Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Novo tempo


O prefeito da Dubai brasileira abre a temporada de verão e a inauguração da faixa de areia (foto: Arquivo)

A abertura da temporada de verão e a inauguração oficial do alargamento da praia mais desejada do sul do mundo, nesse sábado, marcam um novo tempo na Dubai brasileira. É a maior obra já realizada em Balneário Camboriú, desejada há décadas e aprovada em um plebiscito 20 anos atrás, em 2001. Muitos falaram, mas só o prefeito pop star Fabrício Oliveira (Podemos) teve peito pra fazer a obra.

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 





Histórico

Saiu do papel, com todas as autorizações e as condicionantes ambientais cumpridas, e com obra executada rapidamente - antes da temporada. Em feito que, com certeza, projeta o prefeito pop star Fabrício Oliveira, estadual e nacionalmente. Um dia histórico este sábado, pois marca a abertura da temporada 21/2022 na nova praia Central.

Finisa

O burgomestre da capital do marisco, Aquiles da Costa (MDB), tá com sorriso na orelha. Tudo porque, nesta semana, foi assinado o contrato da prefa com a Caixa Econômica para o empréstimo do Finisa, onde o alcaide garante que a Mariscolândia se tornará um canteiro de obras. Hummm...

Pavimentação

A linha de crédito do banco é somente para obras de drenagem e pavimentação e a city marisqueira precisa muito. Tem quase 300 ruas sem calçamento ainda, só no pó. Agora, os abobrões afirmam que, nos próximos três anos, a terra do Beto Carrero vai se transformar.

Adeus lama

Com o valor de 50 milhões de reales, os entendidos garganteiam que vão acabar com uma porção de problemas de alagamentos e calçar uma montoeira de ruas e avenidas. A solenidade contou com chefões da Caixa, alguns edis e puxa-sacos, ops, digo, secretários do alcaide, que estão vibrando até agora, pois acreditam no salto de desenvolvimento que a city terá. Phode?

Discussão

Na sessão da casa do povo da Dubai brasileira, na semana passada, teve um arranca rabo feio entre os parlamentares da base e da oposição, que tentam emplacar a CPI da Insegurança, ops, da Segurança Pública.

Caldo entornou

O vereador Patrick Machado (PDT), que preside a Comissão de Segurança na casa, pediu que fosse concedido o intervalo regimental durante a sessão, e seguiram para lavanderia de roupas, digo, para o plenarinho, onde o caldo teria entornado.

Voto

Este colunista, que é temente ao altíssimo, estranhou que o vereador governista Anderson dos Santos (Podemos), que também é membro da comissão, vá votar pela abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito.

Fulo

Pai Atanásio disse que o vereador teria ficado “P da vida” ao ver a foto do Pavan com Spernau e Fabrício. “Ciúmes de homem é bem maior do que de mulher”, disse Atanásio, incrédulo que Anderson não colocaria o governo em saia justa, digo, numa CPI.

Fervendo

Perdigueiros da coluna assopram, nesses ouvidos deste temente ao Altíssimo, que uma bomba atômica estaria armada na região e pronta para estourar. A guaipecada afirma que autoridades federais e estaduais estariam investigando uma organização criminosa.

Oremos!

Organização criminosa especializada em falsificar notas fiscais e usar entidades sem fins lucrativos para explorar dinheiro público. Credo, que desumanidade! Oremos para que seja só mais um boato. Povão não aguenta mais.

Pressão

O Podemos da Dubai Maravilha está em situação de rachar ao meio pela pressão que os vereadores têm feito para definir quem será o candidato a deputado estadual. Dizem que há três postulantes ao posto: os vereadores Omar Tomalih, Anderson dos Santos e Marquinhos Kurtz, que é presidente do legislativo.

Convenção

Omar teria “colocado” a faca no pescoço do prefeito para ser o candidato do partido, mas, enquanto Fabrício não reage, o partido está em chamas e, se deixar seguir para uma convenção para escolha do nome, pode ter cicatrizes irreversíveis. Fabrício poderia colocar panos quentes, mas tem deixado a tampa da panela apitar, a chiadeira está grande.

Mocellin econômico 

O deputado estadual Coronel Onir Mocellin (PSL, por enquanto) é um dos poucos parlamentares que optou por não utilizar a regalia dos escritórios regionais. Em Itajaí, por exemplo, costuma fazer reuniões em locais públicos, como cafés. Em três anos de mandato, o deputado só usou 17% de toda a verba de gabinete. É um dos mais econômicos da Alesc.

Progressistas peixeiros

O partido Progressista comandou a prefa peixeira por 16 anos. Sob a batuta do ex-homem dos galináceos e ex-prefeito Jandir Bellini, que esteve na principal cadeira do paço da Vila Operária, sendo eleito e reeleito.

Quatro

O Progressista, além de comandar a prefa peixeira, chegou a ter uma das maiores bancadas, com quatro vereadores, e presidir a piramidal casa do povo, por exemplo, com o vereador topetudo Osvaldo Gern.

Tonho

No último sábado, sem alarde, ocorreu eleição para a presidência do partido Progressista. O polido João Paulo Bastos Gama deixou o comando da sigla, sendo eleito o ex-vereador Tristonho, ops, Tonho da Grade e tendo como vice, a professora Bete Laurindo.

Silêncio

A eleição teria ocorrido na sede da empresa do Tonho e, com poucas presenças, demonstrando, logicamente, que estar fora e longe do poder leva ao ostracismo político qualquer sigla. É claro que o comando da sigla, nos últimos tempos, pelo João Paulo, também, afastou lideranças de peso. Uns migraram para outros partidos e alguns se ausentam por não terem concordado com o rumo tomado.

Desafio

Filiados da sigla, que observaram a movimentação, têm esperança que o ex-vereador Tonho da Grade promova um retorno de lideranças ausentes, como o ex-prefeito Jandir Bellini, o ex-secretário de Obras e ex-presidente do partido, narigudo Tarcísio Zanelatto, Agoniado, ops, Agnaldo dos Santos, entre outros. Ou vai amargar mais um longo período de inanição do Progressistas.

Aposentadoria elitizada

O ex-secretário da Saúde, o coronel da PM Helton Zeferino, foi apontado pelo relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI dos Respiradores, instalada na leleia, no ano passado, como um dos responsáveis e omissos na questão da aquisição dos 200 famigerados respiradores pela bagatela de R$ 33 milhões, e com pagamento antecipado. 

Antecipado

Conforme o relatório, teve conhecimento do pagamento antecipado dos respiradores, além de ser responsável direto pela dispensa de licitação e pelo pagamento. Nesta semana, teve confirmada, pelo comando central, sua ida para a reserva - aposentadoria dos militares, com 50 anos e salário líquido de 32 mil reales e uns quebrados, segundo divulgação oficial. 

Polêmica

O caso dos respiradores é tido como a mais polêmica da história do parlamento catarinense: identificou as negociações e o esquema para o sumiço dos R$ 33 milhões dos cofres do governo, de forma antecipada e sem entregar os equipamentos.

 

 


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

Canetada

JotaCê

Cachorrada

JotaCê

De arrasto

JotaCê

Linda e limpa

JotaCê

Vice-governadora

JotaCê

Barrados no baile

JotaCê

Segue a romaria

JotaCê

Reforma milionária

JotaCê

Luciano vai ser candidato

JotaCê

Carlos Humberto

JotaCê

Gastança na piramidal

JotaCê

Moisés com covid

JotaCê

Pop star

JotaCê

Beicinho

JotaCê

Parabéns, DIARINHO!

JotaCê

Lá em Floripa

JotaCê

Egovaldo

JotaCê

Clima frio

JotaCê

Acertada

JotaCê

Negou



Blogs

A bordo do esporte

ABB Formula E abre oitava temporada na Arábia Saudita

Blog do JC

Fabrício Oliveira e Luciano Hang juntos

Blog do Ton

Evie Sushi chega a Balneário Camboriú com inspiração nos grandes centros urbanos

Blog da Ale Francoise

Biorressonância na prevenção de sua saúde

Blog Doutor Multas

Como falar de improviso?

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado

Blog da Jackie

BALNEÁRIO FASHIOW foi SHOW

Blog Clique Diário

Ilha das Cabras - Balneário Camboriú



Entrevistão

Gabriel Castanheira

"Se tiver que prender mil vezes o cara, vamos prender mil vezes. É isso que eu converso com a tropa. Tem casos de pessoas que nós prendemos mais de 40 vezes [...] Cometeu um crime? Encaminha para a delegacia.”

Rodrigo Fernandes

"Os jovens, com certeza, têm a capacidade e o potencial de mudar o resultado de uma eleição”

Érica Becker e Pedro Junger

“Já tem dados que comprovam que o ser humano está ingerindo o próprio plástico que insere nos oceanos”, Érika Becker

Ciro Gomes

"O brasileiro tá pagando agora o preço do derivado de petróleo, da gasolina, em dólar”

TV DIARINHO

Confira os destaques desta quarta-feira



Podcast

Minuto DIARINHO 26/01/2022

Publicado 26/01/2022 21:09


Especiais

Criador da Festa do Pirão 

Fausto Rocha Jr.: 21 anos da morte do ator que Barra Velha (quase) esqueceu

Tradição

DIARINHO: 43 anos na liderança do jornalismo regional

PREVISÕES 2022

Oráculos apostam em um ano de desafios e solidariedade

TUDO JUNTO

Itajaí Shopping une compras, serviços e lazer

COLETA SELETIVA

Navegantes, Penha e Piçarras ainda não dispõem de coleta seletiva



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯