Matérias | Reclamações


Denúncia

Garota trans é agredida em casa noturna de BC

Caso repercutiu nas redes sociais da vítima e de defensores da causa LGBTQI+

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Episódio mais grave teria ocorrido quando, ao ir embora, solicitou à casa uma nota fiscal para formalizar uma denúncia ao Procon Foto: Divulgação/ Denunciante


Em contato com a redação do DIARINHO, dois jovens da região relataram as violências físicas e verbais que teriam sofrido na madrugada da última terça-feira, no Lounge Bar e Tabacaria Quarta Avenida, em Balneário Camboriú. Alice Beatriz de Souza, de 20 anos, relata que sofreu agressões verbais e físicas dos seguranças e funcionários da casa, além de ter sido vítima de transfobia.


Já Luiz Gustavo Costa Rosa de França, de 21 anos, que acompanhava Alice, teria sido agredido e teve seu telefone celular confiscado por um segurança ao tentar filmar a agressão. O boletim de ocorrência já foi registrado na delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de BC.

Continua depois da publicidade



O incidente teria iniciado por volta da meia noite, quando Alice fez seu cadastro para comprar o ingresso feminino, o que é um direito garantido por lei. “Não me venderam um ingresso feminino porque na minha identidade ainda consta o gênero masculino. O processo de regulamentação do meu nome social ainda está tramitando, faz mais de um ano”, relata a vítima.

Com a recusa, ela comprou um ingresso masculino (que custava R$ 20; o feminino era R$ 10) para evitar problemas e se divertiu a noite toda.

O episódio mais grave teria ocorrido por volta das 4h quando, ao ir embora, solicitou à casa uma nota fiscal para denunciar ao Procon.

“Além de não emitir a nota em meu nome (a nota foi feita com dois ingressos masculinos em nome de Luis Gustavo), os funcionários da tabacaria me expulsaram aos gritos de ‘caia fora travesti’ e ameaçaram chamar os seguranças”, relata. Gustavo, que a acompanhava, acrescenta que ambos voltaram a solicitar a nota e a partir daí Alice foi jogada no chão e arrastada para fora, passando a ser agredida pelos seguranças e frequentadores da casa. As marcas no corpo da vítima ainda são visíveis três dias após a agressão, que foi constatada em exame de corpo de delito.

Continua depois da publicidade



Descaso

Alice conta que após a agressão acionou a Polícia Militar, que passou a ocorrência para a Guarda Municipal. “Chegando ao local os agentes da GM nos trataram com descaso, desrespeito e deboche”, acrescenta.  Procurado por várias vezes pelo DIARINHO na tarde desta quinta-feira (13), um dos proprietários da casa não atendeu ao telefone celular e não retornou as ligações. Já a GM de Balneário Camboriú, em nota, diz que “repudia qualquer tipo de discriminação e racismo” e que os guardas são orientados a atender ocorrências sempre que solicitados. “O comando vai apurar quem eram os guardas no plantão para verificar o que aconteceu”, diz a nota.

A Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso repassou o caso para a Delegacia de Balneário Camboriú, que dará início às investigações preliminares. O caso também está sendo acompanhado por uma advogada contratada pela mãe de uma amiga trans de Alice.




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





52.203.18.65

TV DIARINHO


Confira os destaques desta terça-feira



Podcast

Minuto DIARINHO 25/01/2022

Publicado 25/01/2022 21:33



Especiais

Tradição

DIARINHO: 43 anos na liderança do jornalismo regional

PREVISÕES 2022

Oráculos apostam em um ano de desafios e solidariedade

TUDO JUNTO

Itajaí Shopping une compras, serviços e lazer

COLETA SELETIVA

Navegantes, Penha e Piçarras ainda não dispõem de coleta seletiva

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Crescimento da coleta seletiva



Blogs

A bordo do esporte

Atleta olímpica disputa Brasileiro de Snipe grávida de 31 semanas

Blog do JC

Deputado diz que governo Federal dá soco no queixo de catarinenses

Blog do Ton

Evie Sushi chega a Balneário Camboriú com inspiração nos grandes centros urbanos

Blog da Ale Francoise

Biorressonância na prevenção de sua saúde

Blog Doutor Multas

Como falar de improviso?

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado

Blog da Jackie

BALNEÁRIO FASHIOW foi SHOW

Blog Clique Diário

Ilha das Cabras - Balneário Camboriú



Entrevistão

Gabriel Castanheira

"Se tiver que prender mil vezes o cara, vamos prender mil vezes. É isso que eu converso com a tropa. Tem casos de pessoas que nós prendemos mais de 40 vezes [...] Cometeu um crime? Encaminha para a delegacia.”

Rodrigo Fernandes

"Os jovens, com certeza, têm a capacidade e o potencial de mudar o resultado de uma eleição”

Érica Becker e Pedro Junger

“Já tem dados que comprovam que o ser humano está ingerindo o próprio plástico que insere nos oceanos”, Érika Becker

Ciro Gomes

"O brasileiro tá pagando agora o preço do derivado de petróleo, da gasolina, em dólar”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯