Matérias | Especial


Rosa de Lourdes

Professora é ícone da educação

Aos 87 anos, ela educou gerações de crianças e universitários

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

O fundador do DIARINHO, advogado Dalmo Vieira (in memorian), foi amigo de infância de dona Rosa (Crédito: Joca Baggio)


Considerada um dos ícones da educação em Itajaí e Santa Catarina, e hoje símbolo de resistência e resiliência, a professora Rosa de Lourdes Vieira e Silva, de 87 anos, luta bravamente para se reestabelecer de um acidente doméstico que a deixou internada por mais de dois meses em uma unidade de terapia intensiva. Como boa itajaiense que é, ela não desiste jamais. Extremamente religiosa, forte e determinada, ela trabalha para sua reabilitação com a mesma garra e sabedoria com que presidiu a comissão que elaborou e executou o projeto de transformação da Fundação de Ensino do Polo Geoeducacional do Vale do Itajaí (Fepevi) na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), no ano de 1989. Hoje a instituição de ensino é considerada a melhor universidade privada de SC, segundo o ranking do INEP/MEC e está em três rankings internacionais entre as melhores da América Latina.


No entanto, o amor e a dedicação da professora Rosa às salas de aula são bem anteriores à implantação do ensino superior em 1964. Ela ingressou no magistério aos 17 anos, lecionando para o segundo ano primário, corresponde, hoje, à segunda série do Ensino Fundamental], na Itaipava, e não parou mais. Foi professora em Cabeçudas e em diversas outras escolas do município, docente e coordenadora do Ensino Profissional Marítimo da Capitania dos Portos de Santa Catarina e uma das primeiras docentes contratadas para o Curso de Direito da, então, Fepevi. Perdeu a conta de quantos alunos passaram por suas turmas.

Continua depois da publicidade



Os estudantes, muitos hoje renomados profissionais nas áreas jurídica, médica, engenharia, magistratura - e alguns que, como ela, dedicam sua vida à educação - jamais esqueceram de sua fisionomia e seus ensinamentos. “É recompensador e emocionante saber que pessoas - que se destacaram e se destacam em diversas áreas - foram meus alunos e alunas. Muitos no ensino fundamental, outros tantos no ensino superior. Isso mostra que nossa trajetória valeu a pena”, diz a mestra.

Na literatura, Rosa de Lourdes tem 14 livros publicados, maior parte deles de contos e memórias, que geralmente têm como pano de fundo a cidade de Itajaí, sua gente, suas peculiaridades. Mas também escreveu romances, reflexões teológicas e manuais da Língua Portuguesa. Também atuou junto a jornais como “A Nação” e “Jornal do Povo”, enchendo a boca para contar que teve artigos publicados no “DIARINHO” e se emociona ao lembrar de sua amizade com o fundador Dalmo Vieira.

“Éramos vizinhos da dona Tide e seu Galdino, os pais do Dalmo, o que propiciou que mantivéssemos uma grande amizade desde a infância. Dalmo foi um grande homem, de muita inteligência e coragem. Divertidíssimo, mas consciente de seu papel na sociedade. Um verdadeiro filho de Itajaí”, lembra Rosa. Assim como ela, ao citar o poeta Marcos Konder Reis: “Ser itajaiense é ser um verdadeiro filho da Pátria”.

“Pátria” de que muito se orgulha. “Ser itajaiense é mais do que apenas ter nascido aqui. É ter força, coragem. É enfrentar obstáculos, renascer após cada enchente, resistir às crises econômicas, políticas. E o município cumpriu e cumpre seu papel perante seus filhos: Itajaí está linda, próspera, com um belo futuro pela frente”.

Continua depois da publicidade





Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





3.235.56.11

TV DIARINHO


Confira os destaques desta quarta-feira





Especiais

Referência

Balneário Shopping é porta de entrada de grandes marcas

Boas compras

Diversidade e qualidade caracterizam o comércio de Balneário Camboriú

Uma nova BC

Investimentos públicos pesados para a retomada da economia

Cartão postal de Balneário Camboriú

Roda-gigante mudou a paisagem para sempre

Parque Unipraias

Tedesco é pioneiro no turismo de BC



Blogs

A bordo do esporte

Dia decisivo para RS:X em Tóquio; Scheidt volta a competir

Blog do JC

Bolo sem açúcar

Blog Doutor Multas

Cassação do direito de dirigir: dúvidas frequentes

Blog da Ale Francoise

Dê olho na sua saúde!

Blog Clique Diário

Retornando...

Blog da Jackie

CasaCor Santa Catarina

Blog do Ton

One of a Kind: coleção inédita será apresentada pela joalheira Cristina Pessoa durante evento na Praia Brava

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Entrevistão

Jorginho Mello

“Eu tenho o compromisso do presidente: se eu for disputar a eleição para governador, tenho o apoio dele”

André Gobbo

"Eu tenho absoluta certeza que estamos formando profissionais para o presente e para o futuro”

Vinicius Lummertz

"A grande aliança é para a retomada com saúde. São Paulo fará vacinas para o Brasil e América Latina ”

Élcio Kuhnen

“O maior ensinamento que a covid vai deixar: a ciência está muito à frente da sua opinião”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯