BEACH SOCCER
Brasil é campeão da Conmebol Liga Evolución em Itajaí
Com chuva, jogadores brasileiros comemoram conquista do título da zona norte do torneio
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]












O Brasil faturou o título de heptacampeão da zona norte da Conmebol Liga Evolución 2025 de beach soccer, em Itajaí, na tarde deste domingo. O troféu foi erguido sob chuva na Arena Beira Rio, por volta das 17h30. A Venezuela ficou em segundo lugar. Os brasileiros também conquistaram os prêmios de goleiros menos vazados, nas categorias sub-20 e adulto. Já Lucão dividiu o troféu de artilheiro com o venezuelano Vaamend — cada um marcou nove gols nos cinco dias de torneio.
Antes de levantar o caneco, o Brasil venceu a Colômbia por 6 a 3, na última partida da equipe na competição, no início da tarde. Mais cedo, às 10h, a seleção sub-20 já havia conquistado a primeira vitória do dia sobre a Colômbia, por 3 a 2.
Continua depois da publicidade
Com os dois resultados, o Brasil assumia momentaneamente a liderança do campeonato, mas ainda precisava aguardar o desfecho dos confrontos entre Venezuela e Peru, nas categorias sub-20 e adulto, para a confirmação do título.
A Venezuela era a única que podia tirar o troféu do Brasil, único campeão da zona norte do torneio até então, com seis conquistas. Para isso, os venezuelanos precisavam vencer as duas partidas e somar ao menos nove gols de saldo. Eles até venceram os dois jogos, mas faltaram dois gols para estragar a festa brasileira em Itajaí.
A torcida e os jogadores comemoraram aliviados, com gritos de é campeão nos vestiários e depois na entrega do troféu no pódio. “Uma oportunidade que Deus me deu de fazer o que eu mais gosto, independentemente do ambiente, território. Meu sonho era ser jogador de futebol de campo, mas o que Deus me proporcionou foi me apresentar aqui junto com os meus companheiros. Eu sei que nessa região, como Itajaí, Francisco do Sul, respiram o futebol de areia também. Espero ter outras oportunidades”, disse o capitão Catarino, que levantou o caneco.
O artilheiro Lucão era só alegria com a conquista e elogiou a torcida brasileira. “Itajaí é muito bom! Aqui é bom demais o clima, a torcida maravilhosa apoiando a gente, só agradecer à torcida e à Prefeitura de Itajaí”, afirmou.
Sobre o gol mais marcante, Lucão escolheu o último da vitória contra a Venezuela, em um jogo disputado na manhã de sábado, que só terminou na prorrogação e ele marcou dois em 30 segundos para dar a vitória de 7 a 6. O lance foi decisivo para o título brasileiro. “Com certeza contra a Venezuela, o último gol. Pude ajudar a equipe e a seleção brasileira a sair com a vitória e estar nessa final, com essa festa maravilhosa”, comemorou.
A partir de 29 de outubro, as equipes da etapa Zona Sul da Conmebol Liga Evolución 2025 entram em campo no Paraguai. De lá sairá o adversário do Brasil na fase final, entre as seleções do Paraguai, Argentina, Chile, Uruguai e Bolívia. “Todas as seleções entram contra a seleção brasileira como se fosse uma final. Na próxima semana começa o outro grupo e como favorito eu vejo o Paraguai, um dos nossos maiores rivais”, destacou Catarino.
Já Lucão está otimista e não escolhe adversário. “Esperar quem se classificar na fase sul. A gente não escolhe time, o que vier está bom, vamos atropelar. Pode ser o Paraguai”, finalizou.
Com o cruzamento das chaves norte e sul, o Brasil já venceu a competição três vezes de forma isolada — em 2017, 2018 e 2019 — e dividiu o título com o Paraguai em 2022. Em 2023 e 2024, a seleção foi vice-campeã, perdendo justamente na final para o Paraguai. A final da competição deve acontecer no ano que vem.
Continua depois da publicidade
Festa embaixo de chuva
A superintendente administrativa das Fundações, Anna Carolina Martins, participou do pódio ao lado do presidente da Federação Catarinense de Futebol, Rubens Angelotti. “Deu tudo certo, essa chuvinha no final para lavar a alma. Brasil jogou muito, casa cheia e não só de brasileiros. O itajaiense está com orgulho de Itajaí sediar este evento”, disse Anna.
Com a aprovação dos jogadores e da torcida de Itajaí, Anna já adiantou que tentará trazer outra etapa para a cidade. “O espaço foi aprovado. O pessoal está aqui, passa o navio apitando, tem a Marejada, tem o parquinho das crianças, ficou muito familiar e legal. Nós estamos tentando trazer outra etapa para fevereiro, na altura deste evento que recebemos”, afirmou, sem revelar qual será a próxima competição.
Continua depois da publicidade
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"