Matérias | Geral


Itajaí

Audiência pública na câmara discute cidades inteligentes

Reunião quer levantar propostas e soluções baseadas no uso de novas tecnologias

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Evento terá apresentações das áreas de urbanismo, desenvolvimento econômico e plano diretor


Audiência pública nesta segunda-feira vai discutir o conceito de cidades inteligentes em Itajaí. O debate vai ocorrer no plenário da câmara de Vereadores, a partir das 18h30, em formato híbrido, online pelas plataformas digitais e presencial, com limitação de público.


A realização do evento foi proposta pelo presidente do legislativo, vereador Marcelo Werner (PSC). A ideia é levantar propostas baseadas no uso de tecnologias para melhorar a qualidade de vida da população e estimular o desenvolvimento econômico. As sugestões vão ser base para outras reuniões que vão aprofundar os temas, ligados ao planejamento da cidade.

Continua depois da publicidade



A audiência contará com a participação de representantes de secretarias municipais. Na área de urbanismo, serão discutidas questões sobre loteamentos e projetos de novas avenidas. A pasta de desenvolvimento econômico também fará apresentação, com destaque para os diferenciais competitivos da cidade.

O evento ainda terá apresentação do coordenador da revisão do plano Diretor de Itajaí, Dalmo Vieira Filho, tratando o processo que discute novas regras, conceitos e ideias urbanísticas para a cidade, e a presença da deputada federal Ângela Amin (PP), que atua com projetos ligados a cidades inteligentes.

O vereador Marcelo Werner destaca que a comunidade também será ouvida e poderá participar com sugestões e propostas. Ele ressalta que a audiência será o ponto de partida para o levantamento de informações e demandas que vão dar suporte para outras discussões. A proposta é garantir ainda o envolvimento de universidades, empresas e ONGs em projetos e soluções com base tecnológica.

“A ideia é ver onde a gente pode estar contribuindo com o uso da tecnologia para cidades inteligentes”, observa. Entre as propostas, o vereador cita a possibilidade de uso de recursos da Cosip (taxa de iluminação pública) pra investimentos em câmeras de segurança ou sensores para controle de trânsito. Em decisão recente, o supremo Tribunal Federal (STF) deu aval pra que até 30% da taxa da Cosip possa ser usada em redes lógicas, como sistemas de monitoramento.

Continua depois da publicidade



As discussões também devem avançar com possíveis mudanças na legislação com a chegada da nova tecnologia 5G de internet e melhorias na infraestrutura física com a instalação de antenas. “São muitos temas envolvidos. Nesse primeiro momento, a audiência é bem ampla e a partir dela nós vamos construir outras e ter outros desdobramentos, pra gente ter uma produtividade nesse sentido”, informa o vereador.

A audiência será transmitida ao vivo pelas contas da câmara no Facebook e no Youtube. A participação também poderá ser feita presencialmente, mas devido à pandemia, a capacidade de público no plenário está limitada até 43 pessoas.

Itajaí e Balneário Camboriú são destaques

Pelo ranking Connected Smart Cities, elaborado pela Urban Systems, Itajaí figura entre as cidades mais conectadas e inteligentes do país, na 18ª posição. O resultado do estudo leva em conta 70 indicadores em 11 áreas temáticas, entre mobilidade, urbanismo, meio ambiente, inovação, educação, saúde e segurança. A avaliação mapeou 673 cidades com mais de 50 mil habitantes do país. O ranking de 2021 será divulgado em setembro.

Balneário Camboriú, na 16ª posição, é a segunda cidade catarinense mais bem avaliada no estudo, atrás de Florianópolis. Itajaí aparece em 3º lugar no estado e na 5ª colocação entre as cidades da região Sul. No ranking nacional, Itajaí se destaca no quesito governança, em 3ª lugar na categoria liderada por Balneário Camboriú. As duas cidades ficaram à frente de grandes municípios e capitais.

A área de governança avalia a forma de atuação dos governos com a participação pública, uso de tecnologia, parcerias, gestão pública e mecanismos de transparência.  Balneário também foi bem avaliada na área de segurança e Itajaí na área de urbanismo nos indicadores do estudo.

Mais atrativa e competitiva

O conceito de “smart cities” ou “cidades inteligentes” vem sendo utilizado pra definir as cidades que investem em tecnologia para beneficiar os moradores, otimizando o uso de recursos e aumentando a eficiência dos serviços públicos.

Conforme o vereador Marcelo Werner, é importante que a cidade seja competitiva para o desenvolvimento econômico, com infraestrutura tecnológica não só na área de serviço público mas também disponível pra toda a cidade.

“Itajaí vem se consolidando, cada vez mais, como uma grande cidade, como município em constante desenvolvimento e como local de investimentos empresariais, prediais e sociais. Logo, a discussão sobre este conceito trará inúmeros benefícios à comunidade, bem como potencializará, ainda mais, nossa economia e nosso desenvolvimento”, defende.

Ele destaca que o uso de ferramentas de inteligência pra resolver problemas das cidades não se limita a instalar interfaces digitais em infraestruturas tradicionais ou melhorar serviços. “Ela também significa utilizar tecnologia e dados com propósitos claros para tomar decisões mais acertadas e melhorar a qualidade de vida de todos”, avalia.

Na área de mobilidade, a prefeitura projeta o novo modelo de transporte público, com linhas integradas, acompanhamento das viagens por aplicativo e ônibus com wi-fi gratuito. Haverá serviço de locação de bicicletas nos terminais e novas estações de apoio aos ciclistas como as primeiras já implantadas.

As mudanças viárias na região central, com novos binários, também pretendem melhorar o trânsito, com priorização do transporte coletivo em faixas exclusivas e mais espaços pra circulação segura de pedestres de ciclistas.



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





3.235.56.11

TV DIARINHO


Confira os destaques desta quarta-feira





Especiais

Referência

Balneário Shopping é porta de entrada de grandes marcas

Boas compras

Diversidade e qualidade caracterizam o comércio de Balneário Camboriú

Uma nova BC

Investimentos públicos pesados para a retomada da economia

Cartão postal de Balneário Camboriú

Roda-gigante mudou a paisagem para sempre

Parque Unipraias

Tedesco é pioneiro no turismo de BC



Blogs

A bordo do esporte

Dia decisivo para RS:X em Tóquio; Scheidt volta a competir

Blog do JC

Bolo sem açúcar

Blog Doutor Multas

Cassação do direito de dirigir: dúvidas frequentes

Blog da Ale Francoise

Dê olho na sua saúde!

Blog Clique Diário

Retornando...

Blog da Jackie

CasaCor Santa Catarina

Blog do Ton

One of a Kind: coleção inédita será apresentada pela joalheira Cristina Pessoa durante evento na Praia Brava

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Entrevistão

Jorginho Mello

“Eu tenho o compromisso do presidente: se eu for disputar a eleição para governador, tenho o apoio dele”

André Gobbo

"Eu tenho absoluta certeza que estamos formando profissionais para o presente e para o futuro”

Vinicius Lummertz

"A grande aliança é para a retomada com saúde. São Paulo fará vacinas para o Brasil e América Latina ”

Élcio Kuhnen

“O maior ensinamento que a covid vai deixar: a ciência está muito à frente da sua opinião”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯