Matérias | Esporte


Santa Catarina

Estado define regras pra volta de torcidas em jogos

Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

Liberação vale a partir de quarta-feira, com limite de 30% de ocupação (foto: Arquivo)

A secretaria Estadual de Saúde definiu as regras para a volta das torcidas aos estádios após o fim da proibição de público em competições, decretado pelo governo do estado na sexta-feira e válido a partir de quarta-feira, dia 15. A portaria com os protocolos sanitários exigidos para a permissão de público seria publicada ainda na segunda-feira.


Conforme a secretaria, a entrada das pessoas deverá ser feita de forma controlada, ficando condicionada a limites de ocupação de público sentado, conforme as regras da portaria. A liberação será gradual, com percentuais de ocupação divididos em dos períodos.

Continua depois da publicidade



De 15 a 30 de setembro, o limite de ocupação simultânea será de 30% das cadeiras ou de assentos por setor, com máximo de 2.500 pessoas por estádio. Do dia 1º até o dia 31 de outubro, o limite será de 40% de ocupação simultânea das cadeiras por setor, com máximo de 3.500 torcedores por estádio.

A presença do público deverá a obedecer a, pelo menos, uma das condições previstas na portaria: pessoas imunizadas com esquema vacinal completo (com duas doses ou dose única) ou pessoas que apresentem laudo de exame RT-qPCR de covid-19, feito em até 72 horas antes da partida, com resultado negativo, não reagente ou não detectado.

Segundo o protocolo, o torcedor que quiser assistir ao jogo deverá apresentar comprovante de vacinação pelo aplicativo “Conecte SUS” ou por meio de comprovante, caderneta ou cartão de vacinação impresso em papel timbrado emitido pela secretaria Municipal de Saúde ou órgãos afins.

Já para a comprovação do resultado negativo do exame, ele deverá apresentar o laudo impresso realizado por laboratórios credenciados. Todos os estádios deverão disponibilizar um plano de contingência atualizado.

Continua depois da publicidade



Neste plano, deve constar a caracterização do estádio e sua ocupação máxima de público sentado, bem como calendário dos jogos, fluxos de entrada e saída, medidas para situações de urgência e emergência, monitoramento de riscos, comunicação das regras sanitárias e medidas pra garantir o distanciamento e a averiguação de comprovação vacinal.

Primeiros jogos com torcida

Com a liberação, os jogos da copa Santa Catarina, que começa na quarta-feira já poderão ser com presença de público. As primeiras disputas são Criciúma x Hercílio Luz, Figueirense x Juventus e Caçador x Joinville.

O Marcílio Dias estreia na competição no domingo, dia 19, jogando fora de casa contra o Avaí, no estádio Aderbal Ramos da Silva, às 15h. Os jogos da decisão do campeonato Catarinense da Série B também poderão receber os torcedores.

Na quarta-feira, Barra e Camboriú fazem o primeiro duelo da final no estádio Hercílio Luz, em Itajaí. No domingo, a decisão será em Camboriú, no estádio Roberto Santos Garcia.

Medidas para clubes e organizadores

O protocolo prevê ações e medidas que deverão ser implantadas pelos clubes ou organizadores das competições. Entre elas, está a venda de ingresso, preferencialmente, por meio eletrônico. O clube poderá vender de forma presencial, mas será obrigatória a emissão nominal do bilhete.

Para acesso ao estádio, será obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação ou do laudo de exame negativo de covid. O uso de máscaras é obrigatório durante o tempo do evento e presença de público só será permitida nos setores com assentos numerados. Está proibida a presença do público em pé.

Os portões deverão ser abertos com, no mínimo, três horas de antes da partida, para evitar aglomerações. O clube deve fazer a marcação para o distanciamento físico de 1,5 metro entre as pessoas.

Conforme o secretário Estadual de Saúde, André Motta Ribeiro, a liberação será monitorada e feita dentro das regras sanitárias vigentes. Ele ressaltou que haverá necessidade de autorização expressa da prefeitura. “Nós só chegamos até aqui porque temos conseguido frear a disseminação do coronavírus no Estado, com vacinação, orientações e, claro, com a ajuda de todos”, disse.



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





3.230.144.31

TV DIARINHO


Confira os destaques desta quarta-feira





Especiais

AMPLIAÇÃO

Portonave projeta investimentos de mais R$ 500 milhões

NAVEGANTES

Atividade portuária consolida a economia

SANTA CATARINA

Navegantes tem o segundo maior aeroporto do estado

NAVEGANTES

Cluster da construção naval é aqui

MERCADO

Navship volta a contratar



Blogs

Blog Doutor Multas

Financiamento e refinanciamento de veículo: afinal, é a mesma coisa?

Blog do Ton

Confraria da Cozinha confirma dois novos eventos gastronômicos em Floripa

Blog do JC

Irmão Maier chegou

A bordo do esporte

Vela mundial perde o diretor de regatas Jack Loyd

Blog da Ale Francoise

Você conhece os benefícios do cravo?

Blog Clique Diário

O Auditório de Tenerife

Blog da Jackie

CasaCor Santa Catarina

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Entrevistão

Ana Paula Bastos Cardoso

“O luto tem que ser encarado como uma forma natural da vida”

Fábio da Veiga

"Todos os players do mercado são favoráveis a esse modelo de gestão Landlord”

Francisco Graciola

"O patrimônio é o cliente”

Jorginho Mello

“Eu tenho o compromisso do presidente: se eu for disputar a eleição para governador, tenho o apoio dele”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯