Matérias | Especial


PIB catarinense

Riquezas naturais e econômicas elevam Itajaí ao topo

Cidade virou uma referência

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Complexo portuário, logístico e pesqueiro são diferenciais (Crédito: Marcos Porto)


A cidade de Itajaí constitui hoje uma referência econômica tanto no estado de Santa Catarina quanto no Brasil. Isso porque o município conta com um dos principais portos pesqueiros do país - liderando a captura e manipulação de pescados - e abriga um complexo portuário responsável pela segunda maior movimentação de contêineres. Aliado a isso, a localização estratégica e a diversidade econômica garantem para Itajaí a segunda colocação no Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina.


A realidade econômica da cidade apresenta ótimos indicadores de crescimento econômico com desenvolvimento sustentável, tendo como eixo principal o porto. E, mesmo com a pandemia, as exportações se destacam. “Estamos aproveitando as oportunidades. Isso é riqueza para o município e para a região”, afirma o professor Jairo Romeu Ferracioli, mestre em Relações Econômicas e Sociais Internacionais.

Continua depois da publicidade



O prefeito Volnei Morastoni destaca que Itajaí é a cidade mais populosa da região e concentra o maior desenvolvimento econômico, com acentuada qualidade de vida para seus habitantes. “Somos também referência para Região da Foz do Rio Itajaí-Açu e para outros municípios que se avizinham”. De acordo com o chefe do executivo municipal, muitas pessoas vêm morar aqui em busca de mais oportunidades e moradores de municípios vizinhos trabalham em Itajaí ou a consideram um lugar apropriado para fazer negócios ou lazer.

O secretário executivo da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí-Açu (Amfri), Célio Bernardino, salienta que a localização geográfica aliada a atributos - como a movimentação econômica e indicadores de desenvolvimento -, conferem a Itajaí o papel natural para atuar como polo regional. “Sem dúvida, a força de sua atividade econômica é o motor da geração de empregos e renda na região”, diz Bernardino. Para ele, o desenvolvimento do município pode ser percebido pelo seu forte crescimento populacional e pela paisagem urbana que se transformou ao longo dos anos de forma equilibrada, tornando a cidade ainda mais atrativa.

“Itajaí tem força política e econômica e está preparada para assumir cada vez mais um papel de liderança regional, estadual e nacional”, afirma Paulo Bornhausen, presidente do Conselho Consultivo e idealizador do InovAmfri, projeto regional que prevê o planejamento do desenvolvimento econômico e social dos municípios, que compõem a Amfri, com a participação do Governo do Estado. Bornhausen ressalta como importante diferencial a força da atividade econômica, capaz de gerar empregos e renda, além de arrecadar impostos suficientes e necessários para realizar investimentos estruturantes que promovam o desenvolvimento regional. Além disso, destaca que o município tem um polo universitário importante e, em breve, receberá um campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no Centro Regional de Inovação.

O prefeito Morastoni reforça que, mesmo com a pandemia, que deixou o mundo de joelhos, Itajaí continua gerando emprego e renda.  “É uma cidade que não parou de investir em infraestrutura, apesar das dificuldades do último ano”. Ele concorda que a privilegiada condição geográfica de Itajaí, no encontro do rio com o mar, é um diferencial estratégico. “Temos em consonância as riquezas econômicas e naturais. Somos a cidade do porto, da pesca, da construção naval, das praias e, principalmente, de um povo trabalhador e hospitaleiro”.

Continua depois da publicidade



“Somos a cidade do Porto”

Hoje mais de 70% da economia de Itajaí provém de forma direta ou indireta das atividades logística e portuária. “O porto e a cidade se completam. Não tem como separar um do outro, pois somos a cidade do Porto”, resume Heder Cassiano Moritz, diretor geral de Operações e Logística. Em abril deste ano, o complexo movimentou US$ 1,6 bilhão em cargas de importação e exportação, respondeu por 57,9% da corrente de comércio do Estado e por 3,8% da corrente de comércio do país. Para Moritz, os números falam por si.

O Complexo Portuário é um dos mais modernos, especialmente, após a conclusão das obras da nova bacia no início do ano passado. Conforme Maria Tereza Bustamante, presidente da Câmara de Comércio Exterior da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), essa reforma permite a manobra e a evolução de navios de última geração, com mais de 300 metros de comprimento e 48 metros de largura. Ela destaca a importância do porto itajaiense para o escoamento da agroindústria catarinense, especificamente do setor de proteína animal, e sua adequação à demanda do comércio internacional: modernidade das instalações e desembaraço aduaneiro rápido e ágil.

Egídio Antonio Martorano, gerente para assuntos de transporte, logística, meio ambiente e sustentabilidade da Fiesc, confirma que se trata de um importante polo logístico não só para o sul, mas para todo o Brasil, consideradas suas particularidades, sua história e sua vocação explícita para a movimentação de cargas de valor. “O polo se coloca como um dos mais importantes complexos portuários da América do Sul”, assegura Martorano. 

O prefeito Volnei Morastoni acrescenta que o Porto de Itajaí, que desempenha o papel de Autoridade Portuária para o Complexo, tem sua gestão municipalizada. “Fomos o primeiro porto brasileiro delegado ao município e o modelo de gestão deu muito certo. Estamos agora em tratativas com a União para garantirmos a continuidade dessa delegação”. As tratativas vêm ocorrendo há alguns anos, uma vez que o convênio expira em 2022, podendo ser renovado por mais quase três décadas.



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





34.204.180.223

Últimas notícias

BASQUETE

Piçarras vai sediar finais da copa e da taça Santa Catarina

Serra catarinense

Policial Militar morre em acidente provocado por gelo na pista

São João Batista

Homem morre afogado ao cair em vala

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Morador está fazendo vaquinha online para pagar cirurgia bariátrica

Morta 

Baleia jubarte aparece morta na praia de Barra Velha

BALNEÁRIO

Morre a professora Marlene Demonti

Tribunal do júri 

Homem que matou ex com 66 facadas é condenado pela justiça

NAVEGANTES

Vão começar as aulas de ginástica artística

Ameaça de greve 

Justiça determina reposição da inflação aos servidores de Itajaí

OLIMPÍADAS

Rebeca Andrade está no pódio em Tóquio com apresentação ‘Baile de favela’



Colunistas

JotaCê

Papo

Espaço InovAmfri

Um novo tempo para a inovação da região

Clique diário

Pesca

Coluna Esplanada

Coringa e ponte

Canal 1

A Olimpíada, com problemas e diferenças, mexe com a emoção de todos

Coluna do Frei Betto

Democracia cultural

Coluna Tema Livre

Corrida para governar SC

Coluna do Janio

Abaixo da crítica

Coluna Exitus na Política

A política da prova de cuspe

Coluna do Ton

Points da Brava

Na Rede

NA REDE

Via Streaming

Tempos complicados

Coluna Adjori SC

Governo admite emendas à Previdência

Coluna Fato&Comentário

Frederico Latta*, pintor alemão em Itajaí

Artigos

Amigo é um lugar

Coluna Animal Humano

Parafraseando Clarice Lispector...

Jackie Rosa

Julina

Coluna Existir e Resistir

Yasuke: O primeiro samurai negro



TV DIARINHO


Confira os destaques desta quarta-feira





Especiais

Referência

Balneário Shopping é porta de entrada de grandes marcas

Boas compras

Diversidade e qualidade caracterizam o comércio de Balneário Camboriú

Uma nova BC

Investimentos públicos pesados para a retomada da economia

Cartão postal de Balneário Camboriú

Roda-gigante mudou a paisagem para sempre

Parque Unipraias

Tedesco é pioneiro no turismo de BC



Blogs

Blog do JC

Projeto Nacional

A bordo do esporte

Dia decisivo para RS:X em Tóquio; Scheidt volta a competir

Blog Doutor Multas

Cassação do direito de dirigir: dúvidas frequentes

Blog da Ale Francoise

Dê olho na sua saúde!

Blog Clique Diário

Retornando...

Blog da Jackie

CasaCor Santa Catarina

Blog do Ton

One of a Kind: coleção inédita será apresentada pela joalheira Cristina Pessoa durante evento na Praia Brava

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Entrevistão

Jorginho Mello

“Eu tenho o compromisso do presidente: se eu for disputar a eleição para governador, tenho o apoio dele”

André Gobbo

"Eu tenho absoluta certeza que estamos formando profissionais para o presente e para o futuro”

Vinicius Lummertz

"A grande aliança é para a retomada com saúde. São Paulo fará vacinas para o Brasil e América Latina ”

Élcio Kuhnen

“O maior ensinamento que a covid vai deixar: a ciência está muito à frente da sua opinião”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯