CLIMA TENSO
Frente fria avança e coloca Itajaí em alerta laranja para temporais
Instabilidade ganha força na região na terça, após ventos de 97 km/h no RS
Camila Diel [editores@diarinho.com.br]
A frente fria que castigou o Rio Grande do Sul no domingo, com rajadas que chegaram a 97,8 km/h em Porto Alegre, avança pelo sul do país e coloca Itajaí e parte do estado de Santa Catarina em alerta laranja para temporais nesta terça-feira. O sistema é o mesmo que ajudou a formar um ciclone extratropical na altura da Argentina e do Uruguai, e agora empurra áreas de baixa pressão para SC, reforçando o mau tempo na faixa leste do estado.
A segunda-feira amanheceu carregada na região, reflexo da instabilidade no litoral catarinense. O cenário muda de vez nesta terça: a Defesa Civil de Santa Catarina explica que novas áreas de chuva se formam na madrugada entre o Meio-Oeste, os Planaltos e o Alto Vale do Itajaí. Esse corredor de instabilidade desce ao longo da manhã, alcança o Baixo e o Médio Vale e chega com força a Itajaí, Navegantes e cidades vizinhas durante a tarde e a noite.
Continua depois da publicidade

A previsão indica chuva persistente, temporais isolados com raios, rajadas de vento e até queda de granizo. O risco maior é de alagamentos e enxurradas rápidas, principalmente em ruas e bairros que já costumam encher em dias de chuva forte. O mapa estadual coloca a faixa leste inteira — do litoral norte à Grande Florianópolis — em nível de atenção, marcado pela cor laranja, o que representa risco moderado a alto.
No Vale do Itajaí, a combinação de chuva forte e pouco intervalo de tempo seco aumenta a chance de alagamentos e enxurradas. O solo úmido aumenta a chance de enxurradas e alagamentos, mesmo sem ventos extremos como os registrados no RS. O risco de destelhamentos e danos na rede elétrica é baixo a moderado, segundo a Defesa Civil.
A tendência é que o tempo comece a firmar na madrugada de quarta-feira, quando o sistema frontal se afasta para o oceano e dá espaço a uma massa de ar mais seco e frio. O amanhecer deve ter temperaturas mais baixas e céu limpo em grande parte da região.
Brasil em alerta
O Instituto Nacional de Meteorologia mantém aviso de tempestade para 10 estados: Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia e Santa Catarina. A previsão nacional aponta chuva que pode ultrapassar 100 milímetros por dia e ventos próximos dos 100 km/h em algumas áreas do país.
A Defesa Civil reforça orientações básicas: buscar abrigo seguro durante as trovoadas, evitar passar perto de árvores, postes e placas com vento forte e não atravessar áreas alagadas. Quem tem histórico de prejuízo com enxurrada deve acompanhar os avisos do órgão.
Camila Diel
Camila Diel; jornalista no DIARINHO; formada pela Univali, com foco em jornalismo digital e produção de reportagens multimídia.
