Matérias | Geral


Balneário Camboriú

Duas propostas em análise para o transporte coletivo

Contratação emergencial da CTT e transferência da concessão da Expressul são as opções do município

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

As linhas são tocadas de forma precária pela Praiana desde que Expressul desistiu (foto: João Batista)

O transporte público de ônibus pode voltar em Balneário Camboriú de forma emergencial pela empresa Camboriú Transportes e Turismo (CTT) ou pela retomada da concessão que era da Expressul por uma nova empresa. Outra possibilidade é que a contratação emergencial ocorra até a retomada da concessão, embora a empresa interessada, do Paraná, tenha manifestado disponibilidade de assumir o serviço de imediato.


Os dois processos estão correndo em paralelo na secretaria de Compras. A pasta analisa a inexigibilidade de licitação com vistas à contratação emergencial. A proposta prevê contrato por 90 dias, prazo que poderá ser estendido, conforme a necessidade. A outra análise é a da documentação da empresa que fez acordo com a Expressul para assumir a concessão.

Continua depois da publicidade



A procuradoria do município já deu parecer favorável à transferência da concessão, prevista em cláusula do contrato. A empresa apresentou documentos comprovando condições de assumir as operações mas, no entanto, tem que cumprir todas as exigências técnicas do edital original, de 2017. Com a retomada da concessão, a prefeitura evita de ter que lançar uma nova licitação e a nova empresa pode tocar o restante do contrato, que vence em 2027.

A negociação da concessão é a proposta mais nova. Já a contratação emergencial é medida que já vinha sendo discutida desde o ano passado, após a concessionária Expressul desistir de retomar o serviço depois da suspensão das operações durante a pandemia. A empresa havia pedido um subsídio mensal pra manter os serviços mas não houve acerto com a prefeitura.

Em outubro de 2020 a Viação Praiana, que atende linhas intermunicipais na região, foi autorizada pelo município a expandir de forma precária as linhas pelos bairros de Balneário. A contratação emergencial pela CTT, responsável pelo transporte municipal em Camboriú, retomaria as linhas em Balneário com ampliação de trajetos e horários. A prefeitura destinou R$ 400 mil no plano orçamentário pra custear o período emergencial.

O diretor-presidente do BC Trânsito, Ricieri Ribas, explica que vai depender das análises a decisão sobre a proposta a ser adotada. Pode ocorrer contratação emergencial até a nova empresa da concessão assumir, ou apenas a volta da concessão, sem contratação emergencial antes. A previsão, segundo ele, é que haja uma definição até o final do mês. “Vai ser decidido o que for melhor para o interesse público”, disse.

Continua depois da publicidade



A proposta emergencial prevê ampliação de linhas e horários. O serviço manteria os horários diurnos e aumentaria os horários da noite. Segundo Ricieri, a ampliação atenderia as áreas com maior demanda, principalmente nos bairros da região Sul e nas praias agrestes, além de beneficiar os trabalhadores de shoppings e comércios no centro. Atualmente, os passageiros reclamam da falta de opções à noite e pedem mais horários.

 

Negociação da concessão

A Expressul espera pelo aval do município no acordo de transferência da concessão para a nova empresa. Quem assumiria o contrato é uma empresa do Paraná, mas o nome não foi divulgado. Se a prefeitura concordar, o contrato entre a prefeitura e a Expressul, que iria até 2027, poderá ser retomado pela nova concessionária, com chance de ser prorrogado após o vencimento.

O advogado da Expressul, Juliano Mandelli, explica que a concessão não foi encerrada e está sendo negociada com a operadora. A transferência é permitida dentro das regras do contrato de concessão, desde que a empresa interessada comprove as mesmas qualificações técnicas e tenha as documentações aprovadas pelo município.

Juliano informa que a questão da transferência entre as empresas está acertada. O advogado confirmou que a nova empresa entregou as documentações pra análise do município, esperando agora pela o aval da prefeitura pela cessão contratual.

De acordo com ele, a empresa teriam condições de se mobilizar de imediato para, em dez dias, assumir o serviço, sendo retomadas inicialmente as linhas emergenciais. As linhas troncais seriam feitas com ônibus grandes e as linhas de bairro com micro-ônibus. Juliano avalia que se a retomada da concessão for rápida não precisaria ter uma contração emergencial.

Pelo parecer da procuradoria, a empresa tem que cumprir todas as condições previstas no edital de concessão. O município segue com a análise dos documentos apresentados pela empresa. O diretor da BC Trânsito comenta que a possibilidade de retomar a concessão evita o processo de uma nova licitação, que é mais demorado.

Ele lembrou o caso de Itajaí, que está com a licitação do transporte emperrada após suspensão pelo tribunal de Contas (TCE), e de Camboriú, onde o chamamento público de vans para atender o transporte nem bairros e em regiões do interior deu deserto por duas vezes.

 

Definição é esperada para os próximos dias




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





3.81.89.248

TV DIARINHO


Confira os destaques desta quinta-feira



Podcast

Minuto DIARINHO 02/12/2021

Publicado 02/12/2021 18:01



Especiais

Meio Ambiente

Juarez Müller, o homem das árvores e flores, recebe homenagem na Câmara de Vereadores

Escotismo

Grupo Lauro Müller volta renovado após quase dois anos de incertezas

REGIÃO

Confira a lista das escolas particulares

SESC/SENAI

Escola S alia grade curricular básica ao ensino tecnológico e bilíngue

Colégio Energia

Líder em aprovação, Energia acumula 25 anos de credibilidade, qualidade e inovação



Blogs

A bordo do esporte

Contagem regressiva de sete meses para a Globe 40

Blog do JC

Colombo recebe título de doutor honoris causa da Universidade do Contestado

Blog Doutor Multas

Recurso suspensão CNH: como fazer?

Blog do Ton

Líbere Fashion Show

Blog da Ale Francoise

Você conhece a seiva do dragão?

Blog da Jackie

BALNEÁRIO FASHIOW foi SHOW

Blog Clique Diário

Ilha das Cabras - Balneário Camboriú

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Entrevistão

Érica Becker e Pedro Junger

“Já tem dados que comprovam que o ser humano está ingerindo o próprio plástico que insere nos oceanos”, Érika Becker

Ciro Gomes

"O brasileiro tá pagando agora o preço do derivado de petróleo, da gasolina, em dólar”

Guido Petinelli

O melhor empreendimento é aquele que enriquece o bairro.”

Ana Tereza Canziani Pereira Boschi

"O Implanon é tecnologia de ponta, e a gente vai oferecê-lo para as mulheres de Itajaí”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯