FORNO TÁ ON
Itajaí e região têm sensação térmica de 46°C
Previsão é de temporal no fim da tarde; onda de calor é provocada por bloqueio térmico
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Sabe aquela sensação de que abriram a porta de um forno gigante? É assim que moradores de Itajaí e região têm se sentido desde o início da semana. Neste sábado, a sensação térmica chegou aos 46°C, segundo o Laboratório de Climatologia da Univali.
O climatologista Sergey Alex de Araújo informou que os termômetros na estação da Itaipava, em Itajaí, marcaram 34,4°C, mas a sensação térmica bateu os 46,7°C. Em Balneário Camboriú, os termômetros chegaram a 36,8°C; em Camboriú, 35,1°C; e em Brusque, 37,2°C. O calor intenso deve continuar neste domingo, com forte chance de temporal com trovoadas à noite.
Continua depois da publicidade
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Santa Catarina e outros seis estados enfrentam desde quarta-feira o nível três de calor, numa escala que vai até cinco. Esse estágio é caracterizado por temperaturas entre 36°C e 40°C, com tendência de se manter ou aumentar por pelo menos três dias consecutivos.
O fenômeno é provocado por um bloqueio atmosférico que impede a entrada de frentes frias e está elevando as temperaturas em partes de Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná.
A meteorologista Lady Custódio, do Inmet, explica o que é uma onda de calor: “São temperaturas mais elevadas durante cinco dias, com pelo menos cinco graus acima da média para o período. É uma condição determinada pela Organização Meteorológica Mundial”, explica.
O calor extremo pode causar tontura, fraqueza, desmaios e queimaduras solares, principalmente em pessoas expostas diretamente ao sol. Especialistas recomendam o uso de protetor solar, proteção para crianças com chapéu de abas e busca imediata por atendimento médico em caso de sinais de estresse térmico.
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"
