Matérias | Geral


ESPORTE

A influência do Direito no empreendedorismo

Conteúdo Comercial [comercial@diarinho.com.br]

Com o avanço da tecnologia e o contexto atual que nos encontramos, é cada vez mais claro de se perceber a forma como o empreendedorismo vem evoluindo e traçando passos mais contundentes em relação à manutenção econômica de um país.


Devido a este avanço, cada vez tem sido mais complexo dominar conceitos teóricos e práticos que tangem o empreendedorismo, como por exemplo questões práticas, teóricas e legais que podem ter impacto contundente na abertura de seu próprio negócio.

Continua depois da publicidade



Pensando na complexidade que este ramo vem tomando ao longo do tempo, ao longo do artigo de hoje iremos ver como redigir um possível texto sobre empreendedorismo com interpretação, clareza e concisão e também iremos ver algumas maneiras como o direito se relaciona com este ramo.

O primeiro passo para entendermos esta relação entre o direito e o empreendedorismo é analisarmos o papel do advogado dentro do ramo empreendedor e como ele pode atuar à favor do empreendedor.

Consultoria jurídica

Para o aspirante a empreendedor que planeja abrir seu próprio negócio, a atuação do advogado ou graduado em direito que atua em qualquer vertente se dá através de consultorias, assessorias ou aconselhamento.

Continua depois da publicidade



O intuito desta assessoria é o de impedir que ocorram imprevistos jurídicos, visando a continuidade do novo negócio de maneira estável.

Logo, é essencial vermos que aqui, a graduação de Direito anda bem em pauta também, visto que a atuação de um advogado dentro do mundo do empreendedorismo pode representar um bom tema para TCC em Direito Penal ou Trabalhista.

Tendo em vista que a atuação do profissional em Direito aqui se dá através de uma função similar à de um consigliere, aconselhando e trazendo visão ao empreendedor, existem casos onde ele é requisitado apenas em questões pontuais.

No entanto, dentro do longo prazo a atuação de um advogado pode ser pivotal para o bom andamento de um novo empreendimento ou negócio.

Uma base extremamente recomendável para busca de possíveis assessores e consultores jurídicos é a Conjur: Consultor Jurídico (conjur.com.br), portanto se você estiver pensando na consultoria, considere esta base.

Mas, de maneira formal, o que é exatamente a consultoria jurídica? E qual é exatamente o seu papel em áreas que extrapolam o empreendedorismo?

 

Como funciona a Consultoria Jurídica?

De acordo com o website RPadoan Advogados, rpadoanadvogados.com.br é essencial ressaltar que o serviço prestado em forma de consultoria há de ser um serviço preventivo.

Portanto, não basta procurar o serviço de consultoria após uma urgência jurídica, o ideal é buscar esse serviço visando prevenir possíveis imprevistos jurídicos, como dito no início do artigo.

Ainda segundo esta mesma publicação, não são todos advogados que irão conseguir fornecer este tipo de serviço, visto que é necessária a capacidade de antecipação de um problema ou um dilema jurídico para a prevenção do mesmo

Por isso, caso se considere um advogado para consultoria jurídica, o essencial é que se busque por um profissional que já teve contato com o universo corporativo e que até já tenha realizado cursos específicos voltados para esta área.

Ainda, é essencial ressaltar que o momento mais adequado para a aquisição deste tipo de serviço é ao se deparar com alguma dúvida ou empecilho de natureza jurídica que pode afetar de alguma forma a vida da empresa.

De forma simplificada, a consultoria jurídica nada mais é do que um serviço de apoio prestado por advogados e tem como objetivo o esclarecimento de dúvidas pertinentes ao mundo jurídico.

Mas quais as vantagens que este tipo de serviço acaba trazendo à empresa que o contrata?

 

  • Economia para a empresa
  • Segurança na tomada de decisões 
  • Resolver conflitos jurídicos de maneiras alternativas
  • Elaboração de uma defesa rápida e efetiva caso seja necessário

 

Todos estes pontos tocam diretamente na saúde econômica de uma empresa, visto que impasses judiciais acabam resultando em prejuízos financeiros para ambas as partes envolvidas, pois envolvem desde custos com advogados e outras questões.

Conclusão

O planejamento de um novo negócio ou empreendimento envolve inúmeras etapas que passam pelo panorama da atuação jurídica. Pensando nisso, é essencial que um empreendedor pense na consultoria jurídica, que irá atuar prevenindo possíveis impasses jurídicos e garantindo mais prosperidade econômica para empresa!


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





35.170.64.36

TV DIARINHO


Itajaí completa 161 anos neste dia 15 de junho e o DIARINHO, que há 42 anos faz parte dessa história ...



Podcast

MINUTO DIARINHO 15/06/21

Publicado 15/06/2021 22:36



Especiais

Mundo da pesca

Oceanógrafo criou raízes, mesmo que aquáticas

Urbanismo

Desafio da praia Brava é crescer mantendo as características de paraíso

Economia

Atividade pesqueira requer atenção especial

Bom momento

Construção civil ganha destaque na economia

Itajaí do rio e do mar

Empresas dos setores náutico e naval reforçam economia



Blogs

Blog Clique Diário

Navios na city

Blog Doutor Multas

Multa do bafômetro: valor em 2021 e como recorrer

Blog do JC

Privatização do aeroporto dengo dengo

A bordo do esporte

De Alicante para Gênova, a decisão da The Ocean Race Europe

Blog da Jackie

Fondue

Blog da Ale Francoise

Que tal um kombucha que hoje!?

Blog do Ton

Habbitat

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Entrevistão

Vinicius Lummertz

"A grande aliança é para a retomada com saúde. São Paulo fará vacinas para o Brasil e América Latina ”

Élcio Kuhnen

“O maior ensinamento que a covid vai deixar: a ciência está muito à frente da sua opinião”

Heli Schlickmann

" Nas cidades arborizadas as pessoas são mais felizes”

Liba Fronza

"O Navegay traz uma multidão de pessoas, não gera receita financeira e causa uma demanda social muito grande”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯