Matérias | Geral


Números

Itajaí já vacinou 50% da população; BC, Piçarras e Itapema estão na frente

Maioria das cidades da Amfri já ultrapassou índice, mas região é a mais atrasada na aplicação 2ª dose em Santa Catarina

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Em números absolutos, Itajaí é a cidade que aplicou mais doses na região, até momento, com 294.841 aplicações (foto: divulgação)

Itajaí superou a marca de metade da população totalmente imunizada contra a covid-19. Conforme o vacinômetro do governo estadual, a cidade chegou a 50,51% de cobertura da população geral na terça-feira, com 112.697 pessoas atendidas com o esquema vacinal de duas doses ou com a dose única. Já Balneário Camboriú, Piçarras e Itapema são as cidades mais avançadas na aplicação da segunda dose, entre 57% e 58% da população imunizada. Balneário chegou à metade dos moradores imunizados na semana passada, com cobertura acima das médias estadual e nacional. Conforme boletim na segunda-feira, 85.133 pessoas estão imunizadas na cidade, representando 58% da população geral.


Na aplicação da 1ª dose, a cobertura está em 78,76%, com 175.732 moradores vacinados.

Continua depois da publicidade



Em números absolutos, Itajaí é a cidade que aplicou mais doses na região até momento, com 294.841 aplicações. O município, no entanto, é um dos últimos a atender, ao menos, metade da população com o esquema vacinal completo. A marca só não foi alcançada, ainda, na região por Camboriú e Ilhota, com cobertura de 45% da população com imunização total até terça. A vacinação em Itajaí avança entre os adolescentes, com quase 70% do grupo já com a 1ª dose, e com a aplicação das doses de reforço entre idosos e pessoas da população em geral, já atendidas com as duas doses ou dose única.

A Amfri está perto de atingir um milhão de doses de vacinas aplicadas. Até terça-feira, quase 555 mil pessoas tinham sido atendidas com, ao menos, a primeira dose da vacina, com cobertura de 75,8%. A cidade mais atrasada na vacinação, na 1ª e 2ª doses, é Ilhota. A mais adiantada é Balneário Piçarras, com 80% de cobertura na 1ª dose e quase 60%, na 2ª dose.

Em relação às demais regiões do estado, a região da Amfri é a mais atrasada na imunização total com a 2ª dose ou dose única. O percentual é de 52% da população atendida, contra quase 58% da média estadual. A região que lidera é o extremo oeste, com índice de 70%. A região está melhor na aplicação da 1ª dose, perto da média do estado de 76% de cobertura.

Considerando só a população vacinável – pessoas acima de 12 anos – Santa Catarina já passou dos 90% de cobertura com a primeira dose, e de 67%, no esquema vacinal completo. A vacinação de crianças ainda não está liberada no Brasil, mas começou em outros países, com liberação da Coronavac no Chile, e da Sinopharm, na Argentina.

Continua depois da publicidade



Vacinas para quem vai ao exterior

Recomendação em nota técnica do ministério da Saúde reduziu o intervalo entre as doses da Pfizer e da Astrazeneca, permitindo que os municípios antecipem a aplicação da segunda dose para quem tem viagens marcadas para o exterior. Quem já tomou as duas doses da Coronavac ou de outro laboratório, não aceito em alguns países, também pode receber uma terceira dose, nesse caso, da Pfizer, pra se considerar imunizado.

A diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive) informou que vai adotar a recomendação do ministério da Saúde. A pessoa precisa comprovar a viagem pra antecipar a vacina. A forma de comprovação ficaria a critério de estados e prefeituras.

“O indivíduo deve procurar seu município com os documentos que comprovem o agendamento da viagem”, orienta a Dive. A apresentação de passagens no posto de vacinação pode ser usada pra comprovação. Documento com foto e comprovante de aplicação da primeira dose, já exigidos normalmente, precisam ser levados.

A nota técnica definiu intervalo mínimo de 21 dias entre as doses da Pfizer e de 28 dias da Astrazeneca. Viajantes com as duas doses da Coronavac podem receber uma terceira dose, de outra vacina aceita no país de destino, após 28 dias da segunda dose.

Influenciadora virou piada por não ter se vacinado pro cruzeiro do Safadão

Evely Maysa virou piada ao procurar dose única da Janssen pra embarcar em navio (foto: reprodução)

A blogueira e influenciadora digital Evely Maysa foi criticada e virou piada nas redes sociais, após postar vídeo, no Instagram, procurando ajuda para conseguir a dose única da Janssen. Ele relatou precisar da vacina pra entrar no cruzeiro do cantor Wesley Safadão, no final de novembro.

Segundo ela, a viagem, inicialmente, não previa exigência de vacinação, mas, como o navio vai passar por águas internacionais, a organização informou, após reunião, que, agora, só poderão embarcar pessoas com esquema vacinal completo. A medida atende à determinação da Anvisa.

“Eu preciso, urgentemente, tomar a Janssen, só que a Janssen não tem em lugar nenhum. Então, se alguém souber onde tem, me fala”, apelou no vídeo. A blogueira explicou que teria que ser a dose única da Janssen porque não daria mais tempo de tomar duas doses até o início do cruzeiro.

“Pelo amor de Deus, eu preciso dessa dose única”, disse. O prazo pra envio do certificado de vacinação, pra embarcar no cruzeiro, é até esta quinta-feira. Após a repercussão do vídeo, Evely colocou o perfil no Instagram no modo privado.

Ela foi criticada por não ter ido atrás de nenhum tipo de vacina antes da exigência para o cruzeiro. A influencer tem 92,7 mil seguidores na plataforma. Em setembro, a moça já tinha se envolvido num caso polêmico de maus tratos a um cachorro de rua. O animal foi filmado sendo expulso do carro, onde a blogueira estava com outras pessoas. 

 

São Paulo alcança 100% de adultos vacinados

Na segunda-feira, o estado de São Paulo foi o primeiro do país a atingir 100% dos adultos vacinados com, ao menos, a primeira dose, atingindo 35,3 milhões de pessoas.  O estado ainda lidera o ranking da imunização completa, com 86% dos adultos vacinados e 65% de imunizados da população geral. O índice é acima da média do país, com 50,7% dos brasileiros vacinados com duas doses ou dose única até o momento.

Conforme balanço do consórcio de veículos de imprensa, até domingo passado, Santa Catarina era a segunda mais bem colocada na lista de imunização da população geral, com índice de 75,27%.  A lista também é liderada por São Paulo, que já passou de 80% da população geral atendida com a 1ª dose.

Em nota, o governo de São Paulo destacou que foi o primeiro estado do país a iniciar a vacinação, logo após a liberação da Anvisa, em 17 de janeiro. O governo também ressaltou que é o estado que mais imuniza em números absolutos, com mais de 70 milhões de doses já aplicadas.




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





3.89.204.127

TV DIARINHO


Entrevistão Rodrigo Fernandes Juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina





Especiais

Meio Ambiente

Juarez Müller, o homem das árvores e flores, recebe homenagem na Câmara de Vereadores

Escotismo

Grupo Lauro Müller volta renovado após quase dois anos de incertezas

REGIÃO

Confira a lista das escolas particulares

SESC/SENAI

Escola S alia grade curricular básica ao ensino tecnológico e bilíngue

Colégio Energia

Líder em aprovação, Energia acumula 25 anos de credibilidade, qualidade e inovação



Blogs

Blog da Ale Francoise

Intestino Permeável, você tem?

Blog do JC

Instagram de controlador da prefa de Penha é hackeado

A bordo do esporte

Contagem regressiva de sete meses para a Globe 40

Blog Doutor Multas

Recurso suspensão CNH: como fazer?

Blog do Ton

Líbere Fashion Show

Blog da Jackie

BALNEÁRIO FASHIOW foi SHOW

Blog Clique Diário

Ilha das Cabras - Balneário Camboriú

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Entrevistão

Rodrigo Fernandes

"Os jovens, com certeza, têm a capacidade e o potencial de mudar o resultado de uma eleição”

Érica Becker e Pedro Junger

“Já tem dados que comprovam que o ser humano está ingerindo o próprio plástico que insere nos oceanos”, Érika Becker

Ciro Gomes

"O brasileiro tá pagando agora o preço do derivado de petróleo, da gasolina, em dólar”

Guido Petinelli

O melhor empreendimento é aquele que enriquece o bairro.”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯