Matérias | Geral


CPI DA COVID

Luciano Hang afirma que quer falar

Comissão pediu esclarecimentos sobre o “gabinete paralelo"; rolo envolve negociação de vacinas e divulgação de remédios sem eficácia

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Em nota, empresário disse que tá à disposição pra “elucidar os fatos” e que sempre se posicionou a favor da saúde (Foto: Divulgação)

Convocado para prestar depoimento na comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19 no senado, o empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan, se manifestou em nota oficial dizendo que está à disposição para “elucidar os fatos”. Ele teve a convocação aprovada pelos senadores na quarta-feira. A data ainda não foi definida.


O empresário é apontado como integrante do chamado “gabinete paralelo”, que atuava com orientações diretas ao presidente Jair Bolsonaro sobre o enfrentamento da pandemia, como na recomendação de medicamentos sem eficácia pra o “tratamento precoce” contra a doença.

Continua depois da publicidade



Outra frente de investigação é sobre a participação de Hang na negociação, junto com o empresário Carlos Wizard, dos cursos de inglês Wizard, para a compra da vacina chinesa Covidencia, do laboratório Cansino, que não teve liberação para  o uso emergencial pela agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Os empresários queriam importar doses da vacina sem que houvesse obrigatoriedade de repassar as doses para o plano Nacional de Imunização, com distribuição pelo ministério da Saúde. Também há suspeitas de que os empresários estariam entre os financiadores do “gabinete paralelo”.

Em nota, Luciano Hang disse que recebeu com “tranquilidade” a notícia da convocação e que está disposto a prestar esclarecimentos.

Ele relata no comunicado que sempre se posicionou a favor da saúde, mas sem deixar de lado os cuidados com a economia. “Lutei publicamente para que as indústrias, empresas, comércios, escolas e demais atividades seguissem abertas, mantendo os empregos e o sustento das famílias”, defendeu.

Continua depois da publicidade



O empresário informa que intensificou as doações e incentivos à saúde durante a pandemia. Listou que foram comprados 200 cilindros de oxigênio para Manaus (AM), no valor de quase R$ 1 milhão, e que a Havan destinou mais de R$ 5 milhões para áreas da saúde em 2020.

Também disse que doou respiradores, macas, roupas de cama, utensílios de cozinha e máscaras descartáveis a diversos hospitais, além de ter bancado a vinda de profissionais de saúde pra reforçar o atendimento à população na região de Brusque. Também afirmou que não demitiu nenhum funcionário em razão da pandemia.

Sobre a questão da vacinação, ele afirmou que se empenhou pra tentar a compra de vacinas pela iniciativa privada. A ideia era garantir que as empresas pudessem vacinar seus funcionários, fora do plano Nacional de Imunização, sem que as doses compradas tivessem que ser doadas diretamente para o ministério da Saúde.

“Lançamos um abaixo-assinado com o objetivo de mudar a lei para acelerar o processo de vacinação no Brasil e, consequentemente, diminuir a fila do SUS”, argumentou. Hang afirmou que ele mesmo pegou o vírus e que perdeu a mãe e amigos para a doença. “Acredito na importância de trabalharmos juntos para vencer essa guerra. É preciso buscar soluções para os problemas”, completou.



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





18.204.48.69

TV DIARINHO


Entrevistão com Jorginho Mello Senador PL



Podcast

Entrevistão com Jorginho Mello Senador PL

Publicado 23/07/2021 23:58



Especiais

Referência

Balneário Shopping é porta de entrada de grandes marcas

Boas compras

Diversidade e qualidade caracterizam o comércio de Balneário Camboriú

Uma nova BC

Investimentos públicos pesados para a retomada da economia

Cartão postal de Balneário Camboriú

Roda-gigante mudou a paisagem para sempre

Parque Unipraias

Tedesco é pioneiro no turismo de BC



Blogs

Blog do JC

Se presidente vetar o Fundão, Centrão defende volta de doações empresariais

A bordo do esporte

Semana Internacional de Vela de Ilhabela larga com 81 barcos

Blog da Ale Francoise

Dê olho na sua saúde!

Blog Doutor Multas

Proteção veicular: o que é e vale a pena contratar?

Blog Clique Diário

Retornando...

Blog da Jackie

CasaCor Santa Catarina

Blog do Ton

One of a Kind: coleção inédita será apresentada pela joalheira Cristina Pessoa durante evento na Praia Brava

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Entrevistão

Jorginho Mello

“Eu tenho o compromisso do presidente: se eu for disputar a eleição para governador, tenho o apoio dele”

André Gobbo

"Eu tenho absoluta certeza que estamos formando profissionais para o presente e para o futuro”

Vinicius Lummertz

"A grande aliança é para a retomada com saúde. São Paulo fará vacinas para o Brasil e América Latina ”

Élcio Kuhnen

“O maior ensinamento que a covid vai deixar: a ciência está muito à frente da sua opinião”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯