Matérias | Geral


Tá preparado?

Trânsito de Itajaí muda radicalmente a partir de segunda

Marcos Konder será no sentido dos bairros para o centro, formando binário com a Sete de Setembro, no fluxo oposto

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

A partir de agora, as sinaleiras da Marcos Konder devem estar sincronizadas num sentido só (foto: João Batista)


A segunda-feira começa com mudanças radicais no centro de Itajaí, com a implantação do novo binário entre as avenidas Marcos Konder e Sete de Setembro. Os trechos de canteiros entre a Marcos Konder e a avenida  Contorno Sul foram removidos para as mudanças e foi retirada a rótula no cruzamento com a Joca Brandão, que ganhou novas sinaleiras.


Os agentes de trânsito passaram por treinamento e estarão nos locais das principais alterações para orientar os motoristas. Para quem seguir pela Marcos Konder e precisar virar à direita ou à esquerda, o chefe da Codetran, Robson Costa, alerta que o motorista deve se deslocar para o lado da conversão pretendida, de modo a evitar cortar a frente dos demais veículos e prevenir acidentes.

Continua depois da publicidade



“Quem circular pelo centro terá que reduzir a velocidade e aumentar a atenção com as novas mudanças, principalmente nas avenidas Adolfo Konder e Contorno Sul que, nesta primeira etapa, ainda contarão com os canteiros centrais que serão retirados futuramente”, orienta.

No trecho da contorno Sul próximo ao terminal da Fazenda, a avenida recebeu melhorias na pista, com uma nova faixa, e mais sinalização. Com o funcionamento do novo binário, será possível a execução de outras melhorias de reurbanização previstas na Marcos Konder, que promete se transformar num corredor verde no centro de Itajaí.

Posteriormente, a nova avenida terá três pistas de rolamento, faixa exclusiva de ônibus, estacionamento e ciclovia. As mudanças anunciam o plantio de mais árvores ao longo da via e mais espaço para bicicletas e pedestres. Três faixas de árvores serão criadas margeando o passeio, com o plantio de 150 novas verdinhas. Nova iluminação com fiação subterrânea e novo mobiliário urbano ainda integram o projeto.

Novo binário

Continua depois da publicidade



A avenida Marcos Konder agora ficará com sentido único e na direção do bairro Fazenda, se ligando com a Contorno Sul, que também terá sentido único entre a rua Uruguai até o encontro com a avenida Sete de Setembro. O trecho de dois quilômetros ganhou quatro pistas.

A avenida Sete de Setembro, por sua vez, manterá o sentido único em direção ao centro. O fluxo seguirá desde o entroncamento com o fim da Contorno Sul até a rua Silva, passando pela rua Cônego Tomás Fontes.

Mudanças na rua Silva

Para que o binário funcione de forma mais eficiente, a rua Silva também ficará em sentido único no trecho entre a rua Cônego Tomás Fontes e a avenida Marcos Konder em direção à rua Heitor Liberato.

Outras mudanças vão facilitar a vida dos motoristas pra circular no novo binário. A rua João Bauer terá a mão dupla ampliada da rua Treze de Maio até o encontro com a avenida Marcos Konder e a rua Alércio de Souza Flor. Com isso, a João Bauer fica com sentido duplo em toda a extensão, desde a Rubens de Almeida até a Marcos Konder.

Com as mudanças, a rua Alércio de Souza Flor ficará com o trânsito em sentido oposto, saindo da Joca Brandão em direção à Marcos Konder, na junção com a João Bauer. A modificação dará agilidade no trânsito local e evitará os conflitos de rotas na Uruguai e na Marcos Konder.

Na avenida Joca Brandão, no cruzamento com a Sete de Setembro, será proibido a conversão à esquerda para quem sobe a Joca Brandão no sentido ao Centreventos. Os motoristas não poderão mais entrar na Sete de Setembro pelo local, como acontecia.

 

Opções de acesso aos bairros e centro

Motoristas precisam ficar atentos as mudanças a partir de hoje

Com o novo binário, a rua Uruguai e a avenida Sete de Setembro serão as opções para quem segue em direção aos bairros e ao centro. A Uruguai vai servir como prioridade pra quem vem de Balneário Camboriú, Praia Brava ou Fazenda e precisa chegar aos bairros Vila Operária, São Judas, Dom Bosco, São Vicente e Cidade Nova, enquanto que a Sete de Setembro deve receber o fluxo focado na direção do centro e entorno, sendo também caminho para o bairro Cordeiros.

No cruzamento entre a Sete de Setembro e a rua Expedicionário Marqueti, a indicação é dobrar à esquerda na rua Antônio Caetano para acessar a Uruguai. Tachões serão instalados na avenida Sete de Setembro para organizar o trânsito e indicar aos veículos das pistas da esquerda para a conversão.

Ao seguir pela rua Uruguai, é possível ainda ir para a Ressacada e para a BR-101 depois do cruzamento com a avenida Contorno Sul. Já no cruzamento com a rua Brusque, é possível seguir em direção ao Dom Bosco. Com o prolongamento da rua Uruguai com a rua Alfredo Trompowski, o acesso aos bairros Vila Operária e São Judas é simplificado em um trajeto sem conversões ou desvios.

Outra opção é pela avenida Beira-Rio. Da avenida Osvaldo Reis, os motoristas entram obrigatoriamente na rua Florianópolis e podem virar à direita na rua Onze de Junho para acessar a Beira Rio. O percurso segue pela avenida Paulo Bauer até a rua Silva, de onde é indicado virar à direita pra pegar a rua Blumenau se o destino for os bairros Barra do Rio, Imaruí e Cordeiros.

Novo acesso na Adolfo Konder

Desde a noite de sexta-feira, o trânsito na avenida Adolfo Konder está com alterações com as obras das novas alças viárias no cruzamento com as avenidas Campos Novos e Nilo Simas. As modificações permitirão melhorias para a mobilidade naquela região, como a implantação de um retorno de quadra que garantirá mais segurança e agilidade nos deslocamentos.

Para quem vem do centro da cidade e deseja acessar o São Vicente, o trajeto permanece igual pela avenida Campos Novos. Já para chegar no bairro Cidade Nova, será necessário acessar à nova alça da Campos Novos, cruzar a Adolfo Konder, passar pela segunda alça ao lado da defesa Civil de Itajaí e chegar até a avenida Nilo Simas.

Quem vem na direção contrária, ao sair da BR-101, terá que acessar o bairro Cidade Nova pela nova alça à direita. Já para ir em direção ao São Vicente será preciso utilizar a alça com a avenida Nilo Simas, cruzar a Adolfo Konder e chegar até a Campos Novos. As modificações no trânsito permanecerão até o fim das obras.

 

 



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





3.235.56.11

TV DIARINHO


Confira os destaques desta quarta-feira





Especiais

Referência

Balneário Shopping é porta de entrada de grandes marcas

Boas compras

Diversidade e qualidade caracterizam o comércio de Balneário Camboriú

Uma nova BC

Investimentos públicos pesados para a retomada da economia

Cartão postal de Balneário Camboriú

Roda-gigante mudou a paisagem para sempre

Parque Unipraias

Tedesco é pioneiro no turismo de BC



Blogs

A bordo do esporte

Dia decisivo para RS:X em Tóquio; Scheidt volta a competir

Blog do JC

Bolo sem açúcar

Blog Doutor Multas

Cassação do direito de dirigir: dúvidas frequentes

Blog da Ale Francoise

Dê olho na sua saúde!

Blog Clique Diário

Retornando...

Blog da Jackie

CasaCor Santa Catarina

Blog do Ton

One of a Kind: coleção inédita será apresentada pela joalheira Cristina Pessoa durante evento na Praia Brava

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Entrevistão

Jorginho Mello

“Eu tenho o compromisso do presidente: se eu for disputar a eleição para governador, tenho o apoio dele”

André Gobbo

"Eu tenho absoluta certeza que estamos formando profissionais para o presente e para o futuro”

Vinicius Lummertz

"A grande aliança é para a retomada com saúde. São Paulo fará vacinas para o Brasil e América Latina ”

Élcio Kuhnen

“O maior ensinamento que a covid vai deixar: a ciência está muito à frente da sua opinião”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯