Matérias | Geral


SELO AMBIENTAL

Itajaí estreia no programa Bandeira Azul com certificação da marina

Marina Itajaí atendeu 37 requisitos e é primeiro local da cidade a receber o prêmio

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Certificação para a Marina Itajaí reforça ainda mais o compromisso ambiental do empreendimento (Foto: Divulgação)


Itajaí entrou para o mapa da certificação ambiental do programa Bandeira Azul com a aprovação da Marina Itajaí para a temporada 2021/2022. É o primeiro local da cidade reconhecido com o selo ecológico. A região da Amfri, que já somava o maior número de certificações do programa, teve outros dois novos pontos reconhecidos: as praias da Saudade e da Bacia da Vovó, em Penha.


Balneário Camboriú, Bombinhas e Piçarras tiveram a certificação renovada para o próximo verão. No total, o júri internacional do programa premiou 28 locais no Brasil, quatro a mais que a última edição, sendo 22 praias e seis marinas. Santa Catarina tem a maioria das certificações no país, com 16 locais premiados, 11 deles na região da Amfri. Outras cidades premiadas são São Francisco do Sul, Governador Celso Ramos e Floripa.

Continua depois da publicidade



A seleção dos locais ocorreu na semana passada. A cerimônia de entrega e hasteamento das bandeiras acontece entre novembro e dezembro. O Bandeira Azul é a maior premiação de gestão de praias, marinas e embarcações de turismo do mundo. O programa exige o cumprimento de uma série de critérios, entre qualidade da água, educação ambiental, turismo sustentável e responsabilidade social.

A certificação para a Marina Itajaí reforça ainda mais o compromisso ambiental do empreendimento, o primeiro do tipo no país a ganhar o selo ISO 14.001/2015, de prevenção e proteção do meio ambiente.

Conforme o diretor da marina, Carlos Gayoso Oliveira, a premiação vai impulsionar ainda mais o turismo náutico local, que já tem na marina um dos destinos mais buscados por navegadores internacionais.

“O selo Bandeira Azul tem uma importância positiva para que possamos divulgar ainda mais a nossa região como destino turístico internacional e impulso ao desenvolvimento socioeconômico sustentável”, avalia.

Continua depois da publicidade



Pra ganhar a certificação, a marina atendeu 34 requisitos ambientais. As medidas se somaram a outras ações sustentáveis que o local mantém desde 2016. Entre os projetos está  a captação de água da chuva e geração de energia solar.

A marina ainda oferece o óleo diesel Verena, com o menor nível de emissão de poluentes, tem pontos de carregamento de carros elétricos e apoia projetos ambientais internacionais, como a blitz educativa da campanha Mares Limpos, além de organizar o mutirão “Baía Limpa”.

“Sabemos da importância de continuar conscientizando as pessoas, mas gostaria de agradecer à comunidade que sempre se engaja nas ações de sustentabilidade e mutirões de limpeza da marina”, destacou o diretor.

BC premiada pelo quarto ano seguido

As praias do Estaleiro e Estaleirinho, em Balneário Camboriú, foram aprovadas no Bandeira Azul pelo quarto ano seguido. Na avaliação do júri internacional, não foram feitas sugestões ou solicitações de mudanças nos dois locais. As praias estrearam no programa na temporada 2018/2019, após participar da fase piloto.

Ações como análises de água, diagnóstico das praias e reuniões periódicas com a comunidade fazem parte dos trabalhos pra manutenção da certificação, além de projetos de educação ambiental.

Melhorias na infraestrutura das praias foram feitas, como construção de passarelas e deques, cerca de proteção da restinga e reforma de postos guarda-vidas. Ainda foram instalados banheiro e chuveiros, novas lixeiras e placas informativas.

Balneário também está representada no programa com a marina Tedesco, com certificação mantida há quatro anos. “Isso mostra que estamos seguindo à risca os cuidados e temos a honra de ser a única marina de Balneário Camboriú com essa certificação”, destacou a empresa.

Bombinhas teve o selo do Bandeira Azul renovado para três praias. Será a segunda temporada na praia da Conceição e a terceira no Mariscal e Quatro Ilhas. Em Balneário Piçarras, a praia central teve a certificação ampliada no trecho norte, passando de 1,7 para 3,2 quilômetros de orla reconhecidos no programa.

A cobertura vai até a rua Canto do Sol, no bairro Itacolomi. Com a aprovação, Piçarras tem a maior extensão de praia certificada pelo selo no Brasil. “Esse é um importante marco para a preservação ambiental de nosso município e garante aos moradores e turistas praias com excelente qualidade de água e infraestrutura”, disse a presidente do instituto do Meio Ambiente, Rosemari Bona.

 

Penha agora tem três praias certificadas

Com duas novas certificações, Penha terá três praias premiadas no próximo verão. Além da Bacia da Vovó e da Saudade, também a Praia Grande, que foi a primeira a ser certificada pelo programa na cidade, teve o selo renovado. O município se iguala a Bombinhas, com três praias certificadas.

O secretário de Turismo de Penha, Cleber Neumann, destaca que as premiações são o resultado do planejamento turístico sustentável, focado em ações de infraestrutura nas praias e pontos turísticos. “Começamos a colher frutos desse plano com a certificação internacional da Praia Grande”, lembra.

O projeto agora é preparar outras praias pro Bandeira Azul. Segundo o secretário, entre cerca de 25 praias da cidade, muitas têm potencial pra receber a certificação. As próximas da lista são a Vermelha, Paciência e Poá.

“Já temos mapeadas três novas praias que serão inscritas no programa para a próxima temporada e os critérios adotados na certificação serão adotados em todas as praias da cidade, independente da certificação”, adianta.

 




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





3.81.89.248

TV DIARINHO


Confira os destaques desta quinta-feira



Podcast

Minuto DIARINHO 02/12/2021

Publicado 02/12/2021 18:01



Especiais

Meio Ambiente

Juarez Müller, o homem das árvores e flores, recebe homenagem na Câmara de Vereadores

Escotismo

Grupo Lauro Müller volta renovado após quase dois anos de incertezas

REGIÃO

Confira a lista das escolas particulares

SESC/SENAI

Escola S alia grade curricular básica ao ensino tecnológico e bilíngue

Colégio Energia

Líder em aprovação, Energia acumula 25 anos de credibilidade, qualidade e inovação



Blogs

A bordo do esporte

Contagem regressiva de sete meses para a Globe 40

Blog do JC

Colombo recebe título de doutor honoris causa da Universidade do Contestado

Blog Doutor Multas

Recurso suspensão CNH: como fazer?

Blog do Ton

Líbere Fashion Show

Blog da Ale Francoise

Você conhece a seiva do dragão?

Blog da Jackie

BALNEÁRIO FASHIOW foi SHOW

Blog Clique Diário

Ilha das Cabras - Balneário Camboriú

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Entrevistão

Érica Becker e Pedro Junger

“Já tem dados que comprovam que o ser humano está ingerindo o próprio plástico que insere nos oceanos”, Érika Becker

Ciro Gomes

"O brasileiro tá pagando agora o preço do derivado de petróleo, da gasolina, em dólar”

Guido Petinelli

O melhor empreendimento é aquele que enriquece o bairro.”

Ana Tereza Canziani Pereira Boschi

"O Implanon é tecnologia de ponta, e a gente vai oferecê-lo para as mulheres de Itajaí”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯