Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Audiência Pública


O gestor do Funservir de BC, suplente de vereador, Eduardo Mafra, visitou a choupana do JC (foto: divulgação)

Foi concorrida e de extrema importância a audiência pública organizada pela Comissão de Infraestrutura do Senado e presidida pelo senador catarinense Dário Berger (MDB). Também compuseram a mesa principal o prefeito de Itajaí, o barbudinho Volnei Morastoni (MDB), e o superintendente do porto Fábio da Veiga.

 

Em peso

Além deles, também estiveram na reunião os outros dois senadores catarinenses Esperidião Amin (PP) e Jorginho Mello (PL), deputados federais, representantes da prefa e legislativo itajaiense, como o presidente Marcelo Werner (PSC), de entidades de classes e trabalhadores do setor.

Mais do mesmo

Os entendidos do governo federal, capitaneados pelo secretário Nacional de Portos, Diogo Piloni, começaram apresentando o mesmo projeto que já tinham levado ao legislativo peixeiro, mostrando mais do mesmo na proposta da União de privatizar 100% o terminal.

Em cima do muro

Mais uma vez, o vereador Beto Cunha (PSDB) ficou em cima do muro nessa questão, com um discurso raso, lavando as mãos e não sabendo opinar sobre qual a melhor proposta pro porto peixeiro. A postura é bem diferente do presidente Marcelo Werner, que se posicionou pela manutenção da autoridade portuária municipal.

Preparados

Já os defensores do atual modelo de gestão, o mesmo adotado nos maiores portos do mundo, foram à audiência preparados, com números e argumentos, deixando a turma do governo federal exposta pela superficialidade da requentada proposta.

Senadores e deputados unidos

Primeiramente, os três senadores catarinenses se posicionaram favoráveis ao pleito de Itajaí. Os deputados federais que compõem o Fórum Parlamentar Catarinense também comungaram da mesma opinião, dando mais força à reivindicação municipal.

Abriu o coração

Já o prefeito Volnei fez uma fala elogiada por todos os presentes, mostrando sua preocupação com o terminal peixeiro e também com a cidade. O chefe do executivo de Itajaí defende a ampliação da atividade privada pra todos os quatro berços, mas não abre mão de uma autoridade pública municipal para regular a relação entre o porto público e os demais terminais privados, estaleiros e setor pesqueiro ao longo do rio.

Desceram a lenha

Já os professores da Univali, que se aprofundaram no estudo que defende a manutenção da autoridade portuária municipal, desceram a lenha na proposta do governo federal, destacando sua superficialidade e até pontos inconstitucionais.

Pujança

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Itajaí, Thiago Morastoni, lembrou que, se Itajaí é hoje a segunda economia do estado, a 36ª do país, a 12ª cidade em arrecadação de impostos federais, muito se deve ao porto e ao seu modelo de gestão, o mesmo dos maiores terminais do mundo.

Porto que cresce

Por fim, o superintendente, Fábio da Veiga, reforçou os discursos trazendo números do grande crescimento do porto de Itajaí ao longo dos últimos 25 anos, destacando que tudo só foi possível por conta da união de todos, município, trabalhadores, APM Terminals e parlamentares catarinenses. Agora é aguardar qual será a definição do governo Federal pro futuro do porto de Itajaí.

Declinou

O superintendente do Fundo de Assistência à Saúde do Servidor (Funservir) da Dubai brasileira e suplente de vereador do PL, Eduardo Mafra,  declinou de assumir uma cadeira na casa do povo. Mafra entende que não pode abandonar os projetos do Funservir, os já iniciados e o que irá iniciar no começo do mês de novembro. 

Sonho

“Ser vereador é um grande sonho e sinto que ele está bem próximo, mais nesse momento a prioridade é a Gestão do Plano de Saúde, é buscar melhorias. Vamos iniciar um grande projeto de atenção primária e medicina preventiva, que trará um grande benefício para o servidor público”, contou Mafra.

Dez Pilas

O espeto corrido a 10 pilas, promovido pela chapa de situação às eleições da OAB de Itajaí, capitaneada pela sorridente Dra. Ketrin Tavares Bastos, esposa do capo progressista, o Dr. João Paulo Tavares Bastos Gama, lotou uma chiquetosa churrascaria na   Beira Rio, na última segunda-feira. A dúvida é se estavam lá pela pechincha no valor do espeto corrido, ou para apoiar mesmo a dotôra.

OAB Estadual

A campanha da Dra. Ketrin está casada com a campanha do Dr. Hélio Brasil, que concorre ao comando das eleições da OAB Estadual, na condição de oposição. Ou seja, os apoiadores de lado a lado vão ter que rebolar para explicar pro eleitor que em Itajaí eles devem optar pela continuidade e no estado devem votar na mudança.

Quem paga a conta?

Hélio Brasil, segundo relatos, teria percorrido as 51 subseções da OAB de Santa Catarina, em busca de apoio e na esperança de ouvir os advogados. Já tem linguarudo de plantão soprando que a conta de diferença do espeto corrido a preço de banana, que uns acham que ficou com o João Sem Kombi Martins, teria sido bancado pela mega estrutura montada pelo Dr. Hélio Brasil para tomar o comando da OAB de SC.

Compra de votos

Independente de quem vai pagar a conta, essa informação deveria ser pública e transparente, como muitos advogados que apoiam os candidatos cobram da direção da OAB Estadual. Ou seja, quem tá jantando espeto corrido a 10 pilas tem o direito de saber quem tá bancando essa conta, pra depois não ser surpreendido com as posições dos eleitos. Não é verdade?

Escondido

Na foto que a coluna recebeu, notei a ausência do estimadinho João Sem Kombi Martins entre os apoiadores da Dra. Ketrin. Se tá ali, tá difícil de achar pela expressiva quantidade de advogados interessados no espeto corrido a déizão, ops, que apoiam a dotôra.

Kombi

Ou conseguiram uma Kombi novinha pro entisicado João não atrapalhar as eleições locais, ou então tão escondendo João, pra sua fama de desagregador não prejudicar a campanha da esposa do capo progressista. Arreda, bocudos!

Cadê?

O que tenho estranhado é o silêncio da chapa de oposição à OAB local, liderada pela também sorridente Dra. Ana Paula Colzani, que apoia a nível estadual a chapa de situação para o comando da OAB-SC. Ou tá faltando grana pra bancar espeto corrido, ou a campanha tá sendo na surdina, na conversa e na visita. Seja o que for, faz falta numa campanha eleitoral, o ajuntamento e empolgação dos apoiadores.

Será que será?

O que se comenta nos bastidores políticos é que o governador Carlos Moisés que dispara obras e recursos por toda Santa Catarina e é candidatíssimo à reeleição, estaria sinalizando a possibilidade de assinar a ficha do MDB. Assim, há quem diga que Moisés, que deixou o PSL, pode, também optar pelo Podemos. E o Manda-Brasa, nesse caso, entraria de vice na candidatura do ano que vem.

Podemos?

O que parece complicado, já que o Podemos é o partido do prefeito pop star da Dubai brasileira, Fabrício Oliveira, que se colocou como pré-candidato a governador às eleições de 2022. Será que a sigla abriria as portas para o mandatário-mor da Santa & Bela e Fabrício não seria candidato ao governo?

Protagonismo

O prefeito de Penha, Aquiles da Costa, tem se colocado como protagonista em toda essa articulação política na região. Tanto que logo, logo, deve rolar evento na Mariscolândia com a presença de Moisés, onde será divulgado um catatau de obras e ações em toda região.

MDB ou Cidadania

Outra questão é a filiação da deputada bonitona Paulinha da Silva que pode optar pelo MDB ou bater asas e pousar no ninho do Cidadania em busca da reeleição em 2022. Um coisa é certa, Paulinha é o nome que tem forte influência com o governador Moisés.


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

O preferido

JotaCê

Peeter conquistou Bolsonaro?

JotaCê

Anna reclama que Robison é molenga

JotaCê

Novidade na equipe Liba

JotaCê

Melhor o Rubens, diz pai Atanásio

JotaCê

Festa de candidato em local proibido?

JotaCê

Osmar Teixeira com chefões do PSD

JotaCê

Univali nos States

JotaCê

Traição e apoio à oposição

JotaCê

Duas noivas para um só marido

JotaCê

Coronel Pavan tem novo aliado deputado

JotaCê

Anna diz que não será candidata a prefeita

JotaCê

Fabrício Paraguaio?

JotaCê

PL pode jogar Fabinho “no colo” do PSD

JotaCê

Cassação à vista

JotaCê

Tem traíra no paço

JotaCê

Periquito em Camboriu?

JotaCê

Bolsonaro deu aval pra Fabrício escolher o nome em BC

JotaCê

Ana Paula visita o Marieta

JotaCê

Lapa e Chiodini?



Blogs

A bordo do esporte

Fórmula E e FIA revelam novo carro GEN3 EVO

Blog da Ale Francoise

Sintomas de Dengue hemorrágica

Blog da Jackie

Cafezinho na Brava

Blog do JC

David é o novo secretário de Educação de BC

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

TV DIARINHO

A BR 101 em Itajaí registrou dois acidentes em menos de uma hora. Dois caminhões tombaram na noite de ...



Podcast

Dois caminhões tomam em menos de uma hora

Publicado 25/04/2024 19:18


Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação