Matérias | Polícia


Balneário Camboriú

Caso de violência da GM será investigado pela promotoria

Vítima atingida por tiros de bala de borracha denuncia racismo na abordagem em casa noturna de rap

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Wellington Nascimento da Silva, tatuador e sócio da casa noturna, ficou ferido ao ser atingido por tiros de bala de borracha (Foto: Ed Junior)


Além da polícia Civil, o ministério Público também vai investigar o caso de violência da guarda Municipal de Balneário Camboriú em abordagem na Casa do Rap, no bairro da Barra, na sexta-feira passada. Uma mulher foi agredida com um tapa no rosto por um guarda e um dos sócios do estabelecimento foi ferido no braço após ser atingido por disparos de balas de borracha – um deles à queima roupa. Clientes que estavam na saída do local ainda foram ameaçadas e empurradas pelos agentes.

Vídeos das agressões circularam pelas redes sociais e provocaram repercussão nacional. Uma das imagens mostra o sócio da casa e tatuador Wellington Nascimento da Silva sendo preso e levado pra delegacia. Ele ficou ferido no braço e nas costas por disparos de bala de borracha. O motivo da prisão teria sido “desacato, resistência e desobediência”, conforme responde um dos agentes ao ser questionado por outras pessoas no vídeo.

“O que ele fez de errado pra ir no camburão desse jeito como se fosse um bandido? Só porque o cara é preto vocês estão fazendo isso com o cara”, questiona um jovem no vídeo, que também é um dos sócios do estabelecimento. O rapaz também acabou recebendo voz de prisão no momento em que fazia a filmagem. “Você está acusando a guarnição de racismo e injuriando a guarnição. O senhor está preso também”, diz o guarda na filmagem.



Wellington assinou um termo circunstanciado por desacato na delegacia e foi liberado. Em vídeo gravado pra explicar o caso, o tatuador denunciou que ele e outros sócios foram vítimas de racismo. “Por conta de um sistema racista que faz a gente ter medo de sair de casa, sendo que eram pra proteger a gente, mas eles assustam”, comentou, criticando a truculência dos guardas.

Conforme o influenciador digital Ed Junior, que é militante do movimento negro em Balneário Camboriú, houve despreparo na abordagem. “O que aconteceu na Casa do Rap traz à luz um agente do estado que, além de visivelmente estar despreparado para agir em campo, mostra também um reflexo de uma sociedade racista e machista”, destacou.

Ed ainda comentou que os agentes se utilizam da "força, autoridade ou privilégio pra ir contra as minorias". “Infelizmente ver guardas e policiais com atos racistas não é surpresa no Brasil. Como já dizia [o rapper] Emicida: ‘existe pele alva e pele alvo’”, lamentou.


Prefeitura apura conduta da GM

A investigação do ministério Público vai correr pela 8ª promotoria de Justiça, que atua no controle externo da atividade policial, mas até a tarde de segunda-feira nenhum procedimento tinha sido aberto oficialmente.  A prefeitura também vai apurar em sindicância interna a ação da guarda Municipal. Como medida imediata, o prefeito Fabrício Oliveira (Podemos), informou que determinou o afastamento do agente envolvido na agressão.

O afastamento se refere ao guarda que bateu na mulher, com um tapa no rosto e no braço. De acordo com o secretário Municipal de Segurança, Antônio Gabriel Castanheira Júnior, o procedimento vai apurar todas as condutas no local. “Tivemos o afastamento de um GM até o momento. Ainda não existe nenhum indício que outros GMs tenham cometido desvio”, afirmou.

O prefeito Fabrício afirmou repudiar qualquer tipo de agressão e que o afastamento do agente é a medida imediata mais contundente até que todos os fatos sejam esclarecidos. As filmagens serão analisadas e depois também levadas ao ministério Público. “Acompanharei a situação de perto”, disse. Segundo Fabrício, o município vai avaliar que tipo de intervenção pode ser feita. “Mas esse tipo de conduta não reflete a essência da guarda Municipal. Temos o maior efetivo de Santa Catarina e a segurança de Balneário Camboriú é reconhecida nacionalmente”, ressaltou.

Casa noturna lembrou que abusos são recorrentes


Menor de idade foi agredido pela GM em janeiro

A abordagem da guarda Municipal na Casa do Rap ocorreu após denúncia de perturbação do sossego pela vizinhança. Em nota, o estabelecimento afirmou que o local estava dentro da legalidade e do horário de funcionamento, respeitando o decreto da pandemia que prevê encerramento das atividades de bares às 23h.

Foi após a casa ter apresentado os alvarás que começou a confusão, ameaças de prisão e agressões pelos agentes. “A guarda Municipal de Balneário Camboriú demonstrou abuso de autoridade (infelizmente recorrente) e despreparo com nosso estabelecimento, de forma truculenta fomos alvos de uma conduta agressiva e incoerente”, afirmou o estabelecimento.

Casos de truculência na abordagem dos guardas são relatados com frequência em Balneário. Uma das principais denúncias nesse ano foi a de cinco adolescentes de 16 anos agredidos pelos agentes quando o grupo saía de casa para a lanchonete do MCDonald’s, em janeiro. Eles foram considerados “em atitude suspeita” ao correr na rua pra pegar o estabelecimento ainda aberto. Houve disparos de tiros de borracha e um dos menores foi agredido no rosto.


A mãe de uma das vítimas é policial Civil em Itajaí e denunciou o caso da época na delegacia e na corregedoria da guarda. A secretaria de Segurança também abriu um procedimento administrativo pra apurar a conduta dos guardas, mas não informou como está o andamento do caso.

No final do ano passado, um grupo de menores também questionou a abordagem dos guardas na praça Almirante Tamandaré. Na época, os adolescentes tiveram as bicicletas apreendidas por “falta de nota fiscal” e diante da proibição de circulação de bikes na praça.

"Fiscalização discriminatória"

O episódio na Casa do Rap também levantou polêmica quanto a fiscalização dos estabelecimentos durante a pandemia. O influenciador digital Ed Junior comentou que as “festas de rico” não são incomodadas pela guarda. A denúncia também foi reforçada por frequentadores e apoiadores do local. “Nos eventos de cobertura da Atlântica, eles não chegam nem perto. Que ‘estranho’”, postou uma internauta.

Segundo a secretaria de Segurança, a guarda Municipal integra a operação Se Cuida BC, que fiscaliza todas as festas clandestinas e casos de aglomerações e descumprimentos de normas da pandemia. O balanço da operação durante o feriadão não tinha sido divulgado até o fechamento dessa matéria.

Em nota, a OAB de Balneário repudiou a violência na ação da guarda Municipal na Casa do Rap. A entidade prometeu acompanhar a investigação pra que os envolvidos sejam responsabilizados.


“As autoridades superiores do(s) servidor(es) envolvido(s) tem a responsabilidade de apurar rápida e severamente a conduta daquele(s) que tinha(m) o dever de proteger, mas abusou(aram) do poder que a lei lhes concedeu”, afirmou.

 




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






3.141.30.162

Últimas notícias

Chuvas no RS

Rio Grande do Sul soma 85 mortes e mais de 153 mil pessoas desalojadas

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Parque com praia artificial com ondas fica pronto até o verão em BC

BORA COMEMORAR!

Festa comemora a marca de R$ 30 bilhões em negócios da EQI

Insegurança 

Assaltos e saques em meio à tragédia no Rio Grande do Sul

BOMBANDO

Venda de veículos cresceu 18% em abril; Polo lidera

CAMPANHA HISTÓRICA

Rock in Rio lança clipe com mais de 50 artistas brasileiros 

Solidariedade

Itajaí e BC enviam nova remessa de mantimentos ao Rio Grande do Sul

Insegurança

Assaltante dá tiro para roubar arma de vigilante em creche municipal de Itajaí

Itajaí

Passageiros de Uber de Itajaí são os mais esquecidos do Brasil

Futebol

Avaí anuncia o técnico Gilmar Dal Pozzo



Colunistas

JotaCê

Maré de azar dos Seif

Direito na mão

Aposentadoria por idade: tudo que você precisa saber!

Show de Bola

Tempo de planejar

Coluna Esplanada

E agora, PL?

Coluna Exitus na Política

A vida além do rosto

Mundo Corporativo

Um por todos e todos por um. Será?

Na Rede

Loja da Havan inundada, pit bulls soltos e médico criminoso: veja o que foi destaque nas redes DIARINHO

Histórias que eu conto

A praça do Padre Diretor

Jackie Rosa

Vovô Delfinzinho

Coluna Fato&Comentário

Anuário de Itajaí - 100 anos da 1ª edição

Via Streaming

Inimigo íntimo

Foto do Dia

Feriado ensolarado

Gente & Notícia

Chico da FG é o aniversariante do mês

Coluna do Ton

DJ Scheila confirmada na festa do Pinhão

Ideal Mente

Time’s Up

Coluna Existir e Resistir

Bloquinho do Sebastião Lucas resgatando e revivendo os saudosos carnavais

Empreender

Balneário Camboriú atrai cada vez mais clientes do eixo sudeste

Artigos

Aniversário da praça dos Correios



TV DIARINHO




Podcast

Assaltante invade creche de Itajaí

Publicado 06/05/2024 18:09



Especiais

Na Estrada

Serra catarinense com pousada de luxo e os melhores vinhos de altitude de SC

ENTREVISTA

Elon Musk está engajado com extrema direita, diz advogada e ativista de direitos digitais

IMUNIZAÇÃO

SC aguarda mais remessas da vacina para atender todas as regiões

DENGUE

Para entender os mitos e verdades sobre a doença

DENGUE

“Foi uma das piores doenças da minha vida”: relatos de como a dengue é devastadora



Blogs

A bordo do esporte

Trackmania: Fórmula E e Ubisoft lançam novo circuito de Berlim para o game

Blog do JC

PL é governo!

Blog da Jackie

Armandinho na Câmara, Dia das Mães, Café Verde e Azul, Bazar da Colcci...

Blog da Ale Francoise

Sintomas de Dengue hemorrágica

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

João Paulo

"Essa turma que diz defender a família ajudou a destruir a boa convivência em muitas famílias. Na defesa de um modelo único, excludente"

Entrevistão Peeter Grando

“Balneário Camboriú não precisa de ruptura, mas de uma continuidade”

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação