Matérias | Geral


Estrada da Rainha

Acesso a prédio vira palco de bagunça; trânsito é trancado por carros e motos

Descidas da estrada estão perigosas para ciclistas e pedestres. Dois acidentes graves com bikes já foram registrados no local

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Obras de “ciclovia torta”, novo passeio e contenção de encosta estão em andamento, segundo a prefeitura de BC (foto: João Batista)


A estrada da Rainha, que é um dos principais pontos turísticos de BC, tem se tornado palco de graves acidentes com ciclistas e espaço de infrações de trânsito por parte de motoristas e motociclistas.


Moradores do residencial Terraços da Rainha, vizinhos da  estrada, têm reclamado que as pessoas “invadem” a entrada do prédio e trancam a via de acesso com os veículos que estacionam irregularmente no local.

Continua depois da publicidade



Os vizinhos cobram a fiscalização de trânsito pra coibir os abusos e as irregularidades. Imagens feitas pelos moradores mostram as pessoas na frente o prédio, já na área de entrada do edifício. Carros e motos são estacionados no meio da via, na faixa amarela, onde é proibido bloquear o trânsito, e motos ocupam vagas especiais de estacionamento para idosos e deficientes. Som alto e despejo de lixo também são problemas relatados pelos vizinhos.

A via é usada basicamente para acesso ao condomínio e a alguns terrenos atrás da estrada da Rainha. O movimento de pessoas no local é mais intenso nos fins de semana e feriados, quando os visitantes sobem o morro pra curtir o visual panorâmico da praia central de Balneário. A aposentada Sebastiana, de 59 anos, relata que a bagunça é grande aos finais de semana, principalmente nos domingos.

A situação já foi levada ao síndico, que busca soluções junto à prefeitura. A moradora conta que a corrente na entrada do hall chega a ser arrancada pelo pessoal que faz bagunça na rua. Em uma ocasião, ela diz que estava num carro de aplicativo e o motorista não conseguiu acessar a rua pra chegar ao prédio. “Eles põem o carro trancando a rua pra tirar fotos”, narra. O barulho e o som alto na frente do condomínio também incomodam os vizinhos.

Fiscalização e multas

Continua depois da publicidade



O diretor da BC Trânsito, Ricieri Ribas Moraes, informou que o órgão “está fiscalizando” e que são feitas rondas periódicas no local. Nos casos em que foram flagradas irregularidades, os motoristas e condutores foram todos multados pelos agentes. “Também já foi feito todo o reforço da sinalização do local”, disse.

Ricieri orientou que, para agilizar o atendimento, é preciso que a denúncia de irregularidades seja feita pela central 153 para gerar a ocorrência, considerando que a demanda de fiscalização é grande. O diretor avalia que é difícil coibir abusos. “Infelizmente, se não houver o respeito dos condutores, mesmo autuando não se elimina este tipo de pratica”, comenta.

Mais segurança e sinalização

Descida da Estrada da Rainha tem gerado insegurança

Projeto das secretarias de Planejamento e de Obras prevê medidas pra garantir a segurança na ciclovia da estrada da Rainha. O projeto ainda será analisado pelo prefeito e por representantes de grupos de ciclistas e paraciclistas que discutiram as ações em reunião no dia 8 de junho.

Ainda não há previsão da entrega da proposta, que prevê melhorias na sinalização. Enquanto isso, seguem no trecho da estrada os trabalhos de contenção da encosta, que estão em fase final. A previsão da secretaria de Obras é terminar o serviço em uma semana.

No momento, a empresa responsável trabalha na cobertura da encosta com uma tela usada para a contenção da erosão. O local já recebeu a hidrossemeadura de grama que vai formar uma manta de proteção do morro.

A obra faz parte da revitalização da estrada da Rainha e sofreu com atrasos pela paralisação durante a pandemia. Durante os trabalhos no morro e na via, os pedestres e ciclistas devem redobrar a atenção e respeitar  todas as sinalizações ao transitar pelo trecho.

 

Perigo na descida

Dois ciclistas se acidentaram gravemente no trecho

A estrada da Rainha também tem se tornado endereço de acidentes graves com ciclistas. No início da noite de terça-feira, uma batida entre uma bicicleta e uma scooter na descida do morro terminou com duas vítimas. O acidente foi na descida no sentido da praia Brava.

O bombeiro Militar Jefferson Fonseca Lopes, de 29 anos, foi levado para o hospital Marieta Konder Bornhausen com traumatismo craniano após receber os primeiros socorros no local. Ele estava de bicicleta e havia ficado desacordado após cair ao bater contra a scooter.

Jefferson é lotado na corporação em Rio do Sul. O hospital não emitiu boletim médico aos familiares, mas segundo os bombeiros, a situação seguia grave nesta quarta-feira. A outra vítima do acidente foi um homem de 32 anos. Ele relatou apenas dor no ombro direito, passou por avaliação no local e disse iria por conta própria ao hospital.

Em abril, outro acidente terminou de forma trágica, com a morte de um ciclista que caiu na descida do morro após perder o controle de bicicleta e bater a cabeça no chão. O acidente foi no trecho do morro perto da roda-gigante.

As obras de revitalização da estrada da Rainha, com novo passeio e “ciclovia torta”, com obstáculos, pretendem evitar acidentes por alta velocidade na descida. As obras do traçado na ciclovia seguem em andamento e depois seguirão com a restauração do passeio.

O trecho receberá nova pintura e sinalizações pelas equipes da BC Trânsito. O projeto para o local, além de tornar a passagem segura, é tornar a estrada um ponto turístico de contemplação da cidade, ligado às outras atrações no pontal Norte, entre a roda-gigante e o molhe da barra Norte.



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





34.204.180.223

TV DIARINHO


Confira os destaques desta quarta-feira





Especiais

Referência

Balneário Shopping é porta de entrada de grandes marcas

Boas compras

Diversidade e qualidade caracterizam o comércio de Balneário Camboriú

Uma nova BC

Investimentos públicos pesados para a retomada da economia

Cartão postal de Balneário Camboriú

Roda-gigante mudou a paisagem para sempre

Parque Unipraias

Tedesco é pioneiro no turismo de BC



Blogs

Blog do JC

Projeto Nacional

A bordo do esporte

Dia decisivo para RS:X em Tóquio; Scheidt volta a competir

Blog Doutor Multas

Cassação do direito de dirigir: dúvidas frequentes

Blog da Ale Francoise

Dê olho na sua saúde!

Blog Clique Diário

Retornando...

Blog da Jackie

CasaCor Santa Catarina

Blog do Ton

One of a Kind: coleção inédita será apresentada pela joalheira Cristina Pessoa durante evento na Praia Brava

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Entrevistão

Jorginho Mello

“Eu tenho o compromisso do presidente: se eu for disputar a eleição para governador, tenho o apoio dele”

André Gobbo

"Eu tenho absoluta certeza que estamos formando profissionais para o presente e para o futuro”

Vinicius Lummertz

"A grande aliança é para a retomada com saúde. São Paulo fará vacinas para o Brasil e América Latina ”

Élcio Kuhnen

“O maior ensinamento que a covid vai deixar: a ciência está muito à frente da sua opinião”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯