Matérias | Polícia


Segurança

Delegacia de Balneário Piçarras deve funcionar 24 horas na temporada

Ampliação foi pedido dos presidentes das câmaras de vereadores de Piçarras, Barra Velha e Penha em encontro com delegado regional

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Vereadores dizem que três cidades ficam desguarnecidas em virtude de deslocamento de viaturas para Itajaí e Balneário. Foto Divulgação


Os presidentes das Câmaras de Vereadores de Balneário Piçarras, Barra Velha e Penha articularam nesta quarta-feira a reabertura 24h da delegacia de polícia Civil de Balneário Piçarras para atendimento dos três municípios. A medida é uma resposta à preocupação dos parlamentares com a centralização de flagrantes e exames de corpo de delito em Itajaí e Balneário Camboriú. 


Claudionir Arbigaus, o Pulga (PP), Jorge Luiz (MDB) e Maurício Brockveld (MDB), respectivamente, presidentes do Legislativo de Barra Velha, Balneário Piçarras e Penha fizeram o acordo junto ao delegado regional, Márcio Colatto, num encontro articulado pelo vereador Jorge Luiz.  

Continua depois da publicidade



O encontro ocorreu na Câmara de Vereadores de Balneário Piçarras, aproveitando a presença do delegado regional na cidade para tratar da implantação da “Sala Lilás” na delegacia de polícia local. A pauta do encontro foi justamente o reforço da segurança pública nas três cidades, num cenário considerado preocupante pelos três. 

A decisão acontece após uma série de ocorrências na região: o arrombamento de um cartório em Balneário Piçarras, um assalto a mão armada em Itajuba, Barra Velha, e uma perseguição policial a um bandido entre Penha e Balneário Piçarras.

“Nós expressamos ao delegado regional a preocupação com a estrutura da Civil e da Militar para o verão”, destacou Pulga ao DIARINHO. “Hoje, os flagrantes policiais são todos registrados em Itajaí, o que demanda não apenas tempo, mas também deslocamento de viaturas tanto de Piçarras, como Barra Velha e Penha, muitas vezes deixando nossas cidades desguarnecidas, incluindo São João do Itaperiú”, detalhou.

De acordo com Jorge Luiz, em média, ocorrem oito a nove flagrantes somente em Itajaí, diariamente; e mais três ou quatro em Navegantes, também levados para Itajaí. A esses procedimentos, somam-se as ocorrências eventuais de Penha, Piçarras e Barra Velha. “Sem falar que todo exame de corpo de delito vai para Balneário Camboriú”, destaca Pulga. “Concentra tudo entre Balneário e Itajaí, e para nós é contraproducente”, pontuou o vereador barra-velhense.

Continua depois da publicidade



Na visão de Pulga, o cenário só poderá mudar se houver mobilização política. “Não acontece nada fora da esfera política. Precisamos mobilizar os deputados para reverter esse cenário, e o delegado Márcio, que já atuou nas três cidades, e até conhece muitos dos policiais daqui pelo nome, foi sensível a essa situação”. 

A princípio, Márcio confirmou a reabertura da Delegacia de Polícia de Balneário Piçarras 24h durante a alta temporada. “Nós concordamos com essa situação. Não se trata de privilegiar Balneário Piçarras, mas tanto Penha como Barra Velha apoiaram porque Piçarras fica no centro dos três municípios; é melhor centralizar um registro de flagrante em Piçarras que ter de se deslocar para Itajaí”. 

Pulga observa que Colatto admitiu a dificuldade atual de se ampliar o atendimento na Polícia Civil. “As delegacias fecham, essa é a verdade; os policiais não podem atender sem infraestrutura. Mas reabrir o plantão em Piçarras será um grande avanço”, acredita Pulga, que é policial militar licenciado.

Sobre a distância para se fazer um exame de corpo de delito, ainda não há solução imediata, mas Colatto concordou em autorizar um estudo para que médicos plantonistas possam examinar nas cidades menores, a fim de desafogar Balneário Camboriú. Ainda não há data para esse estudo. 

Reforço no efetivo

Jorge, Maurício e Pulga ainda trataram do reforço policial na Operação Verão. “Nós entendemos que a situação é preocupante na região, veja essas ocorrências de ontem”, disse o presidente do Legislativo de Barra Velha. “Nossa preocupação é com o morador fixo, e não apenas com o veranista. Já Maurício pontuou que a Civil foi receptiva e agora, busca-se ampliar as ações “para que a população se sinta mais segura e protegida”.




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





107.21.85.250

TV DIARINHO


Confira os destaques desta segunda-feira



Podcast

Minuto DIARINHO 17/01/2022

Publicado 17/01/2022 21:37



Especiais

Tradição

DIARINHO: 43 anos na liderança do jornalismo regional

PREVISÕES 2022

Oráculos apostam em um ano de desafios e solidariedade

TUDO JUNTO

Itajaí Shopping une compras, serviços e lazer

COLETA SELETIVA

Navegantes, Penha e Piçarras ainda não dispõem de coleta seletiva

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Crescimento da coleta seletiva



Blogs

A bordo do esporte

Especialistas em cripto jogos apostam em projetos como o Meta Soccer para jovens investidores

Blog do JC

Ou vai ou racha?

Blog Doutor Multas

Como falar de improviso?

Blog da Ale Francoise

Conhece os benefícios para sua saúde do ILIB!?

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado

Blog do Ton

Banho Energético para a Virada de Ano

Blog da Jackie

BALNEÁRIO FASHIOW foi SHOW

Blog Clique Diário

Ilha das Cabras - Balneário Camboriú



Entrevistão

Gabriel Castanheira

"Se tiver que prender mil vezes o cara, vamos prender mil vezes. É isso que eu converso com a tropa. Tem casos de pessoas que nós prendemos mais de 40 vezes [...] Cometeu um crime? Encaminha para a delegacia.”

Rodrigo Fernandes

"Os jovens, com certeza, têm a capacidade e o potencial de mudar o resultado de uma eleição”

Érica Becker e Pedro Junger

“Já tem dados que comprovam que o ser humano está ingerindo o próprio plástico que insere nos oceanos”, Érika Becker

Ciro Gomes

"O brasileiro tá pagando agora o preço do derivado de petróleo, da gasolina, em dólar”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯