Matérias | Geral


Crime ambiental

Moradores denunciam línguas pretas de esgoto jorrando em Bombinhas

Perto de placa da Bandeira Azul e da Taxa de Preservação Ambiental, moradora fotografou esgoto na praia, entre Canto Grande e Conceição 

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Famab e Prefeitura prometem R$ 180 milhões em investimentos. Saneamento vem sendo anunciado desde 2015. Fotos Leitor/Divulgação.


A cobrança da Taxa de Preservação Ambiental (TPA) em Bombinhas ou a inserção de praias da cidade no consagrado programa Bandeira Azul de certificação de praias limpas não conseguiu evitar ou reverter a existência de esgoto lançado diretamente na orla, nem mesmo o cenário das chamadas “línguas pretas” – fiapos de resíduos de esgoto escorrendo num dos mais belos cenários do litoral catarinense. A afirmação é da moradora Rosana Nunes, que encaminhou fotos para o DIARINHO mostrando o que ela considera inaceitável: o esgoto saindo diretamente na orla entre as praias do Canto Grande e Conceição, a poucos metros de uma placa de divulgação da Bandeira Azul, e divulgação também da TPA. 


Na visão da moradora, a TPA se transformou em marketing para alardear a preservação ambiental da cidade, mas ainda não conseguiu reverter de maneira significativa os problemas ambientais de uma das praias mais lindas do Brasil.  A imagem foi tirada no último dia 18 de dezembro, e segundo a Rosana, ilustra bem a incoerência entre o que aparece na propaganda oficial e a realidade local. 

Continua depois da publicidade



A ativista ambiental Ana Paula Schultz, também de Bombinhas, confirmou ao DIARINHO que há esgoto na praia e não apenas no trecho entre Conceição e Canto Grande. “Se vocês ficarem dois dias de chuva em Bombinhas irão presenciar situações absurdas. O mesmo grupo administra a cidade há 10 anos, não fez o saneamento básico”, destacou. Segundo Ana, a TPA já é chamada de “taxa de picaretagem ambiental” entre a galera. ”O esgoto vai sim para a praia; nas ruas afloram esgotos, e dependendo da hora fede muito”, completa. 

Ana revelou que também fotografou problemas ambientais recentes, mas por vezes, se sente impotente. “Existem só dois vereadores de oposição; o governo atual tem maioria na Casa Legislativa, e aprovou um novo plano diretor sem considerar muitos problemas crônicos da cidade. 

Denúncia na FAMAB

A Prefeitura de Bombinhas, ouvida pelo DIARINHO, confirmou que recebeu sábado, dia 18, uma denúncia de morador de Canto Grande, referente a um possível vazamento de esgoto. A equipe da divisão de Saneamento esteve no local no domingo pela manhã, juntamente com a Fundação de Amparo ao Meio Ambiente (FAMAB), e no local houve procedimento para identificar se realmente existe falha no sistema de esgoto do imóvel. O proprietário acompanhou a fiscalização. 

Continua depois da publicidade



Sem se referir especificamente aos investimentos oriundos de recursos da TPA, a FAMAB informou ainda, via assessoria, que o trabalho de fiscalização em relação às línguas negras acontece durante todo ano, e é intensificado de novembro a abril, período com variação sazonal da população em Bombinhas. 

Sobre o saneamento básico, promessa feita pelo governo atual em 2015, existe contrato de concessão e, segundo a Prefeitura, a empresa já iniciou os trabalhos para assegurar investimento de R$ 180 milhões – o que corresponde a aproximadamente nove mil reais por morador – “muito superior ao que vem sendo investido em saneamento básico no Brasil”, segundo a nota da Prefeitura.

Conforme o cronograma, as obras de construção da estação de tratamento de esgoto (ETE), assim como a implementação do restante da rede serão efetuadas “com todo o ritmo em 2022”, tão logo a temporada de verão se encerre. A capacidade de tratamento da nova ETE será de 165litros por segundo, ao final da implementação. Atualmente, Bombinhas possui 15 mil metros de rede de esgotamento. A previsão final é de que sejam instalados mais de 153 mil metros de tubulações.




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





52.203.18.65

TV DIARINHO


Confira os destaques desta terça-feira



Podcast

Minuto DIARINHO 25/01/2022

Publicado 25/01/2022 21:33



Especiais

Tradição

DIARINHO: 43 anos na liderança do jornalismo regional

PREVISÕES 2022

Oráculos apostam em um ano de desafios e solidariedade

TUDO JUNTO

Itajaí Shopping une compras, serviços e lazer

COLETA SELETIVA

Navegantes, Penha e Piçarras ainda não dispõem de coleta seletiva

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Crescimento da coleta seletiva



Blogs

A bordo do esporte

Atleta olímpica disputa Brasileiro de Snipe grávida de 31 semanas

Blog do JC

Deputado diz que governo Federal dá soco no queixo de catarinenses

Blog do Ton

Evie Sushi chega a Balneário Camboriú com inspiração nos grandes centros urbanos

Blog da Ale Francoise

Biorressonância na prevenção de sua saúde

Blog Doutor Multas

Como falar de improviso?

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado

Blog da Jackie

BALNEÁRIO FASHIOW foi SHOW

Blog Clique Diário

Ilha das Cabras - Balneário Camboriú



Entrevistão

Gabriel Castanheira

"Se tiver que prender mil vezes o cara, vamos prender mil vezes. É isso que eu converso com a tropa. Tem casos de pessoas que nós prendemos mais de 40 vezes [...] Cometeu um crime? Encaminha para a delegacia.”

Rodrigo Fernandes

"Os jovens, com certeza, têm a capacidade e o potencial de mudar o resultado de uma eleição”

Érica Becker e Pedro Junger

“Já tem dados que comprovam que o ser humano está ingerindo o próprio plástico que insere nos oceanos”, Érika Becker

Ciro Gomes

"O brasileiro tá pagando agora o preço do derivado de petróleo, da gasolina, em dólar”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯