FORTES EMOÇÕES
Lucão resolve e Brasil vence a Venezuela de virada na prorrogação
Camisa 10 marcou dois gols em 30 segundos para garantir a vitória por 7 a 6
Anderson Davi [editores@diarinho.com.br]

Com uma grande atuação de Lucão, o Brasil venceu a Venezuela de virada na prorrogação por 7 a 6 e assumiu a liderança da Liga Evolución de futebol de areia, disputada em Itajaí. Além de marcar no tempo normal, o camisão 10 da amarelinha ainda fez dois gols em 30 segundos no tempo extra, quando o Brasil perdia por 6 a 5, fazendo a festa da torcida que lotou a arquibancada na arena da Beira Rio.
Com o resultado, o Brasil lidera a chave Norte do torneio da Conmebol pelo saldo de gols, com a mesma pontuação da Venezuela, já que classificação soma os resultados dos jogos das seleções principais e sub-20. Mais cedo, a seleção vinho tinto havia vencido o Brasil no sub-20 por 4 a 2.
Continua depois da publicidade
O domingo promete emoções até o último jogo. O Brasil enfrenta a Colômbia, com o sub-20 em quadra às 10h e o time principal às 12h. À tarde, a Venezuela encara o Peru, com o sub-20 jogando às 14h e o principal às 16h.
O jogo
O Brasil tomou um susto logo no início com o gol de Pérez, pegando rebote do goleiro para abrir o placar para a Venezuela. A seleção brasileira virou com dois gols de falta no primeiro período, marcados Benjamin Júnior e Lucão chutando rasteiro.
No segundo período, o Brasil ampliou vantagem em bela bicicleta de Lucão que encontrou Thanger embaixo do gol só pra completar pras redes. Logo no primeiro minuto do terceiro período, o Brasil fez 4 a 1. O goleiro Bobô chutou da sua área e Thanger desviou de cabeça no meio do caminho para enganar o goleiro adversário.
A vantagem que parecia confortável diminuiu rapidamente quando Vaamonte acertou o canto para descontar para os venezuelanos. Betancourt em bela jogada individual, deixando dois marcados no chão, diminuiu a vantagem brasileira para um gol.
A partida ficou tensa e o Brasil chegou ao quinto gol faltando um minuto e meio para o fim do jogo, com Túlio aproveitando chute de Neto, que desviou na defesa e sobrou em cima da linha, só pra complementar.
O gol não abateu a Venezuela, que voltou a encostar em uma bela bicicleta de Pérez faltando um minuto no cronômetro. Os últimos 60 segundos foram de pressão dos visitantes, até que faltando 5 segundos, em jogada individual, Vaamonte chutou forte para empatar.
A Venezuela aproveitou o bom momento para começar a prorrogação virando o jogo. Escobar pegou de primeira cobrança de escanteio para fazer 6 a 5. O Brasil empatou com Lucão, aproveitando sobra de bola para chutar no canto. Trinta segundos depois, o camisa 10 virou para a seleção brasileira batendo cruzado e levando à loucura a torcida na arquibancada.
Na comemoração, Lucão provocou os adversários e foi empurrado por Vaamonte, dando início a uma confusão entre os dois times. O árbitro aplicou o cartão vermelho para os dois jogadores, deixando cada seleção com um jogador a menos. Coube ao Brasil administrar o tempo de 1m15s restantes para ficar com a vitória.
Continua depois da publicidade
Anderson Davi
Anderson Davi; jornalista no DIARINHO, formado pela Univali, com atuação na editoria de Esportes.