Matérias | Geral


PENHA

Vídeo que mostra velhinha “ameaçada” pra tomar vacina causa polêmica

Comandante Durão, personagem de humor, levava idosa “na marra” para se vacinar contra a covid em vídeo criado pela prefeitura de Penha

Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

Vídeo foi deletado das redes sociais da prefeitura (FOTO: divulgação)

A prefeitura de Penha apagou de suas redes sociais um vídeo idealizado para incentivar a campanha de vacinação contra a covid entre os idosos. No vídeo, de um minuto e meio de duração, aparece o personagem de Martinho Beny, o Comandante Durão, do humorístico “A Praça é Nossa”, levando uma idosa “na marra” para se vacinar contra o coronavírus.  As cenas causaram polêmica depois de postadas nas redes sociais.


Horas após a publicação, a prefeitura de Penha apagou o vídeo e publicou uma nota de esclarecimento sobre o caso. “A prefeitura municipal reitera que não teve a intenção de ferir ou denegrir a imagem da mulher ou da pessoa idosa. Reiteramos que nossos esforços e ações são voltados ao respeito e proteção dos nossos munícipes, desenvolvendo e mantendo projetos como o Rede Catarina e instalando a Sala Lilás na delegacia de Polícia Civil”, diz a nota oficial do município.

Continua depois da publicidade



Muri Rocha, líder do Movimento Penha para Elas, publicou uma nota de repúdio ao vídeo. “Quando vemos essa infeliz propaganda da prefeitura, que deveria ser leve e um convite à vacinação, é a revolta que toma conta. A revolta por ver o dinheiro público sendo desperdiçado e usado para retratar uma cena de uma idosa sendo agredida, empurrada e vacinada à força. E piorando a situação: por alguém uniformizado e remetendo às forças policiais e na presença de uma servidora pública [...]. Fere-se as mulheres. Fere-se as pessoas idosas. Fere-se os policiais. Fere-se os servidores públicos municipais. Fere-se vergonhosamente a imagem da cidade”, diz a nota de Muri.

A prefeitura de Penha justificou que o humorista Durão e os outros artistas que participaram da filmagem não cobraram nada para gravar o vídeo. O trabalho foi voluntário. “Publicamos diversos materiais sobre a vacinação e os artistas não cobraram cachê algum. A produção foi feita pela própria equipe da prefeitura, sem custos ao município”, explicou Nilsandro Junnior, chefe da comunicação da prefeitura Penha.

Desculpas à Penha

Após a polêmica com a cena de uma idosa vacinada à força, o comandante Durão gravou um vídeo pedindo desculpas aos moradores de Penha. “O Durão é antiquado... As cassetadas dele são simbólicas, mas para quem não gostou, aqui vai as nossas desculpas. Foi tirado do ar, não vai ser exibido. Se você achou que foi politicamente incorreto, você tem razão. Vamos gravar mais vídeos, e pedimos desculpas a todos. A ideia foi minha e do meu diretor. Por favor, entendam, o Durão é um personagem muito antigo, que dá as cassetadas dele, mas a partir de hoje quero que vocês entendam que a campanha vai continuar, e vamos vacinar. Todo mundo se vacinando. Agora sem cassetadas!”, disse o humorista.

Continua depois da publicidade



 

 

Nota Oficial de Penha

O vídeo publicado na tarde desta quarta-feira (5) nas redes sociais oficiais da Prefeitura Municipal de Penha, teve o objetivo de demostrar que apesar do temor e do medo da população em relação à vacinação contra Covid-19, o fato de permitir e garantir a sua vacina é de suma importância para reestabelecer a saúde da sociedade e frear a pandemia que se instalou em todo o mundo. 

Reafirmamos, que o objetivo da publicação foi voltado à manutenção e publicidade com caráter informativo, educativo e de orientação social, garantindo o acesso à vacinação disponível na rede de saúde.

 

A Prefeitura Municipal reitera que não teve a intenção de ferir ou denegrir a imagem da mulher ou da pessoa idosa. Reiteramos que nossos esforços e ações são voltados ao respeito e proteção dos nossos municípes, desenvolvendo e mantendo projetos como o Rede Catarina e instalando a Sala Lilás na Delegacia de Polícia Civil. 

É importante ressaltar que os artistas e humoristas presentes no vídeo, Martinho Beny, conhecido nacionalmente como Comandante Durão e Rith Grigório fazendo a Vovó mais famosa do Brasil, se prontificaram a gravar de forma gratuita, utilizando o humor que é a área de trabalho de ambos como forma de conexão com o público da internet,  sem nenhum custo para o município. 

Em pronta resposta as pessoas que se sentiram ofendidas, o Departamento de Comunicação decidiu excluir a publicação das redes sociais.

Seguindo os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, lembramos que é de suma importância a vacinação contra Covid-19 da população.

penhaduraovideovacinacao


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





3.236.117.38

TV DIARINHO


Confira os destaques desta quarta-feira



Podcast

Minuto DIARINHO 23/06/2021

Publicado 23/06/2021 21:20



Especiais

Mundo da pesca

Oceanógrafo criou raízes, mesmo que aquáticas

Urbanismo

Desafio da praia Brava é crescer mantendo as características de paraíso

Economia

Atividade pesqueira requer atenção especial

Bom momento

Construção civil ganha destaque na economia

Itajaí do rio e do mar

Empresas dos setores náutico e naval reforçam economia



Blogs

Blog Doutor Multas

Proteção veicular pode ser opção melhor que seguro: entenda os motivos

A bordo do esporte

Designer ilustra equipe olímpica de vela no estilo mangá

Blog do JC

Sonhando com o pai Atanásio

Blog Clique Diário

Pássaros

Blog da Jackie

Fondue

Blog da Ale Francoise

Que tal um kombucha que hoje!?

Blog do Ton

Habbitat

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Entrevistão

Vinicius Lummertz

"A grande aliança é para a retomada com saúde. São Paulo fará vacinas para o Brasil e América Latina ”

Élcio Kuhnen

“O maior ensinamento que a covid vai deixar: a ciência está muito à frente da sua opinião”

Heli Schlickmann

" Nas cidades arborizadas as pessoas são mais felizes”

Liba Fronza

"O Navegay traz uma multidão de pessoas, não gera receita financeira e causa uma demanda social muito grande”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯