Matérias | Geral


Calendário

Itajaí se prepara pra volta da Marejada só em 2022

Sem confirmação pra este ano, prefeitura adiou retomada da festa para o ano que vem

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Marejada deve voltar reformulada em Itajaí, mas mantendo realização em outubro (Foto: Arquivo)

Um dos mais tradicionais eventos da cidade será retomado em Itajaí em 2022, após a interrupção forçada pela pandemia. O secretário municipal de Turismo, Evandro Neiva, deve anunciar oficialmente a volta da Marejada nas próximas semanas.


“Extraoficialmente, a Marejada desse ano não acontecerá. E já temos data, comunicação visual, tudo pronto pra a Marejada 2022”, adiantou. “Vai ser a melhor Marejada dos últimos tempos, com mudanças de layout e a continuidade das ações de sustentabilidade e acessibilidade”, destaca.

Continua depois da publicidade



A festa será mantida no calendário de outubro, como vinha sendo feita desde 2017. Nos anos anteriores, o evento tinha sido mudado pra novembro e gerou polêmica. A proposta é que a Marejada integre o circuito das festividades de outubro no estado, se destacando entre as principais.

“Mudar a Marejada de data foi o maior erro que Itajaí fez. Isso acabou com a festa”, lembra o secretário. Na última edição, em 2019, a Marejada terminou com recorde de público, voltando a se destacar no estado, com mais de 235 mil visitantes ao longo dos 13 dias de programação. A 34ª edição da festa estava marcada de 6 a 18 de outubro de 2020, mas foi cancelada devido à pandemia.

Atualmente, os pavilhões do Centreventos, que recebem a programação da festa, estão sendo usados pra ações de enfrentamento da pandemia, entre unidades de vacinação, testagem, enfermaria e semi-UTI.

A retomada do turismo neste ano em Itajaí será com a volta dos transatlânticos, com 28 escalas de embarque e desembarque previstas entre novembro de 2021 e abril de 2022. “E estamos trabalhando com a possibilidade do réveillon”, informa o secretário.

Continua depois da publicidade



Para o ano que vem, a volta do salão Náutico foi confirmada pela marina Itajaí, com a 5ª edição programada entre os dias 7 e 10 de julho. A prefeitura também já de início aos projetos de melhorias no píer da área da Vila da Regata pra receber a parada The Ocean Race, em abril de 2023.

Preparação pro verão

A preparação do setor turístico pra próxima temporada de verão começou na região. Em reunião na semana passada, representantes da região turística Costa Verde & Mar, que integra roteiros nas cidades da Amfri, discutiram estratégias pra garantir a volta de atrativos e serviços de forma segura no verão, ainda prevendo medidas sanitárias e regras no atendimento.

Ações estão sendo alinhadas junto com a Santur.  A ideia é promover uma campanha conjunta para divulgação de destinos e conscientização de turistas e moradores. “Durante o verão, a nossa região é a que mais recebe visitantes. São registrados cerca de 4 milhões de pessoas por temporada”, ressaltou a presidente do colegiado de Turismo, Zene Drodowski.

O turismo está entre os setores mais afetados pela pandemia. Dados da Santur mostram que as empresas do segmento respondem por 12% do PIB catarinense e estão entre os principais empregadores. O estado trabalha na elaboração de protocolos sanitários pra retomada do setor.

Oktoberfest e Fenarreco aguardam definição

Oktoberfest, em Blumenau, e Fenarreco, em Brusque, ainda sem definição

Outras tradicionais festas de outubro na região ainda aguardam definição dos municípios. Em Brusque, a prefeitura informou que deve anunciar em breve se a festa Nacional do Marreco (Fenarreco) será ou não realizada neste ano. Três possibilidades foram discutidas: a confirmação da festa da forma tradicional, o cancelamento ou a versão reduzida do evento, apenas com foco na gastronomia.

A última edição da festa foi em 2019 e, atualmente, o pavilhão da Fenarreco está sendo usado como centro de Triagem de Covid-19. O espaço terá que ser realocado diante de uma possível confirmação do evento.

Em Blumenau, a organização da Oktoberfest prevê uma coletiva de imprensa ainda nesta semana, em dia a ser confirmado, pra divulgar a definição sobre a realização da festa.

Segundo a prefeitura, a confirmação do evento está sendo avaliada conforme o cenário da vacinação e a situação da pandemia. No site do evento, a festa tem data divulgada de 6 a 24 de outubro. Grupos da cidade defendem que, se o evento puder ser realizado nesse ano, que seja adiado pra novembro, quando a vacinação estaria avançada e a pandemia num quadro mais favorável.

O secretário de Turismo de Itajaí, Evandro Neiva, comentou que mudar o calendário de festas consagradas, como já foi feito em Itajaí, com a Marejada, não é uma boa estratégia. “Mudar a Oktoberfest de data é igual a tentar alterar o Réveillon ou o Natal, um erro de quem não sabe o que está fazendo”, criticou, destacando a importância do evento.

Em Jaraguá do Sul, a organização da Schützenfest anunciou, ainda em abril, que a 32ª edição da festa, adiada pra novembro, não vai mais ocorrer neste ano, deve ser retomada só em 2022.



Comentários:

Rodrigo Pinzegher Silveira Silveira

12/07/2021 16:10

Decisão mais que acertada, tanto a Marejada como a Festa do Peixe reúnem muitas pessoas e ainda estamos vacinando a população. Perfeita decisão da administração municipal que prioriza a saúde e segurança da população.

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





35.172.223.30

TV DIARINHO


Confira os destaques desta terça-feira



Podcast

Minuto DIARINHO 27/07/2021

Publicado 27/07/2021 20:32



Especiais

Referência

Balneário Shopping é porta de entrada de grandes marcas

Boas compras

Diversidade e qualidade caracterizam o comércio de Balneário Camboriú

Uma nova BC

Investimentos públicos pesados para a retomada da economia

Cartão postal de Balneário Camboriú

Roda-gigante mudou a paisagem para sempre

Parque Unipraias

Tedesco é pioneiro no turismo de BC



Blogs

A bordo do esporte

Semana Internacional de Vela de Ilhabela volta com regatas entre boias

Blog do JC

Se presidente vetar o Fundão, Centrão defende volta de doações empresariais

Blog da Ale Francoise

Dê olho na sua saúde!

Blog Doutor Multas

Proteção veicular: o que é e vale a pena contratar?

Blog Clique Diário

Retornando...

Blog da Jackie

CasaCor Santa Catarina

Blog do Ton

One of a Kind: coleção inédita será apresentada pela joalheira Cristina Pessoa durante evento na Praia Brava

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Entrevistão

Jorginho Mello

“Eu tenho o compromisso do presidente: se eu for disputar a eleição para governador, tenho o apoio dele”

André Gobbo

"Eu tenho absoluta certeza que estamos formando profissionais para o presente e para o futuro”

Vinicius Lummertz

"A grande aliança é para a retomada com saúde. São Paulo fará vacinas para o Brasil e América Latina ”

Élcio Kuhnen

“O maior ensinamento que a covid vai deixar: a ciência está muito à frente da sua opinião”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯