Matérias | Especial


Grupo Pereira, do Fort Atacadista

Garra itajaiense criou gigante do atacado e varejo

Casal simples iniciou saga no comércio na década de 60; hoje novas gerações da família e 15 mil colaboradores tocam o negócio

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Manoel Pereira conta que os pais iniciaram o negócio vendendo produtos rurais com a ajuda de uma carroça (Crédito: Fabricio Pitella)


Hospitalidade, cordialidade e receptividade são adjetivos constantemente associados a Itajaí e seu povo. Têm correntes que defendem que essa cordialidade veio na bagagem dos colonizadores. Outras apostam que resulta da grande miscigenação do povo e das diversas influências culturais. Uma unanimidade há, porém, entre nativos e migrantes: os filhos de Itajaí são acolhedores e, ao mesmo tempo, determinados lutadores que colhem o sucesso como resultado.


Continua depois da publicidade



“Trabalhar duro e fazer o bem”, esse é o lema da matriarca do Grupo Pereira, dona Hiltrudes Pereira, dona Trude, para os íntimos. Natural da localidade de Limoeiro, na área rural de Itajaí, casou-se com Inácio Teodoro Pereira, natural da localidade do Campeche, no ano de 1947. Eles começaram a vida comercializando produtos oriundos da área rural. O veículo utilizado pelo casal era uma carroça com tração animal que, em curto espaço de tempo, foi substituída por um velho caminhão de pequeno porte.

O investimento possibilitou ao casal expandir os negócios. Inácio levava produtos de Itajaí - cachaça, açúcar, farinha de mandioca - para comercializar no oeste de Santa Catarina. No retorno, trazia produtos daquela região para vender no litoral. Surgiu, então, em 1962, o primeiro empreendimento comercial da família: um pequeno atacado na rua Brusque.

Não imaginavam eles que, 59 anos depois, o Grupo Pereira seria um gigante do varejo e atacado no ramo alimentício com 86 unidades de negócios em Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. O conglomerado faturou R$ 8,8 bilhões no passado - com avanço de 20,5% sobre o exercício anterior - e ocupa a 8ª posição no ranking da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS/2021). O Grupo detém as bandeiras Comper [supermercados], Bate Forte [distribuição], Vuon [serviços financeiros], Perlog [operações logísticas], Sempre Fort [farmácias] e Fort Atacadista [atacarejo].

O segredo do sucesso, conta o filho Manoel - que responde pela vice-presidência de patrimônio e expansão do Grupo Pereira -, está na coragem e força de trabalho dos seus pais e, agora, nas mãos das novas gerações e dos mais de 15 mil colaboradores. “Todo o nosso aprendizado teve como base a ousadia dos nossos pais, atrelada à grande força de trabalho”, diz Manoel, sem deixar de mencionar o dom nato da mãe Trude, para os negócios.

Continua depois da publicidade



Manoel lembra dos idos anos da década de 1960, quando a família morava no pavimento superior do primeiro atacado, onde a mãe mantinha sempre a mesa posta para receber compradores e fornecedores na própria casa. “Ela já sabia que, fazendo amizades, era mais fácil fazer negócios”, narra. E dona Trude já fazia ‘marketing de relacionamento’ com maestria.

Terceiro setor

“Se quiser ser feliz, ajude ao outro”, esse foi o grande ensinamento de dona Trude aos sete filhos e às demais pessoas que tiveram e têm a felicidade de com ela viver. Ainda determinada e segura de si, visita as lojas e faz questão de cumprimentar todos os funcionários. Também foi ela quem iniciou as ações sociais do Grupo Pereira, as que hoje os filhos dão continuidade. Em Itajaí, ganham destaque as ações junto ao Parque Dom Bosco e ao Asilo do Bosco.



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





18.204.48.69

TV DIARINHO


Entrevistão com Jorginho Mello Senador PL



Podcast

Entrevistão com Jorginho Mello Senador PL

Publicado 23/07/2021 23:58



Especiais

Referência

Balneário Shopping é porta de entrada de grandes marcas

Boas compras

Diversidade e qualidade caracterizam o comércio de Balneário Camboriú

Uma nova BC

Investimentos públicos pesados para a retomada da economia

Cartão postal de Balneário Camboriú

Roda-gigante mudou a paisagem para sempre

Parque Unipraias

Tedesco é pioneiro no turismo de BC



Blogs

Blog do JC

Se presidente vetar o Fundão, Centrão defende volta de doações empresariais

A bordo do esporte

Semana Internacional de Vela de Ilhabela larga com 81 barcos

Blog da Ale Francoise

Dê olho na sua saúde!

Blog Doutor Multas

Proteção veicular: o que é e vale a pena contratar?

Blog Clique Diário

Retornando...

Blog da Jackie

CasaCor Santa Catarina

Blog do Ton

One of a Kind: coleção inédita será apresentada pela joalheira Cristina Pessoa durante evento na Praia Brava

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Entrevistão

Jorginho Mello

“Eu tenho o compromisso do presidente: se eu for disputar a eleição para governador, tenho o apoio dele”

André Gobbo

"Eu tenho absoluta certeza que estamos formando profissionais para o presente e para o futuro”

Vinicius Lummertz

"A grande aliança é para a retomada com saúde. São Paulo fará vacinas para o Brasil e América Latina ”

Élcio Kuhnen

“O maior ensinamento que a covid vai deixar: a ciência está muito à frente da sua opinião”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯