grande”



Fotos



TV DIARINHO


Confira os destaques desta quarta-feira



Podcasts

Minuto DIARINHO 23/06/2021

Publicado 23/06/2021 21:20




Especiais

Mundo da pesca

Oceanógrafo criou raízes, mesmo que aquáticas

Urbanismo

Desafio da praia Brava é crescer mantendo as características de paraíso

Economia

Atividade pesqueira requer atenção especial

Bom momento

Construção civil ganha destaque na economia

Itajaí do rio e do mar

Empresas dos setores náutico e naval reforçam economia



Blogs

Blog Doutor Multas

Proteção veicular pode ser opção melhor que seguro: entenda os motivos

A bordo do esporte

Designer ilustra equipe olímpica de vela no estilo mangá

Blog do JC

Sonhando com o pai Atanásio

Blog Clique Diário

Pássaros

Blog da Jackie

Fondue

Blog da Ale Francoise

Que tal um kombucha que hoje!?

Blog do Ton

Habbitat

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯