Matérias | Polícia


DESINFORMAÇÃO

PF vai investigar “indústria” de fake news sobre as chuvas no RS

Multa a caminhão com donativos foi caso isolado, segundo ANTT; após repercussão agência afrouxou fiscalização

João Batista [editores@diarinho.com.br]

Uma equipe está destacada pra combater as fake news (foto: divulgação)


O governo federal decidiu acionar a Polícia Federal (PF) e a Advocacia-Geral da União (AGU) para investigar, identificar e responsabilizar pessoas que espalham fake news sobre a operação de salvamento e atendimento à população do Rio Grande do Sul atingida pelas chuvas. O pedido foi feito pelo ministro da secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

“Tem gente trabalhando 24 horas por dia, quatro dias sem dormir. As pessoas colocando a vida em risco para salvar outras  pessoas. Enquanto isso, há uma indústria de fake news alimentada por parlamentares, por influencers, por pessoas que se dedicam a atrapalhar o esforço que está sendo feito para salvar vidas”, criticou Pimenta.



O pedido de investigação foi um desdobramento da reunião de terça-feira da sala de situação montada pelo governo federal, juntando ministros, secretários e autoridades federais para as ações de socorro à população gaúcha.

O comandante militar do Sul, general Hertz Pires do Nascimento, relatou o impacto das notícias falsas nas operações de salvamento.


Foram apontadas mentiras sobre retenção de donativos, bloqueio de veículos, transporte de oxigênio, multas contra voluntários e situações de mortes em hospitais. Diante do relato, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, determinou que a AGU e o ministério da Justiça, que integram a força-tarefa, adotem as medidas para impedir que a disseminação de informação falsa comprometa o trabalho de salvar vidas.

“Estamos falando de vidas humanas, de uma sociedade exposta a uma calamidade dramática. Não permitiremos que um absurdo como esse comprometa toda a organização e a comunicação”, comentou o ministro.


O ministro da AGU, Jorge Messias, adiantou que, desde o fim de semana, uma equipe está destacada pra combater as fake news e ainda na terça-feira as plataformas digitais seriam notificadas.

Ele informou que serão apresentadas ações judiciais com um pedido de retirada de conteúdo, direito de resposta e indenização por dano moral e coletivo. Em paralelo, o ministério da Justiça também entrará com ações criminais contra quem está promovendo as fake news.

Multa a caminhão com donativos foi “caso isolado”

Chegou a ser divulgado como fake news a retenção de um caminhão que levava doações para os atingidos pelas chuvas no Rio Grande do Sul. O veículo foi abordado pela ANTT na balança de pesagem na BR 101, em Araranguá. Mais denúncias de caminhões parados em fiscalizações surgiram.

Num primeiro momento, a agência rebateu as acusações e disse que não brecou a passagem de nenhum veículo de carga e que os vídeos que circulavam na internet não condiziam com os fatos.


No caso de Araranguá, o que mais repercutiu, o caminhão chegou a ser multado por excesso de peso.

A multa ao caminhão foi denunciada pelo governador Jorginho Mello (PL) nas redes sociais nesta quarta-feira. Ele cobrou da ANTT a liberação das cargas.

O diretor-geral da agência, Rafael Vitale, reconheceu que a abordagem em Araranguá de fato aconteceu, mas disse que se tratava de um caso isolado e que os operadores de balança e fiscais seriam orientados.

Liberou geral

A ANTT informou que os veículos com donativos não estão sendo retidos e anunciou afrouxamento das fiscalizações. Segundo a agência, veículos oficiais em operação não vão pagar pedágio. Já os caminhões com doações serão dispensados de fiscalização.


A agência também pediu que as concessionárias adotem medidas pra facilitar a passagem dos donativos.

Outra medida da agência é afrouxar a fiscalização de ônibus interestadual e internacional de passageiros com destino ou origem no RS.

 

SC transporta medula óssea ao Rio Grande do Sul

Aeronave Arcanjo fez o transporte até Canoas (foto: Secom SC)
Aeronave Arcanjo fez o transporte até Canoas (foto: Secom SC)

 

As inundações que atingiram o Rio Grande do Sul na última semana deixaram o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, inoperante. Com isso, Santa Catarina auxiliou no transporte de medula óssea para um transplante ser realizado num hospital gaúcho.

A doação veio do Canadá em voo comercial e foi acompanhada por um médico brasileiro. O material  chegou ao aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, por volta das 13h40 desta terça-feira e foi encaminhado à Base Aérea de Canoas com a aeronave da Secretaria de Estado da Saúde, o Arcanjo 04. A doação chegou em solo gaúcho às 17h15.

O governador Jorginho Mello (PL) acompanhou o decolar da medula para o estado gaúcho. “É um transporte delicado e por isso estamos dando todo o suporte e atenção que essa transferência necessita”, pontuou. O governador ainda destacou que Santa Catarina não está medindo esforços para ajudar o estado vizinho.

Segundo o coordenador estadual da SC Transplantes, Joel Andrade, o doador compatível com o paciente gaúcho foi encontrado a partir de uma busca internacional, após nenhum doador compatível ter sido encontrado no Brasil. Joel ainda contou que o transplante feito nesta terça-feira foi do tipo alogênico, ou seja, quando as células-tronco são coletadas do doador.

Além da doação, outros envios relacionados à saúde foram feitos ao Rio Grande do Sul nesta terça-feira. Segundo a secretaria estadual de Saúde, mais 49 bolsas de plaquetas do centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina foram mandadas aos gaúchos. O transporte foi feito por rodovias da unidade regional de Chapecó até o Hemocentro Regional de Passo Fundo.

 

Balanço da tragédia

No boletim divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul por volta do meio-dia desta quarta-feira, o número de mortes devido às chuvas era de 100 pessoas.

O estado ainda tem 128 desaparecidos e 372 feridos. O total de cidades impactadas chegou a 417, com 66,7 mil pessoas em abrigos, 163 mil desalojados e 1,4 milhão de pessoas afetadas de alguma forma pelas cheias. A estimativa das Forças Armadas é de mais de 52 mil resgates feitos até esta quarta. O efetivo mobilizado conta com 9100 integrantes do Exército, 1300 da Marinha e 1390 da Aeronáutica.

Os militares atuam diretamente nos municípios mais afetados, entre Encantado, Bento Gonçalves, Eldorado do Sul, Roca Sales, Estrela, São Leopoldo, Pelotas, Canoas, Guaíba, Muçum e Porto Alegre.

Os atendimentos em saúde serão reforçados com a instalação de três novos hospitais de campanha, além de três já montados.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) atua na liberação de 58 pontos de bloqueios em 75 rodovias. As principais frentes são nas BRs 116 e 290.

A situação das cheias ainda é crítica no RS. O nível do rio Guaíba chegou a diminuir, mas continua acima da cota de inundação.




Comentários:

João P. Paulo

08/05/2024 16:17

Não foram não foram barrados, apenas seis caminhões foram parados e atuados por estarem acima do peso exigido.

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






3.22.68.49

Últimas notícias

ITAJAÍ

Semasa pede economia de água por dificuldades de captação M

Santa Catarina

Empresários promovem evento  sobre governança em Floripa

Série D

Barra perde para o Concórdia fora de casa

Receita controlada

Zolpidem vai virar tarja preta no Brasil

LABORATÓRIO

Ford disputará o Rali Dakar 2025

CHUVAS

Itajaí tem alagamentos em ruas do bairro Cordeiros

Chuvas

SC tem 20 cidades  atingidas pelas chuvas  desabrigados

Vôlei

Brasil se despede do Rio de Janeiro invicto na Liga das Nações

TREVO DE BRUSQUE

Edital das alças de acesso à Antônio Heil tem orçamento de R$ 54,5 milhões

Futebol

Com virada no fim, Avaí bate o Sport e entra no G4



Colunistas

JotaCê

Montibeller indeciso

Coluna Exitus na Política

Um passeio nas cavernas

Via Streaming

Amor do passado

Na Rede

Morte de produtor, garotinho com orgulho do pai na enchente e mais: confira os destaques do DIARINHO

Artigos

O combate ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes é um compromisso coletivo

Jackie Rosa

Niver da Chris

Mundo Corporativo

A importância do equilíbrio da autoestima no mundo organizacional

Coluna Esplanada

Palácio x Lira

Gente & Notícia

Níver da Margot

Ideal Mente

Luto coletivo: navegando juntos nas ondas da perda

Show de Bola

Vitória da base

Direito na mão

Mulher entre 54 a 61 anos: como antecipar a aposentadoria?

Coluna do Ton

Chegando de Mendoza

Histórias que eu conto

Armação da infância II

Foto do Dia

“O mar, quando quebra na praia”

Coluna Existir e Resistir

Designação geral sobre o fim do mundo

Coluna Fato&Comentário

Anuário de Itajaí - 100 anos da 1ª edição

Empreender

Balneário Camboriú atrai cada vez mais clientes do eixo sudeste



TV DIARINHO


Uma mulher foi arrastada pela correnteza do rio Itajaí-Açu em Rio do Sul. Ela se agarrou em um pedaço ...





Especiais

NA ESTRADA

BC oferece rolês gastronômicos, culturais, de compras e lazer

RIO GRANDE DO SUL

São Leopoldo: a cidade gaúcha onde quase todos perderam o lar

RIO GRANDE DO SUL

Governo Eduardo Leite não colocou em prática estudos contra desastres pagos pelo estado

Retratos da destruição

“Não temos mais lágrimas pra chorar”: A cidade gaúcha destruída pela 3ª vez por enchentes

MEIO AMBIENTE

Maioria de deputados gaúchos apoia projetos que podem agravar crise climática



Blogs

A bordo do esporte

Atletas classificados para o Pan-Americano de VA'A

Blog da Jackie

Tá na mão!!!

Blog do JC

Visita na choupana do Chiodini e Rebelinho

Blog da Ale Francoise

A pílula da felicidade

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Vilfredo e Heloísa Schurmann

"Nós reciclamos só 6% no Brasil. Na Europa já é 50%. A própria China já está com 35% de reciclagem” (Vilfredo)

João Paulo

"Essa turma que diz defender a família ajudou a destruir a boa convivência em muitas famílias. Na defesa de um modelo único, excludente"

Entrevistão Peeter Grando

“Balneário Camboriú não precisa de ruptura, mas de uma continuidade”

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação