Matérias | Geral


Região

Aumento de positivados faz busca por vacinas crescer

Itajaí aplicou 1360 doses de vacinas num dia; o número de positivados pulou de 424 para 2666 em uma semana

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

No Crescem, no centro de Itajaí, há espera e filas (foto: Joca Baggio)


O grande aumento nos casos de covid-19 em janeiro já intensificou a busca por vacinas na região desde o início do ano. Embora as secretarias de saúde ainda não tenham dados estatísticos dos percentuais, o aumento na procura dos postos de saúde é visível, principalmente por pessoas em busca da dose de reforço.


Em Itajaí o departamento de Vigilância Epidemiológica registrou aumentos na última semana, quando se chegou a aplicar 1360 doses do imunizante em um único dia. Já no Crescem - Centro de Referência da Criança e da Mulher -, a procura é constante, principalmente pela terceira dose. Mesmo assim, a secretaria de Saúde diz que o quadro ainda se mantém dentro da estabilidade.

Continua depois da publicidade



O número de casos ativos de covid-19 passou de 424 para 2666 entre 3 e 10 de janeiro. Já os casos graves, que necessitam de UTI, passaram de sete para 16.

Em Balneário Camboriú as buscas pelo imunizante se mantêm estáveis. A secretária de Saúde, Leila Crocomo, diz que a média de procura pela vacina é a mesma da primeira semana de janeiro. Na ultima sexta-feira, o município tinha 702 casos ativos, com aumento de 725% nos últimos 10 dias. O índice de ocupação de UTI por pacientes de covid-19 na última semana chegou a 40%.

“Em Navegantes o aumento é expressivo nos últimos dias. Ainda não apuramos os percentuais, mas o aumento na procura nos nossas unidades de saúde é visível”, relata a diretora de vigilância em saúde da secretaria municipal de Saúde, Thais Sarmento. Com relação às pessoas que não haviam tomado à segunda dose, os índices de desistência continuam altos.

O município contabiliza 917 casos ativos de covid na sexta-feira (13), ante 20 casos ativos em 3 de janeiro. O aumento foi superior a 4000%.

Continua depois da publicidade



Além do aumento de 269% na média móvel da última semana de dezembro para a primeira semana de janeiro e de 306% nos casos confirmados em Santa Catarina, os apelos dos especialistas e autoridades de saúde por quadro vacinal completo têm contribuído para a busca por vacinas. No Brasil o número de casos ativos quadruplicou em uma semana.

Vacinação infantil semana que vem

A vacinação de crianças com idade entre 5 e 11 anos inicia na região a partir da próxima semana. A secretaria de estado de Saúde recebeu nesta sexta-feira uma primeira remessa do imunizante da Pfizer com 39,8 mil doses.

O superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário, diz que proteger esse público é tão importante quanto cuidar de idosos, adultos e adolescentes. “Por isso, a distribuição dessas doses será realizada em até 24 horas para que os municípios deem início à aplicação das vacinas nas crianças o quanto antes”.

Em Itajaí a previsão é da chegada de 1210 doses neste sábado. Balneário Camboriú, com 620 doses, Camboriú, com 510 doses e Navegantes, com 490 doses, são as outras cidades da região que mais receberão remessas de vacinas nesta primeira remessa.

A vacinação de crianças de 5 a 11 anos ocorrerá simultaneamente em dois grupos. O primeiro formado por aquelas com deficiência permanente (física, mental, intelectual ou sensorial); portadoras de comorbidades; indígenas; quilombolas; e que vivem em abrigos e em lares com pessoas com alto risco para evolução grave de covid-19.

O segundo será das demais crianças e deve ocorrer por faixa etária, da maior para a menor idade. Sendo assim, crianças com 11 anos serão as primeiras vacinadas. No estado, a secretaria de Saúde espera vacinar 642,8 mil crianças nesta faixa etária.




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





52.203.18.65

TV DIARINHO


Confira os destaques desta terça-feira



Podcast

Minuto DIARINHO 25/01/2022

Publicado 25/01/2022 21:33



Especiais

Tradição

DIARINHO: 43 anos na liderança do jornalismo regional

PREVISÕES 2022

Oráculos apostam em um ano de desafios e solidariedade

TUDO JUNTO

Itajaí Shopping une compras, serviços e lazer

COLETA SELETIVA

Navegantes, Penha e Piçarras ainda não dispõem de coleta seletiva

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Crescimento da coleta seletiva



Blogs

A bordo do esporte

Atleta olímpica disputa Brasileiro de Snipe grávida de 31 semanas

Blog do JC

Deputado diz que governo Federal dá soco no queixo de catarinenses

Blog do Ton

Evie Sushi chega a Balneário Camboriú com inspiração nos grandes centros urbanos

Blog da Ale Francoise

Biorressonância na prevenção de sua saúde

Blog Doutor Multas

Como falar de improviso?

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado

Blog da Jackie

BALNEÁRIO FASHIOW foi SHOW

Blog Clique Diário

Ilha das Cabras - Balneário Camboriú



Entrevistão

Gabriel Castanheira

"Se tiver que prender mil vezes o cara, vamos prender mil vezes. É isso que eu converso com a tropa. Tem casos de pessoas que nós prendemos mais de 40 vezes [...] Cometeu um crime? Encaminha para a delegacia.”

Rodrigo Fernandes

"Os jovens, com certeza, têm a capacidade e o potencial de mudar o resultado de uma eleição”

Érica Becker e Pedro Junger

“Já tem dados que comprovam que o ser humano está ingerindo o próprio plástico que insere nos oceanos”, Érika Becker

Ciro Gomes

"O brasileiro tá pagando agora o preço do derivado de petróleo, da gasolina, em dólar”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯