Matérias | Geral


Preparativos

Itajaí dá largada para nova etapa da The Ocean Race

Regatona de volta ao mundo já definiu que Itajaí é a única parada da América Latina

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Passagens da regatona por Itajaí fizeram história (foto: Arquivo)


A prefeitura de Itajaí começou o trabalho de preparação pra receber pela quarta vez uma das paradas da maior regata transoceânica do mundo, a The Ocean Race. Reunião da secretaria de Turismo com representantes do porto de Itajaí discutiu os planos de estruturação da Vila da Regata pra acolher as embarcações e os visitantes em abril de 2023, quando a regata passará pela cidade. Ontem, o grupo vistoriou as condições do atracadouro, que deverá ser ampliado.


Prevista para esse ano mas adiada devido à pandemia, a The Ocean Race tem largada marcada de Alicante, na Espanha, em outubro de 2022. A regata visitará 10 cidades, incluindo Itajaí – a única parada na América Latina – com chegada em Gênova, na Itália, em junho de 2023. A nova edição terá duas classes de barcos pela primeira vez, com o dobro de equipes, tornando a competição ainda maior, com mais competidores e embarcações.

Continua depois da publicidade



Para atender as demandas do evento, o secretário de Turismo de Itajaí, Evandro Neiva, destaca que boa parte da estrutura da Vila da Regata, junto ao Centreventos, terá que sofrer adequações. O píer será ampliado para receber até 16 barcos. “Isso é um trabalho técnico e de planejamento junto ao porto nas áreas que são de competência deles. Estamos a todo o vapor, deixando tudo pronto para Itajaí poder oferecer segurança para a retomada do turismo e dos eventos”, comentou o secretário.

O superintendente do porto de Itajaí, Fábio da Veiga, informou que também é prevista a dragagem na área do atracadouro e a renovação do pavimento na área da Vila da Regata. Segundo Fábio, vai ser encomendado um laudo pra verificar as condições do píer, com base no qual será definido o projeto de reestruturação. A proposta é que o atracadouro se estenda das margens do estacionamento do Centreventos até os fundos do ICMBio.

As obras no local são previstas a partir do ano que vem. A parte de dragagem deve ocorrer no período mais próximo ao evento. No segundo semestre desse ano, os trabalhos vão seguir na elaboração dos projetos. As melhorias na área, de acordo com Fábio, vão atender não apenas à realização da The Ocean Race, mas também servir para outros eventos que a cidade deve abrigar.

Itajaí recebeu a regata nas últimas três edições, em 2012, 2015 e 2018, quando a competição tinha o nome da Volvo na identidade. Em 2018, entre 5 e 22 de abril, a Vila da Regata em Itajaí atraiu 440 mil visitantes. O evento na cidade teve impacto econômico estimado em R$ 83 milhões, 28% a mais que a edição anterior. A maior parte do valor – 75% – ficou em Itajaí e região, conforme estudo da organização, com o setor hoteleiro entre os mais impactados pela movimentação.

Continua depois da publicidade



Volta dos cruzeiros na temporada de verão

Escalas estão previstas de novembro de 2021 a abril de 2022

A secretaria de Turismo também se prepara para a volta dos transatlânticos em Itajaí. Conforme o secretário Evandro Neiva, a previsão é de quase 30 escalas de embarque e desembarque da MSC e da Costa Cruzeiros, em todos os finais de semana entre novembro de 2021 e abril de 2022.

O secretário diz que acompanha a situação da pandemia ao mesmo tempo em que trabalha para deixar tudo pronto pra próxima temporada de cruzeiros, caso haja condições sanitárias. A expectativa é positiva.

“Particularmente, acho que os navios vão operar nessa temporada. Eles já começaram na Europa e a tendência é que nesse verão a pandemia estará mais controlada, dando condições para a operação”, analisa.

Na preparação, o píer turístico também poderá receber melhorias e novos procedimentos pra demanda de embarques e desembarques de passageiros, que teve aumento em relação à temporada anterior.

Dentro do plano de retomada do turismo, a volta da Marejada será o destaque pra 2022.  “Acredito que a Marejada 2022 irá ser nosso grande evento de abertura, com 100% de capacidade e estrutura para todos”, planeja Evandro.



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





35.172.223.30

TV DIARINHO


Confira os destaques desta terça-feira



Podcast

Minuto DIARINHO 27/07/2021

Publicado 27/07/2021 20:32



Especiais

Referência

Balneário Shopping é porta de entrada de grandes marcas

Boas compras

Diversidade e qualidade caracterizam o comércio de Balneário Camboriú

Uma nova BC

Investimentos públicos pesados para a retomada da economia

Cartão postal de Balneário Camboriú

Roda-gigante mudou a paisagem para sempre

Parque Unipraias

Tedesco é pioneiro no turismo de BC



Blogs

A bordo do esporte

Semana Internacional de Vela de Ilhabela volta com regatas entre boias

Blog do JC

Se presidente vetar o Fundão, Centrão defende volta de doações empresariais

Blog da Ale Francoise

Dê olho na sua saúde!

Blog Doutor Multas

Proteção veicular: o que é e vale a pena contratar?

Blog Clique Diário

Retornando...

Blog da Jackie

CasaCor Santa Catarina

Blog do Ton

One of a Kind: coleção inédita será apresentada pela joalheira Cristina Pessoa durante evento na Praia Brava

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Entrevistão

Jorginho Mello

“Eu tenho o compromisso do presidente: se eu for disputar a eleição para governador, tenho o apoio dele”

André Gobbo

"Eu tenho absoluta certeza que estamos formando profissionais para o presente e para o futuro”

Vinicius Lummertz

"A grande aliança é para a retomada com saúde. São Paulo fará vacinas para o Brasil e América Latina ”

Élcio Kuhnen

“O maior ensinamento que a covid vai deixar: a ciência está muito à frente da sua opinião”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯