Matérias | Geral


VACINAÇÃO

Porto Belo alcança meta de aplicação da 1ª dose

Piçarras e Balneário Camboriú também estão próximas de atingir a marca

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Cidades esperam distribuição de novas doses do estado para avançar imunização (Foto: Divulgação)

Porto Belo é a primeira cidade da região da Amfri a vacinar metade da população com a primeira dose da vacina contra a covid-19. Conforme dados do município divulgados na segunda-feira, são 11.111 pessoas vacinadas, representando 50,6% dos 21.932 moradores. Balneário Piçarras e Balneário Camboriú estão em seguida na lista e devem ser as próximas cidades da região a também atingir a marca.


Em Porto Belo, a prefeitura recebeu 13.096 doses de vacinas do ministério da Saúde até a semana passada, sendo que ao menos 1675 pessoas já receberam a segunda aplicação e outras 725 foram imunizadas com a dose única da Janssen. A maior parte dos vacinados está recebendo as doses da Astrazêneca, Coronavac e Pfizer, que preveem duas aplicações.

Continua depois da publicidade



A cidade alcançou metade da população com a primeira dose com as aplicações feitas durante o mutirão de carros no fim de semana, após o recebimento de 400 doses do governo do estado. Para essa semana, a prefeitura espera a chegada de mais vacinas para avançar na imunização. Em razão da falta de vacinas da primeira dose, o drive-thru desta quarta-feira foi cancelado, sendo previsto para o sábado, dependendo da disponibilidade de vacinas.

Entre segunda e terça-feira, o estado recebeu duas novas remessas com 316 mil doses, entre Astrazêneca, Coronavac e Pfizer, que serão distribuídas aos municípios ao longo da semana. A prefeitura de Porto Belo ainda não foi informada de quantas doses vai receber na nova remessa. Segundo a vigilância Epidemiológica de Porto Belo, a expectativa é que novas doses cheguem até o final de semana. “Estamos sem doses. Assim que chegar a nota com o quantitativo que vamos receber, nós anunciaremos o drive-thru, porque a gente precisa de pelo menos dois dias pra organizar”, diz.

No estado, 3,2 milhões de pessoas (45,45% dos catarinenses) foram vacinados com a primeira dose, entre as quais 1,1 milhão já recebeu a segunda dose. A promessa do governo é acelerar a vacinação com as novas remessas. O cronograma estadual prevê que toda a população maior de 18 anos seja vacinada com a primeira dose até 31 de agosto, alcançando cinco milhões de pessoas.

Segundo o governador Carlos Moisés, as remessas desta semana vão permitir que a aplicação siga o calendário divulgado. Do total recebido, 213.680 doses serão destinadas pra primeira aplicação e as demais reservadas pra segunda. As datas de distribuição aos municípios seriam discutidas nesta terça-feira. 

Continua depois da publicidade



Após a vacinação dos adultos, o estado poderá iniciar o atendimento aos adolescentes. Na sexta-feira passada, o governador anunciou que Santa Catarina já tem aval do ministério da Saúde pra vacinar pessoas entre 12 e 17 anos depois de concluir os grupos prioritários. 

Balneário e Piçarras

Conforme o painel de vacinação de SC, Piçarras e Balneário também estão perto de atingir 50% da população com a primeira dose. Os números do estado mostram Balneário Piçarras com 48,1% de aplicação da primeira dose, representando 11.435 pessoas atendidas. A segunda dose já foi aplicada em quase 20% da população, com 4563 moradores imunizados.

Em Balneário Camboriú, segundo dados da prefeitura, da última segunda-feira, 45,3% da população – 66.052 pessoas – já receberam a primeira dose. No total, o município aplicou 95.975 doses, incluindo 25.123 aplicações da segunda dose e outras 4800 da dose única da Janssen. Somando as segundas doses e doses únicas, são 29.923 pessoas imunizadas, o que representa 20% da população.

BC volta a vacinar

Balneário passou a terça-feira sem aplicar a primeira dose da vacina. A interrupção ocorreu por falta dos imunizantes. Nesta quarta-feira, a aplicação retorna ao normal para primeira e segunda dose nos postos de saúde e no drive-thru, ao lado do colégio Ivo Silveira. Pessoas com 38 anos ou mais e  trabalhadores da indústria com 37 anos ou mais podem se vacinar, além de pessoas com comorbidades.

Itajaí chega a 40%

Em Itajaí, a prefeitura atendeu até segunda-feira 90.834 pessoas com a primeira dose da vacina contra a covid, o que representa 40,7% da população. Na segunda dose, são 22.147 vacinados e outras 6974 pessoas que receberam a dose única da Janssen, somando 29.121 moradores completamente imunizados, ou 13% da população.

Estudo pra terceira dose da AstraZeneca

As pessoas vacinadas com AstraZeneca poderão receber uma terceira dose de reforço no ano que vem. A agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou na segunda-feira a realização de estudos clínicos pela empresa pra avaliar a eficácia da aplicação da terceira dose da vacina.

O estudo será feito com 10 mil voluntários que já receberam as duas doses, entre moradores de 18 a 55 anos de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Norte. A dose extra será aplicada de 11 a 13 meses após a segunda. O teste não incluirá gestantes nem pessoas com comorbidades.

O ministério da Saúde ainda analisa a possibilidade de revacinação ou necessidade de reforço vacinal contra a covid-19 em 2022. “Claro que ainda não temos todas as respostas, todas as evidências científicas a esse respeito, se será necessário fazer uma nova vacinação como hoje, com duas doses, ou se apenas precisaremos do reforço", disse o ministro Marcelo Queiroga, que projeta vacinar todos os adultos com a primeira dose até setembro.



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





35.172.223.30

TV DIARINHO


Confira os destaques desta terça-feira



Podcast

Minuto DIARINHO 27/07/2021

Publicado 27/07/2021 20:32



Especiais

Referência

Balneário Shopping é porta de entrada de grandes marcas

Boas compras

Diversidade e qualidade caracterizam o comércio de Balneário Camboriú

Uma nova BC

Investimentos públicos pesados para a retomada da economia

Cartão postal de Balneário Camboriú

Roda-gigante mudou a paisagem para sempre

Parque Unipraias

Tedesco é pioneiro no turismo de BC



Blogs

A bordo do esporte

Semana Internacional de Vela de Ilhabela volta com regatas entre boias

Blog do JC

Se presidente vetar o Fundão, Centrão defende volta de doações empresariais

Blog da Ale Francoise

Dê olho na sua saúde!

Blog Doutor Multas

Proteção veicular: o que é e vale a pena contratar?

Blog Clique Diário

Retornando...

Blog da Jackie

CasaCor Santa Catarina

Blog do Ton

One of a Kind: coleção inédita será apresentada pela joalheira Cristina Pessoa durante evento na Praia Brava

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Entrevistão

Jorginho Mello

“Eu tenho o compromisso do presidente: se eu for disputar a eleição para governador, tenho o apoio dele”

André Gobbo

"Eu tenho absoluta certeza que estamos formando profissionais para o presente e para o futuro”

Vinicius Lummertz

"A grande aliança é para a retomada com saúde. São Paulo fará vacinas para o Brasil e América Latina ”

Élcio Kuhnen

“O maior ensinamento que a covid vai deixar: a ciência está muito à frente da sua opinião”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯