Matérias | Geral


decreto estadual

Novas restrições pra frear a covid

Baladas e shows estão proibidos em todo o estado. Há restrições para a visitação de parques, clubes, museus e eventos

Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

Bares, restaurantes, pubs, casas noturnas e comércios de lazer só podem funcionar até 23h59Bares, restaurantes, pubs, casas noturnas e comércios de lazer só podem funcionar até 23h59 (Foto: João Batista)


O agravamento da pandemia de coronavírus em Santa Catarina fez o governo do estado endurecer o enfrentamento à doença com novas restrições em praias, ônibus, academias, bares, casas noturnas, shoppings, igrejas, eventos e outras atividades comerciais. As medidas estão listadas em decreto publicado nesta quarta-feira, válidas por 15 dias.

Pelo decreto, casas noturnas e de shows ficam proibidas de funcionar independentemente de horário e da classificação de risco da região. Em postos de combustíveis e lojas de conveniência, está proibida a venda de bebida alcóolica da meia-noite às 6h da manhã, também em todos níveis de risco.

O transporte coletivo municipal, intermunicipal e interestadual deverá circular com limite de 50% da lotação. Para parques temáticos e zoológicos, a ocupação é de 25% da capacidade. A mesma limitação valerá para cinemas, teatros, circos, museus e igrejas.



Eventos sociais, congressos, palestras, seminários, feiras, exposições e o funcionamento de bares estão permitidos durante o dia, das 6h às 23h59, com limitação da capacidade em 25%.

Em academias, shoppings e centros comerciais, o limite de horário é das 6h às 23h59. Piscinas coletivas, clubes sociais e quadras esportivas devem atender no mesmo horário, mas não poderão abrir aos sábados e domingos.

Restaurantes, cafeterias, pizzarias, casas de chás e sucos, lanchonetes, confeitarias, padarias e afins só poderão receber novos clientes até às 23h, devendo encerrar as atividades à meia-noite. O uso de parques, praças, jardins, praias, faixa de areia e outros espações públicos está permitido somente sem aglomeração.


As prefeituras poderão adotar regras mais restritivas que o estado. Em Itajaí e Balneário Camboriú, as prefeituras não divulgaram novas restrições até o fechamento desta matéria.

As novas medidas foram discutidas com prefeitos, assembleia Legislativa e ministério Público na  última terça-feira, durante uma reunião virtual. Ontem, o estado voltou a contar mais de 30 mil casos ativos da doença, com 1281 novos infectados e mais 70 mortes registradas.

Itajaí quer comprar vacina da Pfizer

Em live pelo Facebook, o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB), anunciou ontem a intenção do município em fazer a compra direta da vacina do laboratório Pfizer. O interesse da prefeitura já foi formalizado junto à farmacêutica, a primeira a ter a vacina contra a covid-19 aprovada em definitivo no Brasil.

A negociação tem por base decisão do supremo Tribunal Federal (STF), que libera estados e municípios para adquirir a imunização diretamente das empresas, sem depender das remessas do governo federal.


Segundo o prefeito, o plano é comprar cerca de 500 mil doses do laboratório, para vacinar toda a população. Itajaí recebeu até agora 4090 doses de vacinas, repassadas pelo estado. Do total, 3799 já foram aplicadas, restando 291 doses. 

Para atender à necessidade de vacinação, o prefeito informou que há 34 pontos que estão prontos para serem ativados no município. Em relação ao agravamento da pandemia, Volnei adiantou que deve ser aberto um novo polo de atendimento no CIS, bem como novos centros de testagem pela cidade.

Volnei avaliou que a situação atual da covid seria reflexo do carnaval. “Estamos vivendo as consequências das aglomerações do carnaval”, afirmou. As novas medidas em Itajaí, com base do decreto estadual, prometem combater principalmente as aglomerações, segundo o prefeito.

Colapso nas UTIs avança para todas as regiões


A taxa de ocupação dos leitos de UTI exclusivos para covid-19 passou dos 93% em todas as regiões do estado ontem pela manhã, com as cidades do Meio Oeste e região Serrana atingindo 100%. Os percentuais são válidos para os leitos intensivos adultos, conforme o mapa de ocupação hospitalar da secretaria Estadual de Saúde, representando 27 leitos vagos.

Para a região de Itajaí, o painel mostrava ocupação de 93,94% das UTIs, o que representava só seis leitos disponíveis entre os 99 ativos na Amfri. Considerando o total de leitos gerais existentes na região, incluindo os destinados pra outras doenças, a taxa se mantinha no mesmo patamar: 93,33%. O índice ficou perto da média estadual, de 94%, mostrando que o colapso nas UTIs avança também à nossa região.

No início da noite de ontem, o centro de covid de Balneário Camboriú tinha dois leitos vagos na UTI, com 93% de ocupação. No hospital da Unimed, 16 dos 18 leitos de UTI estavam ocupados mas, com a enfermaria cheia, a previsão era de a UTI voltar à lotação máxima. Em Itajaí, a ocupação segue em alta e atingiu 95,7% na UTI do hospital Marieta Konder Bornhausen, restando apenas três leitos vagos dos 70 existentes.

Na terça-feira, o governo estadual anunciou a ampliação de 110 novos leitos de UTIs em oito cidades de três regiões de Santa Catarina. A Amfri não foi contemplada na distribuição, mesmo com a alta na ocupação. A prefeitura de Itajaí cobra a ampliação dos leitos de UTI no complexo Madre Teresa e mais leitos de enfermaria. 

Justiça sem atendimento presencial

A situação da pandemia no estado fez a Justiça de Santa Catarina voltar a suspender o atendimento presencial em todas as comarcas e no tribunal de Justiça. A medida foi publicada ontem.


A suspensão vale a partir desta quinta-feira e se estenderá até 12 de março, com possibilidade de ser prorrogada. Durante o período, os servidores manterão o expediente remoto, em regime de home office.

Conforme a Justiça estadual, a medida busca preservar a saúde de juízes, servidores, prestadores de serviços terceirizados, advogados e outros operadores do direito, considerando o crescente fluxo de pessoas nas dependências do judiciário

“Nossa decisão visa contribuir com a desaceleração do contágio e o distensionamento do sistema de saúde, chamando a atenção dos catarinenses no sentido de que é preciso obedecer as regras dos protocolos: isolamento, distanciamento, asseio, uso de álcool gel e máscaras”, disse o presidente do judiciário catarinense, desembargador Ricardo Roesler.




Comentários:

darcikei

25/02/2021 10:02

Não estou conseguindo acessar o jornal

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






3.141.0.61

Últimas notícias

“made in France”

Novo Peugeot elétrico é revelado na Europa

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Atlântico Shopping terá oficinas de recreação para crianças

BR 101

Dois caminhões de contêineres tombam em menos de uma hora

JOGOS

O bingo no cassino: um clássico reinventado

Fim de uma era

Marta confirma que vai se aposentar da seleção

Série B

Chapecoense visita o Guarani em busca da segunda vitória na Série B

Futebol

Barra abre venda de ingressos para estreia na Série D

Brasileiro

Avaí recebe o Santos na Ressacada

FOCA NO FINDE

Zé Neto e Cristiano, Nego Joe e Vintage Culture são atrações na região

CARUDO

Sobrinho de traficante do PCC deu carteiraço na PM: “sou filho do Marcola”



Colunistas

JotaCê

O preferido

Coluna Esplanada

Celebração de Sarney

Gente & Notícia

Clique em Milão

Ideal Mente

Time’s Up

Via Streaming

Segunda chamada

Direito na mão

Vantagens da aposentadoria para Pessoas com Deficiência (PCD)

Show de Bola

Começo promissor

Na Rede

Bloqueio no Morro dos Cavalos e radares na Serra foram as matérias preferidas nas redes sociais  

Mundo Corporativo

Comportamentos destrutivos dentro das organizações

Histórias que eu conto

Reminiscências de um passado escolar

Jackie Rosa

Vida em Canto Grande

Coluna do Ton

Parabéns Ale

Foto do Dia

Pintura ensolarada

Coluna Exitus na Política

Janelas fechadas

Coluna Fato&Comentário

Coleção bicentenário: a construção da Matriz

Coluna Existir e Resistir

Bloquinho do Sebastião Lucas resgatando e revivendo os saudosos carnavais

Empreender

Balneário Camboriú atrai cada vez mais clientes do eixo sudeste

Artigos

Aniversário da praça dos Correios



TV DIARINHO


A BR 101 em Itajaí registrou dois acidentes em menos de uma hora. Dois caminhões tombaram na noite de ...



Podcast

Dois caminhões tomam em menos de uma hora

Publicado 25/04/2024 19:18



Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Blogs

A bordo do esporte

Fórmula E e FIA revelam novo carro GEN3 EVO

Blog da Ale Francoise

Sintomas de Dengue hemorrágica

Blog da Jackie

Cafezinho na Brava

Blog do JC

David é o novo secretário de Educação de BC

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação