Matérias | Geral


Saúde pública

Surto de gripe lota unidades de saúde

Casos de covid diminuíram, mas os de outras doenças respiratórias causam preocupação; CIS abre novas salas de atendimentos

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

CIS já tem 29% a mais de pacientes em comparação com o mesmo período de 2020 (foto: Joca Baggio)

Heder Costa de Leão

Heder Costa de Leão, 55 anos, acordou na segunda-feira com dor de cabeça, coriza, indisposição, febre e dores no corpo. “Tomei um paracetamol, chazinho, mas não teve jeito”, conta. Ele é um caso entre dezenas de pessoas que aguardam diariamente atendimento médico na UPA do Centro de Integrado de Saúde (CIS) de Itajaí, com os mesmos sintomas.

A secretaria de Saúde revela um aumento nos atendimentos de doenças respitarórias com uma média de 700 pessoas sendo atendidas por dia na UPA do CIS em dezembro. O aumento é de 29% em relação ao mesmo período do ano passado.  “Há cerca de três semanas estamos registrando aumentos nos casos sintomáticos leves de doenças respiratórias”, explica  a enfermeira Richelle Santos Parodi, da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Itajaí.



São casos negativados para a covid e que se enquadram em variantes da gripe  Influenza. “Desde novembro observamos uma inversão: reduziram os casos de Covid e aumentaram os de outras doenças consideradas síndromes gripais”, explica.

Por causa do quadro, a secretaria de Saúde de Itajaí colocou em operação mais quatro consultórios médicos para atender doenças respiratórias. A UPA do CIS passa a atender com 13 consultórios nesta quarta-feira depois de reclamações de longas esperas da comunidade.

Richelli diz que há mais de 300 cepas da gripe conhecidas e que a vacina aplicada este ano protege contra apenas três tipos, mas que são as que mais provocam internação: a H1N1, H3N2 e influenza tipo B. “O imunizante que está sendo distribuído pelo SUS neste ano não atinge diretamente esta cepa [que certamente será conhecida no ano que vem], mas minimiza os impactos da doença”, destaca.


 

Édipo Pereira dos Santos

Os sintomas vão da febre, diarreia e vômito, até os respiratórios [como tosse, coriza, espirros], fraqueza e dores de cabeça e pelo corpo. Sintomatologia sentida por Édipo Pereira dos Santos (25), e Dayse Brasil. Édipo está com os sintomas desde a noite de sábado. Já Dayse está sintomática desde segunda-feira pela manhã. “A gente tenta evitar esperar por horas um atendimento aqui na UPA, mas chega um momento que não dá mais e vem atrás de médico”, relata.

Marli Helena Paulino acompanha a mãe de 85 anos. “Ela está há mais de 15 dias com sintomas de gripe, tosse, falta de ar, diarreia e vômito. Ela fez as três doses da vacina de covid e a vacina contra a gripe. Testou negativo pra covid duas vezes nesse tempo, mas não está bem de saúde”, conta.

Casos de crianças com gripe aumentam em dezembro


Valéria Carolina dos Santos

No hospital Pequeno Anjo o volume de atendimentos de crianças com síndromes gripais cresceu nos últimos 15 dias. A pediatra Valéria Carolina dos Santos diz que aumentaram os casos de pequenos com febre, associados a vômito e diarreia.

A explicação tem dois fatores. O primeiro está associado ao fato de os pais estarem menos cuidadosos depois de vacinados contra a covid e a gripe, e acabam se contaminando com outras cepas e as levam para casa. Já o segundo é pelo fato de as crianças terem ficado isoladas por quase dois anos devido a pandemia e agora são expostas, porém, com a imunidade baixa devido ao isolamento.

A pediatra diz que nos últimos dias o volume de atendimentos de crianças com doenças respiratórias aumentou, no mínimo, 50%. “Para se ter uma ideia, na segunda-feira fizemos 112 atendimentos só relacionados a problemas respiratórios. Isso é muito mais que o que atendíamos há 15 dias”, narra.


Em Balneário Camboriú, no pronto-socorro pediátrico do hospital Ruth Cardoso, foi registrado aumento de 14% nos atendimentos. A diretora geral do Ruth, Syntia Sorgato, diz que esse índice não está associado apenas às síndromes gripais. “Está relacionado, também, ao período do ano, que temos maior movimentação de visitantes no litoral”, justifica.

Prevenção da gripe é igual a da covid

Doutora Michele Martins orienta a não esquecer o uso de máscara e do álcool gel (foto: Joca Baggio)

As gripes são causadas por alguma cepa de influenza que não teve a cobertura vacinal e a orientação é sempre a mesma: se tiver algum sintoma, procure atendimento médico presencial ou atendimento online.

Na região esse serviço é oferecido pelo Pronto Atendimento Digital da Unimed. “Embora os casos sejam menos graves que a Covid, com menor índice de internação, não podemos nos descuidar”, explica a médica Michele Ambrosini Martins, coordenadora de Atenção Integral à Saúde da Unimed Litoral e do PA Digital.

E os cuidados, segundo a especialista, passam pelo uso de máscara de proteção facial, uso de álcool gel, higienização constante das mãos e distanciamento social. “A transmissão é feita por via oral por meio dos aerossóis, e não podemos abrir mão desses cuidados básicos. Precisamos nos proteger e proteger as pessoas que estão ao nosso redor”, acrescenta.


Michele diz que não há um perfil definido para essas síndromes respiratórias, pois elas atingem pessoas de todas as idades, com grande predomínio de jovens. “Talvez porque eles se expõem mais, não dão tanta importância para a máscara e não respeitam muito o distanciamento social”, acrescenta.

O fato de estarmos em uma região turística, com grande circulação de pessoas provenientes de diversas partes do país e do mundo, também é motivo de preocupação. “É um número muito grande de pessoas onde não se pode ter um controle vacinal ou implementar medidas sanitárias”, pontua.

Atendimento em BC cresceu 55%

Em Balneário Camboriú o aumento nos atendimentos a quadros de síndromes gripais no posto de triagem do hospital Ruth Cardoso foi de 55%, em comparação a novembro, segundo números da secretaria Municipal da Saúde. No entanto, especialistas temem que esse índice aumente em janeiro em decorrência e mais demanda turística, e também pela maior exposição nas comemorações de fim de ano.

Em Navegantes a divisão de Vigilância em Saúde também registrou aumento nos casos de síndromes gripais, “porém, nada de influenza confirmado por hora, mas também não são casos associados à Covid”, explica a diretora Thais Sarmento Bonfim.

Thais acrescenta que somente na segunda-feira foram testados mais de 150 antígenos para covid, todos negativos. “São quadros gripais leves”, complementa. No entanto, a médica Michele Ambrosini Martins, da Unimed Litoral, alerta que nas festas de virada precisam ser mantidos os mesmos protocolos de prevenção à Covid.




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






3.133.79.70

Últimas notícias

#tánoDIARINHO

“Celular não é brinquedo”, alerta neuropediatra

mais esportivo

Novo Audi S3 está disponível na Europa

ATENÇÃO!

BR 470 terá interrupções no trânsito durante o fim de semana

Joia

Lamborghini lança novo superesportivo

ITAJAÍ

Justiça autoriza liberdade provisória de Fábio Negão

SAÚDE

Anvisa veta a liberação de cigarros eletrônicos no Brasil

ESTACA ZERO

Governo suspende edital das alças da Antônio Heil

BOMBINHAS

Empreiteiro morre ao cair de andaime

BR 101

Traficante que trazia 135 kg de maconha pra BC é presa; veja o vídeo

CONFIRMAÇÃO

BC tem a segunda morte por dengue de 2024



Colunistas

Mundo Corporativo

Comportamentos destrutivos dentro das organizações

Histórias que eu conto

Reminiscências de um passado escolar

Jackie Rosa

Vida em Canto Grande

JotaCê

Festa de candidato em local proibido?

Coluna Esplanada

Senhor dos cargos

Gente & Notícia

Dudinha em Londres

Ideal Mente

E quem cuida de quem cuida?

Direito na mão

Trabalho sem carteira assinada conta para aposentadoria?

Show de Bola

Empréstimos feitos

Via Streaming

Visões de uma guerra de interesses

Na Rede

Agroboy mais gato dos EUA, última casinha de BC e romance no ar: confira os destaques das redes do DIARINHO

Coluna do Ton

Parabéns Ale

Foto do Dia

Pintura ensolarada

Coluna Exitus na Política

Janelas fechadas

Coluna Fato&Comentário

Coleção bicentenário: a construção da Matriz

Coluna Existir e Resistir

Bloquinho do Sebastião Lucas resgatando e revivendo os saudosos carnavais

Empreender

Balneário Camboriú atrai cada vez mais clientes do eixo sudeste

Artigos

Aniversário da praça dos Correios



TV DIARINHO






Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Blogs

A bordo do esporte

Liga esportiva estudantil desembarca no Paraná

Blog do JC

PSB, PT, PCdoB e PV pexêros, juntos

Blog da Ale Francoise

Cuidado com os olhos

Blog da Jackie

Catarinense na capa da Vogue

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação