Colunas


Mundo Corporativo

Mundo Corporativo

Altevir Baron é diretor de vendas, com trajetória marcada por liderança, ética e resultados no mercado imobiliário de alto padrão. Apaixonado por comportamento humano e cultura organizacional, escreve semanalmente sobre os bastidores do mundo corporativo. Suas reflexões unem experiência prática, pensamento crítico e olhar humano sobre empresas e pessoas Instagram: @abaronoficia | LinkedIN: altevirbaron

Você sabe receber um não?


Você sabe receber um não?
(foto: imagem gerada por IA)

No mundo corporativo, aprender a receber um “não” do chefe é tão importante quanto conquistar um “sim”. Essa experiência revela maturidade emocional, inteligência relacional e visão estratégica. Afinal, o “não” não é necessariamente um fracasso; muitas vezes é apenas um convite para revisar, repensar e amadurecer ideias.

O primeiro ponto é compreender que líderes lidam com múltiplas pressões: prazos, resultados, metas financeiras e expectativas de diferentes lados. Nesse contexto, negar um pedido não significa desmerecimento, mas equilibrar prioridades.

Muitos profissionais interpretam o “não” como rejeição pessoal. Esse é um equívoco perigoso. A resposta negativa pode estar ligada a orçamento limitado, prioridades estratégicas ou simplesmente ao momento inadequado. Saber separar o “não” da pessoa e o “não” da ideia é sinal de maturidade.

Outro ponto importante é usar o “não” como oportunidade de aprendizado. Perguntar com elegância os motivos da negativa abre espaço para feedbacks valiosos. Esse diálogo pode revelar aspectos técnicos, estratégicos ou mesmo políticos que estavam invisíveis. Assim, o colaborador transforma a frustração em crescimento.

Há também um componente de resiliência. No ambiente competitivo, nem sempre teremos nossas propostas aceitas. Mas cada recusa pode nos impulsionar a melhorar as ideias, tornar argumentos mais sólidos e buscar novas formas de apresentá-las. No trabalho, cada “não” pode ser um degrau para o “sim” futuro.

No entanto, é preciso cuidado para não transformar a insistência em teimosia. Respeitar a decisão final do seu líder, mesmo discordando, é parte da ética corporativa. A elegância está em sustentar argumentos sem comprometer a hierarquia. Mostrar profissionalismo fortalece a confiança entre você e seu líder e prepara o terreno para futuras oportunidades.

Receber um “não” também ensina sobre o tempo das coisas. Muitas vezes, a ideia é boa, mas não encontra terreno fértil naquele momento. Saber esperar e reapresentar no momento certo pode fazer toda a diferença. A paciência estratégica é um recurso poderoso para você usar.

Por fim, lidar bem com a negativa do chefe é exercício de humildade e autoconfiança. Humildade para reconhecer que não temos todas as respostas, e autoconfiança para não deixar que uma recusa abale nossas crenças e convicções em determinados assuntos vividos dentro da empresa. No mundo corporativo, vale a pena aprender com cada resposta, inclusive com os “nãos”. Pense nisso e melhore sempre!


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você acha da privatização da Marejada?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

SETE DE SETEMBRO

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Nos cultos

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

CONFLITO INTERNACIONAL

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

Anistia

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita

EXTREMA DIREITA

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita



Colunistas

Itajaí estuda privatizar “comando” de escolas municipais

Charge do Dia

Itajaí estuda privatizar “comando” de escolas municipais

Coluna Esplanada

Escândalo nacional

Alertas para o próximo verão

Coluna Acontece SC

Alertas para o próximo verão

Amin chama Xandão de mentiroso

JotaCê

Amin chama Xandão de mentiroso

Coluna Fato&Comentário

Sebastião Reis – cronista social de Itajaí




Blogs

João Paulo com Vicari

Blog do JC

João Paulo com Vicari

Mr. Olympia Brasil Expo 2025 espera receber mais de 25 mil pessoas

A bordo do esporte

Mr. Olympia Brasil Expo 2025 espera receber mais de 25 mil pessoas






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.