Matérias | Geral


recomeçou

Aulas presenciais retornam com turmas alternadas na região

Parte das turmas ainda seguirá no modelo online. Primeiro dia foi marcado por poucos alunos e adaptação às medidas sanitárias

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Modelo escolhido foi o misto que alterna aulas on line com as na escola {Foto: João Batista}


O ano letivo iniciou ontem na rede estadual e nas escolas municipais da maioria das cidades da região, com a retomada de aulas presenciais após quase um ano. A maior parte dos alunos terá aulas num modelo misto, com turmas alternando atendimento presencial e remoto. O primeiro dia foi avaliado com tranquilo pelas escolas, com número de alunos abaixo do previsto nos primeiros grupos de alternância.

A rede estadual tem 46 escolas na região de Itajaí. De acordo a coordenadora regional, Cleonice Berejuk, 82% dos alunos matriculados optaram pelo esquema alternado semanalmente, enquanto 18% preferiram estudar no modelo 100% remoto. Ela fez avaliação com os gestores escolar sobre o retorno das atividades.

“Em algumas unidades escolares ainda há a necessidade de serem realizadas adaptações que o PlanCon-Edu [Plano de Contingência da Educação] prevê  e por conta destas adaptações as aulas iniciaram hoje de maneira remota”, informou. Nessas escolas, a previsão é que as aulas presenciais retornem a partir da semana que vem.



As escolas estavam se preparando desde o início do mês pra receber os alunos. Na escola estadual Francisco de Paula Seara, na Vila Operária, em Itajaí, os professores e funcionários trabalharam na organização das salas e na sinalização das dependências pra garantir o distanciamento entre os estudantes.

Uma equipe foi enviada pela secretaria pra fazer a roçada, capina e poda de árvores, resolvendo um problema que já foi alvo de reclamação da comunidade. Os horários de intervalo e saída foram organizados em escalas pra evitar aglomero. Na chegada, os alunos passam por medição da temperatura e higienização com álcool em gel.

A diretora Rita Diesel informa que 75% dos alunos terão aulas presenciais, com turmas organizadas em até 50% da capacidade das salas. No primeiro dia de aula, houve falta nos primeiros grupos a voltar. Rita destaca que o retorno será gradual e vai demandar uma adaptação de todos. “É uma situação que a gente tem que encarar, porque isso acaba afetando muito o psicológico”, avalia.


Os alunos do ensino Médio da Francisco de Paula Seara iniciaram o ano letivo na plataforma remota. O atendimento deve ficar assim por 45 dias. São cerca de 250 estudantes que aguardam o reparo emergencial num dos blocos do prédio que está interditado.

Nas salas de aulas, os professores receberam os alunos repassando os cuidados básicos. Conforme o professor de matemática Cristiano Romais, atendendo as medidas do protocolo é possível ter um ano letivo produtivo.

“Tem sido bom esse retorno pra sala de aula. A gente tem esse contato humano, que é o que faz a diferença”, comentou. Cristiano atendeu uma das turmas ontem com sete alunos, do grupo de 15. Ele acredita que a quebra da semana pelo carnaval atrapalhou e que mesmo com as turmas reduzidas é possível ter uma normalidade nas aulas.

Denúncia de casos de covid

Em Itajaí, as aulas presenciais começaram na semana passada e os casos de covid-19 já preocupam servidores. Uma funcionária da creche César Martinho Ferreira, no bairro Fazenda, denuncia que uma professora teve confirmação de covid-19 e foi afastada, mas outros servidores com sintomas suspeitos estariam trabalhando. Também haveria alunos com suspeita da doença.


Mesmo com a situação, a servidora relata que as atividades seguiram normalmente. Ela defende que as aulas não deveriam ter voltado na educação infantil, devido ao maior risco de contágio. “Os alunos grandes ainda conseguem usar máscara e álcool, mas nas creches os pequenos não têm isso e temos contato direto com as crianças”, observa.

A secretaria de Educação confirmou que só uma professora do Jardim I testou positivo pra covid na terça-feira e foi afastada por nove dias. Ainda na terça-feira a creche passou por desinfecção. Conforme a direção, não tem nenhum outro funcionário e nem aluno sob suspeita e os protocolos de segurança estão sendo cumpridos. Até a semana passada, o município tinha 35 servidores da Educação afastados.

15 alunos por sala

Em Balneário Camboriú, as aulas reiniciaram nas redes estaduais e municipais, dentro dos mesmos protocolos definidos pelo governo estadual. No colégio estadual João Goulart, com 1300 alunos, a diretora Silvana Franco explica que apenas 15% dos estudantes optaram por estudar via online.


As 48 turmas foram recebidas com grupos de no máximo 15 alunos por sala. Na entrada, os alunos passaram por medição de temperatura, limpeza com álcool e tapete sanitizador. A escola iniciou o ano com nove professores a menos e espera por novas contratações. A direção também pediu a contratação de dois orientadores de convivência, que vão ajudar no atendimento e monitoramento dos alunos na entrada, saída e intervalos.

No primeiro dia, Silvana conta que os alunos e pais foram orientados e puderam tirar dúvidas sobre as medidas de prevenção. A professora de Arte, Egneia Maria da Silva, contou que havia um sentido de ansiedade muito grande. Alguns alunos relataram que não conseguiram dormir à noite. Durante as aulas, Egneia observa que é preciso relembrar sobre os cuidados sanitários. “A partir de agora a gente vai se adaptando no dia a dia”, disse.

O estudante Franco Fernandez Priori, de 15 anos, terminou o ensino fundamental na rede municipal em 2020 e começou o primeiro ano do Ensino Médio ontem no João Goulart. “É meio estranha essa volta”, comentou, destacando que, além da adaptação às regras sanitárias, também não conhece a escola.  “Mas acho que vai ser fácil se adaptar e estudar de forma segura”, completa.

Na rede municipal, todas as escolas voltaram com aulas presenciais, menos o centro educacional Dona Lili. A escola passará por uma reforma em razão dos estragos provocados pelo ciclone bomba. Os trabalhos estão em andamento, sendo acompanhados por uma comissão com a participação dos pais. Enquanto isso, os alunos terão aulas de forma remota.




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






3.142.12.240

Últimas notícias

Balneário Camboriú 

Queimando tudo: plantação de maconha é flagrada em quarto de hotel incendiado

VIOLÊNCIA 

Mulher é empurrada e mordida por companheiro na praça Almirante Tamandaré 

ITAJAÍ

Homem tenta “espantar alienígenas” e atira pedras no fórum de Itajaí

ITAJAÍ

Codetran e a GM vão usar patinetes em rondas

Degola

Comando do PL de Itajaí é derrubado; Rubens é quem manda no partido agora

“made in France”

Novo Peugeot elétrico é revelado na Europa

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Atlântico Shopping terá oficinas de recreação para crianças

BR 101

Dois caminhões de contêineres tombam em menos de uma hora

JOGOS

O bingo no cassino: um clássico reinventado

Fim de uma era

Marta confirma que vai se aposentar da seleção



Colunistas

JotaCê

O preferido

Coluna Esplanada

Celebração de Sarney

Gente & Notícia

Clique em Milão

Ideal Mente

Time’s Up

Via Streaming

Segunda chamada

Direito na mão

Vantagens da aposentadoria para Pessoas com Deficiência (PCD)

Show de Bola

Começo promissor

Na Rede

Bloqueio no Morro dos Cavalos e radares na Serra foram as matérias preferidas nas redes sociais  

Mundo Corporativo

Comportamentos destrutivos dentro das organizações

Histórias que eu conto

Reminiscências de um passado escolar

Jackie Rosa

Vida em Canto Grande

Coluna do Ton

Parabéns Ale

Foto do Dia

Pintura ensolarada

Coluna Exitus na Política

Janelas fechadas

Coluna Fato&Comentário

Coleção bicentenário: a construção da Matriz

Coluna Existir e Resistir

Bloquinho do Sebastião Lucas resgatando e revivendo os saudosos carnavais

Empreender

Balneário Camboriú atrai cada vez mais clientes do eixo sudeste

Artigos

Aniversário da praça dos Correios



TV DIARINHO


A BR 101 em Itajaí registrou dois acidentes em menos de uma hora. Dois caminhões tombaram na noite de ...



Podcast

Dois caminhões tomam em menos de uma hora

Publicado 25/04/2024 19:18



Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Blogs

A bordo do esporte

Fórmula E e FIA revelam novo carro GEN3 EVO

Blog da Ale Francoise

Sintomas de Dengue hemorrágica

Blog da Jackie

Cafezinho na Brava

Blog do JC

David é o novo secretário de Educação de BC

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação