SEGURANÇA NO MAR
Quase 200 postos de guarda-vidas já estão ativos na orla catarinense
Pré-temporada começou no sábado e efetivo será reforçado para o verãozão
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Começou no sábado a pré-temporada de verão nas praias de Santa Catarina. Estão em operação 194 postos de guarda-vidas em 122 praias do litoral. O objetivo do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) é iniciar as ações preventivas e operacionais para o período mais movimentado do ano.
Desde o início da operação, os guarda-vidas trabalham para prevenir acidentes, orientar banhistas e, quando necessário, fazer salvamentos no mar. A pré-temporada vai até 14 de dezembro. A partir de 15 de dezembro até 22 de fevereiro, na chamada alta temporada, serão 399 postos funcionando no litoral catarinense.
Continua depois da publicidade
“A Estação Verão é a maior operação do CBMSC, momento em que deslocamos bombeiros do interior para reforçar os serviços no litoral”, explicou o comandante-geral da corporação, coronel Fabiano de Souza.
Nesta edição da Estação Verão, o CBMSC contará com cerca de 1912 guarda-vidas civis (GVCs), que atuarão em regime de revezamento, além de equipamentos como embarcações, quadriciclos, motoaquáticas e viaturas.
Com a previsão de que milhões de turistas visitem o litoral catarinense nos próximos meses, a orientação é para que os banhistas respeitem a sinalização e sigam as instruções dos profissionais.
Alguns pontos turísticos de SC contam com cobertura permanente de guarda-vidas ao longo do ano. Entre eles estão a praia Central de Balneário Camboriú; Itajaí (Atalaia, Cabeçudas e Brava); Navegantes (Centro e Gravatá); Penha (Quilombo); São Francisco do Sul (Enseada e Prainha); Barra Velha; Balneário Piçarras; Itapoá; e as praias dos Ingleses, Mole e Joaquina, em Florianópolis.
Itajaí, Piçarras e Porto Belo têm praias limpinhas
Para saber quais postos estão ativos, basta acessar o aplicativo CBMSC Cidadão, clicar no ícone “praias” e visualizar a lista ou o mapa com os locais que têm cobertura de guarda-vidas. O app também informa a balneabilidade das praias catarinenses.
Na sexta-feira, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou o relatório de balneabilidade nº 77, com dados referentes ao período de 27 a 31 de outubro de 2025. Dos 238 pontos monitorados no litoral catarinense, 186 estão próprios para banho, o que representa 78,15%.
Itajaí, Balneário Piçarras e Porto Belo estão com todas as praias liberadas para o banho. Balneário Camboriú tem apenas um ponto impróprio, na lagoa de Taquaras. Toda a praia Central está boa para o mergulho.
Continua depois da publicidade
Navegantes tem dois locais impróprios: na foz do rio Gravatá e em frente à rua Jaraguá do Sul, próximo ao posto de guarda-vidas.
Em Penha, três pontos estão impróprios, todos na praia da Armação: em frente às ruas Blumenau, Maria Emília Costa e Antônio Costa. Itapema tem dois pontos poluídos, localizados em frente às ruas 227 e 319.
Já Bombinhas apresenta dois locais não recomendados para banho: na praia de Bombas, em frente à rua Tiriba, e em Canto Grande, próximo ao trapiche, em frente à rua Jequiti.
Continua depois da publicidade
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"
