Matérias | Geral


Camboriú

Moradores do Jardim Europa farão novo protesto

Grupo programa ato em frente ao fórum, na terça-feira, buscando apoio do MP

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Famílias atingidas por enchentes cobram ações preventivas (Foto: Divulgação)

Os moradores do loteamento Jardim Europa, no bairro Santa Regina, em Camboriú, anunciam um novo protesto para próxima terça-feira, em frente ao fórum, às 13h. Eles cobram ações do município e do ministério Público para evitar alagamentos no bairro, o mais atingido pela enxurrada da semana passada.


Na sexta-feira passada, um grupo de cerca de 100 moradores fez uma primeira manifestação na avenida Santa Catarina, perto do pórtico da entrada da cidade. Com faixas, cartazes e fotos dos estragos pela inundação, as famílias fecharam o trânsito por cinco minutos, como forma de chamar a atenção das autoridades, e mantiveram o ato no local por quase uma hora.

Continua depois da publicidade



Os moradores querem providências da prefeitura e da empresa loteadora R. Gubert, pra que seja elaborado um projeto que resolva os problemas dos constantes alagamentos. Como ainda nenhuma reunião foi marcada, eles buscam apoio do ministério Público pra que o órgão possa intermediar uma solução.

Um dos líderes do movimento, o morador Celso Silva, comenta que há um “jogo de empurra” entre a prefeitura e a loteadora. “Queremos chamar a atenção do ministério Público, porque não está fácil. A gente só está fazendo isso porque nem a loteadora e nem a prefeitura não recebem ninguém, um empurra para o outro”, destaca.

Ainda antes da última enchente, os moradores entregaram um abaixo-assinado que segue sem resposta. “Por isso estamos fazendo esse protesto, porque não estamos sendo ouvidos”, destaca. Celso informa que já é a quarta enchente que os moradores sofrem e na última as famílias perderam tudo, com a água chegando a um metro dentro de casa.

Os moradores entendem que o loteamento deveria ter sido elevado com mais aterro, mas a empresa justificou que cumpriu todas as exigências da prefeitura. Celso ressalta que as famílias ainda pagam os lotes, com mensalidades entre R$ 2 mil a R$ 3 mil. “É um absurdo. Agora a gente ou paga o lote ou compra as coisas pra dentro de casa pra perder na próxima enchente”, diz, revoltado.

Continua depois da publicidade



A prefeitura informou que já fez várias reuniões com as famílias, mas defende que a solução definitiva é o parque inundável. No sábado, Camboriú voltou a ser castigada pela chuvarada, com registro de diversos pontos de alagamentos. O bairro Monte Alegre foi o mais afetado. Também houve alagamento em ruas do bairro Santa Regina, mas sem ocorrências no Jardim Europa.

“O riacho que passa contornando o Jardim Europa subiu na calha e chegou a transbordar, mas não teve caso de alagamento não. Ficamos todos preocupados, com móveis com tijolos embaixo”, relata Celso.

Obras de prevenção

Na semana passada, a defesa Civil e a fundação do Meio Ambiente iniciaram ações pra reduzir os riscos de alagamentos, com o desassoreamento, limpeza e alargamento do córrego que passa entre o loteamento e a rua Luxemburgo.

Na enxurrada, o canal recebeu água da chuva vinda do interior e da maré alta, inundando toda a região. Valas na cidade e no interior também foram limpas pra melhorar o escoamento.

A defesa Civil ainda tem projeto pra desassorear o rio Camboriú no trecho até o parque Linear, que transbordou na última enxurrada. Esse trabalho, segundo a defesa Civil, está dependendo da licença do instituto do Meio Ambiente pra autorização da dragagem.

Outro projeto em licenciamento é o do parque inundável, que será usado pra absorver a água da chuva e evitar enchentes, bem como servir como reservatório de água bruta.



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





18.204.48.64

TV DIARINHO


Confira os destaques desta segunda-feira



Podcast

Minuto DIARINHO 26/07/2021

Publicado 26/07/2021 21:05



Especiais

Referência

Balneário Shopping é porta de entrada de grandes marcas

Boas compras

Diversidade e qualidade caracterizam o comércio de Balneário Camboriú

Uma nova BC

Investimentos públicos pesados para a retomada da economia

Cartão postal de Balneário Camboriú

Roda-gigante mudou a paisagem para sempre

Parque Unipraias

Tedesco é pioneiro no turismo de BC



Blogs

A bordo do esporte

Semana de Vela de Ilhabela promove regata com crianças

Blog do JC

Se presidente vetar o Fundão, Centrão defende volta de doações empresariais

Blog da Ale Francoise

Dê olho na sua saúde!

Blog Doutor Multas

Proteção veicular: o que é e vale a pena contratar?

Blog Clique Diário

Retornando...

Blog da Jackie

CasaCor Santa Catarina

Blog do Ton

One of a Kind: coleção inédita será apresentada pela joalheira Cristina Pessoa durante evento na Praia Brava

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Entrevistão

Jorginho Mello

“Eu tenho o compromisso do presidente: se eu for disputar a eleição para governador, tenho o apoio dele”

André Gobbo

"Eu tenho absoluta certeza que estamos formando profissionais para o presente e para o futuro”

Vinicius Lummertz

"A grande aliança é para a retomada com saúde. São Paulo fará vacinas para o Brasil e América Latina ”

Élcio Kuhnen

“O maior ensinamento que a covid vai deixar: a ciência está muito à frente da sua opinião”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯