Blogs | Blog do JC


Blog do JC

Por JC - redacao@diarinho.com.br

O zum-zum-zum da política e o ti-ti-ti dos políticos


Avaliação das excelências excelentíssimas da piramidal


Publicado 11/01/2022 14:48

A avaliação completa e individual de nossos amados heróis legislativos da piramidal casa do povo pexêra. Pro curioso de plantão bater o bago dos zóios e achar o seu malvado, ops, vereador favorito. Só não vale ficar chateado!

 

Klawa
O revoga-tudo sem máscara Adriano Klawa (PSL, ainda), membro da bancada de oposição e ao lado do devoto Beto Cunha (PSDB) prócere da representação conservadora na piramidal pexera, começou o ano com todo gás, querendo revogar leis inócuas. Depois que o espaço deu um toque, Klawa deve ter se ligado que fazer lei para revogar lei é algo sem sentido e começou a se dedicar a vereança de verdade.

Klawa 2
O vereador, que tá se assanhando pra ser candidato a Deputado Federal pelo PTB, acreditando em papai noel e no apoio que bolsonaristas lhe darão para a empreitada, tem bom trânsito entre os colegas e entrou de cabeça na questão do ITBI, promovendo audiência pública sobre o assunto e junto com a OAB tem proposto alterações na cobrança do imposto.

Klawa 3
Derrapando em algumas pautas, o revoga-tudo propôs a proibição de exigência de carteira de vacinação pro povão frequentar os locais públicos e privados. Essa intromissão de alguns vereadores em assuntos de saúde pública, na defesa de dogmas religiosos, acaba deixando a população e o combate a pandemia em segundo plano. Podia ter acabado o ano sem essa.

Aline Aranha
Minha nova musa, a acelerada Aline Aranha (DEM), entrou na piramidal meio sem saber o que de fato os vereadores fazem. Cheia de boas intenções, até com os seus próximos, Aline chegou a cogitar nomear sua cara-metade como chefe de gabinete, mas recuou antes que a repercussão do assunto tomasse proporções irreversíveis.

Aline Aranha 2
Emotiva, a acelerada tem sido intensa em seu trabalho e defendido com unhas e dentes a causa animal entre os vereadores. 2021 foi um ano de ambientação para Aline, que vem do meio empresarial. Se planejar bem as ações para 2022 e controlar o lado emocional, a vereadora pode render muito mais na defesa de suas bandeiras.

Anna Carolina
Minha ex-musa, a BBB Anna Carolina (PSDB) encerra o ano muito menor do que começou. Sem aprovar nada de relevância e com um apelido que pegou em todos os meios políticos, a Dom Quichata berrou bastante, andou em círculos algumas vezes, mas a sua relação pessoal com colegas vereadores e servidores da casa azedou de vez durante o ano.

Anna Carolina 2
Foram muitos xingamentos, humilhação em testemunhas da CPI das Máscaras (que não provou nada até agora, além de ilações), processos na Comissão de Ética e atitudes de individualismo extremo que levaram a galega a cair no conceito de políticos e do povão. Muita gente dizia que Anna voltaria a câmara mais madura, por cima, mas 2021 deve ter sido um ano de inferno astral pra ela.

Anna Carolina 3
Isso sem contar que a Dom Quichata se mostrou uma baita pé-frio. Ela e seu pai perderam as eleições da OAB e da estiva. No fim, divergindo da postura do João sem Kombi, Anna Carolina absteve-se em algumas votações e foi embora de outras, demonstrando seu egoísmo com colegas de oposição.

Bruno da Saúde
Vereador novato, o boa gente do Bruno da Saúde (MDB) entrou na piramidal com tudo e de cara aprovou um projeto que estipula em 30 dias o prazo máximo para exames na rede pública de saúde. Há quem garante que o prazo ainda não é cumprido, tem gente que afirma esperar muito mais que um mês por esses exames, mas, segundo a raça de linguarudos, a coisa parece que tá melhorando.

Bruno da Saúde 2
Ambientado com os trabalhos da piramidal e pronto para novos assuntos, Bruno viu-se refém da CPI das Máscaras, tendo que assumir a condição de presidente da Comissão. Perdeu tempo e foi humilhado ao extremo pela Dom Quichata Anna Carolina (PSDB) e seu Sancho Pança Osmar Teixeira (SD). Bruno foi muito mais atrapalhado pela CPI do que o próprio governo.

Bruno da Saúde 3
Querido pela maioria dos colegas e capacitado na área que atua, resta ao vereador se desvencilhar o quanto antes da CPI das máscaras para descolar sua imagem da pauta negativa e continuar seu trabalho pelas bandeiras que foi eleito. Bruno tem capacidade e trânsito para ir muito mais além.

Célia Filha do Elói
Célia Filha do Elói (MDB) suplente em exercício não apresentou nada de novo em sua passagem pela piramidal. Titular no mandato passado, a vereadora representa o típico edil governista de antigamente. Seu pai Elói Camilo da Costa, seu companheiro de MDB Calinho Mecânico e tantos outros devem se orgulhar dela no papel de cara-crachá do governo do barbudinho Volnei Morastoni (MDB).

Célia Filha do Elói 2
Pode falar o que for, mas acusar a Célia de infiel não. A vereadora foi uma das poucas que recusou o acordo com a oposição na votação da LOA, mantendo-se fiel ao que foi combinado pela base governista de tratorar as emendas da oposição até o final. É uma virtude louvável para os políticos e Célia não deve causar nenhum tipo de embaraço ao governo enquanto estiver sentada com a buzanfa na cadeira estofada.

Chris Stuart
A bela do Selmo e poderosa Chris Stuart (PSC) acumulou a relatoria das principais comissões da casa do povo e soube se aproveitar do poder que conseguiu, segundo os fofoqueiros de plantão. Esses linguarudos garantem que depois de superado o trauma da eleição da mesa diretora, Chris tem portas abertas no gabinete do barbudinho Volnei Morastoni (MDB).

Chris Stuart 2
Diferente do que a dupla Dom Quichata e Sancho Pança quiseram fazer parecer nas votações das leis orçamentárias de que os vereadores não se importavam com suas bandeiras, Chris aprovou projetos ligados a sua área de atuação. Servidora de carreira da Assistência Social, a bela do Selmo protagonizou na piramidal a defesa da população mais carente, idosos, mulheres e crianças.

Fábio Negão
Eleito surpreendentemente pelo PL, que tinha tudo para reeleger a visceral Dulce Amaral (PL), o vereador Fábio Negão (PL) se mostrou homem de palavra, ao votar fielmente com o barbudinho Volnei Morastoni (MDB) na Câmara e homem de poucas palavras ao usar o microfone. Mesmo assim, Fábio é autor de um dos projetos que deve alterar a relação Câmara/Governo.

Fábio Negão 2
A Emenda à Lei Orgânica Municipal proposta por Fábio Negão deve dar aos vereadores uma bolada para indicação de emendas impositivas ao orçamento municipal, empoderando os vereadores que poderão destinar mais de 20 milhões por ano do orçamento para assuntos de seus interesses. Cada edil terá direito a mais de um milhão de reais em emendas impositivas.

Fábio Negão 3
Outro que não deixou as bandeiras de lado, Fábio Negão também fez a defesa de seu projeto de hortas comunitárias, instituindo o programa em lei municipal, além de beliscar emendas com Deputados Estaduais para a manutenção dos espaços.

Hilda
A cultural Hilda Deola (PDT) é outra que a exemplo da minha musa acelerada Aline Aranha (DEM) demorou um pouco a se adaptar ao ambiente da Câmara de Vereadores. Previsto por Pai Atanásio esse hiato entre Hilda e o Legislativo, a cultural não cedeu às pressões pela volta de seu suplente Douglas Cristino e fincou o a buzanfa na cadeira estofada de vereadora.

Hilda 2
Eleita pela votação em massa do povo da cultura, Hilda avançou na piramidal em algumas frentes de trabalho da área, como a lei que possibilita editais para novos livros, mas acabou se frustrando em outras frentes. O cancelamento do evento Roda Bicha, pela pressão dos conservadores na piramidal e no gabinete do prefeito, deixou a cultural frustrada.

Hilda 3
Se Hilda entender que não dá pra ganhar sempre e conseguir virar a página do episódio, agora mais ambientada com o ritmo de trabalho da casa do povo pexera, a vereadora pode alçar suas bandeiras a patamares maiores, fazendo jus aos votos que recebeu dos artistas da cidade.

Marcelo
O presidente da piramidal pexera, eleito em uma acirrada disputa e com os votos da oposição, começou o ano instável e muito contestado no comando da Câmara, tendo que explicar para seus colegas governistas o acerto com a oposição e a abertura de espaços para oposicionistas na administração da casa do povo.

Marcelo 2
Habilidoso e paciente, Marcelo Werner (PSC) foi se acomodando na presidência e conquistando a simpatia de vereadores que não votaram nele para o cargo. O ex-comunista almeja com a visibilidade que a câmara tem dado, uma candidatura a Deputado Federal. Reza a lenda que dentro da casa do povo deve ter apoios importantes para a empreitada, alguns é claro de olho na presidência dos próximos dois anos.

Maurílio
Quase vice-prefeito em 2016 e retornando a casa do povo com uma votação bem inferior ao que era de costume, o progressista Maurílio Moraes não trouxe nada de novo para a piramidal pexera em seu quinto mandato de vereador. Tem linguarudo que diz que a única coisa que o Maurílio fez foi tirar o Tonho da Grade (PP) da Câmara.
 
Maurílio 2
Sem apresentar nada de novo, Maurílio pouco fala durante os debates da piramidal pexera e tem votado com a oposição. Se o governo tem a Célia, a oposição tem o Maurílio, comentam os fofoqueiros. No apagar das luzes, o vereador conseguiu aprovar uma emenda no orçamento de 50 mil reales, só não se tocou que nesse acordo acabou dando uma emenda de meio milhão de reales para Dom Quichata tirar do transporte público e colocar nas pinturas em tela.

Mamão
Secretário da mesa diretora, o dublê de vereador Odivan Linhares, o Mamão (PSB) ainda não mostrou a que veio. Fiel da balança e membro do grupo que determinou a vitória do vereador Marcelo Werner (PSC) ao comando da Câmara, o vereador pouco fala ou discute além das leituras obrigatórias dos expedientes legislativos.

Mamão 2
Por vezes, Mamão tem feito o papel de base rebelde, atacando a ex-vereadora Renata Narcizo (SD) a frente da causa animal e o Secretário de Desenvolvimento Urbano Rodrigo Lamim, durante sua sabatina. Em outras vezes, Mamão articula a base governista em votações. Durante a votação da lei orçamentária foi um dos poucos que manteve-se fiel até o fim no acordo de tratorar as emendas da oposição.

Osmar Teixeira
O Sancho Pança Osmar Teixeira (SD), governista no início do mandato e um dos líderes da oposição agora, acabou se queimando bastante durante o ano, com as posições antes e depois da exoneração de seus cargos na Prefeitura. Osmar ficou marcado por dizer que o governo veria o que é oposição, após exonerar seus cargos. Ou seja, antes ele fechava os olhos pra tudo?

Osmar Teixeira 2
Ao sair da base governista, Osmar correu pra saia da Dom Quichata, minha ex-musa Anna Carolina (PSDB), fazendo tudo em conjunto com a galega. Há fontes que garantem que Osmar já entendeu que tá sendo usado na maior cara de pau pela BBB e teria cobrado de sua equipe pautas que lhe dessem luz própria e distanciamento da sua atual chefa.

Osmar Teixeira 3
Outro fator que pode determinar a atuação de Osmar em 2022 é a relação de dependência história do Zé Calo Francelino com os governos da vez. Pra pagar o 13º Salário do pessoal da rádio teria sido uma dificuldade tremenda e muitos garantem que se a fonte continuar assim seca, o patrão de Osmar na rádio não aguenta muito tempo na oposição. A saber!

Otto da Farmácia
O republicano Otto da Farmácia, depois de quase enfartar com a folgação da sua musa Anna Carolina (PSDB) no começo do ano (gostar de longe é uma coisa, gostar convivendo é outra né), emplacou lei que exige audiência pública antes do aumento de impostos. A proposição deve impedir aumentos a toque de caixa e sem uma ampla discussão.

Otto da Farmácia 2
Outra bacana atitude de Otto foi o rodízio para dois suplentes de seu partido durante o ano. O rodízio partidário, que era uma raridade em legislaturas passadas, anda cada vez mais comum, mas fazer dois meses de rodízio e no primeiro ano do mandato, é algo realmente inédito e que deve demorar a ser repetido.

Paulinho Amândio
O ex-todo poderoso da piramidal pexera chega a seu último mandato fiel ao governo mas meio sacudo dos trabalhos legislativos. Paulinho demorou quase meio ano para voltar às sessões presenciais da casa do povo, preferindo começar o ano de modo online nas sessões. Teve fofoqueiro dizendo que a transmissão era direto da casa de praia do vereador.

Paulinho Amândio 2
Paulinho tem dito que não será mais candidato a nada e deve encerrar seu mandato de vereador como o último da carreira política. Não são poucas as fontes que garantem que Paulinho sonha dia e noite em encerrar os trabalhos como presidente do legislativo e deve tentar pavimentar seu nome para a presidência da piramidal nos últimos dois anos da legislatura.

Beto Cunha
Ao devoto Beto Cunha (PSDB) cabe bem aquele velho ditado que diz “uma de Pelé e outra de Mané”. Depois de ter sido por três anos e meio suplente em exercício, o vereador da bancada conservadora conseguiu um mandato de titular e tem horas que se destaca e outras derrapa. Tá aprendendo ainda, o devoto!

Beto Cunha 2
Beto conseguiu aprovar mudanças na cobrança do ITBI, vetadas pelo prefeito, porém os vetos foram derrubados, graças ao bom trânsito do vereador com os colegas. Outro ponto de destaque é o protagonismo da Câmara nos debates sobre a Desestatização do Porto, com o devoto na presidência da Comissão que discute o assunto, conseguindo trazer os técnicos de Brasília para discutir o Porto aqui em Itajaí.

Beto Cunha 3
Mas, às vezes vidrado nas bandeiras conservadoras, Beto dá suas derrapadas. Junto com Klawa, propôs a não obrigatoriedade do passaporte vacinal para frequentar locais públicos e privados. O devoto também pediu que as vítimas de estupro grávidas fossem orientadas pelos religiosos. Se sossegar a periquita nos assuntos da fé, Beto pode ir mais longe.

Rubens Angioletti
O vice-presidente da piramidal pexera e vereador mais votado de todos os tempos Rubens Angioletti (Podemos) seguiu firme na oposição ao barbudinho Volnei Morastoni (MDB) durante 2021. O galego andou se estranhando com radialista da city e tem prometido ir a fundo na investigação das diárias para abobrões viajarem pro exterior.

Rubens Angioletti 2
Rubens, que é bom no hábito de reportar situações da city em suas redes sociais, precisa construir legado de propostas e transformação através do seu mandato para se credenciar a alçar voos maiores. Não adianta só ficar fazendo vídeo dizendo isso tá errado, aqui precisa ser arrumado. O povão espera mais que isso pra tirar da Câmara e elevar alguém a patamares maiores.

Vanderley Dalmolin
O ano do vereador das capivaras Vanderley Dalmolin (MDB) foi marcado pela acusação de tentativa de homicídio a uma inquilina que estaria com os aluguéis em atraso. O edil teria sido convidado a sair da Câmara e ir direto para Delegacia prestar depoimento sobre o bafão. Com um passado meio mal explicado, o nome do vereador voltou as páginas policiais durante o ano.

Vanderley Dalmolin 2
Tirando o episódio que ainda passa por investigação, Dalmolin fez parte da tropa de choque mais fiel ao governo do barbudinho Volnei Morastoni (MDB), recusando acordos com a oposição e votando tudo conforme a cartilha governista. Junto da Célia Filha do Elói (MDB), Paulinho Amândio (PDT) e Mamão (PSB) foi até o fim no tratoraço das emendas da oposição na lei orçamentária. Acabou sendo vencido por colegas de bancada desertores.

Foto (Divulgação) 

 


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

TV DIARINHO






Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯





De tudo

Esporte e saúde

Cantinho Da Massagem

Diversos

Abiminvstig Detetives Particulares



Empregos

Ofereço-me para trabalhar

Diarista Em Itapema

Ofereço-me para trabalhar

Cuidadora De Idosos C/ Experiência

Ofereço-me para trabalhar

Estagiário Corretoras / Construtoras

Ofereço-me para trabalhar

Vendedor Extreno De Móveis Planejados

Ofereço-me para trabalhar

Sil Faxinas



Imóveis

Comercial

Alugo Sala Comercial Em Bc

R$ 2.200,00

Comercial

Vendo Ponto De Barbearia

Casa

Alugo Sobrado

R$ 1.100,00

Apartamento

Vendo Apto Em Camboriú

R$ 400.000,00

Comercial

Alugo Salas + Apê Em Bc



Veículos

Motos

Biz 125

R$ 15.500,00

Motos

Shadow 750

R$ 42.000,00

Motos

Biz 125

R$ 15.900,00

Motos

Cg 160 Start

R$ 15.900,00

Motos

Cg 160 Fan

R$ 19.500,00





MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação