Matérias | Geral


ITAJAÍ 

Alunos da rede municipal gravam filmes nas escolas

Curta-metragens debatem o desperdício de comida e a fome agravada pela Covid

Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]




Os alunos do centro de Educação Infantil Neusa Reis, no bairro Cordeiros, e dos 5º anos da escola Básica Judith Duarte de Oliveira, no bairro Itaipava, ambas em Itajaí, soltaram a imaginação e produziram filmes como atividade pedagógica. O resultado saiu dos muros das unidades escolares.


Os alunos da pré-escola do CEI e os professores produziram juntos um curta-metragem chamado “À procura de Heitor, o menino cantor”, obra que mistura aventura, música, dança e mistério.

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 






Os alunos da pré-escola do CEI e os professores produziram juntos um curta-metragem chamado “À procura de Heitor, o menino cantor”, obra que mistura aventura, música, dança e mistério.

Continua depois da publicidade



De acordo com a supervisora, o uso da produção audiovisual na escola é uma ferramenta pedagógica poderosa e que está em expansão, ocupando cada vez mais os espaços escolares devido à sua potência. Pra assistir à produção, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=OTEop_px07Y&t=13s

Já os alunos do ensino fundamental gravaram um curta-metragem sobre o desperdício de alimentos. A iniciativa da professora Patrícia Regina Wanderlinde Alves surgiu após observar que a situação ocorria na merenda e nos lanche escolares.

O objetivo do filme foi debater o assunto com os 47 estudantes, promover conhecimentos e estimular práticas sustentáveis. O curta-metragem integra o projeto Tempo Esgotado para o Desperdício de Alimentos e aborda, entre outros aspectos, o agravamento da fome em decorrência da pandemia de covid-19. Veja o filme pelo link https://www.youtube.com/watch?v=LvCBEVj6Q6U&feature=youtu.be .

O material traz ainda outra situação: enquanto milhões de pessoas passam fome, quase um terço de todos os alimentos produzidos no mundo por ano, aproximadamente 930 milhões de toneladas, vão parar no lixo.

Continua depois da publicidade



Além do curta, os alunos produziram palestras educativas sobre o tema. “Ao trabalhar esse projeto, busquei conectar a aprendizagem dos alunos a outras áreas do conhecimento, promovendo a formação integral e buscando, não somente o desenvolvimento intelectual, mas também social, físico, emocional e cultural, compreendidos como fundamentais para uma total construção do saber. Também busquei sempre levá-los a pensarem além dos limites da sala de aula”, destaca a professora idealizadora do projeto.

Os estudantes ainda distribuíram 2500 fôlderes e fixaram 100 cartazes em pontos comerciais, com dicas de como evitar o desperdício de comida.

Após compreenderem a importância de evitar o desperdício dos alimentos, os alunos deram outro passo importante: o de ajudar a levar comida para as mesas das famílias carentes, com uma campanha de arrecadação de alimentos. Até agora, mais de 500 quilos já foram arrecadados e distribuídos para moradores do bairro Itaipava.

Pra professora, essa é o primeira passo do projeto que será contínuo na unidade. “A fome não é uma vez ao ano, por isso o nosso projeto não se dá por encerrado. Vamos dar continuidade nos próximos anos, com as novas turmas, até porque a fome não espera. São pequenos gestos que fazem a diferença, e eu fico muito feliz ao ver os meus alunos sensibilizados com essa causa e por terem entendido o sentido de tudo isso”, finaliza.




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





75.101.211.110

TV DIARINHO


Confira os destaques desta sexta-feira



Podcast

Minuto DIARINHO 28/01/2022

Publicado 28/01/2022 20:44



Especiais

Fausto Rocha Jr

21 anos da morte do ator que Barra Velha (quase) esqueceu

Tradição

DIARINHO: 43 anos na liderança do jornalismo regional

PREVISÕES 2022

Oráculos apostam em um ano de desafios e solidariedade

TUDO JUNTO

Itajaí Shopping une compras, serviços e lazer

COLETA SELETIVA

Navegantes, Penha e Piçarras ainda não dispõem de coleta seletiva



Blogs

A bordo do esporte

Regata final do Brasileiro de Snipe 2022 terá disputa baiana pelo título

Blog do JC

Operação Coruja

Blog do Ton

Evie Sushi chega a Balneário Camboriú com inspiração nos grandes centros urbanos

Blog da Ale Francoise

Biorressonância na prevenção de sua saúde

Blog Doutor Multas

Como falar de improviso?

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado

Blog da Jackie

BALNEÁRIO FASHIOW foi SHOW

Blog Clique Diário

Ilha das Cabras - Balneário Camboriú



Entrevistão

Luciana de Castro Ribeiro

"A Polícia Federal sabe que um dos principais pontos de lavagem de dinheiro no Brasil é na região de Itajaí”

Gabriel Castanheira

"Se tiver que prender mil vezes o cara, vamos prender mil vezes. É isso que eu converso com a tropa. Tem casos de pessoas que nós prendemos mais de 40 vezes [...] Cometeu um crime? Encaminha para a delegacia.”

Rodrigo Fernandes

"Os jovens, com certeza, têm a capacidade e o potencial de mudar o resultado de uma eleição”

Érica Becker e Pedro Junger

“Já tem dados que comprovam que o ser humano está ingerindo o próprio plástico que insere nos oceanos”, Érika Becker



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯