Matérias | Geral


Transporte por aplicativo

Uber exclui motoristas por viagens canceladas

Segundo empresa, 1600 parceiros foram banidos da plataforma no país

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Segundo a Uber, estão sendo excluídos aqueles que têm números excessivos de cancelamentos. Divulgação


Cerca de 1600 motoristas de aplicativo da Uber, incluindo trabalhadores que atuam na região de Itajaí e Balneário Camboriú, foram excluídos da plataforma por cancelamento de corridas e escolha das viagens mais vantajosas. A expulsão é questionada por entidades e trabalhadores, que não tiveram direito de defesa prévia.

A empresa havia sido acusada, pela associação dos Motoristas de Aplicativos de São Paulo (Amasp), de excluir mais de 15 mil motoristas parceiros no país. Inicialmente, a Uber não tinha contestado o número, mas, depois, confirmou o banimento de 1,6 mil motoristas pelo excesso de cancelamentos.

Em nota, a associação considerou que, mesmo com a revisão, o número de excluídos ainda é “absurdo”. “São 1.600 novos desempregados no Brasil, pais de famílias com dívidas a pagar com investimentos feitos para trabalhar pela empresa, 1.600 consumidores que deixam de acalorar a economia em postos de combustíveis, oficinas, supermercados, etc”, criticou.



A empresa não respondeu sobre a expulsão de motoristas que atuam na região de Itajaí. Segundo o líder da mobilização Nacional dos Motoristas de Aplicativo, Marcelo Vaz, que faria um levantamento dos casos, ao menos um motorista está entre os expulsos da plataforma. Ele avalia as exclusões como uma “decisão arbitrária” contra a qual cabe ação na justiça.

Para ele, os motoristas não poderiam ser banidos pela escolha da corrida que se quer fazer. “Uma vez que, nos termos de condições e uso da plataforma, não reza claramente sobre a questão, e a legislação brasileira sobre aplicativo de mobilidade urbana (Lei 13640) fala que os motoristas parceiros são autônomos”, explica.

Marcelo ressalta que o motorista precisa aceitar ou não a corrida logo após receber a solicitação, mas o que motivou os cancelamentos da Uber foi o parceiro aceitar a corrida e depois cancelar. “Isso se dá pelo fato de o motorista estar submetido a uma política de subordinação do trabalho, pois a plataforma impõe medições de aceitação e desempenho”, diz.


Ele afirma que, na medida pela exclusão, não há nenhum direito de defesa por parte dos motoristas, assim como todos os banimentos feitos por qualquer outro motivo assegurado pela constituição. “A Uber do Brasil fere nossa Constituição Federal, cerceando o direito de ampla defesa e do contraditório do motorista brasileiro”, completa.

Motoristas consultados pelo DIARINHO divergem sobre a decisão. Um deles é novo na plataforma e avaliou que a empresa deveria ter dado um prazo de defesa antes de expulsar. “É uma decisão radical. Até um criminoso tem direito de defesa, quanto mais um trabalhador”, disse.

Outro motorista entende que os cancelamentos feitos por um impactam no trabalho de outros e desestimula os passageiros a usar o serviço. “Daí, a gente fica sem trabalho”, comenta. Para ele, o banimento é justo. “Se a pessoa não quer trabalhar, tem que sair da plataforma”, comentou.

Associação quer reintegração de motoristas

Entidades criticam aplicativo por “decisão arbitrária”


A associação, que representa os motoristas em São Paulo, luta pra que os trabalhadores consigam retornar à plataforma. O entendimento é que eles foram “arrancados” do trabalho sem aviso prévio e chance de defesa.

“Consideramos essas exclusões sumárias como uma afronta aos Nossos Motoristas, pois querem nos obrigar a fazer aquilo que não podemos fazer, que é pagar para o passageiro chegar no seu destino”, diz a nota.

Segundo a entidade, os motoristas estão escolhendo as corridas mais vantajosas pra ter lucro diante da alta acumulada de 51% no preço do combustível neste ano. A empresa anunciou, neste mês, um reajuste nos ganhos dos motoristas de até 35%.

Os trabalhadores reivindicam um reajuste maior porque o aumento ainda seria insuficiente pra compensar as perdas acumuladas, nos últimos anos, pela inflação e alta nos custos.


Diante da queixa de clientes por demora, valor das corridas e falta de carros, motoristas chegaram a “desenhar” a situação vivida pelos trabalhadores e colocar o aviso no banco do carro para os passageiros entenderem as dificuldades.

Excesso de cancelamentos

A exclusão dos motoristas ocorre após queixas dos usuários contra o cancelamento de corridas e maior tempo de espera nas viagens. Avisos do banimento de motoristas, divulgados na internet, mostram que, em um dos casos, 3.484 corridas foram canceladas entre 3.648 viagens feitas durante 30 dias. Em outro caso, foram 2.795 cancelamentos entre 3.017 corridas aceitas pelo motorista.

Em comunicado, a Uber diz que os motoristas são profissionais independentes e, assim como os passageiros, podem cancelar viagens quando acharem necessário. “Cancelamentos excessivos, ou para fins de fraude, porém, representam abuso do recurso e configuram mau uso da plataforma, pois atrapalham o seu funcionamento, e prejudicam intencionalmente a experiência dos demais usuários e motoristas”, informa.

Para a empresa, a prática de cancelar diversas corridas em seguida, após terem sido aceitas, também prejudica outros motoristas e gera maior tempo de espera para os passageiros ou até a desistência da viagem.

“A Uber tem equipes e tecnologias próprias que revisam, constantemente, as viagens e os cancelamentos para identificar suspeitas de violação ao Código da Comunidade e, caso sejam comprovadas, banir as contas envolvidas”, divulgou em nota. De acordo com a empresa, dos cerca de um milhão de motoristas parceiros, 0,16% tem comportamentos que prejudicam a plataforma.


 




Comentários:

Paulo Sérgio dos Santos

28/09/2021 07:58

Parabéns para a Uber , tem um monte de motorista que não aproveita a chance de levar o sustento pra casa , eu mesmo já até denunciei as tantas vezes que me deixaram plantado esperando ali no aeroporto de navega , se não querem corrida pequena , não sai de casa pra trabalhar , lembrem-se que do outro lado , tem alguém cansado de viajar , querendo chegar em casa , quase sempre sao 4 ou mais canceladas ali , ficam ainda perguntando : vai pra onde ? , Só querem corrida pra longe , turma de desocupados , uma vergonha , no desembarque ficam iguais a urubus na carniça , tem vários ali oferecendo pessoalmente corridas , vc chama no app eles cancelam , pois querem burlar o app e levar por fora , tá certa a Uber , tem que banir mesmo , os abençoados tem a chance de ganhar dinheiro e cagam tudo .

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






18.217.83.97

Últimas notícias

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

Dengue

Vacinação chega a pessoas de até 59 anos

RElâmpago italiano

Maserati revela primeiro carro elétrico conversível de luxo

AEGEA

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Brasileiro

Avaí visita o Operário-PR na estreia da Série B

TRISTEZA

Mulher morre afogada em festa de casamento

Caiu!

Técnico Thiago Carpini é demitido pelo São Paulo

ITAJAÍ

Portuários protestam contra terceirização da mão de obra

ITAJAÍ

Ex-funcionário da drogaria Catarinense morre com suspeita de dengue

Polêmica

Técnicos deixam o Camboriú Futsal e equipe abandona o Catarinense antes da estreia



Colunistas

JotaCê

Osmar Teixeira com chefões do PSD

Coluna Esplanada

Senhor dos cargos

Gente & Notícia

Dudinha em Londres

Ideal Mente

E quem cuida de quem cuida?

Direito na mão

Trabalho sem carteira assinada conta para aposentadoria?

Show de Bola

Empréstimos feitos

Via Streaming

Visões de uma guerra de interesses

Na Rede

Agroboy mais gato dos EUA, última casinha de BC e romance no ar: confira os destaques das redes do DIARINHO

Histórias que eu conto

Armação da infância I

Coluna do Ton

Parabéns Ale

Mundo Corporativo

Dicas para líderes desorientados e equipes perdidas

Foto do Dia

Pintura ensolarada

Coluna Exitus na Política

Janelas fechadas

Jackie Rosa

Simplesmente Gisele

Coluna Fato&Comentário

Coleção bicentenário: a construção da Matriz

Coluna Existir e Resistir

Bloquinho do Sebastião Lucas resgatando e revivendo os saudosos carnavais

Empreender

Balneário Camboriú atrai cada vez mais clientes do eixo sudeste

Artigos

Aniversário da praça dos Correios



TV DIARINHO


Um protesto nacional aconteceu nesta quinta-feira. Trabalhadores portuários cruzaram os braços por seis ...





Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Blogs

Blog do JC

Crea da Santa & Bela Catarina, homenageado

A bordo do esporte

CBVela investe na formação de treinadores de vela

Blog da Ale Francoise

Cuidado com os olhos

Blog da Jackie

Catarinense na capa da Vogue

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

Omar Tomalih

“Balneário Camboriú hoje é o município que está com o maior controle, com o menor número de notificações de casos de dengue”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação