Matérias | Geral


PRIVATIZAÇÃO DO PORTO

Propostas pra concessão são levadas ao governo federal

Consórcio pra gestão da dragagem foi sugerido pra atender operadores dos dois lados

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Sugestões levadas ao governo federal serão analisadas (Foto: João Batista/Arquivo)


As obras de dragagem do canal de acesso portuário, a gestão das manobras dos navios e a manutenção de algumas áreas no entorno do canal sob gestão municipal foram pontos debatidos por um grupo de empresários de Itajaí que foi a Brasília na semana passada pra tratar do processo de desestatização do porto. A comitiva sugeriu propostas pra serem incluídas no edital de concessão e que passam agora por análise jurídica do governo federal.


O encontro foi com o secretário Nacional de Portos, Diogo Piloni, e o coordenador Geral de Concessões Portuárias, Daniel Rodrigues Aldigueri. Os representantes do governo federal deram a entender que o vencedor da licitação ficará responsável pelo processo de dragagem de aprofundamento e manutenção do canal. Se de fato o serviço for incluído na concessão, a comitiva defende a criação de um consórcio entre os terminais do complexo portuário.

Continua depois da publicidade



A ideia, segundo o grupo, é atender os interesses das empresas que atuam na margem do lado de Navegantes, bom como os operadores dos terminais à montante do rio, após o porto. Pelo consórcio, as receitas geradas poderiam ser utilizadas de forma proporcional na gestão das obras de dragagem do rio.

O grupo também sugeriu que seja licitado somente a área do porto comercial. Neste caso, a proposta seria manter a marina - que atualmente já é licitada –, a área do centro de Eventos e o entorno do local e a área do molhe sul da barra do rio sob a responsabilidade do município de Itajaí.

Durante o encontro, também ficou assegurado que será reforçada a criação do conselho de Autoridade Portuária (CAP), que hoje tem caráter consultivo. De acordo com os representantes do governo federal, cláusulas de obrigatoriedade de consultas da concessionária ao conselho e ao órgão regulador ou à própria secretaria Nacional de Portos serão inseridas no edital de licitação.

Segundo o presidente da Intersindical Patronal de Itajaí, Bento Ferrari, que liderou a comitiva, a ida à Brasília foi importante porque havia muitas informações desencontradas no processo de desestatização que prejudicam a análise por parte dos empresários e da própria comunidade.

Continua depois da publicidade



“Esclarecemos todas as nossas dúvidas, fizemos as sugestões e, inclusive, o governo disse que há planos para que as operações portuárias não sejam prejudicadas, caso o processo licitatório não seja completamente concluído no ano de 2022’’, finalizou. Pelo cronograma do governo, a licitação deve ser lançada no segundo trimestre de 2022, com o contrato a ser assinado até o fim do ano que vem.

Itajaí espera posicionamento final do governo Bolsonaro

Eclésio diz que sugestões podem melhorar modelo (foto: divulgação)

O empresário Eclésio da Silva, presidente da Multilog, também destacou a importância da reunião. “O secretário garantiu que o processo de desestatização plena está avançando e que as sugestões, que possam melhorar o modelo, serão sempre bem-vindas”, destacou. Ainda participaram da comitiva representantes da Fecomércio, Fiesc e sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Itajaí (Seveículos).

Enquanto o grupo aguarda a análise das propostas, a prefeitura de Itajaí também espera um posicionamento do governo federal sobre o pedido do município pra que o edital de concessão mantenha a autoridade portuária pública e municipalizada, com a renovação do convênio de delegação.

O pedido foi entregue no ministério da Infraestrutura no final do mês passado pelo prefeito Volnei Morastoni e o superintendente do porto, Fábio da Veiga, e tem apoio de senadores e deputados catarinenses. O município ainda busca uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro pra defender que a gestão portuária siga com Itajaí.




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





75.101.211.110

TV DIARINHO


Confira os destaques desta sexta-feira



Podcast

Minuto DIARINHO 28/01/2022

Publicado 28/01/2022 20:44



Especiais

Fausto Rocha Jr

21 anos da morte do ator que Barra Velha (quase) esqueceu

Tradição

DIARINHO: 43 anos na liderança do jornalismo regional

PREVISÕES 2022

Oráculos apostam em um ano de desafios e solidariedade

TUDO JUNTO

Itajaí Shopping une compras, serviços e lazer

COLETA SELETIVA

Navegantes, Penha e Piçarras ainda não dispõem de coleta seletiva



Blogs

A bordo do esporte

Regata final do Brasileiro de Snipe 2022 terá disputa baiana pelo título

Blog do JC

Operação Coruja

Blog do Ton

Evie Sushi chega a Balneário Camboriú com inspiração nos grandes centros urbanos

Blog da Ale Francoise

Biorressonância na prevenção de sua saúde

Blog Doutor Multas

Como falar de improviso?

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado

Blog da Jackie

BALNEÁRIO FASHIOW foi SHOW

Blog Clique Diário

Ilha das Cabras - Balneário Camboriú



Entrevistão

Luciana de Castro Ribeiro

"A Polícia Federal sabe que um dos principais pontos de lavagem de dinheiro no Brasil é na região de Itajaí”

Gabriel Castanheira

"Se tiver que prender mil vezes o cara, vamos prender mil vezes. É isso que eu converso com a tropa. Tem casos de pessoas que nós prendemos mais de 40 vezes [...] Cometeu um crime? Encaminha para a delegacia.”

Rodrigo Fernandes

"Os jovens, com certeza, têm a capacidade e o potencial de mudar o resultado de uma eleição”

Érica Becker e Pedro Junger

“Já tem dados que comprovam que o ser humano está ingerindo o próprio plástico que insere nos oceanos”, Érika Becker



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯