Matérias | Especial


Qualidade de vida

Saúde e saneamento como diferenciais

Hospital de cooperativa médica ficará no centro; Semasa anuncia investimentos em saneamento

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Meta do Semasa, explica Victor Valente, é garantir abastecimento com qualidade nos próximos 25 anos (Crédito: divulgação)


Polo regional da Foz do Rio Itajaí-Açu, Itajaí ganha importantes ferramentas para garantir bons índices de qualidade de vida. O Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen aguarda a finalização  do Complexo Madre Tereza, enquanto a Unimed, a maior experiência cooperativista na área da saúde em todo o mundo e também a maior rede de assistência médica do Brasil, anuncia um hospital modelo para Itajaí.


Estão previstos investimentos de R$ 180 milhões na obra, que será na rua João Bauer, no Centro, e este será o maior hospital da Unimed Litoral, atendendo mais de 100 mil clientes e 2550 empresas em 13 municípios no eixo Barra Velha a Bombinhas. A primeira etapa tem prazo de conclusão de 36 meses e engloba consultórios médicos, centro de oncologia, diagnóstico por imagens, pronto atendimento para adultos e um pronto atendimento infantil. A segunda etapa está prevista para ser concluída em 60 meses, e conta com centro cirúrgico - com 20 salas de cirurgia -, Unidades de Terapia Intensiva, mais áreas de internação adulto e pediátrica, totalizando 211 leitos.

Continua depois da publicidade



O presidente da Unimed Litoral, Umberto João d’Ávila, diz que as obras devem iniciar ainda em 2021. “Somos uma das 15 regiões que mais crescem no país e a necessidade de atendimento médico é cada vez maior. O Hospital da Unimed de Itajaí é um empreendimento planejado para o novo momento da cidade e para o futuro”, explica. A Unimed já tem um hospital referência em Balneário Camboriú e adquiriu, recentemente, o Hospital e Maternidade Santa Luiza - na divisa dos municípios de Itajaí e Balneário Camboriú.

Semasa amplia rede coletora

O Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa) prepara Itajaí para um novo momento. A autarquia municipal iniciou uma série de investimentos [que ultrapassam R$ 121 milhões] que englobam novas unidades de captação de água [com maior capacidade e eficiência em termos energéticos], novos reservatórios e também implantação de estações de tratamento, além de reformas e melhorias pontuais.

O diretor de Saneamento, Victor Valente Silvestre, diz que a meta é garantir o abastecimento com qualidade e quantidade para os próximos 25 anos. Hoje o Semasa atende a cerca de 90 mil domicílios e as obras estão sendo projetadas para atender a demanda de 2048, onde Itajaí e Navegantes juntos passarão dos 770 mil habitantes. “Temos água tratada em mais de 90% dos imóveis de Itajaí. Os 10% restantes recebem água de poços, nascentes ou demais fontes alternativas”, informa.

Continua depois da publicidade



Com relação à coleta e ao tratamento de esgoto, o Semasa está implantando mais de 100 quilômetros de rede e, ainda neste ano, Itajaí alcançará 58% do território urbano com rede coletora de esgoto instalada -, o equivalente à ampliação de 123%, além da cobertura atual. “O Semasa acompanha o desenvolvimento de Itajaí e dá condições para que seu crescimento aconteça de forma ordenada, com sustentabilidade e respeito ao meio ambiente”, reforça o diretor geral da autarquia, Rafael Luiz Pinto.



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





3.235.56.11

TV DIARINHO


Confira os destaques desta quarta-feira





Especiais

Referência

Balneário Shopping é porta de entrada de grandes marcas

Boas compras

Diversidade e qualidade caracterizam o comércio de Balneário Camboriú

Uma nova BC

Investimentos públicos pesados para a retomada da economia

Cartão postal de Balneário Camboriú

Roda-gigante mudou a paisagem para sempre

Parque Unipraias

Tedesco é pioneiro no turismo de BC



Blogs

A bordo do esporte

Dia decisivo para RS:X em Tóquio; Scheidt volta a competir

Blog do JC

Bolo sem açúcar

Blog Doutor Multas

Cassação do direito de dirigir: dúvidas frequentes

Blog da Ale Francoise

Dê olho na sua saúde!

Blog Clique Diário

Retornando...

Blog da Jackie

CasaCor Santa Catarina

Blog do Ton

One of a Kind: coleção inédita será apresentada pela joalheira Cristina Pessoa durante evento na Praia Brava

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Entrevistão

Jorginho Mello

“Eu tenho o compromisso do presidente: se eu for disputar a eleição para governador, tenho o apoio dele”

André Gobbo

"Eu tenho absoluta certeza que estamos formando profissionais para o presente e para o futuro”

Vinicius Lummertz

"A grande aliança é para a retomada com saúde. São Paulo fará vacinas para o Brasil e América Latina ”

Élcio Kuhnen

“O maior ensinamento que a covid vai deixar: a ciência está muito à frente da sua opinião”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯