Matérias | Especial


Itajaí do futuro

Governança e liderança nos setores de tecnologia e inovação ditam as regras

Meta é estar entre as melhores cidades do mundo para investir e viver

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

O turismo cada vez mais vocacionado à matriz econômica (Crédito: RUDE)


O grande potencial de futuro para Itajaí é evidente. As boas perspectivas têm como base os eixos governança, sustentabilidade, tecnologia e inovação, quesitos nos quais o município ganha força com o passar dos anos. “Estamos no rumo certo e as perspectivas futuras são excelentes. Estaremos, em breve, inseridos no ranking das melhores cidades mundiais para empreender e residir”, destaca o secretário executivo da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí-Açu (Amfri), Célio Bernardino.


Para o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Itajaí, Antonio Ayres dos Santos Júnior, as perspectivas de futuro são favoráveis. “O excelente desempenho do segmento ...

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 






Para o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Itajaí, Antonio Ayres dos Santos Júnior, as perspectivas de futuro são favoráveis. “O excelente desempenho do segmento portuário, a retomada da atividade náutica com a construção da Marina Itajaí, a instalação de plantas fabris de grandes estaleiros de embarcações de lazer e o crescimento na oferta da rede hoteleira deram ao turismo e à construção civil da cidade outro patamar de qualidade”, afirma Ayres.

Continua depois da publicidade



O presidente da Associação Náutica de Itajaí (ANI), Vinicius Santini, diz que Itajaí vem evoluindo muito nos últimos anos e os dados econômicos mostram isso. “Estamos aproveitando muito bem nosso posicionamento geográfico à beira do rio e do oceano, nossa cultura e vocação de fazer desses recursos naturais fonte de geração econômica, cultural e de lazer”, ressalta.

Santini credita essa retomada do setor náutico à regata Volvo Ocean Race, hoje The Ocean Race, cuja primeira edição aportou em Itajaí há exatos 10 anos. “É um evento internacional de grande magnitude que, desde que incluiu Itajaí na sua rota, levantou os ânimos dos gestores do ramo náutico, dos munícipes e do poder público”, acrescenta. Ayres também aposta parte de suas fichas na retomada da indústria da construção naval no município para alavancar ainda mais o desenvolvimento do município nas próximas décadas.

Paulo Bornhausen, presidente do Conselho Consultivo do InovAmfri, diz que forte governança e liderança nos setores de ciência, tecnologia e inovação devem gerar uma renda média muito acima da nacional. “Pode ser uma das regiões mais pujantes do planeta, nos permitindo assumir as rédeas do nosso destino, dependendo cada vez menos da Capital e de Brasília,” completa Bornhausen.

Aposta no turismo

Continua depois da publicidade



O turismo é outro setor que caminha a passos largos rumo ao futuro. Embora hoje a atividade não possa ainda ser considerada um dos pilares da economia local, verifica-se uma evolução com relação à virada do milênio. “A localização e as particularidades locais, aliadas aos atrativos naturais e à nossa cultura peculiar, geram um grande potencial de crescimento já nos próximos 10 ou 15 anos. O que faltava era um entendimento de gestão. O turismo tem que fazer parte da gestão principal da cidade, o que hoje já ocorre”, defende o secretário Evandro Neiva.

Neiva ressalta que a atividade vem se profissionalizando e está mais presente no dia a dia da gestão e também no radar de outras secretarias importantes, como Planejamento, Obras e Urbanismo. “O turismo tem que ser levado como uma nova e importante matriz econômica da cidade. A atividade não é simplesmente um serviço de verão ou um atendimento de praia. A iniciativa privada já percebeu esse potencial e o poder público está dando passos importantes nesse sentido”, arremata Neiva.



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





3.235.56.11

TV DIARINHO


Confira os destaques desta quarta-feira





Especiais

Referência

Balneário Shopping é porta de entrada de grandes marcas

Boas compras

Diversidade e qualidade caracterizam o comércio de Balneário Camboriú

Uma nova BC

Investimentos públicos pesados para a retomada da economia

Cartão postal de Balneário Camboriú

Roda-gigante mudou a paisagem para sempre

Parque Unipraias

Tedesco é pioneiro no turismo de BC



Blogs

A bordo do esporte

Dia decisivo para RS:X em Tóquio; Scheidt volta a competir

Blog do JC

Bolo sem açúcar

Blog Doutor Multas

Cassação do direito de dirigir: dúvidas frequentes

Blog da Ale Francoise

Dê olho na sua saúde!

Blog Clique Diário

Retornando...

Blog da Jackie

CasaCor Santa Catarina

Blog do Ton

One of a Kind: coleção inédita será apresentada pela joalheira Cristina Pessoa durante evento na Praia Brava

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Entrevistão

Jorginho Mello

“Eu tenho o compromisso do presidente: se eu for disputar a eleição para governador, tenho o apoio dele”

André Gobbo

"Eu tenho absoluta certeza que estamos formando profissionais para o presente e para o futuro”

Vinicius Lummertz

"A grande aliança é para a retomada com saúde. São Paulo fará vacinas para o Brasil e América Latina ”

Élcio Kuhnen

“O maior ensinamento que a covid vai deixar: a ciência está muito à frente da sua opinião”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯