NAVEGANTES
Canil clandestino escondia cães da raça que ficou famosa no filme “O Máskara”
Animais eram mantidos em baias na garagem sem ventilação e sob altas temperaturas
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Uma operação conjunta interditou um canil clandestino na tarde de quarta-feira no bairro Meia Praia, em Navegantes. O imóvel mantinha 19 cães da raça Jack Russell Terrier, popularizada pelo filme “O Máskara”, em condições precárias.
Os animais estavam presos em baias dentro de uma garagem fechada, sem ventilação e com temperaturas elevadas. Também foram encontrados cães em outros cômodos da casa, incluindo um deles trancado num pequeno banheiro escuro.
Continua depois da publicidade
A ação envolveu equipes das secretarias de Bem-Estar Animal e de Segurança Pública, Instituto Ambiental de Navegantes, Vigilância Sanitária, Fiscais de Postura e Polícia Civil.
As investigações preliminares identificaram o responsável pelo canil, que tem uma empresa registrada para a venda dos cães com sede em outro endereço de Navegantes.
Segundo os fiscais, os animais eram mantidos trancados no local e recebiam visita do tutor apenas uma vez ao dia, para alimentação e fornecimento de água.
Todos os cães foram resgatados e estão sob os cuidados do Departamento de Assistência ao Bem-Estar Animal (Daba). Cada órgão participante atuou conforme suas competências, interditando o espaço e emitindo as devidas notificações.
A Polícia Civil segue com o inquérito que visa responsabilizar criminalmente o dono do canil pelo crime de maus-tratos, cuja pena pode chegar a cinco anos de prisão.
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"
