Matérias | Geral


Balneário Camboriú

Obra destrói casa de idosa de 94 anos

Construtora terá que fazer obras de contenção e demolir a imóvel condenado (foto); condomínio foi embargado pela prefeitura

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]



As obras do residencial Brava Coast, no bairro Praia dos Amores, que foram embargadas pela prefeitura de Balneário Camboriú por falta de alvará de construção, destruíram um imóvel vizinho. A parte atingida é uma edícula ao lado da casa onde mora uma senhora de 94 anos. A estrutura foi interditada no fim de junho pela defesa Civil. O órgão determinou a paralisação do empreendimento e que a construtora fizesse obras de contenção, recomendando a demolição total do imóvel da senhora.


O neto da idosa acredita "que a imperícia e a imprudência dos engenheiros da obra" causaram os danos na casa da avó. Ele conta que as escoras e as janelas da parte condenada estouraram durante à noite e a avó ficou apavorada. Nos primeiros dias após a interdição, ela ficou abrigada na casa de um parente da Praia dos Amores. A obra do empreendimento, na fase de fundações, vinha sendo tocada há cerca de cinco meses de forma irregular, sem projeto aprovado na prefeitura e licença de construção.

Continua depois da publicidade



O neto da moradora, que é advogado, informa que a construtora foi notificada pra indenizar a avó.  Ele está conduzindo a negociação com a empresa em busca de um acordo. No momento, o prazo está aberto para a construtora apresentar uma contraproposta. A senhora vai seguir morando na casa principal no terreno. A edícula nos fundos do imóvel era usada pra alugar e complementar a renda da idosa, que recentemente ficou viúva.

“Os danos foram tão severos que a estrutura inteira ficou condenada. O próprio auto de interdição da defesa Civil recomenda a demolição total”, comentou. A vistoria foi no dia 26 de junho. Também foram recomendadas obras de segurança no local, com barreira de contenção para estabilizar o terreno, finalizar a demolição e fazer reparos na calçada.

Enquanto essas medidas não forem tomadas, a construtora não pode retomar a construção no empreendimento. Nessa semana a empresa recebeu o alvará de construção e informou os protocolos dos projetos para a baixa do embargo. A construtora rebateu dizendo que a parte condenada do imóvel era "irregular" e desabou. A empresa destaca que a casa onde a idosa mora não sofreu danos.

Na terça-feira, a construtora conseguiu a autorização pra continuar a demolição e garantir a segurança na obra. O coordenador da defesa Civil de Balneário, Fabrício Melo, relata que o problema na casa se deu no anexo dos fundos. “Já foi demolido uma parte e notificamos para demolir o restante que está a perigo”, disse. A retomada de serviços é prevista nessa semana.

Continua depois da publicidade



“A construtora vai continuar apenas a parte da contenção. O restante da obra somente via liberação da fiscalização de obras”, explicou. A documentação do alvará de construção foi apresentada à defesa Civil na terça-feira. Os técnicos do órgão vão continuar acompanhando a situação após a retomada das obras de contenção no local.

O embargo do empreendimento foi denunciado pelo neto da vizinha que teve a casa afetada pela construção. A construtora disse que as denúncias tentam apenas prejudicar a empresa.



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





34.204.180.223

TV DIARINHO


Confira os destaques desta quarta-feira





Especiais

Referência

Balneário Shopping é porta de entrada de grandes marcas

Boas compras

Diversidade e qualidade caracterizam o comércio de Balneário Camboriú

Uma nova BC

Investimentos públicos pesados para a retomada da economia

Cartão postal de Balneário Camboriú

Roda-gigante mudou a paisagem para sempre

Parque Unipraias

Tedesco é pioneiro no turismo de BC



Blogs

A bordo do esporte

Brasileiros seguem com chances na vela

Blog do JC

Projeto Nacional

Blog Doutor Multas

Cassação do direito de dirigir: dúvidas frequentes

Blog da Ale Francoise

Dê olho na sua saúde!

Blog Clique Diário

Retornando...

Blog da Jackie

CasaCor Santa Catarina

Blog do Ton

One of a Kind: coleção inédita será apresentada pela joalheira Cristina Pessoa durante evento na Praia Brava

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Entrevistão

Jorginho Mello

“Eu tenho o compromisso do presidente: se eu for disputar a eleição para governador, tenho o apoio dele”

André Gobbo

"Eu tenho absoluta certeza que estamos formando profissionais para o presente e para o futuro”

Vinicius Lummertz

"A grande aliança é para a retomada com saúde. São Paulo fará vacinas para o Brasil e América Latina ”

Élcio Kuhnen

“O maior ensinamento que a covid vai deixar: a ciência está muito à frente da sua opinião”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯