Matérias | Geral


Itajaí e Navegantes

Complexo Portuário registra crescimento de 23% na movimentação de contêineres

Maior movimentação foi de exportação de frango e madeira

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

O Complexo Portuário registroul 91 atracações no decorrer do mês de setembro Foto: Divulgação

O Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes registrou um crescimento de 23% no número total de TEU's acumulados, durante o mês de setembro. O número registrado corresponde a 151.720 TEU'S (unidade de medida de um container de 20 pés), que elevou a movimentação anual para 1.239.214 contra 1.011.239 TEU’s acumulados no mesmo período do ano anterior.


Quanto à movimentação de toneladas acumuladas, o Complexo constatou um crescimento de 29% na movimentação de tonelagem. Desta forma, foram 1.700.440 toneladas, elevando o acúmulo de tonelagem anual para 14.229.166 contra 11.020.401.

Continua depois da publicidade



"A movimentação de cargas conteinerizadas continua crescendo. Em termos gerais, nós mantivemos o mesmo crescimento de 23% na movimentação total do Complexo Portuário de Itajaí. Neste mês de setembro a movimentação de TEU's registrou a segunda melhor movimentação do ano, ficando atrás apenas da movimentação de maio, quando foram contabilizados 157 mil unidades", esclarece Heder Cassiano Moritz, diretor geral de Operações Logísticas.

O Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes totalizou 151.720 TEU's (100%) na movimentação de cargas conteinerizadas. Enquanto isso, a APM Terminals (empresa arrendatária do porto de Itajaí/berços 1 e 2), e Cais Comercial (porto púbico/berços 3 e 4), representa 30% do montante, com seus 45.431 TEU's, configurando um crescimento relativo a 1% na movimentação de contêineres, em comparativo ao mesmo período do ano anterior. O Terminal da Portonave (Porto de Navegantes), encerrou o mês de setembro representando 70% de aumento, com 106.289 TEU's. A APM Terminals e Cais Comercial também registraram um crescimento de 5% na movimentação de cargas em toneladas acumuladas, com relação ao ano anterior.

O mês de setembro de 2021 somou 481.860 toneladas, elevando a movimentação acumulada do ano (jan/set) para 4.613.846 - sendo maior que o ano anterior, em que havia sido acumulado um número menor de 4.389.992.

"Apesar das dificuldades relacionadas com a questão dos contêineres em nível mundial, conseguimos manter uma movimentação no complexo em termos de crescimento. Esse segmento ainda apresenta um crescimento considerável, o que é importante destacar", aponta Heder Moritz.

Continua depois da publicidade



Verificou-se na APM Terminals (margem direita), um crescimento em relação à movimentação acumulada. A margem direita registrou em setembro o número de 4.424.894 toneladas contra 4.161.864 toneladas acumuladas em seu ano anterior.

"Tivemos a movimentação acumulada de 1%, ainda em crescimento em relação ao ano passado. Ela diminuiu um pouco em termos de movimentação, em função de readequação de escalas e serviços que a Maersk fez, ao tem que se levar em consideração", conclui Moritz.

O Terminal Portonave apresentou 106.289 TEU´s, tendo um número constatado por 1.189.169 toneladas. Este resultado elevou a movimentação acumulada do ano para 837.209 no número de TEU's. Foi constatado um aumento de 37% em relação à movimentação acumulada do mesmo período do ano passado. Destaque ainda em setembro deste ano, com o número total de 9.336.122 toneladas acumuladas.

O Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, comenta a respeito dos índices do último relatório mensal do Porto de Itajaí: “Mesmo com as adversidades, a expectativa de novos crescimentos para o Porto de Itajaí ainda permanece com credibilidade. Apesar da crise internacional dos contêineres, até dezembro de 2021 o Porto de Itajaí pretende alcançar novos recordes com relação aos dados dos relatórios da Autoridade Portuária de Itajaí”, esclareceu Fábio da Veiga.

O Complexo Portuário registrou, ao todo, 91 atracações no decorrer do mês de setembro, sendo 32 delas concretizadas na área arrendada (APM Terminals), 02 atracações no TUP Braskarne, 05 na TEPORTI e 01 no TUP Poly Terminais. Na Portonave, a movimentação registrada no mês de setembro foi de 51 escalas, elevando a movimentação acumulada do ano para 455, com um crescimento de 14% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A exportação de cargas em toneladas no Porto de Itajaí representou porcentagem de 56%, no mês de setembro deste ano. Já com base no número das importações, houve um aumento de 44% no mesmo mês.

As principais exportações registradas no Porto de Itajaí, durante o mês de setembro foram de Frango (35,0%), Madeiras e Derivados (88,6%) e Carnes (50,7%). As importações mais significativas, destacaram itens como: mecânicos e eletrônicos (31,5%), Produtos químicos (45,2%), Plásticos e borrachas (68,2%) e Alimentos em geral (14,9%).




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





3.89.204.127

TV DIARINHO


Entrevistão Rodrigo Fernandes Juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina





Especiais

Meio Ambiente

Juarez Müller, o homem das árvores e flores, recebe homenagem na Câmara de Vereadores

Escotismo

Grupo Lauro Müller volta renovado após quase dois anos de incertezas

REGIÃO

Confira a lista das escolas particulares

SESC/SENAI

Escola S alia grade curricular básica ao ensino tecnológico e bilíngue

Colégio Energia

Líder em aprovação, Energia acumula 25 anos de credibilidade, qualidade e inovação



Blogs

Blog da Ale Francoise

Intestino Permeável, você tem?

Blog do JC

Instagram de controlador da prefa de Penha é hackeado

A bordo do esporte

Contagem regressiva de sete meses para a Globe 40

Blog Doutor Multas

Recurso suspensão CNH: como fazer?

Blog do Ton

Líbere Fashion Show

Blog da Jackie

BALNEÁRIO FASHIOW foi SHOW

Blog Clique Diário

Ilha das Cabras - Balneário Camboriú

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Entrevistão

Rodrigo Fernandes

"Os jovens, com certeza, têm a capacidade e o potencial de mudar o resultado de uma eleição”

Érica Becker e Pedro Junger

“Já tem dados que comprovam que o ser humano está ingerindo o próprio plástico que insere nos oceanos”, Érika Becker

Ciro Gomes

"O brasileiro tá pagando agora o preço do derivado de petróleo, da gasolina, em dólar”

Guido Petinelli

O melhor empreendimento é aquele que enriquece o bairro.”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯