Matérias | Geral


Rede pública

Itajaí inova em método contraceptivo

Oferta gratuita de implante vai ser ampliada pelo SUS, seguindo protocolo pioneiro em SC que privilegia mulheres vulneráveis

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Os profissionais de saúde da rede municipal já estão em treinamento para aplicar o método anticoncepcional Foto: Divulgação/ PMI


O anúncio da prefeitura de Itajaí na ampliação da oferta gratuita do implante subdérmico (Implanon), um novo método contraceptivo adotado recentemente na rede municipal, gerou interesse mesmo entre as mulheres que ainda não estão enquadradas nos critérios de atendimento. A secretaria de Saúde esclarece que se trata de um protocolo pioneiro no estado, prevendo maior cobertura futuramente.

O implante tinha iniciado de forma restrita em Itajaí. Era voltado para mulheres atendidas pelo consultório de Rua, em situação de extrema vulnerabilidade social, e portadoras do HIV, pelo centro de Referência em Doenças Infecciosas (Ceredi), e pacientes do pós-parto de gestações de alto risco, via centro de Referência da Criança e da Mulher (Crescem).

A ampliação da oferta vai atender novos grupos de mulheres. São eles: pacientes adolescentes, mulheres em situação de vulnerabilidade social, situações críticas de risco gestacional, soropositivas, com mais de três cesáreas, multíparas com mais de três filhos, usuárias de drogas, moradoras de rua, puérperas de alto risco, pacientes com comorbidades e mulheres com distúrbios psiquiátricos.



O método é uma opção moderna de prevenção de gravidez, com eficácia acima de 99% e durabilidade de três anos, substituindo cerca de 1095 pílulas anticoncepcionais. Pelo SUS, o município já oferta outros métodos, entre contraceptivos injetáveis e orais, DIUs, vasectomia e laqueadura, além da distribuição de preservativos masculinos e femininos.

De acordo com a supervisora da Saúde da Mulher de Itajaí, Ana Tereza Canziani Pereira Boschi, está ocorrendo um “frenesi” devido à novidade, com muitas mulheres querendo colocar o implante. “É importante salientar que neste primeiro momento existem critérios pra privilegiar a população que apresenta mais risco e mais vulnerabilidade diante de uma gestação, mas há possibilidade de ampliar essa oferta em breve”, informa.

Ana destaca que o protocolo de atendimento em Itajaí é pioneiro. Em Santa Catarina, o método é ofertado em São José e em Joinville, mas num protocolo bem restrito, voltado principalmente pra detentas, profissionais do sexo e usuárias de drogas. “Essa abertura que a gente está fazendo é pioneira. Então, a gente está organizando com cautela pra que todos possam ser contemplados”, destaca.


Médicos em capacitação

Os profissionais de saúde da rede municipal estão passando por treinamento para utilizar o novo método. A capacitação prática envolve todos os médicos do município e ginecologistas e deve se estender até novembro. À medida que as unidades concluírem a capacitação, elas já podem fazer a colocação dos implantes nas mulheres enquadradas nos critérios do protocolo.

Pra acessar o serviço, as interessadas devem procurar a unidade de saúde para informações quanto ao agendamento e critérios para uso do método. “Nas unidades que não tenham um profissional que realize esse implante, [a paciente] será encaminhada para uma unidade de polo de ginecologia. Todos os postos terão acesso, seja na sua própria unidade ou encaminhado pra uma que coloque”, explica Ana.

O serviço pretende reforçar o planejamento familiar contra gestações não desejadas e evitar gravidez de mulheres em condições de vulnerabilidade e de risco de saúde. Ana ressalta que a colocação é uma escolha da paciente e não uma imposição. “Já disponibilizamos vários métodos na rede e esse é mais uma alternativa. Precisamos iniciar de alguma forma e o protocolo já está ampliado, comparado ao que tínhamos”, avalia.

Hospital Marieta não fará implante


Vereadora Aline Aranha explica que município vai contar com parceria do hospital público

O serviço será ofertado em todas as unidades de saúde públicas de Itajaí. O hospital Marieta Konder Bornhausen, que atende pelo SUS, não vai fazer o implante na unidade. “O hospital Marieta informa que este método não consta no plano de pactuação com o município”, disse em nota oficial.

As mulheres que passarem pelo Marieta, no entanto, não ficarão sem atendimento. A vereadora Aline Aranha (DEM) articulou a ampliação da oferta do Implanon com a prefeitura e com a direção do hospital. De acordo com ela, o hospital vai cadastrar as mães atendidas na maternidade e direcionar os casos para a rede municipal. "Sempre estive ligada às causas sociais e sei que a falta de planejamento familiar é a causadora de uma série de problemas que recaem sobre o município. Previnir a gravidez em mulheres que não desejam ou não têm condições físicas e emocionais de gerar um filho, é investir em saúde pública," defende Aline.

É previsto que uma enfermeira do SUS atenda dentro do hospital em breve. A vereadora destaca que o hospital apoia a iniciativa por ser uma medida de prevenção. “A maternidade do Marieta faz cerca de 300 partos por mês. É o melhor lugar para uma triagem de mulheres  que avalie as pessoas com vulnerabilidade social”, avalia.


A supervisora da Saúde da Mulher de Itajaí, Ana Tereza Canziani Pereira Boschi, ressaltou que a direção do Marieta foi favorável ao implante, mas a colocação não será feita pelos médicos do hospital, ao menos nesse primeiro momento. “Mas a gente vai ter toda a nossa rede de saúde do município pra conseguir contemplar essas mulheres que tem indicação e vontade”, considera.

O Marieta já foi alvo de denúncias por negar a cirurgia de laqueadura mesmo em casos de risco. A direção alega que a unidade não tem habilitação para o procedimento, mas a defensoria Pública, que ajuizou ações contra o município, pois aponta motivação religiosa por trás da recusa. As irmãs católicas que gerem o hospital seriam contra métodos de esterilização.

 

Eficácia e fácil aplicação

O Implanon é um pequeno tubo de silicone de 3 centímetros de comprimento e 2 milímetros de diâmetro, colocado no braço da paciente. O implante faz a liberação contínua de hormônios no sangue, o que previne a ovulação e atrofia o tecido do útero, evitando a gravidez.

O método é uma opção mais eficaz e menos invasiva à laqueadura. A vereadora Aline Aranha lembra que o implante pode ser retirado a qualquer momento e perde efeito após o tempo de uso. “Hoje é um dos métodos mais modernos e considerado o mais eficiente, mais que a pílula e a injeção”, comenta.


O implante também melhora os sintomas da TPM, impede a menstruação e permite que a mulher amamente durante o uso. Pela fácil aplicação e eficácia, o implante tem sido muito procurado em clínicas particulares, onde custa entre R$ 1200 e R$ 1500.

Há contraindicação para casos de distúrbio tromboembólico venoso ativo, presença ou histórico de doença hepática grave, tumores dependentes de progestagênio, como adenoma ou hepatoma e câncer de mama, sangramento vaginal não diagnosticado e hipersensibilidade à substância ativa dos componentes do implante.




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






44.211.58.249

Últimas notícias

Fazendo de bobo 

Doação fake de móveis causa confusão em Barra Velha

Muita estrela

Endrick marca e bota o Palmeiras na final do Paulistão

PÁSCOA 

Bolsonaro chega a Balneário pra passar o feriadão

Condenado

Traficante que é filho de vereador tá em prisão domiciliar

11 mortes

Cabeleireiro de Itajaí morre vítima de dengue

“front” dos SUV-cupês

Novo Citroën Basalt é revelado

30 Years

Audi lança perua exclusiva para o Brasil

PODCAST

Ouça agora entrevista com Leandro Peixoto, coordenador do Instituto Nadar

Sem sede

Clubes terão que distribuir água de graça nas finais do Catarinense

BR 101

Vereador sofre acidente com caminhão de boi



Colunistas

Coluna do Ton

Clique pra coluna

JotaCê

Professora tá entrando na política

Coluna Esplanada

Condicionante

Histórias que eu conto

Anos cinquenta

Coluna Existir e Resistir

Bloquinho do Sebastião Lucas resgatando e revivendo os saudosos carnavais

Gente & Notícia

Férias na Tailândia

Ideal Mente

A síndrome do coelho de Alice

Via Streaming

“Anatomia de uma Queda”

Show de Bola

Planejamento iniciado

Direito na mão

Guia da aposentadoria por incapacidade permanente

Coluna Exitus na Política

Ética para civilização tecnológica

Empreender

Balneário Camboriú atrai cada vez mais clientes do eixo sudeste

Na Rede

Internet: Confira os destaques da semana do DIARINHO

Jackie Rosa

A alegria dos Bellini Morastoni

Foto do Dia

Imponente

Artigos

Aniversário da praça dos Correios

Coluna Fato&Comentário

Jesus dos Passos: 100 anos nas ruas de Itajaí



TV DIARINHO


O líder da oposição ao governo Volnei Morastoni (MDB) na Câmara de Vereadores de Itajaí é o parlamentar ...





Especiais

Itajaí

Projeto “Elas no Legislativo” inspira estudantes a abraçarem a participação política feminina

ALQUIMISTA DOS SABORES

A fabulosa cozinha multicultural de chef Fátima Vanzuita

Barbie

Da boneca preferida ao empoderamento feminino

TRAJETÓRIA DE UMA ENFERMEIRA

De contratada sem experiência a idealizadora de atendimento inovador

Visionária

O impossível não existe no vocabulário de Miriam de Almeida



Blogs

A bordo do esporte

São Paulo vai receber o maior evento de negócio para nutricionistas do Brasil em maio

Blog do JC

Pinho Moreira é o novo superintendente do Porto de Itajaí

Blog da Jackie

De hoje a domingo na Marina Itajaí

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Blog da Ale Francoise

Dossiê com 9 plantas que podem afastar o mosquito da dengue!

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

Omar Tomalih

“Balneário Camboriú hoje é o município que está com o maior controle, com o menor número de notificações de casos de dengue”

Robison Coelho

"Nós não estaremos com o MDB aqui em Itajaí”

Entrevistão Adão Paulo Ferreira

"Porto sozinho não serve para nada. Ele precisa ter navios, linhas"



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação