Matérias | Geral


Ameaça de greve 

Justiça determina reposição da inflação aos servidores de Itajaí

Procuradoria deve recorrer da decisão. Prevendo contestação do município, categoria anunciou greve a partir de 9 de agosto

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Servidores pedem reposição de 9,32%, inflação acumulada entre maio de 2019 a abril de 2021 (Foto: Divulgação)

Decisão liminar da juíza Sonia Maria Mazzeto Moroso Terres, da vara da Fazenda Pública de Itajaí, determinou que a prefeitura libere a revisão Geral Anual (RGA) dos servidores municipais ativos e inativos. A canetada atende pedido do sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itajaí (Sindifoz) em ação civil pública pra que os trabalhadores recebam a reposição inflacionária. O município deve recorrer.


No despacho de terça-feira, a juíza deu prazo de 15 dias para que o município conceda a reposição da inflação de 9,32%, conforme o índice IPCA de maio de 2019 a abril de 2021, seguindo a data-base da categoria. Na noite de quarta-feira, os servidores decidiram entrar em greve a partir do dia 9 de agosto.

Continua depois da publicidade



A categoria entende que a reposição contra as perdas inflacionárias é um direito dos servidores e avalia que a decisão da justiça comprova a falta de "vontade política" da prefeitura em conceder a revisão. Segundo o sindicato, o município tem condições financeiras de fazer a reposição salarial, que compensaria a alta no custo de vida desde 2019.

O procurador-geral do município, Gaspar Laus, informou à reportagem que já foi notificado da decisão. “A questão será discutida dentro do prazo, para ser decidido o caminho a ser tomado, mas a princípio estaremos recorrendo da decisão”, adiantou.

Nos últimos meses, os servidores fizeram várias manifestações pedindo a reposição. Não houve avanço nas negociações com o município, que manteve o posicionamento contrário, e o sindicato entrou com a ação judicial.

Em ofício, a prefeitura argumentou que iria acatar orientação do tribunal de Contas do Estado (TCE), que deu parecer considerando que a revisão está dentro das restrições da lei complementar 173/2020, do governo federal, que proíbe reajuste salarial durante a pandemia.

Continua depois da publicidade



Outras decisões do tribunal de Justiça, no entanto, já demonstram que a orientação do TCE não pode acarretar em reprovação das contas dos municípios que concederem a revisão geral anual. O entendimento é que a revisão não representa reajuste com ganho real e se trata de um direito constitucional, que não se enquadra na lei complementar federal.

Em Balneário Camboriú, também em julho, houve decisão favorável da justiça permitindo a reposição aos servidores municipais. Determinação no mesmo sentido ocorreu em Luiz Alves. “A LC 173/2020 não restringiu a possibilidade dos entes federados concederem a revisão geral anual”, disse a decisão do TJ sobre o caso. Em Itajaí, a determinação da juíza é que a RGA seja concedida independentemente do disposto pela lei federal e do parecer do TCE. Da decisão da juíza, contudo, ainda cabe recurso.

Greve é anunciada para 9 de agosto

Mesmo com a liminar favorável, os servidores decidiram em assembleia na quarta-feira entrar em greve a partir do dia 9 de agosto. A paralisação é prevista por tempo indeterminado, até que o município conceda a reposição da inflação nos salários da categoria.

De acordo com o presidente do Sindifoz, Francisco Johannsen, o movimento é necessário diante da possibilidade de a liminar ser derrubada. “O município pode não cumprir a decisão ou recorrer dela”, analisa, acreditando na provável contestação por parte da prefeitura. “Até porque, recentemente, o município tem tentado todos os recursos, em outros processos, até sendo condenado por litigância de má fé”, afirma.

As negociações com o governo vêm desde março. “Infelizmente, a municipalidade não atendeu à solicitação de um direito agora reconhecido pela justiça. Cabe ao prefeito de Itajaí atender a pauta de reivindicação dos servidores para que a greve seja encerrada”, afirma a nota oficial do sindicato.



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





3.236.212.116

TV DIARINHO


Confira os destaques desta quarta-feira





Especiais

AMPLIAÇÃO

Portonave projeta investimentos de mais R$ 500 milhões

NAVEGANTES

Atividade portuária consolida a economia

SANTA CATARINA

Navegantes tem o segundo maior aeroporto do estado

NAVEGANTES

Cluster da construção naval é aqui

MERCADO

Navship volta a contratar



Blogs

A bordo do esporte

Atual campeã do L'Étape Brasil by Tour de France espera marcação forte no domingo

Blog do JC

OAB com a sua Cara

Blog do Ton

Chefs Bruno Faro e Willian Vieira comandam noite gastronômica nesta quinta-feira no Quatro7, em Balneário Camboriú

Blog da Ale Francoise

Remédio natural para picada

Blog Doutor Multas

Financiamento e refinanciamento de veículo: afinal, é a mesma coisa?

Blog Clique Diário

O Auditório de Tenerife

Blog da Jackie

CasaCor Santa Catarina

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Entrevistão

Ana Tereza Canziani Pereira Boschi

"O Implanon é tecnologia de ponta, e a gente vai oferecê-lo para as mulheres de Itajaí”

Ana Paula Bastos Cardoso

“O luto tem que ser encarado como uma forma natural da vida”

Fábio da Veiga

"Todos os players do mercado são favoráveis a esse modelo de gestão Landlord”

Francisco Graciola

"O patrimônio é o cliente”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯