JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Zé da Codetran de volta à câmara
O Zé Alvercino (PDT) assume o cargo de vereador nesta segunda-feira, na piramidal casa do povo, na licença da Hilda Deola (PDT)
Gororoba do JC
No último sábado, ferveu a Sociedade Fazenda da Praia Brava com a circulação de mais de 1,2 mil pessoas de todo o estado. Os prefeitos Robison Coelho (PL) de Itajaí; Liba Fronza (PSD) e seu vice, Ricardo Ventura (PP); Luizinho Américo (PL) e seu vice, Mário Marquett (PL); Alexandre Xepa (PL) de Itapema; Tiago Baltt (MDB) de Piçarras; o vice-prefeito de Balneário Camboriú, Nilson Probst (MDB); o senador Esperidião Amin (PP); o secretário estadual de Agricultura e presidente estadual do MDB, Carlos Chiodini; presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí, Fernando Pegorini (PL); reitor da Univali, Valdir Cechinel, além de dezenas de vereadores de toda a região, secretários municipais, lideranças, empresários e o povo que participou da eleição do JC presidente! Agora, eleito, é trabalhar!
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO? Faça seu cadastro e tenha 10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora e tenha acesso ilimitado!
Faça login com o seu e-mail do Google:
OU
Se você já tem um login e senha, por favor insira abaixo:
Gororoba do JC
No último sábado, ferveu a Sociedade Fazenda da Praia Brava com a circulação de mais de 1,2 mil pessoas de todo o estado. Os prefeitos Robison Coelho (PL) de Itajaí; Liba Fronza (PSD) e seu vice, Ricardo Ventura (PP); Luizinho Américo (PL) e seu vice, Mário Marquett (PL); Alexandre Xepa (PL) de Itapema; Tiago Baltt (MDB) de Piçarras; o vice-prefeito de Balneário Camboriú, Nilson Probst (MDB); o senador Esperidião Amin (PP); o secretário estadual de Agricultura e presidente estadual do MDB, Carlos Chiodini; presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí, Fernando Pegorini (PL); reitor da Univali, Valdir Cechinel, além de dezenas de vereadores de toda a região, secretários municipais, lideranças, empresários e o povo que participou da eleição do JC presidente! Agora, eleito, é trabalhar!
A leitora de BC do DIARINHO e da coluna, dona Valentina, jogadora de bocha aos 94 anos, dançou com o socadinho escriba
Apoio
Não posso deixar de agradecer o patrocínio dos apoiadores da Gororoba. Lojas Havan, na pessoa do empresário Nilton Hang, que esteve no evento pelo terceiro ano seguido. Koeddermann Consultores Ambientes e Gil Koeddermann, que sempre acreditou no trabalho da coluna. Fort Atacadista que abraçou a Gororoba há alguns anos. Sinergia do Joãozinho Mattos. Home Art – marmoraria & design. As parceiras da Mega – Comunicação visual. South – agência de marketing (Heitor e Laura, supimpas!). E agradecer ainda ao Buffet Dujuon e ao DIARINHO – que ofertou o Cantinho da Pirralhada, onde a criançada se esbaldou no evento – e é minha casa há mais de 21 anos. O caderno com as imagens da Gororoba deve circular encartado no jornal do próximo final de semana.
Por essa eu não esperava
E não é que eu descobri, lendo os escritos do pai da Dom Quichata, Anna Carolina, o João Sem Kombi Martins, que quem escreve (na opinião dele) essas mal traçadas linhas da coluna JotaCê é, ninguém mais, ninguém menos do que o secretário de Comunicação de Itajaí, o Calebre, ops, Calebe Moreno? Vê se pode.
Mais um
Quem me acompanha e acompanha o colunismo político da região já conhece a teoria geral da conspiração de que todo mundo escreve a minha coluna, menos, óbvio, eu. O Sem Kombi, João Martins, é um desses teóricos. Outra teoria diz que eu ganho dinheiro aos borbotões vendendo opinião. Um sacana, ‘boca alugada’, lascam. Ai, qui dor!
O que vou dizer lá em casa?
Minha mulher deve, ao ler coisas desse tipo, pensar: “onde é que esse cara está escondendo esse dinheiro todo, que ninguém nunca vê por aqui? ”. Pois é. Vão acabar estragando meu casamento. Mas o pior não é isso – já que casamento é que nem submarino: até boia, mas foi feito pra afundar –, o pior é que por trás dessas teorias tem uma só intenção: desclassificar o trabalho jornalístico.
A verdade dói
E não é só aqui nesta coluna e nem só contra este colunista que cata letrinhas nessas mal estraçalhadas linhas. A intenção de desqualificar o trabalho jornalístico é geral, e diga-se de passagem, à direita e à esquerda. Isso porque o jornalismo e o colunismo dizem aos detentores do poder – estejam eles em que nível de poder estiverem – uma coisa que dói pra cacete: a verdade.
A Gororoba do JC lotou o Fazenda da Praia Brava e saudou a presença e pluralidade de pensamentos, em uma ode à democracia
Não que eu seja dono da verdade
Porque a crítica é sempre dolorida, machuca o couro de quem é criticado. E o sem noção Martins não suporta ser criticado. Aí vão me dizer: “Ué! Mas você não critica o João!”. Pois é. Não critico mesmo, mas ele se dói pela filha, a Dom Quichata.
Adversário da Anna?
Por isso ele agora pega no pé do Calebre, porque ele, provavelmente, sairá candidato a deputado estadual pelo Novo (ou seria velho, porque a sigla tem cargos no governo e não tem aquele desempenho todo e nem voto...), então adversário da filhota de João.
A pequena Marina, de Barra Velha, se divertiu no Cantinho da Pirralhada do DIARINHO, na Gororoba
A eterna vereadora
Mas eu tenho uma coisinha pra dizer pro desnorteado João Martins, que me acusa sem base nenhuma, sem verdade, por interesse e maldade: a Dom Quichata vai ser sempre, no máximo, vereadora. Sabe por quê? Porque ela é desagregadora. Ela não junta time. Onde ela chega, ela espalha o grupo. E sabe por que ela é assim, João? Porque ela puxou a você. Simples assim.
Calebre
Calebe Moreno escrever a minha coluna? Pois eu nem me dou com ele (mas, também, não tenho nada contra). Conheço ele de “olá, tudo bem? ”. Já critiquei ele aqui diversas vezes, inclusive por ele dizer na minha cara, diante do prefeito Robison Coelho (PL), que tudo o que eu faço ele faz, mas que eu não faço tudo o que ele faz. E sabe o que eu achei dessa frase infeliz dele? Graças a Deus que eu não faço tudo o que ele faz.
Pra completar
Então não me venha dizer que Calebe escreve essa coluna, e nem ninguém. Claro que ouço informações e opiniões de muitos, quem não ouve? Mas quem escreve aqui “soy yo”. Para o bem e para o mal. E procuro ser o mais sincero possível, talvez aí esteja o meu grande defeito. Mas enfim. Pode pensar o que quiser, no mais. Estou cagando e andando.
O senador turco-careca Esperidião Amin (PP) devotou apoio na Gororoba ao Ivan Naatz pra desembargador
Mais uma coisinha
E tem outra: a Dom Quichata não entende nada de Cultura, nem de Esporte, nem de Patrimônio Histórico e nem de Turismo, e quer mandar em tudo. Manda, aliás. O que ela faz é fazer proselitismo político com o trabalho dos outros... Como é mesmo aquele passarinho que bota pros outros chocarem o ovo dele? Que põe pros outros fazerem o que ele deveria fazer? Ah, lembrei: chupim.
Parentada feliz
Tem uma vereadora da região que anda toda poderosa. A guria, digo, parlamentar conseguiu empregar a parentada não apenas na city, onde cumpre mandato, mas no município vizinho. Até primos da excelência excelentíssima foram brindados com um bom cargo. Povo de sorte, hein? Assim não dá! Não phode!
Zé vereador
O quinto suplente do partido dos seguidores brizolistas, Zé Alvercino (PDT), assume nesta segunda-feira a cadeira, durante a licença da titular, a cultural Hilda Deola (PDT). Um acordo de entre os brizolistas possibilitou o retorno do Zé à casa do povo pexêra. Na Gororoba de sábado, foi um dos papos que circulou entre os presentes ao evento.
Oposição
Quem conhece o Zé sabe que a postura dele vai ser de oposição ferrenha ao governo do prefeito Robison Coelho (PL). Postura que tem sido tomada pela Hilda e o PDT. O Zé é bocudo e não tem papas na língua. Logicamente dentro do embate democrático e republicano.
João Paulo com Vicari
O polido advogado e superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos Gama, tem devotado apoio à candidatura do advogado Márcio Vicari pra desembargador do Tribunal de Justiça da Santa & Bela Catarina, o chamado Quinto Constitucional. Segundo João, “a decisão não se deu por conveniências momentâneas, mas por uma análise sólida de trajetória, valores e compromissos institucionais”.
Inquestionável
“O Vicari reúne credenciais inquestionáveis: ocupou cargos de relevância na OAB, é professor erudito, estudioso do Direito e defensor incansável de pautas republicanas. Sua passagem pela Procuradoria do Estado no governo de Jorginho Mello (PL), longe de representar vínculo ideológico, reforça a visão de que o Quinto Constitucional deve ser ocupado por juristas comprometidos com o Estado e não com partidos”, pontua João.
O polido advogado e superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos Gama (foto), apoia Márcio Vicari pra desembargador
Compromisso com ética
“Na ausência do advogado Hélio Brasil — por duas vezes apoiado por nosso grupo em disputas anteriores —, o caminho ficou natural para consolidar esse apoio. Acreditamos que Márcio Vicari representa o que a advocacia catarinense espera: equilíbrio, preparo e compromisso com a ética”, reforça o polido João Paulo.
Evento suprapartidário
Provando que a Gororoba do JC é um evento, de fato, suprapartidário, mais uma vez diversas lideranças políticas dos mais variados partidos desfilaram pela festa, incluindo o assíduo frequentador anual e sempre falante senador turco-careca Esperidião Amin (PP).
Apoio
No encontro e bate-papo de bastidores com o intisicado e bocudo deputado estadual Ivan Naatz (PL), Amin hipotecou seu apoio à candidatura do mesmo a uma vaga de desembargador no TJSC pelo Quinto Constitucional da OAB.
Em campanha
Naatz, que está em campanha interna por diversas regiões do estado com reuniões e debates junto à classe jurídica, também recebeu o apoio do ex-vice-prefeito e advogado Marcelo Sodré (PDT), outro frequentador assíduo da Gororoba.
Frase do dia:
“Não é o problema que faz a tempestade, é a nossa mania de transformar copo d’água em oceano”
Pai Atanásio
Contatos
O evento, aliás, com grande presença de “causídicos” da city pexêra, da Dubai brasileira e região, permitiu contatos e conversas descontraídas do deputado Naatz, assegurando apoios para a disputa que tem seu primeiro e principal round com a votação interna dos advogados inscritos na OAB-SC para o próximo dia 6 de outubro.
Conteúdo Patrocinado
Comentários:
VANDERLEI MARTINS VIANA
09/09/2025 08:47
Bom dia,
Porque nem uma linha da dispensa de licitação para contratação da festa da marejada?
Agradeço
Vanderlei Viana
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.